terça-feira, abril 20, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

À venda na Feira da Ladra, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Brynjar Gauti/Associated Press]

«MINIMIZED AND MAXIMIZED: A plume of ash from an erupting volcano under the Eyjafjallajökull glacier covered a farm in Iceland Monday. Air travelers remained stranded as the volcano produced less ash Monday, bubbling lava instead.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

João Semedo, deputado do BE

O deputado justifica a sua opinião em relação à culpa de Sócrates afirmando que é deputado do bloco 24 horas por dia. Lá que o deputado não descanse ou que faça amor em nome da revolução é um problema dele. Mas burguesa ou não o deputado deve respeitar o jogo da democracia e não converter o papel de relator da comissão parlamentar de inquérito no de juiz de um julgamento à moda de Estaline. O problema é que duvido que tenha capacidade ou princípios democráticos para o evitar.

MOLE É E TUA TIA

A crer neste "santinho" que me foi enviado por um amigo d'O Jumento Francisco Louçã tem mesmo uma tia, agora só resta apurar o seu grau de moleza.

PLANO CONTINGENTE

«O longo sofrimento da Grécia às mãos dos mercados financeiros internacionais tem apaixonado o mundo. Portugal segue o episódio com especial interesse porque é universalmente reconhecido como o próximo na fila, a quem sucederão coisas semelhantes se continuar este caminho.

É preciso dizer que os mercados não são entes perversos nem sofrem de uma doentia "helenofobia". São pessoas que emprestaram muito dinheiro à Grécia e têm justos receios de perderem as suas poupanças. Os gregos esbanjaram milhões tolamente e, pior, não parecem capazes de controlar a sangria. É bom não inverter as coisas: a Grécia é o vilão, não a vítima. Também a relutância dos parceiros comunitários em ajudar é compreensível. Até porque os alemães sabem que se reformam em média dez anos depois dos gregos. Não é fácil ter pena de caloteiros preguiçosos que não se emendam. Somos os próximos da lista.

Também é bom lembrar que não se trata de uma doença incurável. Há seis meses, além da Grécia e Portugal, havia outro país europeu na mira dos mercados, aliás mais atacado. Bastou a Irlanda apresentar o seu violento Orçamento do Estado para 2010, com aquilo que governantes portugueses apelidaram de "medidas populistas", como a redução dos salários públicos incluindo do primeiro-ministro, e deixou de se falar dela. Quem mostra decisão e seriedade no tratamento das suas dívidas é reconhecido pelos credores.» [DN]

Parecer:

Por João César das Neves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CEDO PARA APOIAR

«Ainda é cedo para o PS apoiar Alegre, se é que o vai fazer. Há muito bom socialista que já não se identifica com ele, dorido com o comportamento do candidato do Bloco, estupefacto pela falta de apoio a Sócrates nos momentos difíceis, incapaz de compreender as suas opções de política económica.

Depois, ninguém garante que o candidato, ou os seus apoiantes, não venham a considerar tal apoio, apesar de tão reclamado, como uma mera tentativa de controlo político. Também pode acontecer que a decisão do PS não venha a ser o apoio, mas a simples liberdade de voto. Finalmente, não se deve excluir a potencial candidatura de alguém mais próximo do PS.» [DE]

Parecer:

Por António Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NÃO SE FIA NO IOPGURTE

«O vulcão tem nome e o PÚBLICO de ontem fez a fineza de tratá-lo por Eyjafjallajökull. Não será um nome tão memorável ou fácil de pronunciar e escrever como, sei lá, Etna. Daí que, o mais das vezes, seja só "o vulcão".

Se calhar pode dar-se ao "o" a ênfase do "the" inglês, no sentido de não ser um vulcão qualquer, mas o vulcão. O tal que tem toda a culpa, como disse, numa crónica cheia de fúria e justiça, Maria José Oliveira.

As coisas de que temos medo tornam-se mais medonhas quando nem sequer nos conseguimos lembrar dos nomes delas. São tão tenebrosas que nem se deixam pronunciar. Sem saber o nome como é que podemos fazer as nossas feitiçarias contra elas? Eyjafjallajökull e Ahmadinejad, por exemplo. Para me lembrar do nome do Presidente do Irão penso no meu amadinho JAD, como ex-atleta com saudades da Juventude Atlética Duriense. Para o vulcão, imagino um merceeiro forreta que não fia nem um iogurte, a exclamar "Eia! Fiá-la iogurte...?" Como quem diz "Nem pensar!".

"Eia! Fiát-la iocute?" seria mais parecido. Mas cheira-me que os deuses víquingues ficam zangados de qualquer maneira. E assim podemos dizer o nome do vulcão inimigo (até para lhe faltar ao respeito) em vez de tratá-lo por "o vulcão", como se fosse mais vulcão do que os outros.

Este mês o jogo Scrabbl mudou de regras, passando a permitir os nomes próprios. Quanto poderá valer, bem colocado, Eyjafjallajökull? Por muitos pontos que traga, é um nome para esquecer.» [Público]

Parecer:

Por Miguel Esteves Cardoso

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

RECONSTRUÇÃO DA MADEIRA VAI CUSTAR 1.080 MILHÕES

«O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira no Funchal que o Estado português vai financiar 740 milhões de euros da reconstrução da Madeira, que no total vai custar 1.080 milhões de euros e terá implicações orçamentais até 2013.

Em conferência de imprensa, ao lado do presidente do Governo Regional da Madeira, José Sócrates adiantou que o Estado português vai contribuir com 740 milhões de euros para a reconstrução da ilha, na sequência do temporal de 20 de Fevereiro. O restante valor vai ser financiado pelo Governo Regional.

Para angariar os fundos necessários, o Estado português vai contrair um empréstimo junto do Banco de Investimento Europeu no valor de 250 milhões de euros. Outra fatia, de 265 milhões de euros, advirá dos fundos comunitários através da candidatura do Governo Regional ao fundo de coesão para a reconstrução do arquipélago.» [Correio da Manhã]

Parecer:

O país deve ser solidário com a Madeira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

HISTÓRICO DA ETA USA PASSAPORTE PORTUGUÊS

«O histórico da ETA José Antonio Urrutikoetxea Bengoetxea - vulgarmente conhecido por Josu Ternera - foi detectado na posse de um passaporte português. Segundo os serviços secretos espanhóis, citados ontem pelo diário El Mundo, Ternera utilizava o documento em causa para se deslocar de Itália à Alemanha e registar-se numa clínica de Düsserdolf, onde terá sido tratado. É a primeira vez que um membro da ETA é referenciado com um passaporte português. Os documentos que têm sido mais utilizados pelo grupo terrorista basco são mexicanos (como foi o caso de Andoni Fernandez, que foi em Março último detido no Aeroporto de Lisboa) e do Belize.» [DN]

Parecer:

Muito provavelmente falso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas averiguações.»

ESTRATÉGIA INGÉNUA

«O rumo do País, na encruzilhada da crise económica e social, deverá ser o mote para a semana de encontros que o novo líder do PSD vai manter com as mais altas figuras do Estado. Pedro Passos Coelho começa hoje por Belém (ver texto abaixo) e segue amanhã para S. Bento. No encontro com o primeiro-ministro, o presidente do PSD prepara-se para discutir com José Sócrates a estrada que está pronto a percorrer, em diálogo com o Governo socialista e minoritário, na senda do combate ao défice e à dívida pública. E o caminho que tem apontado é só um: reduzir a despesa do Estado e não aumentar a carga fiscal sobre a classe média.» [DN]

Parecer:

Começa a ser cada vez mais evidente que Passos Coelho espera que Sócrates vá preparando o terreno até quando Passos Coelho achar conveniente lançar uma crise política. A ideia de lançar uma revisão constitucional ainda este ano faz parte dessa estratégia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

MIRCEA TIRON-TUDOR

HUMOR NO FUTEBOL PORTUGUÊS

Reservado:

A recepção ao papa na margem sul:

Os portistas também têm sentido de humor, agora andam a mandar sms com a última anedota: "o espaço aéreo português foi interditado devido a uma nuvem cinzenta! Os técnicos garantem que foi causada pela naftalina dos cachecóis dos benfiquistas!"

BAND SPORTS