quinta-feira, maio 20, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Picanço-barreteiro [Lanius senator] na Praia do Cabeço, Algarve

IMAGEM DO DIA

[Srdjan Zivulovic/Reuters]

«GETTING EGGED: Eggs thrown by students protesting against proposed restrictions on part-time work hit riot police officers’ shields in front of Parliament in Ljubljana, Slovenia, Wednesday. The government also plans to reduce state scholarships and lower spending for students’ meals as part of a plan to reduce a budget deficit.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Sérgio Vasques, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Pelo que se viu hoje a jovem de 26 anos contratada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por 4.000 por mês, mais do que o que ganha qualquer um dos "idiotas" dos funcionários do fisco que são burros demais para fazerem estudos, não estudou bem as medidas divulgadas pele primeiro-ministro. Pelos vistos o secretário de Estado não terá percebido que não era a ela que cabia pormenorizar as medidas e muito menos ajudar o jornal 'i' a produzir manchetes rendáveis, isso são esclarecimentos que quando são necessários devem ser dados pelo gabinete do ministro a toda a comunicação social, para esclarecer o país sem alardes públicos.

Resta saber se o secretário de Estado se enganou na interpretação das medidas ou se achou que lhe cabia dar entrevistas ainda antes do o governo reunir para lhes dar a forma de diploma. Em qualquer dos casos o governante errou e se somarmos a isto a prestação paupérrima da Administração Fiscal nos últimos tempos só lhe resta dar lugar a outro, de preferência um economista que faça mais contas e menos diplomas.

«“As novas taxas de IRS, integrantes do pacote de medidas adicionais, tendo embora aplicação na liquidação de IRS respeitante a todo o ano de 2010, apenas incidirão sobre a parcela do rendimento angariada a partir de 1 de Junho, tal como sucederá com as novas tabelas de retenções na fonte.”

O esclarecimento do Ministério de Teixeira dos Santos contraria a declaração ontem dada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, ao i, segundo o qual a nova taxa incidiria sobre o rendimento anual. Mas foi só depois de um desmentido do primeiro-ministro, José Sócrates, que as Finanças fizeram clarificação que ontem se recusaram a fazer ao jornal i.

A resposta de Sérgio Vasques foi dada à pergunta sobre se a nova taxa de IRS se aplicaria aos subsídio de férias pagos antes de 30 de Junho. O secretário de Estado respondeu que a nova taxa se aplicaria ao rendimento anual. O Ministério das Finanças teve ontem a possibilidade de fazer ao longo do dia esse esclarecimento ao i, mas não o fez. Hoje, limitou-se a informar que as novas taxas vão incidir apenas sobre a parcela de rendimento angariada a partir de 1 de Junho, não obstante só estar previsto que as novas medidas do pacote anti-crise só entram em vigor um mês depois a partir de 1 de Julho. » [i]

EURO: QUEM SE AJEITOU?

Uma das teses que se vão ouvindo por aí é que foram os países do sul que se ajeitaram à especulação o que, em certa medido, pode ser verdade. Mas aquilo de que todos os analistas, sem excepção, falam é do contágio da crise grega a alguns países com contas públicas fragilizadas, isto é, a desconfiança em relação às contas aldrabadas da Grécia pode estender-se às contas de Portugal e da Espanha.

A verdade é que quando o governo português, à semelhança de outros países com ou sem eleições, decidiram dar largas ao défice as oposições não se opuseram e Bruxelas, mais preocupada com o crescimento do que os mercados financeiros, deu o aval.

É verdade que os países que estão na mira da especulação estão fragilizados e que a Grécia ultrapassou todos os limites aceitáveis para um país que aceitou as regras do Euro, mas também é verdade que os países do Euro nem criaram os mecanismos para responder a ataques especulativos, nem reflectiram sobre as consequências e desequilíbrios gerados pela criação da nova moeda.

Existe algum oportunismo quando se pretende levar os especuladores a centrar a sua atenção nos países do sul pois a bandalhice contabilística na Europa é generalizada e são muitos os casos de recurso à contabilidade criativa para disfarçar os défices públicos, criatividade que tem sido aceite pela Comissão Europeia e pelo seu serviço de estatística. E não são os países do sul os mais criativos.

Compreende-se a dureza das medidas que os países "certinhos" da Europa exigem a países como Portugal e Espanha, os seus governantes sabem muito bem que têm rabos de palha e a crise pode chegar a outros países. A verdade é que muitos ministros das finanças da Europa se têm comportado como o mesmo nível de responsabilidade dos administradores da Lehman Brothers e de outros bancos que originaram a crise do 'subprime'.

É uma pena que os mesmos políticos que nos últimos dois anos negaram a existência de uma crise internacional ou que tentaram fazer-nos crer que esta nos passou ao lado e tudo o que por cá se passa é culpa do governo, abdiquem agora da seriedade na avaliação da situação do Euro para concluírem que as culpas da especulação nos mercados é estritamente doméstica.

É lamentável esta falta de seriedade e até de nacionalismo por parte dos nossos políticos incluindo alguns professores de médio nível que gostam muito de exibir os seus vastos conhecimentos de economia.

Esperemos que a crise não alargue a outros países, eu teria razão mas o país pagaria uma factura muito elevada.

OS CACIFOS DA DIRECÇÃO DE FINANÇAS DO PORTO SERÃO EM OURO?

Se não são em ouro por este preço deviam ser! Nada que os portugueses não possam pagar com os anunciados aumentos de impostos...

Mas podemos estar descansados, com cacifos destes e com as assessoras brilhantes da secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais não há crise que resista, mesmo que muitos funcionários do fisco estejam desmotivados por desconhecerem o futuro das suas remunerações depois de terem sido congelados os fundos permanentes. (ver aqui)

QUEIROZ APOSTA NO 3º LUGAR (DO GRUPO)

«É duro ser repórter de guerra com a tropas ainda no cais. O que dizer quando não há nada para dizer, na Covilhã, na véspera da campanha sul-africana? Mesmo quando há que sublinhar banalidades é preciso motivo ténue. Ora o cabo de guerra ainda não chegou e, este ano, não me parece que Ronaldo traga namorada para o relvado. Já lhe deve ter chegado de lição o Europeu de 2008, quando se falou mais de uma tal Nereida do que das suas cargas de cavalaria. Então, do que falar? Resta sempre tentar dar nome à selecção. "Os Incríveis", chama-lhes a SIC. Vale tanto como qualquer outro, receio é que se confunda com a interjeição, logo ao fim do primeiro resultado: "Incrível..." Eu chamar-lhes-ia antes "Bartolomeus", tudo a ver, na terra onde foi o cabo dos trabalhos mas dobramos, se não o Mundial, o mundo. Tirando actividades baptismais há ainda as entrevistas de Queiroz. Ele disse, ontem: 1) que a recuperação de Pepe está a correr bem, e 2) que a Costa do Marfim é grande candidata às meias-finais. Como a Costa de Marfim, tal como o Brasil, está no nosso grupo, fiquei contente com a recuperação de Pepe: vai ser bom para o Real Madrid. Folgo muito mas já não sei se não seria melhor que Ronaldo levasse umas namoradas para a Covilhã. Tudo o que desvie das palavras empolgantes de Queiroz, ajuda.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

COMISSÃO DE INQUÉRITO CADA VEZ MAIS RIDÍCULA

«O presidente da comissão de inquérito à actuação do Governo na tentativa de compra da TVI, Mota Amaral, proibiu as referências ao conteúdo das escutas telefónicas na comissão e no relatório, considerando que seria inconstitucional. » [Correio da Manhã]

Parecer:

Se não podem ser feitas referências às escutas porque isso as tornaria inconstitucionais isso significa que ler as transcrições é igualmente uma violação da Constituição como, aliás, são as próprias escutas.

O Parlamento que devia dar o exemplo na defesa dos direitos dos cidadãos faz algo incrível que é usar escutas ilegais para ajudar uma investigação conduzida por deputados, depois omite-as das conclusões para assegurar que estas não violam a Constituição. É o mesmo que fazia a PIDE, torturava para obter confissões e depois omitia o recurso à tortura nos famosos tribunais plenários para dar um ar de legalidade às provas supostamente produzidas.

É um parlamento de um país democrático que está a ter esta conduta lamentável, uma vergonha na história da democracia portuguesa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

VISÃO IRREALISTA DO PAÍS POR JOSÉ SÓCRATES IMPEDE BLOCO CENTRAL

«O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, admitiu hoje que a leitura que José Sócrates faz da situação do País é "irrealista" o que impede um entendimento entre o PSD e o Governo a médio e longo prazo. Assim, e apesar de reconhecer que a crise financeira impede que o “problema” seja resolvido agora com “eleições antecipadas” porque “Portugal não está em condições de enfrentar” um sufrágio para o Parlamento, Passos deixou claro que uma vez os “mercados estabilizados” a ideia de “eleições antecipadas” voltará à agenda.» [DN]

Parecer:

Mas pelos vistos não impediu um plano de austeridade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Passos Coelho que arranje melhores argumentos pois este cai se Sócrates passar a ter uma visão realista.»

MORREU HORÁCIO ROQUE

«Horácio Roque foi assistido no hospital de Cascais e depois transferido para os cuidados intensivos do hospital de São José, onde ficou em "estado crítico", segundo fonte do hospital.

Nasceu em 1944 em Oleiros, Castelo Branco, e aos 14 anos parte para Angola onde começa a trabalhar numa mercearia em Luanda. Aos 17 anos dá início ao seu primeiro negócio juntamente com outro empresário, uma cervejaria em Luanda.

Em Abril de 1974, quando rebentou a revolução em Portugal, Horácio Roque já tinha investimentos no imobiliário, em Angola, onde se manteve até 1976.» [DN]

Parecer:

Goste-se ou não foi um grande empresário português, modesto nas palavras e sem intervenções públicas de respeito pelo país e pelas suas instituições como fazem alguns dos nossos pobre-ricos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Preste-se a devida homenagem.»

PORTUGAL CAI TRÊS POSIÇÕES NO RANKING DA COMPETITIVIDADE

«A queda nacional no ranking é justificada no estudo divulgado pelo IMD com o elevado défice orçamental, as dívidas crescentes e o fraco desempenho do comércio externo do País. Segundo o estudo do instituto suíço, Portugal enfrenta hoje um “problema de credibilidade”, uma vez que está a viver “uma crise da dívida”, não tendo “meios para reembolsar adequadamente essa dívida”. Tendo em conta estas condicionantes, o IMD alerta para o facto de Portugal poder vir a “sofrer mais recessão este ano”.

Pela primeira vez em várias décadas de publicação deste ranking, os Estados Unidos aparecem apenas na terceira posição da lista, tendo sido ultrapassados por Singapura e Hong Kong, que ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente. O primeiro país da União Europeia a figurar no ranking é a Suécia, que ocupa o 6.º lugar na lista de 58 países.» [DN]

Parecer:

É uma má notícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Adoptem-se medidas que invertam esta realidade.»

MÁRIO NOGUEIRA ATRAPALHADO PARA DEFENDER A BRUNA

«Para Osvaldo de Castro, o que se passou no agrupamento escolar de Torre de D. Chama é equivalente à apreensão de livros, em Fevereiro do ano passado, pela PSP de Braga, sob o argumento de que as capas que reproduziam o quadro "A origem do mundo" de Gustave Coubert eram "pornográficas". O presidente da Comissão de Direitos e Liberdades e Garantias da Assembleia da República afirma também que a expressão utilizada pela Câmara de Mirandela para o afastamento da professora - o "alarme social" - é manifestamente imprópria. "É uma expressão que é utilizada nos tribunais pelos juízes para manter alguém em prisão preventiva", diz. "A senhora entendeu por razões artísticas, pessoais, fazer fotografias eróticas. São os seus direitos mais profundos, relativos à vida privada, que estão em causa. A escola e a Câmara de Mirandela violaram os direitos da professora".

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, considera a situação "complicada" e "incómoda no plano social", mas defende que "não pode ter este tipo de tratamento". "A situação não é cómoda. Mas foi logo crime e castigo e ponto final!", afirma ao i. Mário Nogueira admite que se "no plano social cada um terá as suas opiniões" [sobre a opção da professora em fazer as fotografias], "no plano laboral, o afastamento não tem sentido - não é uma situação de indisciplina, nem de crime. A Câmara Municipal deveria ter abordado a situação com mais cuidado".» [i]

Parecer:

Se compararmos as posições do deputado com as do sindicalista é óbvio que a defesa que este faz da professora abre a porta à aceitação da actuação abusiva da autarquia de Mirandela. Para Nogueira parece que nem todos os professores merecem a sua defesa agressiva, só quando entende que o inimigo é Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a moleza do sindicalista.»

CÃO DE ÁGUA DE OBAMA VALE 1300 DÓLARES

«Barack Obama anunciou que o seu cão está avaliado em 1600 dólares (cerca de 1300 euros). O cão de água português que corre pelos jardins e corredores da Casa Branca foi um presente do falecido senador, Edward Kennedy, em 2009.» [JN]

Parecer:

Enfim, começa a ser um dos portugueses mais caros de Washington,

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Compre-se o bicho»

NO QUE FICAMOS?

«Passos Coelho considera que, se a comissão de inquérito provar que o Governo interferiu na tentativa de compra da TVI e se o primeiro-ministro mentiu ao Parlamento, então José Sócrates e o seu Executivo têm de ser afastados.

«Se se provar que o Governo ingeriu na comunicação social, julgo que não teria condições para continuar», afirmou, em entrevista à TVI. » [Portugal Diário]

Parecer:

Ainda há poucos dias Passos Coelho desvalorizou a comissão de inquérito, agora volta a querer usar as conclusões do Pacheco Pereira depois de ler abusivamente escutas inconstitucionais. Enfim...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se o PSD vai pedir desculpas a Sócrates se não obtiver provas de que mentiu..»

A CAGANÇA DE JORGE COELHO

«É a primeira vez que um dos ex-homens fortes do PS, Jorge Coelho, o diz. "Se eu quisesse podia ter sido primeiro-ministro", afirmou o agora presidente executivo da Mota Engil num debate promovido pela Associação Comercial de Lisboa.» [Público]

Parecer:

Jorge Coelho parece esquecer que para ter sido primeiro-ministro os portugueses teriam de votar no PS com ele como líder.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se a Jorge Coelho que presunção e água benta, cada um toma a que quer.»

RICARDO SALGADO RESPONSABILIZA EUROPA PELA CRISE

«O presidente do BES diz que a falta de coordenação dos países europeus foi uma das principais falhas na crise da divida soberana.

No fórum da banca e mercado de capitais, Ricardo Salgado salientou que o pacote de ajuda à Grécia envolve muito dinheiro, mas alerta: "Muitos dos traders, e alguns especuladores, gerem montantes na ordem dos triliões. Temos de ter noção da relatividade".» [DE]

Parecer:

É uma evidência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a posição do banqueiro.»

MAREK KIEDROWSKI

TÍTULO 52