quinta-feira, junho 17, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Calçada da Rua de Santo António, Faro

JUMENTO DO DIA

Jorge Bacelar Gouveia, deputado

Não fica nada bem a um deputado que é um reputado jurista, ainda por cima uma especialista em direito constitucional, usar dos seus poderes de deputado para questionar o ministro da Justiça a propósito da correcção de um exame de admissão ao Centro de Estudos Judiciais, parecendo quere substituir-se aos mecanismos legais que permite o recurso aos candidatos que se sintam prejudicados. Fica ainda pior quando em vez de factos o deputado questiona o ministro com base em boatos sem que para os mesmos avance com o mínimo de fundamento que os torne credíveis.

Não sou partidário do argumento usado por Cavaco Silva a propósito do casamento gay, o parlamento não deve deixar de discutir os problemas do país que não sejam de natureza económico. Mas é provincianismo envolver o parlamento do país em tricas, por este andar vamos ver um deputado a questionar a ministra da Educação a propósito de uma prova de avaliação do primeiro ano de escolaridade, questionando os critérios de uma qualquer professora ou escola.

Os deputados devem evitar transformar este país numa espécie de associação recreativa, foram eleitos para discutir os problemas do país e não para se preocuparem com quem passou ou chumbou num exame de admissão. É tempo de os deputados romperem com o baixo nível de debate político introduzido por Manuela Ferreira Leite, até por aqueles que foram escolhidos por ela.

«Os resultados do exames escritos da último concurso do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) de ingresso no XXIX Curso de Formação Inicial de Magistrados e II Curso Normal para Juízes dos Tribunais Administrativos e Fiscais, recentemente divulgados, estão a provocar muitas queixas dos avaliados. O deputado social-democrata Jorge Bacelar Gouveia, numa pergunta dirigida ao ministro da Justiça, diz mesmo que se generalizou "a suspeita de que a avaliação dos referidos exames escritos foi feita por pessoas contratadas por uma empresa de consultadoria privada".

A directora do CEJ, Ana Luísa Geraldes, afirmou ao DN que esta informação "não tem qualquer fundamento ou suporte fáctico". A juíza desembargadora sustenta que, tal como nos anos anteriores, quem corrigiu os testes/provas da fase escrita, relativas àquele concurso "foram os júris de selecção". » [DN]

A INSUSTENTABILIDADE DA VELHACARIA POLÍTICA

«O Presidente da República recebeu, em audiência, os subscritores do Manifesto “Energia para Portugal - por uma nova política energética”.» [Presidência da República]

Ok, não há dinheiro para grandes projectos, as pequenas estradas municipais é que trazem desenvolvimento, devemos produzir produtos transaccionáveis, promulga-se a lei do casamento gay para não perder tempo a debater o acessório, mas recebe-se os defensores do nuclear agora que o país aposta nas energias renováveis e que há dinheiro e crédito para centrais nucleares que ninguém quer perto do quintal.

Pois é, começa a ser insustentável viver num país em que o Presidente da República segue uma agenda política pessoal que nada tem que ver com os interesses políticos do país. Para se ser recebido ou ser convidado a ir a Belém basta estar contra o governo ou, muito simplesmente, querer falar mal do primeiro-ministro?

Às quintas o Presidente da República recebe o primeiro-ministro, às segundas, terças, quartas, sextas, sábados e domingos o Presidente da República recebe os que vão falar mal do primeiro-ministro. É assim que Cavaco Silva ajuda o país como prometeu nas eleições presidenciais em que o país teve a infeliz ideia de o eleger.

UM PROBLEMA DE COLHEITA

Ao propor alterações de regras do mercado de trabalho a título temporário Pedro Passos Coelho cria condições para que os trabalhadores portugueses sejam tratados como colheitas, a colheita de 2009 tem direitos e a colheita de 2010 não tem direitos. Há portugueses ricos e pobres, portugueses que trabalham e estão aposentados, agora passariam a haver portugueses empregados antes e depois de 2010, com e sem direitos laborais.

E o que faria Pedro Passos Coelho terminado este período?

A INSUSTENTÁVEL TORPEZA DO BURACO

«É claro que o adjectivo "insustentável" é muito pesado e não foi proferido de ânimo leve pelo Presidente da República. Tornou-se evidente para todos que Cavaco Silva quis dizer aos portugueses que o actual Governo não presta para nada, não tem feito mais do que acumular falhanços, não merece a confiança de ninguém e não tem condições nem capacidade para superar satisfatoriamente um estado de coisas por que é o principal responsável.» [DN]

Parecer:

Vasco Graça Moura diz o que Cavaco pretendeu dizer?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco Silva se vai desmentir Vasco Graça Moura e a este se foi mandatado por Cavaco para o representar.»

QUEIROZ DEIXOU CORRER O MARFFIM

«O futebol pode ter muitas incertezas mas há dois factos universalmente aceites: o futebol africano é tacticamente fraco e a força do futebol europeu é a táctica. Ambas as considerações ficaram, ontem, amplamente confirmadas no Costa de Marfim-Portugal: 1) o futebol, que foi definido por um tacticista vindo de Torsby, Suécia, Europa, portou-se bem; e 2) o futebol do professor de Nampula, Moçambique, África, levou um baile. O futebol, como se vê, tem leis. Pena é que o futebol não seja reconhecido como uma ciência social, o que levaria de vez o tal professor para o seu lugar natural, ensinar no ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). Isso levaria a greves académicas? Talvez, mas o interesse geral nacional estaria salvaguardado. Isso é o que se me oferece dizer sobre o jogo de ontem em Port Elizabeth, em que os marfinenses fizeram de Port e nós de Elizabeth. Voltemo-nos para o futuro. Vem aí a Coreia do Norte. A táctica já sabem qual vai ser: sermos inteligentes. Como disse o professor Carlos Queiroz do jogo de ontem: "A Costa do Marfim queria que a gente arriscasse e assumisse o jogo, mas fomos inteligentes." Os norte-coreanos, malandros, também vão querer que a gente jogue, mas vamos ser inteligentes, não jogamos. E, isso, não jogar, esta selecção de Queiroz sabe fazê-lo melhor do que ninguém.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O IMPÉRIO CONTRA-ATACA

«Nova escuta revela mais dados. Rui Pedro Soares tinha cinco milhões do Taguspark para investir na adesão das duas estrelas à campanha do PS.» [CM]

Parecer:

Parece que fascistas da justiça ainda têm umas escutas para animar, não vá o Sócrates sobreviver mais uma vez.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por mais um folhetim.»

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO FALHOU

«Está decidido: mesmo sendo aprovado ( o que não é certo) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso Sócrates/PT/TVI, este nunca dirá que Sócrates mentiu ao Parlamento quando, a 24 de Junho do ano passado, garantiu que nada sabia das intenções da PT em comprar uma quota da TVI.

O projecto de relatório final apresentado pelo deputado do BE João Semedo não o afirma. E só o PCP e o PS apresentaram ontem (último dia para o efeito) propostas para alterar o documento de Semedo. Nem o CDS nem o PSD avançaram. » [DN]

Parecer:

Esperemos que seja o último falhanço da dupla formada por Manuela Ferreira Leite e pelo seu guru Pacheco Pereira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Ferreira Leite e a Pacheco Pereira que se retirem pois o país (nem mesmo o PSD) tem paciência para os aturar.»

PRESIDENTE DO FMI VISITA ESPANHA

«Segundo anunciou hoje o governo espanhol, Dominique Strauss-Khan encontra-se na sexta-feira com o primeiro ministro espanhol José Luis Zapatero.

Hoje, o governador do Banco de Espanha, Miguel Fernandes Ordonez, afirmou que o país deve aplicar "rapidamente" medidas de ajuste económico.

O jornal espanhol El Economista, citando "fontes próximas da entidade emissora", noticia hoje que o FMI, a União Europeia e o Tesouro norte-americano elaboraram um plano de liquidez para Espanha que inclui uma linha de crédito entre os 200 e 250 mil milhões de euros.» [DE]

Parecer:

Será que passa por Portugal na viagem de regresso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver as voltas que o presidente do FMI vai dar.»

JOE BERARDO PROCURA PETRÓLEO

«O sonho do empresário Joe Berardo de encontrar petróleo em Portugal está mais perto de se tornar realidade. A Mohave Oil & Gas, empresa canadiana que tem o comendador como principal accionista, deu início aos estudos de sísmica tridimensional na concessão que detém na zona de Aljubarrota, acreditando que poderá encontrar petróleo ainda este ano.

"O petróleo pode vir a ser a salvação do nosso país", revelou o empresário, mostrando-se optimista quanto a um resultado positivo. É a primeira vez que se realizam em Portugal estudos de sísmica tridimensional, que servem para apurar as formas geométricas das estruturas geológicas. Esta pesquisa é necessária para que a perfuração dos poços avance até ao final do ano. Neste particular, a Mohave está à frente da Galp, da Petrobras e de outras empresas que vão realizar estudos idênticos nas suas concessões ao largo da costa nacional (ver infografia).» [DE]

Parecer:

A haver petróleo só mesmo o Berardo o encontrará.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Berardo que propecte no Beato.»

O BLOGUE QUE PREVIU A CRISE DO EURO

«Durante anos ninguém ligou aos avisos do tipo "o céu está prestes a cair-nos em cima" feitos por Edward Hugh, um bloguista britânico sociável e dedicado, economista autodidacta, que previu repetidamente que a zona euro não poderia sobreviver.

Vivendo uma existência bastante espartana com o seu salário de professor a tempo parcial, enviou posts sucessivos para a ciberselva. Era o cúmulo da cegueira política, alertava ele, pensar que uma sociedade envelhecida poupada como a alemã poderia coexistir com outras mais jovens e dependentes do crédito como a irlandesa, a grega e a espanhola, que com ela partilham o euro.

No entanto, agora que a crise da dívida soberana europeia está a abalar os mercados mundiais, a desvalorizar o euro quase diariamente e a lançar dúvidas sobre o futuro da união monetária, as suas substanciais elucubrações tornaram-se leitura obrigatória para todo um público influente, e cada vez mais internacional, entre o qual se contam muitos decisores da Casa Branca.» [i]

CARDEAL PATRIARCA CRITICA FALTA DE ÉTICA NA POLÍTICA

«O cardeal Patriarca de Lisboa considerou hoje, quarta-feira, "impressionante verificar a pouca importância que a dimensão ética tem nas escolhas políticas".

Falando em Fátima, durante as Jornadas Pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Policarpo lembrou que “em democracia participativa, o voto deveria ser sempre a escolha de uma consciência bem formada e esclarecida”.» [JN]

Parecer:

As críticas parecem ir direitinhas a Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Belém.»

EXCREMENTOS DE CACHALOTES ELIMINAM CO2

«Estudo australiano desmistifica a suspeita de que estes mamíferos aumentavam a quantidade de gás através da sua respiração.

Afinal, os cachalotes não fazem mal ambiente. Pelo contrário. Um estudo australiano concluiu que os excrementos dos cachalotes contribuem anualmente para a eliminação de cerca de 400 mil toneladas de dióxido de carbono» [JN]

Parecer:

Por cá há muito disso mas não elimina o CO2.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Estude-se as qualidades dos excrementos das nossas elites.»

BORISK

McDONALD'S