domingo, maio 09, 2010

Semanada

O Palácio de Belém parece o Hyde Park dos que querem falar mal do governo, quem querer fazer oposição a José Sócrates só tem que telefonar para o chefe da Casa Civil da Presidência da República e marcar a “consulta”. Depois é só ir beber um chá, trocar umas palavras sobre os carapaus alimados da dona Maria Silva e, por fim, dirigir-se para o Hall de entrada, onde esperam os jornalistas, e fazer o discurso em directo para as televisões. A moda começou com João Salgueiro, em tempos já tinha ido um conhecido latifundiários do Alentejo que dirige o mais ridículo dos sindicatos, esta semana foi a vez de Paulo Portas, para a próxima semana está agendada a ida da brigada do reumático do Terreiro do Paço, alguns deles foram ministros quando a maioria dos portugueses nem sequer tinham nascido.

Esta semana um juiz puxou o autoclismo e mandou o processo Bragaparques pela sanita, nem se deu ao trabalho de grandes explicações. O problema é que este processo serviu para promover o Zé, ajudar a eleger António Costa, promover a imagem anti-corrupção de procuradores e eliminar politicamente diversas personalidades, que viram o nome manchado na comunicação social. Como é costume neste país os lesados por esta autêntica máfia que elimina adversários políticos a grande ritmo terão de se contentar com a sua sorte, nada vai acontecer aos que “lhes fizeram a cama”.

O deputado Ricardo Rodrigues, que como se sabe nada tem para contar e não sabe que quem não quer ser urso não lhe veste a pele, decidiu dar uma entrevista mas acabou por achar as perguntas demasiado incómodas ou irritantes para que deixasse os jornalistas com os gravadores. Teve azar, esqueceu-se de roubar a câmara de vídeo e todo o país assistiu ao roubo e ficou a conhecer melhor o vice-presidente da bancada do PS, o que não o favorece mesmo nada.
Quem gostaria também de ter evitado a entrevista ou roubado as câmaras de filmar são os deputados da comissão de inquérito, que não gostaram nada da entrevista do ministro Silva Pereira. Habituados a opinar e conduzindo uma comissão de inquérito que quer provar com opiniões alheiras a opinião da deputada Manuela Ferreira Leite, não gostaram nada que o ministro expressasse as suas opiniões, naquela comissão as únicas opiniões aceitáveis são as do Semedo, do Pacheco Pereira e dos que pensam como eles.

Portugal não é uma nação é a “Mercearia Portugal”, é o que se conclui quando se ouve um presidente que parece já estar mais lá do que cá repetir à exaustão que sabe de economia, como se fosse o merceeiro da Pátria. Disse isto em resposta a Manuel Alegre que deve ter tido um qualquer ataque pois agora deu-lhe para defender o Sócrates. Quanto a candidatos presidenciais pode dizer-se que estão bem um para o outro, só que estamos perante eleições presidenciais e não da escolha do representante dos utentes de um lar da terceira idade.

Finalmente percebi porque razão a Odete Santos fez tanto sucesso político e a Joana Amaral Dias foi despachada por Francisco Louçã, cientistas provaram que as mulheres bonitas fazem mal à saúde. Isso explica a longevidade de alguns dos nossos dirigentes políticos, começando por Belém e acabando na Soeiro Pereira Gomes.