quarta-feira, junho 09, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Arraiolos

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES D'O JUMENTO

Alcochete (fotografia de A. Cabral)

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco Silva faz bem em dizer aos portugueses para ousarem ultrapassar as "barreiras mentais" e que não se assustem perante o risco e a incerteza, palavras sábias no tempo que corre mas que são verdadeiras em qualquer tempo. Foi isso que o Presidente da República fizeram ao investirem as suas poupanças na SLN beneficiando de um lucro de 100% com as cotações fixadas por Oliveira e Costa, o então presidente do banco. Se pudesse fazia como Cavaco, corria riscos.

«O Presidente da República, desafiou esta terça-feira os portugueses a ousarem ultrapassar as "barreiras mentais" que os assustam perante o risco e a incerteza, considerando que a propensão para evitar mudanças é dos maiores obstáculos à transformação do País.

“À semelhança dos navegadores de outrora, temos de ser capazes de ousar ultrapassar as barreiras mentais que nos atemorizam perante o risco e a incerteza", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na cerimónia de entrega do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, uma iniciativa da COTEC - Portugal.» [CM]

UMA MÚSICA PARA TEMPOS EM QUE SE UNS DANÇAM TANGO E OUTROS ANDAM DE TANGA

O PRESIDENTE DO SPORTING QUE SE CUIDE

Santana Lopes deixou de andar por aí, apareceu na SIC a comentar futebol, daí a candidato a presidente do SCP é um pulo.

ACABAR COM A ACUMULAÇÃO DE PENSÕES?

Não sou contra a acumulação de pensões, se alguém teve dois empregos e descontou nos dois empregos é natural que receba a pensão correspondente ao somatório dos dois empregos. O que não concordo é que alguém trabalhe três ou quatro anos e receba uma reforma como se tivesse trabalhado vinte anos e ainda por cima começa a recebe-la quinze ou vinte anos antes da idade com que qualquer português se pode reformar.

Não me incomoda nada, por exemplo, que Luís Cunha receba uma pensão do Banco de Portugal, só que essa pensão deve corresponder ao tempo que trabalhou no banco central e apenas devia ser paga quando Luís Cunha atingisse o limite de idade estabelecido por lei para que qualquer trabalhador português possa reformar-se. É um absurdo que depois de trabalhar meia dúzia de anos receba uma reforma quase completa aos cinquenta anos.

Limitar as reformas ou considerá-las absurdas por serem elevadas não passa de dor de corno nacional pois quem as recebe descontou, é puro populismo ir à lista da Caixa Nacional de Aposentações e exibir os montantes das pensões mais elevadas, sem fazer qualquer referência aos montantes dos descontos realizados. Muito boa gente não teria inveja se tivesse feito os mesmos descontos.

Este tipo de medidas motivadas por populismo eleitoral não introduzem qualquer justiça na sociedade, principalmente quando as regras só se aplicam a alguns, os que venham a reformar-se ou a receber pensões. É preciso acabar com esta justiça e quando se adopta uma medida esta deve ser aplicável a todos os que estão nas mesmas condições, mesmo aos que já se reformaram antes da entrada em vigor da lei. É inconstitucional? Então que se mude a Constituição pois essa inconstitucionalidade apenas serve para impedir a correcção de uma injustiça, é para isso que serve a Constituição para que haja justiça porque todos os portugueses são iguais perante a lei.

Começa a haver uma divisão idiota dos portugueses, os que nasceram ante de e os que nasceram depois de, os primeiros vivem no país da fartura que é paga pelos segundos, que vivem no país real e da austeridade.

COISAS SEMPREÇO, COMO A HONRA

«A Telefónica, empresa espanhola que, até hoje, divide com a Portugal Telecom o governo da brasileira Vivo, quer ficar com tudo. Dado esse facto, embrenhei-me nos jornais e nas secções especializadas. Durante uns dias, poucos, o tom heróico e paramilitar de cada artigo, notícia ou comentário quase sugeria estar a tocar, em fundo, uma versão ultramarcial d' A Portuguesa, com a banda da GNR a proclamar: "Contra os espanhóis, marchar! Marchar!" Pelo meio, estes arautos da alta finança anunciaram um aliado, ao estilo dos antigos mercenários ingleses que nos ajudaram em Aljubarrota: tratava-se do homem mais rico do mundo, Carlos Slim, disposto a contribuir para impedir a "invasão"... Era mentira.

A dada altura, Ricardo Salgado, dirigente máximo do Banco Espírito Santo e crónico candidato a pessoa mais influente do País, declarou, lapidar: "Tudo tem um preço, menos a honra." Faria de Oliveira, líder da Caixa Geral de Depósitos e, admito, possível candidato a um dia ser candidato a pessoa mais influente no País, repetiu: "Tudo tem um preço, menos a honra."

Espantado, concluí que as trombetas contra Castela nada tinham a ver com a defesa da honra. Pela música parecia, mas a letra, afinal, era outra. Fosse a honra da pátria, a honra das telecomunicações portuguesas, a honra da imprensa nacional, dos políticos, dos empresários ou dos gestores portugueses, ela não estava em causa, já que, à primeira vez que a Telefónica subiu a oferta, só consegui ler ser inevitável a venda da Vivo, só me declararam, unânimes, estar o preço certo quase encontrado. Ah! E, na bolsa de valores, vi sublinhado vezes sem conta a PT subia, subia... Que honra!» [DN]

Parecer:

Por Pedro Tadeu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O TGV MORREU, VIVA O MUNDIAL

«O hino sul-africano é o único do mundo em que os versos estão escritos em cinco línguas. Calculem o jeito - o poder de argamassa - que uma boa carreira dos Bafana Bafana no Mundial não faria ao país. Nem teriam de ir muito longe, chegar aos quartos-de-final já poria zulus, afrikânders e 'coloureds' aos abraços. É esse prazer modesto que os espanhóis não se podem permitir. O jornal The New York Times descrevia ontem Espanha, sublinhando o "tudo ou nada" que lá se vive. De brilharetes na África do Sul andamos todos necessitados. O futebol além de ser uma divisa internacionalmente reconhecida tem como valor acrescentado o acaso (a bola não é redonda?) que permite todos sonharem com milagres. Só que, este ano, os espanhóis não sonham, exigem: "Tudo que não seja a vitória no Mundial é falhanço", lamenta-se o seleccionador Vicente del Bosque. Um ex-ministro socialista, Jordi Sevilla, disse ao jornal: "O Governo precisa absolutamente de boas notícias." Quem não precisa? Mas do ponto de vista só futebolístico poderá ser-nos benéfica a ânsia castelhana. Há fortes chances de nos cruzarmos cedo (Espanha, 1.ª do seu grupo fácil, e Portugal, 2.º do nosso, atrás do Brasil) e, nesse caso, quem carrega a obrigação de ganhar será Espanha. Nervosa... Quer dizer, findo o projecto comum do TGV, continuamos ligados. Desta vez com interesses contraditórios.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CALAR AS ESCOLAS

«Reparem como a coisa se passa. Perante um problema - falta de crianças pela desertificação do interior -, em vez de o tentar resolver, investindo em melhores equipamentos públicos para fixar as populações, mata-se a questão. Fechar a escola primária compromete o futuro de muitas aldeias e vilas por esse país fora. Se já tinham poucas crianças vão ter ainda menos.» [DE]

Parecer:

O provincianismo segundo Paulo Lopes Marcelo.

Este senhor devia explicar porque razão as escolas têm cada vez menos alunos e muitas delas até foram vendidas por Manuela Ferreira Leite para arranjar dinheiro para disfarçar o défice. Nessa altura terá protestado?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao autor do artigo que se mude com a família para uma aldeia onde os filhos de várias idades e graus de ensino têm o mesmo professor e depois faça muitos filhos para assegurar o crescimento da escola até ter um ensino de qualidade.»

SURFISTA DESAPARECIDO NA COSTA DA CAPARICA

«Um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa e vários meios dos bombeiros, da Polícia Marítima e do Instituto de Socorros a Naúfragos estão na Praia do Tarquínio, na Costa de Caparica, em Almada, à procura de um surfista desaparecido. » [JN]

Parecer:

Por este andar a FAP terá de instalar uma base aérea junto à Costa da Caparica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a falta de cuidado dos portugueses.»

JÁ SE ESQUECERAM DA ESMERALDA

«De acordo com a sentença dada a conhecer hoje, terça-feira, aos advogados, o juiz Pedro Carrilho de Sousa, refere que no estado em que actualmente se encontra Esmeralda (a nível psicológico, emocional, social, familiar, escolar), "nenhum motivo há, antes pelo contrário, para interromper um processo de integração e vinculação afectiva que, embora não esteja terminado, tem muitas etapas cumpridas e está a mostrar-se, no essencial, globalmente bem sucedido".

De acordo com o magistrado, "Esmeralda não deve sofrer esta nova alteração na sua vida, nenhum motivo a justifica, nenhuma razão a impõe, exigindo-se, sim, pelo contrário, a estabilidade e o apaziguamento da criança, mantendo-se confiada e a residir com o seu pai".» [JN]

Parecer:

Por onde andarão as boas almas da nação que tanto se bateram pelos supostos direitos parentais do sargento?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Procurem-se.»

MATEMÁTICO RUSSO REJEITA PRÉMIO DE UM MILHÃO DE DÓLARES

«O matemático russo Grigori Perelman faltou hoje à entrega de um prémio de um milhão de dólares do Instituto de Matemática Clay, nos Estados Unidos, por ter demonstrado a hipótese de Poincaré, um dos mais difíceis problemas da Matemática.

"Não posso explicar a escolha dele, mas respeitámo-la. Ele (Perelman) não quer que interfiram na sua vida privada", declarou James Carlson, director do instituto.

Carlson adiantou esperar que o matemático russo de origem judaica altere a sua decisão, mas, caso contrário, o dinheiro será entregue a instituições de caridade.» [JN]

Parecer:

Ainda há gente que não se move por dinheiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o gesto do matemático russo.»

TEIXEIRA DOS SANTOS JÁ ESTAVA A COMBATER A CRISE HÁ CINCO ANOS!

«"Acho que todos têm a consciência que Portugal, muito antes de em termos europeus se estar a reclamar por reformas estruturais, tomou a iniciativa de avançar", disse Fernando Teixeira dos Santos à margem de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia.

O responsável português deu o exemplo das reformas estruturais empreendidas nos sectores da Segurança Social e Administração Pública "que são hoje uma referência ao nível da OCDE e FMI". » [Correio da Manhã]

Parecer:

Nada mau para quem andou às aranhas para prever o défice de 2009 e propôs um orçamento para um "oásis" de estabilidade económica e financeira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

E AINDA TEM PERNAS PARA JOGAR FUTEBOL...

«Mais uma machadada no orgulho nacional: um site russo garante que Ronaldo ainda só fez sexo com 200 mulheres. Parca ração se comparado com Wilt Chamberlain, basquetebolista dos LA Lakers que antes de morrer garantiu ter 20 mil no currículo, numa média (e sabe-se como a estatística é fulcral na NBA) de 1,2 por cada dia de vida a partir dos 15 anos.» [CM]

Parecer:

Já percebi porque não marca nos jogos da selecção.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ronaldo se só o faz antes dos jogos da selecção, provavelmente é por isso que não bate o americano.»

PSD QUER ACABAR COM ACUMULAÇÃO DE PENSÕES

«O PSD vai estudar os vários regimes de pensões que existem em Portugal, para apresentar no Parlamento uma proposta que limite a possibilidade da acumulação destas prestações. O vice-presidente social-democrata Marco António Costa, que na direcção do partido tem a tutela do sector empresarial do Estado, vai coordenar o grupo de trabalho que irá debruçar-se sobre esta matéria.» [DN]

Parecer:

Talvez mais grave do que a acumulação de pensões são as pensões não proporcionais aos descontos ou as concedidas muito antes da idade de reforma, como é o caso da famosa pensão paga pelo Banco de Portugal ao ex-ministro das Finanças Luís Cunha. Se alguém descontou tem direito à pensão correspondente ao tempo que descontou devendo essa pensão ser concedida apenas a partir da idade mínima de reforma estabelecida por lei.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta»

CAVACO NÃO QUER FALAR SOBRE A RETROACTIVIDADE DOS IMPOSTOS

«O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, escusou-se hoje a pronunciar-se sobre a questão da retroactividade dos impostos, lembrando que essa matéria ainda está em discussão na Assembleia da República.

"É matéria que está em discussão na Assembleia, não está? Ainda não chegou à minha mão", afirmou, quando interrogado pelos jornalistas sobre a questão à saída da cerimónia de entrega do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, uma iniciativa da COTEC - Portugal.» [DN]

Parecer:

Digamos que Cavaco Silva só gosta de falar de coisas fáceis e que lhe melhorem a imagem eleitoral.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Tenha-se paciência com o Presidente da República.»

ALEMÃES REVOLTADOS CONTRA OS GREGOS

«O pacote de austeridade de 80 mil milhões de euros do Governo alemão gerou alguma incompreensão entre desempregados, mas também entre políticos e economistas, que acham que o país tem de poupar porque se comprometeu a ajudar a Grécia.

"O gregos aldrabaram nas contas, estão falidos, e agora nós é que temos de pagar a factura", disse à Lusa, em Berlim, Peter Plaschil, serralheiro desempregado, 45 anos.

"Não tenho dúvidas de que nunca mais vamos ver os milhões de euros que a Alemanha deu à Grécia", acrescentou Plaschil, que deixará de beneficiar dos descontos do Estado para a sua reforma, devido aos cortes orçamentais apresentados na segunda feira pelo Executivo de Angela Merkel.» [DN]

Parecer:

É a União Europeia no seu melhor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Durão Barroso se tem alguma coisa a dizer sobre o assunto.»

MAIS UM DIA DE PROTESTO DA CGTP

«A CGTP anunciou hoje um "dia de protesto e de luta" para 8 de Julho, que incluirá greves e manifestações por todo o país.

"O prosseguimento das políticas injustas e a falta de alternativas impõe que a CGTP prossiga a luta e pondere todas as forma de protesto", afirmou em conferência de imprensa o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva.» [DE]

Parecer:

Na Soeiro Pereira Gomes andam muito excitados com a crise.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pelas greves do costume, de alguns funcionários públicos, dos transportes e pouco mais.»

CAVACO SILVA "SÓ" RECEBE DUAS PENSÕES

«A Presidência da República esclareceu esta terça-feira que o chefe de Estado recebe duas pensões de reforma em resultado dos descontos que efectuou ao longo da sua vida profissional e não aufere qualquer subvenção por cargos políticos anteriormente exercidos.

«O Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva recebe duas pensões de reforma em resultado, exclusivamente, dos descontos que, ao longo da sua vida profissional, efectuou para a Caixa Geral de Aposentações, como professor, e para o Fundo de Pensões do Banco de Portugal, como funcionário do Banco», lê-se numa nota informativa divulgada no site da Presidência da República. » [Portugal Diário]

Parecer:

Coitado do homem, andaria de alpargatas se recebesse apenas uma pensão como a generalidade dos portugueses. O cuidado da Presidência em esclarecer os portugueses é um verdadeiro gesto de ternura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se a concessão a Cavaco de uma pensão pelos serviços prestados ao país, como aquela que recusou a Salgueiro Maia e concedeu a um outro senhor a quem o país devia muito!»

KIRILL NOVOSARTOV

EUROSTAR