quarta-feira, maio 05, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cegonhas-brancas [Ciconia ciconia] no telhado da Sé de Faro

IMAGEM DO DIA

[Mohsin Raza/Reuters]

«BALANCING ACTS: Girls carried pots of water home on their heads from a well on the outskirts of Lahore, Pakistan, Tuesday.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Maria José Morgado

Hoje estava à espera de ver uma daquelas intervenções em que Maria José Morgado se apresenta como a mais eficaz no combate à corrupção. Até esperava que o seu marido, que até foi mandatário de António Costa, aparecesse a comentar a corrupção nas autarquias. Ainda imaginei que o tal latifundiário que é do PSD e trabalhou para Dias Loureiro viesse defender a honra do Ministério Público. Quase que apostava que um dos manos Fernandes viesse dizer que vale a pena ser corrupto.

Mas enganei-me redondamente, nem um apareceu como prémio de consolação, fez-se silêncio. O Ministério Público foi humilhado, nunca um tribunal de primeira instância tinha deitado um processo para o lixo como agora sucedeu, passando um atestado de incompetência à acusação, ainda por cima num processo que serviu para matar politicamente um potencial candidato à autarquia de Lisboa.

Cheira cada vez mais mal na política portuguesa.

PORTAS FOI A BELÉM

De um dia para o outro Paulo Portas deixou de se preocupar com o rendimento mínimo para eleger como principal preocupação as obras públicas, até porque estas obras segundo diz conduz a um segundo problema que é uma bandeira habitual do CDS, a emigração.

Sabendo-se que o Palácio de Belém tem a porta aberta e o corredor dos jornalistas sempre à disposição de quem quiser atacar o Governo o líder do CDS decidiu "travar" as obras públicas no parlamento, dando-lhe um argumento para pedir uma audiência a Cavaco Silva. Como era de esperar Cavaco deu-lhe a audiência e a oportunidade de falar aos jornalistas a partir do Palácio de Belém, o palco para todos os que estejam disponíveis para ajudar Cavaco Silva em mais um conflito institucional artificial.

Na prática Paulo Portas acabou por fazer um frete a Cavaco Silva e este emprestou a visibilidade da Presidência para que o líder do PSD atacasse o primeiro-ministro. Muito mal vai este país quando o Presidente da República confunde a Presidência com o cargo de primeiro-ministro sombra.

OS DESEMPREGADOS QUE PAGUEM A CRISE

«Pedro Passos Coelho decretou a si próprio a inevitabilidade de vir a ser primeiro-ministro no dia em que foi ter com José Sócrates para tomarem uma posição comum de "salvação do País".

José Sócrates, por seu lado, confirmou-se a si próprio como mero poder transitório ao, no final dessa encenação política, anunciar aos portugueses que a resposta que tinha, a resposta do seu Partido Socialista para a "ofensiva" dos mercados financeiros, era um corte nos subsídios sociais. Traduzido por miúdos, foi o mesmo que ouvi-lo dizer, em horário nobre: "Os desempregados que paguem a crise!" Como suicídio político, foi do mais confrangedor que já se viu...

Mas o essencial da questão não é isso. O elemento mais relevante desse momento de suposta união nacional foi o conformismo com que quer Coelho quer Sócrates, olham para a situação: para ambos, face ao ataque de que Portugal está a ser alvo pela conjugação simultânea da acção das agências de notação, do paralelismo à situação grega e das contradições europeias, a resposta a dar é o PEC. Apenas e só o malfadado PEC!

E o que significa afinal o PEC, mais ajuste menos ajuste, com melhor ou pior embrulho? Significa, já toda a gente percebeu, que os problemas provocados pelos ricos (alguns deles ricos-vigaristas) vão ser resolvidos pelo sacrifício financeiro de quem nada teve a ver com o assunto.» [DN]

Parecer:

Por Pedro Tadeu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O REGRESSO DE CAVACO

«A cooperação institucional entre Cavaco Silva e José Sócrates é, neste momento, um eufemismo. Se existiam dúvidas, a decisão de Cavaco de receber formalmente em São Bento um conjunto ilustre de ex-ministros das Finanças que estão contra as obras públicas é um acto de hostilidade política evidente. Ora, quando todos pedem entendimentos políticos mínimos em torno de um compromisso de reequilíbrio das contas públicas para os próximos anos - e Cavaco, reconheça-se, foi dos primeiros -, a mensagem que o país está a passar é a pior.

O país está, outra vez, a ‘pôr-se a jeito' para um ataque dos investidores e especuladores, enfim, dos mercados, com esta discussão das obras públicas, independentemente dos seus méritos. E já na semana passada percebemos o que isso pode custar, com um aumento exponencial dos juros cobrados ao Estado português, à banca e, em consequência, às empresas e famílias.

Na semana passada, o Governo e o PSD foram capazes de dar os sinais necessários de defesa dos interesses do país, esta semana o Governo e o Presidente não estão a ser capazes de revelar a mesma sintonia. Se Cavaco entende que o caminho não é este, se entende que José Sócrates tem mesmo de mudar de vida, e de opções, se entende que o Governo tem de deixar cair as obras públicas projectadas, tem de ser consequente.» [DE]

Parecer:

Por António Costa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PS DISCUTE PRESIDENCIAIS NO DIA 10

«José Sócrates marcou para o próximo dia 10 uma reunião do Secretariado Nacional do PS, durante a qual serão discutidas as eleições presidenciais de 2011.

A convocatória, que está a ser enviada para os membros do Secretariado Nacional, acontece na véspera de Manuel Alegre formalizar em Ponta Delgada a sua candidatura presidencial.» [CM]

Parecer:

No mesmo dia em que Cavaco junta os responsáveis por muitos anos de política económica que conduziram Portugal a um beco sem saída.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela posição do PS já que quanto a votar em Alegre nem com uma dose dupla Alka-Seltzer.»

MORREU O PROCESSO BRAGAPARQUES

«O tribunal considerou hoje "inútil" o julgamento de Carmona Rodrigues e outros antigos responsáveis da Câmara de Lisboa, envolvidos na permuta de terrenos da Feira Popular e do Parque Mayer com o grupo Bragaparques, e decidiu arquivar o processo.

Segundo o juiz do processo, os dados da Acusação não são considerados "matéria criminal" mas somente do foro administrativo. » [DN]

Parecer:

Enfim, coisas do Zé.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Zé que apresente a demissão de vereador da CML.»

FUTURO DO EURO ESTÁ EM PERIGO

«A crise financeira pode significar "o fim do euro", disse o vencedor do Prémio Nobel, em entrevista à Rádio BBC 4, citada pela Bloomberg. Se os "problemas institucionais fundamentais" da zona euro não forem resolvidos, "o futuro do euro pode ser limitado", acrescentou.

Para o professor de Economia na Universidade de Columbia, a falta de uma política orçamental comum aos 16 países da zona euro é um dos problemas que foi posto a nu pela crise financeira na Grécia, e que levou a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional a aprovarem no domingo um empréstimo de 110 mil milhões de euros.» [DN]

Parecer:

É evidente que a Europa não criou mecanismos para defender o euro dos ataques especulativos e que as regras do pacto de estabilidade são insuficientes e fáceis de contornar por governantes menos sérios, como sucedeu na Grécia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se mecanismos que assegurem a estabilidade do euro.»

BENFICA É O MELHOR CLUBE PORTUGUÊS E O 22º MELHOR DO MUNDO

«O Benfica é o 22º melhor clube de mundo de acordo com o ranking da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol. Os encarnados subiram seis posições e são o primeiro clube português a aparecer numa tabela liderada pelo Barcelona.

O FC Porto está no 46º lugar, depois de descer 12 posições. O Sporting encontra-se no 48º posto, tendo caído oito lugares.

Além do Barcelona, os primeiros lugares são ocupados pelos argentinos do Estudiantes de la Plata e pelos italianos do Inter de Milão, equipa orientada por José Mourinho. » [i]

AS MULHERES BONITAS FAZEM MAL À SAÚDE

«As mulheres bonitas são um problema para a saúde dos homens. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Valência, em Espanha, que detectou sinais de stress nos homens que conviviam com uma mulher bonita.

Os investigadores testaram 84 homens. O que tinham de fazer era resolver um problema de Sudoku numa sala onde estavam dois estranhos, um homem e uma mulher. Quando a mulher abandonava a sala, os níveis de stress do indivíduo testado mantinham-se normais. Mas, quando a mulher entrava, os níveis de cortisol, a hormona do stress e da adrenalina, subiam.

“Este estudo prova que os níveis de cortisol masculino aumentam depois de um breve contacto social com uma mulher jovem e atraente”, concluíram os investigadores. O efeito pode ser ainda maior quando os sujeitos consideram que a mulher em questão pode estar fora do seu alcance.O cortisol é essencial à vida. Tem efeitos nomeadamente no bem-estar dos indivíduos, mas níveis elevados podem ter efeitos negativos na saúde, podendo provocar problemas de coração, hipertensão ou diabetes.» [i]

Parecer:

Pois, não há nada bom que faça bem à saúde.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

O PACHECO PEREIRA ESTÁ EM FORMA

«Todos os partidos da Oposição já apresentaram os respectivos questionários ao primeiro-ministro e fica evidenciado que as perguntas visam o esclarecimento sobre o nível de relacionamento de Sócrates com Rui Pedro Soares. Foram apresentadas 110 perguntas. O questionário final é aprovado amanhã, quarta-feira.

Além disso, o modo, formal ou informal, como o chefe do Governo teve conhecimento do negócio está incluído em todos os grupos de perguntas.

De salientar que o PSD é o partido que mais perguntas apresentou, 50.» [JN]

Parecer:

Cinquenta perguntas é obra!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mandem-se os parabéns a Pacheco Pereira.»

COMISSÃO EUROPEIA AMEAÇA EMPRESAS DE RATING

«A Comissão Europeia avisou as agências de notificação financeira para terem cuidado quando julgam a saúde financeira de um país, porque poderão provar o seu próprio trabalho ou mesmo serem afastadas com a criação de uma agência central para fazer o seu papel.» [Público]

Parecer:

Por cá um Presidente da República usa essas empresas de rating para pressionar o governo e criar artificialmente uma crise internacional.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva de que lado está.»

TRABALHADORES VOTAM PELO ENCERRAMENTO DE UMA EMPRESA

«Registou-se uma Lotação esgotada no pavilhão desportivo da Lavandeira, com 921 operários, mulheres na sua grande maioria. A liquidação da maior empregadora do sector do calçado do país acabou por ser aprovada por maioria: 86,5 por cento dos trabalhadores da Rohde votaram contra o plano de viabilização proposto pela empresa de calçado.

A manutenção de 150 postos de trabalho, prevista no plano de reestruturação da Rohde, foi rejeitada. A empresa que chegou a empregar perto de três mil trabalhadores e laborou durante 35 anos fecha definitivamente as portas. Não houve lágrimas, mas antes uma angústia de meses que ontem chegou ao fim. » [Público]

Parecer:

Enfim, o subsídio de desemprego é seguro e nem dá trabalho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

CHIP PHILLIPS

BURGER KING