quinta-feira, junho 24, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Magistrado (desconhecido) do processo de Manuela Moura Guedes contra Sócrates

Não sei quem é o magistrado que tem o processo de Manuela Moura Guedes contra Sócrates mas acho que está de parabéns e no meio de uma justiça tão lenta até merece ser nomeado para uma condecoração presidência. A rapidez com que este processo andou é exemplar, até diria mesmo que é notável, foi tão rápido que o país arrisca-se a ver a acusação formulada muito antes de saber as conclusões do caso Freeport. Enfim, no meio de uma jusiça lenta. lerda e miserável é bom saber que há procuradores exemplares, que se desunham a trabalhar para que a justiça seja célere como todos desejamos.

A MERDA DA JUSTIÇA PORTUGUESA

O MP tem milhares de processos em que nem sequer mexe, de pouco serve um cidadão comum apresentar uma queixa a não ser para perder tempo, dinheiro e paciência, mas para dar continuidade a uma queixa de Manuela Moura Guedes já foi rápida e eficaz, o Ministério Público não perdeu tempo a pedir o levantamento da imunidade a José Sócrates.

Infelizmente o Ministério Público é uma instituição em auto-gestão e se estiverem em causa ataques a Sócrates até beneficia da protecção do sindicato do senhor Palma e dos jornalistas, se for necessário até vai alguém a Belém fazer queixas.

Mesmo assim faço uma pergunta ao Procurador-Geral da República: quantos processos existem no Ministério Público que deram entrada antes da queixa mediática de Manuela Moura Guedes e que ainda não foram alvo de qualquer acto ou preocupação por parte dos magistrados? Apostos que são milhares e que uma boa parte dele, alguns com mais matéria que o da jornalista, serão arquivados a "aguardar melhor prova".

Como é que este país pode confiar na justiça, temos apenas justiceiros e mesmo assim incompetentes, como se tem visto no caso Freeport que nunca mais concluem nem sabem como concluí-lo.

É CURIOSO

O=s muitos comentadores e jornalistas que se queixavam dos processos de José Sócrates contra jornalistas estão agora calados em relação ao processo idiota movido por Manuela Moura Guedes contra José Sócrates.

HIPOCRISIA

Os mesmso deputados que se divertiram com a leitura das escutas feitas ilegalmente a Sócrates e que nunca abriram a boca contra a violação do direito do primeiro-ministro à privacidade estão agora muito preocupados com a devassa da privacidade que pode resultar da utilização dos chips.

O CERTO E O ERRADO

«Um jornal escreveu, em editorial, sobre José Saramago: "Esteve, muitas vezes, do lado errado da História." Infere-se, deste duro juízo moral, que o feliz editorialista conhece o lado certo da História, e que ele próprio se situa, intrepidamente, nesse lado. E que é o lado certo ou errado da História? O lado certo será límpido e asseadíssimo; o errado, por antinomia, sujo, abjecto, torpe.

O simplismo da afirmação retém, em si, a totalidade das ideias feitas; e a estrutura do conceito é reveladora da preguiça mental, invariavelmente associada à atracção exercida pelos "vencedores" da História sobre aqueles cujo horizonte de valores é unívoco e maniqueísta. Claro que a frase do editorialista autoriza-nos, pelas razões expostas, a considerá-la uma parvoíce. Até porque se entende, com clareza, o que, verdadeiramente, ele deseja atingir.

Que é um "vencedor" da História? Thiers, o carniceiro dos comunards? E estes serão, mesmo, os "vencidos"? Franco foi o "vencedor" da Guerra Civil em Espanha?; Pinochet foi-o, no Chile?; e Videla na Argentina? As interpretações clássicas conduzem, habitualmente, a concessões ao que convém dizer. E o que convém dizer, nesta como em outras matérias afins, faz parte da "submissão" a um particular modelo de pensamento.» [DN]

Parecer:

Baptista BAstos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CRENÇAS E FUNERAIS

«N s imagens do funeral de Saramago senti uma incómoda sensação de déjà-vu. Ouvi os panegíricos de ocasião, reparei na tristeza de alguns e enfadei--me com o ar funcional de basbaque de muitos. O que mais me impressionou foi o sentido devoto que impregnou quase todos os discursos, que se percebia no vigor e tempo das palmas e que se derramava nas declarações populares que ostentavam um fervor mais típico de quem gosta de exibir os joelhos roçados no Santuário de Fátima do que em experimentar a mágoa da partida de um escritor.

Transbordava-me a memória de funerais com impressões idênticas, sobretudo os de Álvaro Cunhal e da irmã Lúcia. Neles, a mesma significação asfixiante, quase canonizada, beata e absoluta, na sublimação das presumidas virtudes de quem se finou. » [DN]

Parecer:

às vezes apetece-me mandar um colunista à 'bardamerda', é o caso de Carlos Abreuy Amorim.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Arquive-se.»

RUSSOS DÃO GÁS À DEMOCRACIA

«Viram o Presidente russo, Dmitri Medvedev, em democracia directíssima? Ele trouxe cada russo, todos os russos, para o Kremlin. Uma secretária imponente e, de um lado, Medvedev, e do outro Alexei Miller, presidente da Gazprom, a maior empresa russa e maior exportadora mundial de gás. E, na reunião, o russo comum, qualquer um, bastando-lhe ter um televisor. Miller conta que esteve com os bielorrussos e fala disso como em conversa. O Presidente escuta como se ouvisse pela primeira vez. Um e outro ainda com as hesitações e tom emproado dos maus actores, mas aposto que, amanhã, vão ganhar traquejo na encenação. Miller diz que os bielorrussos querem pagar com máquinas o gás que importam da Rússia. O Presidente, industriado sobre as fórmulas populares convencerem melhor, diz: "Não podem pagar com bolos!" E Miller, como se tivesse acabado de compreender a ordem: "A partir de amanhã a Gazprom corta os fornecimentos." Em Novgorod ou em Smolensk, qualquer Nikolai ou Serguei ficaram convencidos de ter participado, em tempo real, numa decisão planetária. Se exportámos a democracia para a Rússia, suspeito que ela nos vá devolvê-la à maneira da Endemol. Tudo real, tudo espectáculo. Com bolos enganam-se os tolos. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

SÓ A SI O DEVE

«Para nosso infortúnio, pelo menos para o meu, a morte do escritor e prémio Nobel José Saramago veio trazer a lume mais uma vez as fragilidades e inabilidades politicas do actual presidente da república, prof. Cavaco e Silva.

Não é a primeira vez que o país fica perplexo, não todos, é certo, mas muitos portugueses ficaram, com as tomadas de decisão do PR. Para reavivar a memória colectiva, porque há quem diga que a nossa, em particular, é fraca. A primeira vez, aquando da alteração legislativa do estatutos dos Açores, fez parar o país, está a fazer quase um ano, com aquela enigmática declaração feita aos portugueses. A segunda vez, fora a forma como geriu o silêncio ensurdecedor sobre a alegada vigilância ao palácio de Belém, feita por um órgão do policia criminal a mando do Governo. A última, fora a justificação mirabolante que arranjou para não vetar politicamente a Lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Na verdade, não escrevo esta crónica para fazer a defesa dos méritos ou deméritos do Nobel da literatura. O meu conhecimento sobre literatura não me permite fazer nenhum tipo de juízo. Porém, do pouco que li do escritor, gostei. Agora não posso deixar de reconhecer que, o contributo dado pelo José Saramago, à cultura e, em particular à literatura portuguesa, é inestimável e inquestionável.

Pelas razões aqui aduzidas, qualquer cidadão constituído de bom senso concluirá que o escritor José Saramago é uma personalidade portuguesa incontornável e devemos estar todos reconhecidos pelo contributo dado por ele na projecção da nossa cultura no mundo inteiro.

Por isso, sem tibiezas e eufemismos baratos, o Presidente da República Portuguesa, por força de imperativo constitucional, é o máximo representante da nação. Mais, jurou a constituição aquando da sua posse. Por isso, era seu dever, como presidente da república, ter estado no funeral do Nobel José Saramago. Não esteve.

Resta-me perguntar por que é não esteve. Se foram razões pessoais que motivaram a sua ausência, não pode ser chefe de Estado. Se outras houve, ficámos sem as perceber. Temo, por isso, que o actual chefe de Estado irá ser o primeiro a não ser reeleito. Se isso suceder, só a si o deve.» [Diana]

Parecer:

Por José Policarpo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se..»

O PAÍS É GOVERNADO POR UMA COLIGAÇÃO DE PROCURADORES E JORNAIS

«"O País é governado por uma coligação entre alguns procuradores da República e alguns jornais", denuncia Henrique Granadeiro. " É uma verificação. Sei muito bem como as coisas são cozinhadas". A denúncia parece dirigir-se ao "caso TVI" e à sua evolução para a "Face Oculta", que, aliás, levaram Granadeiro à Comissão Parlamentar de Inquérito que acaba de encerrar.

O próprio Granadeiro, recorde-se, repudiou há dias notícias de jornais que o davam como citado em conversas escutadas no processo. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Quem o diz é Henrique Granadeiro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao conhecido latifundiário alentejano.»

NÃO SER PAGOS PRÉMIOS DE GESTÃO NA FUNÇÃO PÚBLICA

«O ministro das Finanças reconheceu hoje que o pagamento de prémios de gestão na Função Pública deverá ser cancelado enquanto persistirem as restrições orçamentais nos próximos anos.

Numa audição que decorre esta manhã no Parlamento, Teixeira dos Santos adiantou que “no que se refere à atribuição de prémios que resultem de natureza discricionária da gestão, teremos nessa área que nos confrontar com as condições orçamentais que prevalecerem”.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

O problema é que não sei a que prémios se refere o ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um esclarecimento.»

PALHAÇADA JUDICIAL

«OTribunal de Instrução Criminal de Lisboa enviou uma carta à Assembleia da República a pedir o levantamento da imunidade parlamentar do primeiro-ministro José Sócrates para responder num processo-crime que lhe foi colocado pela jornalista Manuela Moura Guedes.» [CM]

Parecer:

Depois da violação do segredo de justiça o "império contra-ataca" com processos judiciais da treta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

VÃO PEDIR AOS SÓCRATES QUE LEVANTE A SUA IMUNIDADE

«A Comissão Parlamentar de Ética deliberou hoje que o tribunal terá de pedir directamente ao primeiro ministro o levantamento da sua imunidade na sequência do processo crime interposto pela jornalista Manuela Moura Guedes.

A posição foi transmitida aos jornalistas pelo presidente da Comissão Parlamentar de Ética, o social democrata Marques Guedes, e foi tomada com o acordo de todos os deputados presentes na reunião, que decorreu à porta fechada.

"Pelos documentos enviados pelo tribunal à Assembleia da República, estamos ainda numa fase de inquérito, não há nenhuma acusação definitiva e não é solicitada minimamente a detenção do senhor engenheiro José Sócrates. Como tal, nesta fase, a Assembleia da República não tem de se pronunciar sobre este processo", frisou Marques Guedes.» [Diário de Notícias]

Parecer:

Só se for doido, eu até acho que todos os portugueses deveriam beneficiar de imunidade em relação ao casal Moniz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mais uma gargalhada, depois de se darem os parabéns ao Ministério Público pela sua repentina celeridade e aposte-se como este processo será concluído antes do caso Freeport.»

"IRONIA DA HISTÓRIA"

«O primeiro-ministro, José Sócrates, escusou-se hoje, quarta-feira, a comentar o pedido de um tribunal de instrução criminal (TIC) ao Parlamento para o levantamento da sua imunidade, na sequência de uma queixa interposta pela jornalista Manuela Moura Guedes.

Em declarações aos jornalistas em Coimbra, José Sócrates considerou "uma ironia da história" o pedido enviado à Comissão Parlamentar de Ética - que o presidente da comissão entretanto já rejeitou, sustentanto caber "aos tribunais e não à Assembleia da República" pronunciar-se sobre o assunto.

"Era só o que me faltava agora ter que dedicar-me a esses comentários sobre processos por difamação. Como calculam não é matéria que me ocupe o espírito e espero que todos concordem comigo que isso não tem para mim nem para o país nenhuma relevância política", começou por afirmar.

E acrescentou: "Não deixa de ser uma ironia da história o facto de, depois de tudo o que se passou, ser eu o acusado de difamação".» [JN]

Parecer:

De facto a Manuela Moura Guedes é uma rapariga exemplar que tem direito a ser muito sensível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mais uma gargalhada.»

CHINÊS DE TRÊS ANOS VICIADO EM TABACO E CERVEJA

«Ya Wen é uma menina chinesa de três anos que fuma cerca de um maço de cigarros por dia e bebe cerveja. O comportamento aditivo da criança começou depois de ter sido atropelada por uma camioneta, no ano passado.

Segundo os seus familiares, Ya Wen mudou muito desde o acidente. Esteve em coma durante cinco dias no hospital, tendo sido tratada a múltiplas lesões graves.

Os pais da menina garantem que, desde que saiu do hospital, a sua personalidade alterou-se profundamente, tendo desenvolvido um comportamento aditivo em relação a cigarros e a cerveja. » [JN]

OIL IN THE GULF [boston.com]

TOMA