sexta-feira, maio 28, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pormenor da calçada da Avenida da Liberdade, Lisboa

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Mosteiro de Alcobaça (fotografia de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Sean Gardner-Reuters]

«An oil-covered green heron looks out from a carrier held by a member of Louisiana's Wildlife and Fisheries Department. The heron was found in Pass-a-Loutre near Venice.» [The Washington Post]

JUMENTO DO DIA

Carlos Garcia, presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia Judiciária

Digamos que afirmar que os casos foram julgados iliba as polícias portuguesas equivale a assegurar que os métodos mudaram por obra dos acórdãos de dois juízes. Convenhamos que os métodos e as mentalidades não mudam e o facto de não terem surgido novos casos mediáticos não serve de garantia de que tudo está bem.

«No seu relatório de 2010 sobre a situação dos Direitos Humanos no mundo, a Amnistia Internacional (AI) refere, no que diz respeito à situação em Portugal, que as investigações sobre denúncias de torturas cometidas por polícias prosseguiram de modo lento em Portugal no ano passado, com "evidências de impunidade".

Na abordagem da situação nacional, relativamente a tortura e outros maus tratos, a AI refere os casos de Leonor Cipriano (mãe de Joana, menina desaparecida no Algarve em 2004) e de Virgolino Borges (funcionário da CP suspeito de roubo).

No relatório lê-se que em 2009 prosseguiram as investigações criminais sobre estas denúncias contra agentes policiais e recorda-se que o Tribunal Penal de Faro pronunciou a sentença do caso de Leonor Cipriano, reconhecendo que havia sido torturada sob custódia policial em 2004.

"Parece-me que o relatório da Amnistia está a lavrar um erro, porque é conhecido e público que o caso a que se refere da senhora Cipriano já foi julgado e todos os colegas foram absolvidos desse crime. As condenações que estão pendentes nada têm a ver com tortura", contrapôs o presidente da ASFIC, contactado pela agência Lusa.» [Público]

SERÁ QUE SÓCRATES TELEFONOU AO REI DE ESPANHA PARA A TELEFONICA COMPRAR A PT?

Não falta por aí gente com imaginação para lançar a dúvida ou será que agora dizem que é coisa do mercado?

A TORDESILHAS DE ZEINAL BAVA

«O Tratado de Tordesilhas (1494) dividiu entre Portugal e Espanha "as terras descobertas e por descobrir". No negócio o que contava era o "por descobrir" e o que contava mais era a alma do negócio, o segredo. E, aí, Portugal sabia o que os outros nem suspeitavam. Empurrou as futuras propriedades de Espanha para lá (para Oeste) de uma linha imaginária marcada a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. Isto é, para cá, connosco, ficou o Brasil. Foi o melhor negócio do mundo, ainda o Mundo não existia, nem o Brasil. 500 anos depois, a portuguesa PT e a espanhola Telefónica fizeram um tratado para dividir o "por descobrir" dos telemóveis brasileiros. Menos sábia e poderosa que D. João II, não deu à PT para aldrabar os espanhóis e fez um negócio de fifty-fifty numa operadora de telemóveis. Esta, a Vivo, mostrou-se mais viva do que se supunha, e abriu apetites em tempos de carência. A Telefónica, com os negócios estagnados nos outros sítios, precisava de crescer para não morrer. Ora, onde se cresce, hoje em dia, é para cá da linha inventada em Tordesilhas, nos territórios da Vivo. "Quero-a toda", disse, a bem, a Telefónica, abanando com fortes notas. "Quero-a toda", repete agora, a mal, ameaçando com OPA. Estes tempos em que metemos reis sucessivos no Real Madrid e fazemos finca-pé à própria Madrid estão mais animados do que eu esperava.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ASSASSINO EM SÉRIE: DA TESE À REALIDADE

«O suspeito detido pela polícia britânica na quarta-feira por envolvimento no homicídio de pelo menos três prostitutas em Bradford, Yorkshire, no norte de Inglaterra, foi filmado por câmaras de segurança, revelou esta quinta-feira o 'Daily Mail', que avança ainda a identificação do presumível assassino em série. Trata-se de Stephen Griffiths, de 40 anos, e foi preso depois de pedaços do cadáver de uma das vítimas, Suzanne Blamires, de 36 anos, serem descobertos a boiar no rio Aire.

Segundo o 'Mail', Griffiths afirma ter um doutoramento em psicologia e estar a terminar outro em criminologia, na Universidade de Bradford. Um vizinho terá dito que o tema da sua tese era Jack o Estripador, o famoso assassino de prostitutas que aterrorizou Londres no final do século XIX. » [CM]

A JORNALISTA QUE FEZ MESMO M...

«A jornalista da RTP1 Carla Trafaria cometeu uma gaffe em directo, no programa 'Bom Dia Portugal' desta quinta-feira. Sem se aperceber que o microfone estava ligado e enquanto uma peça estava no ar, a pivô deixou escapar: "Boa m... que eu acabei de fazer." » [CM]

Parecer:

É coisa que anda muito boa gente a fazer neste país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se à jornalista que a continue a fazer, com os jornalistas que temos ninguém vai reparar nem levar a mal.»

O RONALDO FEZ AQUECIMENTO ANTES DA SELECÇÃO

«Foram apenas cinco dias mas aproveitados ao máximo. Antes de se juntar à selecção nacional na Covilhã, Ronaldo teve direito a umas miniférias na Córsega e com uma companhia especial. A nova conquista do internacional português chama-se Irina Shayk e é uma modelo russa de 24 anos. A jovem esteve exposta por Portugal inteiro nos cartazes de promoção da marca de lingerie Intimissimi. Diz a imprensa internacional que Irina foi casada com Rob Bourdon, dos Linkin Park.» [CM]

Parecer:

É uma pena que a russa não tenha jogado contra Cabo-Verde, talvez o Ronaldo tivesse mostrado mais interesse.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao Queiroz que contrate a menina, o que não seria novidade na selecção.»

BELMIRO DE AZEVEDO ACUSA GOVERNO DE FALTA DE TRANSPARÊNCIA

«"[É necessária] essa cultura de transparência nas decisões importantes do Governo português. Não podem ser propostas decididas em gabinetes com paredes de betão, tem que ser em gabinetes com paredes de vidro, para que toda a gente saiba que o bem público é algo que tem de ser protegido, com muita transparência", afirmou o empresário, citado pela agência Lusa.» [CM]

Parecer:

Pois, o ideal é que as decisões fossem tomadas nos gabinetes da SONAE, principalmente quando estão em causa interesses da SONAE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se um garrafão de água de malvas a Belmiro de Azevedo.»

PORTUGAL NÃO É UM PAÍS DE CORRUPTOS

«O PGR referiu que é preciso combater o crime com a ajuda de todos os intervenientes: polícia, Ministério Público, entidades reguladoras, administração pública e local. É preciso repensar a forma de articulação entre estes intervenientes, apelando ao diálogo, pois caso este não seja alcançado terá efeitos “nefastos”.

O conteúdo do diploma de combate à corrupção tem boas medidas mas na sua opinião é preciso que “haja efectiva vontade política de a combater”, insistindo para que a população denuncie os crimes, pois o grau de criminalidade participada é menor do que a praticada.

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), João Palma, concorda com afirmação de que Portugal não é um país de corruptos mas na sua opinião “há corruptos a mais em Portugal”. »
[CM]

Parecer:

O mais curioso é o comentário do senhor Palma, o grande lavrador alentejano que segundo Ângelo Correia é militante do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao sr. Palma se está a pensar nos corruptos que entregam processos em investigação aos jornalistas a troco de favores monetários, políticos ou outros, como muito bem definiu Garcia Pereira.»

O GOVERNO USARÁ A GOLDEN SHARE NA PT PARA TRAVAR TELEFONICA

«O primeiro-ministro José Sócrates afirmou hoje que o Governo português quer uma "PT grande, uma PT com escala", acrescentando que para Portugal a operadora é uma empresa estratégica, razão pela qual o Estado tem uma 'golden share', que, "se for necessário, utiliza-se".

"Para Portugal, a PT é uma empresa estratégica. É por isso aliás que temos uma 'golden share'. É para nós estratégica se for uma empresa grande, se tiver uma ambição de participar naquilo que é a economia global, de estar presente em vários continente, como está a PT, presente em África, no Brasil", disse o primeiro ministro, que falava em São Paulo.» [DN]

Parecer:

Veremos o que dirão agora alguns opositores da golden share.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se e, entretanto, pergunte-se a Passos Coelho se é contra a golden share..»

DESTRUÍDO O LADO OCULTO DA FACE OCULTA

«O juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, reafirmou hoje que a ordem para destruição das escutas envolvendo o primeiro ministro no âmbito do processo "Face Oculta" foi "integralmente cumprida".

Segundo Paulo Brandão, a ordem do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha Nascimento, "abrange apenas as certidões e a extensão processual" que saíram do Tribunal de Aveiro.» [DN]

Parecer:

Enfim, devem existir umas 20 cópias por aí espalhadas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Quem não tem uma cópia que ponha o braço no ar.»

DIRECTOR DO SOL ESTÁ "À RASCA"

«O responsável do semanário disse ontem ao DN ter dúvidas sobre se terá de pagar dez mil euros por cada violação. "Se assim for, ficarei arruinado", disse, adiantando que "esse cenário colocava-nos um problema complicadíssimo: impossibilitava-nos ad eterno a publicação de escutas que envolvessem Rui Pedro Soares".

Defendendo a publicação das transcrições das escutas como única forma de tornar perceptível algumas das peças jornalísticas publicadas, José António Saraiva referiu ainda que os jornalistas vão recorrer até às últimas instâncias e destacou o facto de "o direito internacional, nomeadamente o europeu, privilegiar o direito à informação".» [DN]

Parecer:

Este artista auer transformar uma peça de investigação criminal que só pode ser produzida a título excepcional numa peça jornalística de uso corrente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Condene-se o artista.»

HOJE LISBOA VIU POLÍCIAS NA RUA

«
A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) realiza hoje, em Lisboa, uma manifestação contra o novo estatuto profissional que considera "agravar as injustiças" na corporação.

A manifestação começa às 17:30 no Marquês de Pombal, dirigindo-se depois para a Praça do Comércio, onde se situa o Ministério da Administração Interna, onde será entregue um memorando ao ministro Rui Pereira, com as alterações que a ASPP - o maior sindicato da PSP - pretende ver feitas no estatuto. » [DN]

Parecer:

O facto de as manifestações dos sindicatos da PSD surgirem sempre encostadas a iniciativas política do PCP só lhes retira credibilidade. Começa a ser habitual os polícias manifestarem-se sempre que Jerónimo de Sousa ameaça com acções de rua.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Eu também vi, mas foi uma carripanha velha da PSD destruir um lindo BMW.»

PS DIVIDIDO NO APOIO A ALEGRE

«Mais de três horas de reunião. 23 intervenções (contando com José Sócrates e Francisco Assis). No final, alguém fez as contas. 13 discursos pró-Manuel Alegre; sete contra; um (do deputado Fernando Jesus) advogando que o PS não estava obrigado a apoiar ninguém. E dois silêncios tácticos: o de Francisco Assis (que já tinha dito anteriormente que apoiaria Alegre) e o de José Sócrates.» [DN]

Parecer:

Enfim o paladino da unidade da esquerda só conseguiu unir o BE.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se campanha contra o novo "Otelo" do Bloco de Esquerda.»

PT PRETENDE LANÇAR CONTRA-OPA SOBRE A VIVO

«A Portugal Telecom está em conversações com investidores do Médio Oriente e da Ásia para o lançamento de uma possível contra-OPA sobre a participação da Telefónica na brasileira Vivo.

"Posso afirmar com certeza absoluta que existem muitos investidores do Médio Oriente e da Ásia interessados", afirmou o presidente do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, citado pela Bloomberg sem avançar com nomes dos investidores.» [DE]

Parecer:

Agora ninguém fala mal do Zeinal Bava e da PT.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a estratégia da PT.»

O EXEMPLO DE CONTENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS FISCAIS

«O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, está a pagar à jurista nomeada para o seu gabinete 4088 euros por mês, mais do dobro do vencimento de muitos dos juristas do ministério das Finanças, apurou o Correio da Manhã.

Mafalda Coelho Moreira, 27 anos, foi nomeada por Sérgio Vasques dia 6 de Maio.» [i]

Parecer:

No fisco há centenas de juristas competentes e especialistas na matéria, a contratação desta jurista júnior é uma ofensa aos milhares de funcionários do fisco.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investiguem-se os laços de amizade e/ou familiares da rapariga.»

ANATOLY KALASHNIKOV

AA - ALCOHOLICS ANONYMOUS