sexta-feira, junho 04, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores do Parque Florestal de Monsanto

PORTUGAL VISTO PELOS VISTINATES D'O JUMENTO

Telhado de Idanha-a-Nova

JUMENTO DO DIA

António Costa, ministro das obras públicas de Lisboa

Quando Santana Lopes decidiu cobrar a entrada no Castelo de São Jorge ouviram-se muitos protestos e poucos a defenderem a decisão que foi tratada como um verdadeiro escândalo. Pessoalmente sou contra borlas em castelos e museus, muitos dos turistas que nos visitam pouco mais gastam do que as águas e mesmo essas compram-nas nas mercearias por serem mais baratas do que nos cafés, se não pagarem nada é o país que lhes está a pagar a visita.

Mas convenhamos que cobrar 7 euros pela entrada no Castelo de São Jorge é um exagero, até porque a CML de Lisboa pouco ou nada faz para o melhorar. Igualmente inaceitável é o facto de os moradores nos concelhos limítrofes de Lisboa, muitos deles Lisboetas expulsos para a periferia da capital terem também que pagar a entrada num castelo onde o único investimento camarário foram os torniquetes de acesso.

«Longe vai o tempo em que não era preciso pagar para entrar no Castelo de São Jorge, em Lisboa. E anteontem entrou em vigor um novo tarifário que representa um aumento de 40 por cento. Em 2004, a entrada custava três euros. Dois anos depois, subiu para cinco euros. Desde a última terça-feira, o acesso a este monumento nacional passou a custar sete euros.

A nova tabela mantém as isenções para residentes no concelho de Lisboa e para menores de dez anos, dois grupos da população que continuarão a entrar gratuitamente. Também há descontos para grupos escolares organizados, estudantes, maiores de 65 anos, famílias e pessoas com deficiência. Quem não se enquadrar em nenhuma destas situações não escapará a este aumento de 40 por cento estipulado pela EGEAC, a empresa municipal responsável pela gestão deste monumento nacional.» [Público]

(imagem enviada pelo Sérgio Grusca, Brasil)

PS: O Jumento errou ontem, quando o post estava em elaboração a comunicação social apontava para a abstenção na votação das medidas de austeridade e escolhi o líder do PS para "Jumento do Dia". Errei e o Jumento acabei por ser eu o que, aliás, não adianta muito, de qualquer das formas aqui fica um pedido de desculpas aos visitantes e ao visado. Enfim, foi o meu momento à Marcelo Rebelo de Sousa, não inventei um jantar mas imaginei uma votação.

O DRAMA DAS PRÓXIMAS PRESIDENCIAIS

O drama das próximas presidenciais não estará em termos que votar "útil", está em sermos obrigados a votar em inúteis.

ISEG CONTRATA CATROGA A TEMPO PARTICAL A 0% E COM EFEITOS RETROACTIVOS

(via Câmara Corporativa)

Tenho a maior consideração pessoal por Luís Duque, cuja filha adorava os chocolates Godiva que lhe trazia de Bruxelas, mas esta de contratar Eduardo Catroga a tempo parcial 0% com efeitos a partir de 1 de Setembro de 2008 me deixou um pouco baralhado. Sei que Luis Duque se doutorou em Londres e o tema da tese foi o mercado de futuros, talvez agora se esteja a especializar no mercado de passados, se é que o passo não é ele.

É lamentável que algumas pessoas se prestem a estes papeis, Catroga já tem idade para gozar uma reforma tranquila e com pensões generosas, não precisava de andar a trabalhar tanto!

ANGOLANA TOCANDO GUITARRA

A MADRUGADA DOS GENERAIS

«Tinha chegado ao fim um dos dias mais longos da história recente de Portugal. Operações militares na madrugada de 26 de Abril de 1974 ainda as havia, embora já não sobrassem dúvidas sobre a vitória do levantamento levado a cabo na véspera pelo Movimento das Forças Armadas (MFA). O Governo rendera-se; Marcelo Caetano e Américo Thomaz encontravam-se detidos; as forças do regime tinham desistido, praticamente sem oferecerem resistência.

Por essa altura, o último ministro da Defesa Nacional, Silva Cunha, talvez recordasse com estupor o conselho que 24 horas antes lhe fora dado pelo director da PIDE-DGS, Silva Pais. «Pode dormir descansado, sr. ministro», tinha-lhe ele dito, precisamente por altura das primeiras operações desencadeadas pelo MFA.

Entrara-se de novo na madrugada e os portugueses, que maioritariamente haviam seguido os acontecimentos do 25 de Abril pela rádio, preparavam-se para conhecer, via TV, o «rosto» do novo poder saído do levantamento militar. Fialho Gouveia tinha já anunciado que o general António de Spínola iria ler uma comunicação ao país, mas, entretanto, o silêncio prolongava-se. Ao todo, 23 minutos de anomalia técnica, até que, nos ecrãs, ainda a preto e branco, surgiu o primeiro plano de conjunto da Junta de Salvação Nacional (JSN), o órgão a quem o MFA entregara o governo provisório da nação.

Ali estavam os primeiros rostos do poder pós-marcelista, pouco antes heróis militares do regime em queda, os generais António de Spínola e Francisco Costa Gomes, destituídos em Março dos cargos de vice-Chefe e Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas por se terem recusado a integrar a «brigada do reumático» -- designação com que ficou conhecido o grupo de oficiais que, nesse mês, acorreu a S. Bento para prestar vassalagem a Marcelo Caetano. Aparentemente, eram eles os homens fortes do novo regime.» [Público]

Parecer:

Ainda que não seja um artigo de opinião, este artigo da jornalista Clara Alves publicado na revista Magazine do Público e agora republicado no jornal merece ser lido.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SUGAR SEM DAR DE SI

«Há dias, um Artrópodo, ordem Acarina e subordem Ixodoidea (facilitando: um carrapato), saltou para um palco de Oslo e pespegou-se frente ao cantor espanhol que actuava no Festival da Eurovisão. Foi dado ao cantor direito a segunda actuação, mas já não foi a mesma coisa. Eu estava em Atenas, em 2004, quando outro carrapato saltou sobre o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro, que liderava no fim da prova (aos 36 quilómetros). Cordeiro libertou-se mas, com a paragem e o susto, acabou em terceiro. E, como já tinha 36 anos, nunca mais soube se podia ter sido, mesmo, campeão olímpico. O carrapato de Oslo tem nome artístico, Jimmy Jump, e diz-se "espontâneo profissional", o que, parecendo uma contradição nos termos, não é. Ele tem currículo, também por cá andou, nos minutos finais do Portugal-Grécia, no Europeu de 2004, interrompendo o trabalho dos outros e desvirtuando-o - quem sabe o que teria acontecido sem ele? Estes carrapatos modernos, porque espalhafatosos, podem atrair alguma simpatia dos tansos, até porque são julgados inofensivos. Mas o seu pacifismo não é por convicção, é oportunista, permitindo-lhes sugar sem dar de si. E não é essa a definição de carrapato? Ontem, o representante de Jimmy Jump protestou porque ele fora, de novo, detido. Jimmy Jump tem representante! Claro, aquilo é um negócio. Não há espontâneos de borla. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CÓDIGO DA ESTRADA NÃO SE APLICA AOS JOGADORES DA SELECÇÃO?

«Nani foi mandado parar pelas 08h30 por uma patrulha do Destacamento de Trânsito de Coina. Ao volante de um BMW, o jogador quis evitar uma extensa fila de trânsito, ‘escapando’ pela berma da A2. Colocada junto à estação da Fertagus dos Foros de Amora, a GNR de Coina mandou logo parar o craque. Por ter sido apanhado em infracção, o futebolista incorria numa coima entre 60 e 300 euros e numa pena de inibição de condução de dois a 24 meses. No entanto, Nani foi repreendido e autorizado a seguir sem coima. Ao que o CM apurou, nem sequer foi feito expediente da operação. » [CM]

Parecer:

Daqui em diante todos temos o direito de invocar este precedente para escapar a multas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a actuação simpática da GNR, em tempos de crise o pobre jogador não tem dinheiro para multas.»

AUSTRÁLIA: OS PAPAGAIOS ESTÃO "PEDRADOS"

«Os cientistas ainda não conseguem explicar o fenómeno, que não é novo, mas que há muito não se via com tanta intensidade: muitos papagaios têm aparecido na região de Palmerton, Austrália, como se estivessem embriagados, surpreendendo pela desarticulação dos seus movimentos, incapacidade em voar, adormecimento inesperado e até protagonistas de quedas inexplicáveis das árvores.

Vários veterinários têm analisado o fenómeno, que está a ser interpretado como uma reacção das aves a uma substância tóxica que existe num alimento habitualmente consumido pelos papagaios nesta altura do ano. No entanto, o caso está a verificar-se em muitas centenas de aves, o que antes nunca acontecera.» [CM]

JESUS JÁ FALA DE GALO

«O grande objectivo como treinador, assume, "é ganhar a ‘Champions League'" e por isso espera não ter pela frente Barcelona nem Real Madrid, que classifica de "piores rivais possíveis".

Na conversa com a "Marca" Jesus também fala sobre o seu futuro. "Se o Benfica me der essa opção [ganhar a Champions] não trocaria o Benfica por nenhum outro clube. Caso contrário terei de tentar lá fora", conta. Nesse cenário, explica, a liga espanhola seria sempre a preferida, mais do que a italiana e do que a inglesa.» [DE]

Parecer:

Digamos que o homem está mesmo convencido de que é filho de Deus.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se-lhe um pouco de humildade.»

ESTE PINTO DA COSTA É MESMO UM MALANDRECO

«Segundo avança "A Bola", que não diz onde obteve informação, no passado dia 11 de Maio, altura em que o Benfica já era campeão, Jesus foi abordado por um empresário para que rescindisse com os encarnados e rumasse ao Dragão.

De acordo com o jornal, o Porto estaria disposto a triplicar o salário de Jesus no Benfica e a pagar a indemnização da rescisão aos encarnados.» [DE]

Parecer:

Os tempos estão a mudar, já ninguém troca o Benfica pelo Porto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Pinto da Costa que se deixe de golpes baixos.»

KIKALA

BGD STRAY ANIMALS FOUNDATION