segunda-feira, junho 07, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores do Parque Florestal de Monsanto, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Carlos Alexandre, juiz do caso Freeport

Quando li que o juiz do caso Freeport se queixava de interferência só tive vontade de rir, então o responsável de um processo que hiberna entre eleições, cujas peças processuais parecem ter vindo para os jornais, que ao longo de mais de uma legislatura tem representado uma clara interferência da justiça na democracia vem agora queixar-se de interferências? E não se queixa de tanta pouca-vergonha a que temos assistido nos jornais, na eternidade que está a durar a investigação, de o processo ter sido usado com objectivos políticos para promover um "golpe de estado" eleitoral?

Francamente!

Os portugueses estão à espera das conclusões dos processos que este magistrado conduz, depois veremos quem interferiu em quê.

«O juiz que tem em mãos grandes processos de corrupção em Portugal queixa-se de estar a ser alvo de interferências externas nas suas actividades judiciais.

Carlos Alexandre, que tem a cargo megaprocessos de corrupção, como o Freeport, Furacão, Portucale e submarinos, fez essa denúncia à MEDEL - a associação europeia de magistrados que esteve em Portugal durante vários dias a realizar um auditoria ao sistema judicial.

Segundo o relatório da organização, citado pela TVI, essas interferências aconteceram em casos de grande relevância política e mediática. "O único juiz com competência para os processos de corrupção, terrorismo e outros crimes de excepcional relevância, referiu algumas interferências pontuais nas suas actividades judiciais, em casos com relevância política e mediática, susceptíveis de gerar inquietação", lê-se no relatório da MEDEL. Os membros desta organização realizaram durante uma semana entrevistas a vários juízes e procuradores e referem que apenas Carlos Alexandre apresentou este tipo de queixas. Mas vários magistrados garantiram que o Conselho Superior da Magistratura (CSM), cuja maioria de membros é nomeada pelo poder político, exerce pressão sobre os juízes. » [DN]

CAVACO QUER QUE FAÇAMOS FÉRIAS CÁ DENTRO

Se eu conheço bem Cavaco Silva ele já sabe onde algum político que detesta e a quem pretende tirar o tapete vai fazer férias.

A BOFETADA DE LUVA BRANCA

«O eurodeputado Rui Tavares criou uma bolsa com o seu próprio dinheiro. E anunciou-o. Podia ter feito isso sem o dizer? Podia, mas não era a mesma coisa. Não o digo com ironia. É que não era, mesmo, a mesma coisa. O email que ele me mandou estava ilustrado com uma lâmpada acesa sobre um crânio. Eu sei que com a imagem ele referia-se aos candidatos a bolseiros: que tivessem ideias! Eu se desse bolsas a políticos e Rui Tavares concorresse, ele ganhava já: revelou ter uma lâmpada acesa na cabeça. E porque teve uma boa ideia, e porque ele é político, era obrigação dele dar-nos a conhecer a bolsa que criou (não é próprio dos políticos tentarem convencer-nos das suas boas ideias?) Disse ele ao jornal i: "Convenhamos que é pouco dinheiro." São 1500 euros. Sim, não é enorme, comparado com o volume mensal das bolsas da Gulbenkian. Mas são 1500 euros que ele tira dos 7665 euros (brutos) de salário. Com os descontos, ele dá, vá lá, um quarto do dinheiro que leva para casa. No nosso Parlamento há uma dotação anual de 16 mil euros para o "Grupo Desportivo Parlamentar". Custa-nos 1333 euros por mês a ginástica (bola? corrida?) dos deputados, ginástica (bola? corrida?) cujo custo não nos deveria ser atribuído. Se os 230 deputados ficassem com essa (sua!) despesa, caberia menos de 6 euros a cada um. Rui Tavares dá de si muito mais e ainda por cima põe cérebros a acender-se.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AMADO FICA

«O primeiro-ministro desmentiu, ontem durante uma visita a Trancoso, a saída do Governo do ministro dos Negócios Estrangeiros, com quem, fez questão de o afirmar, mantém as "melhores relações".

José Sócrates e Luís Amado mantêm opiniões diferentes sobre a introdução de limites ao endividamento na Constituição. A tese foi defendida pelo ministro que em Maio defendeu a "inscrição na Constituição, de limites ao endividamento". Já anteriormente o líder parlamentar mostrou discordar da intenção e na sexta-feira, durante o debate quinzenal e em resposta ao líder do CDS, foi a vez de Sócrates que disse "estar contra".» [DN]

Parecer:

Enfim, mal amado mas fica, pelo menos enquanto não tiver um problema na vértebra A6.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver até quando.»

FERNANDO NOBRE NAMORA APOIO DE MÁRIO SOARES

«O homem que fundou a Assistência Médica Internacional avança sem pudores para a Presidência da República. Diz-se um candidato independente, mas gostava de contar com o apoio de Mário Soares. E diz que não conhece Manuel Alegre.» [DN]

Parecer:

A candidatura começou sem chama, provavelmente não descolará.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

MARIA BRODKIN

NIKE