quarta-feira, junho 23, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Proa do "Sagres"

PORTUGAL VISTO PELOS VISITANTES DÓ JUMENTO

Comboio na Ponte 25 de Abril (fotografia de A. Cabral)

JUMENTO DO DIA

Rui Rio

Quando um político afirma que o Norte está à beira de se revoltar mais não está do que apelar à revolta para com isso obter ganhos políticos a troco de proveitos económicos para os seus eleitores. Este é um discurso mais próprio de um líder de uma claque de futebol do que de um político com responsabilidades de quem muitos diziam que iria ser um primeiro-ministro. Parece que adiada a possibilidade de voos políticos a nível nacional Rui Rio radicaliza o discurso regionalista, evidenciando um total desprezo pelo conjunto do país e explorando velhas tricas alimentada por políticos pobres do Porto.

«As pessoas do Norte estão à beira de se poder revoltar a sério." O alerta foi ontem dado pelo presidente da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio, que apelou ao chumbo dos chips no Parlamento para "acalmar" a situação das Scut.

"Este tratamento discriminatório é, em minha opinião e pela leitura política que faço, muito perigoso para o Governo", sublinhou Rui Rio à saída de uma reunião com várias entidades, com quem analisou a introdução de portagens nas Scut. O também autarca da Câmara do Porto manifestou-se, porém, confiante de que, na quinta-feira, o Parlamento aprovará um dos vários projectos de lei da Oposição que visam revogar os diplomas reguladores do dispositivo electrónico de matrícula. » [CM]

NO MUNDIAL DE FUTEBOL

Mau dia para as equipas africanas, as selecções da Nigéria, da África do Sul e da França foram eliminadas.

PARA QUEM JOGA A SELECÇÃO NACIONAL

Alguém deveria explicar a Carlos Queiroz que a sua selecção representa Portugal e não lhe cabe dizer que os jogadores jogam para quem os apoiou sempre e não para os "outros". Os outros são tão portugueses como ele, usam a mesma bandeira e quer gostem ou não de Queiroz, quer acreditem ou não na selecção, enquanto esta for a selecção nacional e não apenas a equipa dos empregados da Federação Portuguesa de Futebol também joga para ele.

É tempo de Carlos Queiroz se deixar a sua arrogância, ele está a ser pago pelo trabalho que faz e nada mais, quanto a quem representa a selecção não é a um mero empregado da Federação que compete decidir.

SCUTS: CONCORDO COM O PSD

Que se eliminem todas as SCUT, quem usa que pague.

"ESCREVA AO PRESIDENTE"- CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

A mensagem enviada por um visitantes d'O Jumento ao Presidente da República através da secção "escreva do Presidente" do site da Presidências da República:

«Senhor Presidente da República

Espantei-me ao ler, na mensagem de condolências que enviou à família de José Saramago, a sua opinião de que este foi “justamente galardoado com o Prémio Nobel da Literatura”. Partilhando eu embora dessa opinião, decorre a minha espantação do facto de V. Ex.ª ter chefiado um Governo que decidiu não ser o mesmo Saramago sequer digno de concorrer a um prémio europeu, quanto mais a um prémio de âmbito mundial, como certamente concordará ser o caso do Nobel.

Espantado fiquei ainda com a sua afirmação de que a “vasta obra literária [de José Saramago] deve ser lida e conhecida pelas gerações futuras”. Advém esta minha segunda espantação de ter ouvido não há muito tempo da sua boca (julgo que a propósito da polémica sobre “Caim”) a sorridente declaração de que já tentara ler o “Memorial do Convento”, mas não tinha sequer conseguido chegar ao fim! E a deliciosa malícia da expressão fisionómica que V. EX.ª fez questão de exibir transmitia com clareza às “gerações futuras” o enfado que lhe provocara a corajosa tentativa e quão intragável seria, no seu apurado sentido crítico, a “vasta obra literária” de Saramago. A aparente contradição será talvez explicada pelo facto de V. Ex.ª não pertencer, comprovadamente, às “gerações futuras”, escapando, assim, à patriótica obrigação.

No meu caso, em contexto semelhante, eu teria vergonha de enviar um telegrama de condolências como o que V. Ex.ª enviou. E teria ainda mais vergonha de o publicitar, não podendo deixar de imaginar os sorrisos e comentários irónicos que tal publicidade despertaria.

Mas isso sou eu, talvez porque um porventura patológico optimismo me leve a acreditar que os meus prezados concidadãos não emburricaram ainda completamente.

Em alternativa, o que acima recordo não aconteceu e eu fui vítima de rapto por extraterrestres, que me implantaram cirurgicamente um conjunto de falsas memórias imerecidamente desprimorosas para V. Ex.ª. Ou então serei eu próprio um extraterrestre, com dificuldade em entender a complexidade dialéctica, trialéctica, ou mesmo polialéctica, dos terráqueos que povoam este quintal.

Os meus melhores cumprimentos.

JBC»

CAVACO VAI RECANDIDATAR-SE

Ninguém tem dúvidas de que Cavaco quer recandidatar-se, se o pudesse até o faria mais vezes, mas o passado mostra que Cavaco é um calculista que gosta de ter o controlo da situação, só se recanditará quando estiver seguro da vitória e até lá tentará usar o cargo em proveito da sua imagem, mesmo que isso implique cometer erros até porque esses erros teria maior amplitude se já tivesse assumido a candidatura, enquanto não anunciar a sua candidatura estará melhor resguardado pela dignidade da instituição PR para a qual pouco ou nada tem contribuído, antes pelo contrário.

Esperemos por sondagens seguras, só nessa altura e se as sondagens lhe forem favoráveis assumir-se-á como candidato, até lá usa o seu estatuto, enquanto os seus assessores e amigos desdobram-se em manobras de bastidores para impedir uma segunda candidatura à direita, por outras palavras, para secar, tal eucalipto, tudo o que possa nascer à sua volta.

Por falar em amigos, por onde andará Dias Loureiro?

A DOR DE CORNO

A dor de corno da família Silva por cauda da relação entre o meio cultural e a família Soares, desvantagem que o agora desavindo Santana Lopes (que foi para secretário de Estado da Cultura depois de a sua iniciativa como agricultor ter resultado em falência) tentou corrigir com subsídios ao teatro de revista, começa agora a compreender-se.

Quem é o homem de cultura deste país que admira alguém que não interrompe um cozido das Furnas para prestar homenagem a Saramago?

DESTA VEZ O MEXILHÃO NÃO SE LIXOU

A barragem fica por construir porque foi encontrada uma espécie de mexilhão protegida pela UE, ainda bem, protegemos a biodiversidade e daqui a uns tempos poderemos comer mexilhão num jantar romântico à luz de velas.

O mais divertido neste caso é que o mexilhão tem nome, chama-se Pina Moura, o grande economista e gestor português que foi para administrador da Iberdrola depois de ter sido ministro das Finanças.

O LUGAR NA HISTÓRIA DE CAVACO SILVA

«Na sexta-feira, morreu um português que, esse sim, tem destaque assegurado na História. José Saramago, comunista, de uma ideologia derrotada no tempo em que Cavaco celebrava as suas maiores vitórias, ganhou, contra todas as probabilidades culturais, políticas e ideológicas dos tempos que viveu, um Prémio Nobel da Literatura, coisa única no nosso país.

Cavaco Silva parece não gostar de José Saramago, não sei. Sei que, para além de obrigações minimalistas como Presidente da República, nada fez para homenagear o escritor, apesar do enorme impacto nacional e internacional que teve a sua morte. Como homem, Cavaco está no seu pleníssimo direito. Como Chefe do Estado, como sempre acontece às figuras menores, não percebeu ou não quis aceitar o seu lugar na História.» [DN]

Parecer:

Por Luís Tadeu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A TELENOVELA DESTA TARDE

«Carlos Alberto Parreira é um homem a quem acontecem coisas extraordinárias. O treinador da África do Sul era durante o Mundial de Espanha, em 1982, treinador do Koweit que, na fase de grupos, jogava contra a França, em Valladolid. Os franceses marcaram um golo, o árbitro validou. Então, ouviram-se gritos da tribuna. Era o xeque Fahid Al-Sabah, o patrão do futebol koweitiano. Acenava para os jogadores abandonarem o campo e, como eles hesitassem, correu o que lhe permitiam a disdasha e o turbante, entrou no relvado e foi falar com o árbitro. Era o xeque, era a FIFA que tinha de se expandir para os países árabes e o golo foi anulado. Dessa vez, o jovem treinador Parreira estava do lado dos que ameaçaram abandonar. Agora, é a equipa contrária que pode não pôr os pés em campo, hoje, no África do Sul-França. Cena dos últimos capítulos franceses: um jogador insultou o treinador no vestiário, o insulto fez manchete no jornal L'Équipe, o jogador foi expulso, os colegas partiram à caça do "traidor" que contou o incidente, fez-se greve aos treinos e, agora, a França (a outra, não a equipa) já pergunta: e se ela (a França, a equipa) não entra em campo? Se não entra em campo, é irradiada por vários anos e, por exemplo, perde a organização do Europeu de 2016. Uma dúzia de tolos pensam-se xeques e não são.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MEMÓRIA

«Quiseram entretanto as artes do destino que no mesmo dia da morte de Saramago, o Grupo Parlamentar do PS admitisse como sérias as proposta de duas suas deputadas (nenhuma socialista) em alterar o nosso elenco de feriados, propondo a abolição de algumas celebrações históricas e religiosas e a alteração de algumas datas para a segunda-feira seguinte (caso as mesmas caiam num fim-de-semana).

Parece-me um absurdo, um crime de lesa-pátria, a eliminação de qualquer feriado civil. Eles existem porque o simbolismo da sua celebração consagra a existência activa de um Povo na construção da sua identidade. É esse o significado do 1 de Dezembro, do 1ª de Maio, do 25 de Abril ou do 5 de Outubro. Retirá-los das suas datas primordiais é reconhecer a insignificância das mesmas, que existem nesses dias porque homens e mulheres assim o decidiram.» [DE]

Parecer:

José Reis Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O PRESIDENTE NÃO TEM ESPÍRITO

«José Saramago será sempre recordado pela sua obra, a melhor homenagem que se pode prestar ao Nobel português é ler os seus livros. Mas que enorme lugar-comum disseram os que ontem quiseram escapar ao incómodo da pergunta sobre a ausência do Presidente da República ou fingir que o assunto era pequeno, irritante e irrelevante no meio da enorme tristeza causada pela morte do Nobel português.

É verdade, provavelmente a decisão de Cavaco não incomodou os amigos do escritor, provavelmente a família de Saramago até agradeceu não ter de, numa hora difícil, cumprimentar o chefe de Estado, aquele que em 1991 vetou "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" ao Prémio Literário Europeu. E também não deixa de ser verdade que ler e compreender os livros de Saramago, as suas histórias e personagens é, para os que acreditam na superioridade da literatura como instrumento da memória perdurável, o melhor tributo que se pode prestar a um grande escritor.» [i]

Parecer:

Por Sílvia de Oliveira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A CULPA DA DERROTA DE ESPANHA FRENTE À SUÍÇA FOI DA NAMORADA DO GUARDA-REDES

«Após a derrota da Espanha no jogo de estreia do mundial, os adeptos espanhóis acusaram Sara Carbonero, namorada de Iker Casillas, de ter distraído o guarda-redes na jogada do golo que deu a vitória aos suíços.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", Sara Carbonero, jornalista desportiva e namorada do guarda-redes da selecção espanhola, Iker Casillas, foi considerada culpada pelos adeptos espanhóis pela surpreendente derrota dos campeões europeus frente à Suíça (0-1) no seu jogo de estreia no mundial da África do Sul.

A acusação ficou a dever-se ao facto da jornalista da Telecinco ter estado a fazer a reportagem do jogo atrás da baliza de Espanha, a poucos metros de Casillas, o que segundo os adeptos terá desconcentrado o namorado no lance do golo.» [DN]

Parecer:

Que a rapariga é um grande golaço lá isso é, mas o Iker é que podia evitar que fossem na sua própria baliza.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

PSD PRESSIONADO PARA APROVAR OS CHIPS NOS AUTOMÓVEIS

«O Governo está a negociar com a bancada do PSD uma solução para para que os sociais-democratas não inviabilizem os chips nos automóveis, apurou o DN de fonte governamental. Sem esse acordo político, o Governo teria em mãos um grave problema - é que sem esses chips (semelhantes, na última versão do Governo, aos identificadores da Via Verde) não há como cobrar portagens nas antigas Scut já a partir de dia 1 de Julho - uma medida, aliás, aprovada no PEC2, com o apoio do PSD.

O objectivo do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, é evitar a "coligação negativa" que se começava a desenhar no Parlamento para revogar os identificadores. Em vez de um redondo não, o PSD aceita agora negociar, exigindo em troca que não haverá controlo da localização dos automóveis para fins que coloquem em causa a privacidade dos cidadãos. Os sociais-democratas acreditam que a nova versão do identificador, deixado cair o chip da matrícula, permite maior protecção do utilizador. PSD e Governo têm, agora, dois dias para chegar a acordo (a revogação é votada na AR quinta-feira), querendo os sociais-democratas também que sejam garantidas outras alternativas de pagamento (e que o chip não seja obrigatório). » [DN]

Parecer:

Não entendo esta birra contra os chips.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se que roubem o carro a um dos opositores ou que tenha um acidente com um carro sem seguro que mudam logo de opinião.»

QUEM DISSE QUE SÓ PORTUGUAL TINHA AUMENTADO OS IMPOSTOS

«O novo responsável das Finanças avançou desde logo com novas previsões de crescimento. No próximo ano a economia britânica deve crescer 2,3% (em vez de 2,6%). Para 2012 a previsão mantém-se em 2,8% e para 2013 é revista em alta, de 2,8 para 2,9%. O mesmo acontece no exercício de 2014, onde a estimativa passa de 2,6 para 2,7%.

Contudo, este progresso será feito sobretudo por cortes na despesa, mas também através de aumento de impostos. Mas não é para todos. Os impostos sobre os lucros das empresas vão descer em um ponto percentual nos próximos quatro anos até 24% numa tentativa de reforçar a competitividade da economia britânica. "Este é o orçamento inevitável", disse Osborne, que espera ter as contas equilibradas até 2015.» [Diário Económico]

Parecer:

Ainda por cima um governo de direita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Paulo Portas.»

PSD QUER ACABAR COM SAÚDE E EDUCAÇÃO GRATUITAS

«Acabar com um Estado "que enfia pela goela abaixo [dos portugueses] o social que cada Governo quer" continua a ser a pedra-de-toque do projecto de revisão constitucional que o PSD está a ultimar. Pedro Passos Coelho não desiste da ideia de acabar com a garantia constitucional de que a Educação e a Saúde são tendencialmente gratuitas e suportadas pelo Estado quando, na prática, são cada vez mais os portugueses que, para usufruírem estes serviços, acabam por recorrer a privados. No fim de linha do raciocínio político do líder do PSD está um país onde é possível um português escolher entre uma escola pública ou privada, um hospital público ou um privado, não tendo, para isso, que pagar duas vezes: através de impostos para os serviços públicos e de taxas de acesso quando os serviços são privados. "O fim da Educação e da Saúde tendencialmente gratuitas não significa que o acesso a estes serviços será deteriorado, antes pelo contrário", garante ao Diário Económico fonte da direcção do PSD.» [DE]

Parecer:

Concordo com o fim das borlas ainda que receie que Pedro Passos Coelho esteja mais preocupado em dar negócio a "amigos" do que com os bons princípios.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

GRANDE MACÁRIO

«Faltas injustificadas, processos disciplinares e quebra no vencimento é o que pode acontecer aos funcionários da Câmara de Faro que fazem pausas para café demasiados prolongadas, disse à agência Lusa o presidente, Macário Correia.

O presidente da Câmara de Faro assinou recentemente um despacho interno alertando os funcionários para que se fossem detetadas pausas para café demasiado longas o facto seria tratado como uma “falta injustificado”, uma sanção com consequências disciplinares que pode levar à quebra de vencimento.» [i]

Parecer:

Tenho saudades dos julgamentos de Macário quando era um pequeno candidato a líder da extrema-esquerda. Mais tarde, já na pele de governante do PSD disse que beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro. Agora embirra com o café. Enfim, um político que sofre de nanismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

LES BEAUX ESPRITS SE RENCONTRET

O feliz comentário do Câmara Corporativa a esta sessão de explicação do absurdo, um sindicato que trinta anos depois de se viver em democracia ainda se tenta justificar.

ANDREW STARCHENKO

DINNER FOR ONE