sábado, junho 26, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cacilheiro, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, pré-candidato às presidenciais

É cada vez mais evidente o conceito de cooperação estratégica de Cavaco Silva, quando o governo fica bem na fotografia, quando enfrenta dificuldades o presidente da república assume o estatuto de líder da oposição. Não sei se Sócrates se estava a referir directamente a Cavaco Silva quando criticou os arautos do pessimismo, mas a verdade é que se as empresas de rating considerassem apenas as declarações de Cavaco Silva o país já estaria "proibido" de se financiar no mercado de capitais.

Quem é honesto ou fala sempre verdade, como disse Cavaco Silva, não o precisa de afirmar e reafirmar sempre que está em dificuldades. De qualquer das formas mesmo que Cavaco seja muito honesto não conseguiu explicar aos portugueses como é que ganhou 100% num negócio de compra e venda de acções em que os preços foram fixados administrativamente por Oliveira e Costa. Até poderá falar sempre verdade mas as suas declarações acerca das suspeitas de que a Presidência da República estava sob escuta deixaram muitas dúvidas nos portugueses.

Cavaco Silva está cada vez mais em campanha eleitoral não assumida o que até pode ser bom, tendo a percepção de que está a ser visto com maior atenção tenderá a ser mais agressivo como vimos hoje, dando-se a conhecer. Só que pode poupar o país a declarações de honestidade, como a que fez hoje, ou as que fez em relação a Dias Loureiro ou quando (não) explicou os seus negócios no mercado de acções não cotadas.

ROBERTO JUMÉNEZ, O NOVO "GUARDA METAS" DO BENFICA

O QUE OS 22 DEVEM A PORTUGAL

«Esta tarde, reparem nos jogadores mais escuros, de Miguel a Maicon, passando por Liedson e Robinho. Nenhum usa pó-de-arroz! O porquê da exclamação? Eu conto: em 1914, Carlos Alberto, vago moreno, para jogar ao lado dos grã-finos e brancos do Fluminense, clube do Rio, usava aquele artifício para parecer igual aos colegas - e, ainda hoje, esse é o nome, "pó-de-arroz", lançado aos do Fluminense. Mero episódio? Não, era o costume do tempo. Em 1921, o Presidente brasileiro Epitácio Pessoa deu ordens para só haver brancos na equipa brasileira que ia jogar à Argentina. Sabem quando tudo mudou? Em 1922, o Vasco da Gama subiu ao campeonato principal - era o clube dos comerciantes portugueses do Rio de Janeiro. Clube dos Manuéis, vendendo bacalhau e usando tamanco, tá vendo? Pois, mas o primeiro clube a alinhar brancos, negros e mulatos. Já em 1904, o Vasco da Gama tinha eleito para presidente um tal Cândido José de Araújo, mulato: "Nunca tinha acontecido num clube desportivo brasileiro" (Histoire du Football au Brésil, de Michel Raspaud, livro lançado este mês em Paris). Um dia, o clube fez este anúncio: "Clube de Regatas Vasco da Gama - um clube tão preto e branco quanto o Brasil". Portugal há muitos, o meu é este, o do Vasco da Gama e o do Coluna em 66. Sem pó--de-arroz. Por isso, olho antes de o jogo começar e vejo que estou a ganhar. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HÁ MAIS 600 NOVOS "MILIONÁRIOS"

«A crise em que mergulhou o País durante o ano passado não impediu que a lista de portugueses com uma fortuna avaliada em mais de um milhão de dólares (815 mil euros) ganhasse 600 novos nomes. De acordo com o estudo World Wealth Report 2009, elaborado em conjunto pela Capgemini e Merrill Lynch, no final de 2009 havia em Portugal um total de 11 mil milionários, um número que representa um crescimento de 5,5% face aos 10 400 milionários registados no relatório de 2008.

Segundo o relatório da Capgemini e Merrill Lynch - que exclui da contabilização do património as casas e restantes bens consumíveis -, a subida do número de milionários em Portugal foi alimentada pelo aumento dos preços do imobiliário (em 0,2%) e pela forte descida das taxas de juro. Outro factor apontado no World Wealth Report para o crescimento de mais de 5% no número de milionários portugueses foi a valorização da Bolsa portuguesa, que cresceu 33,5% em relação a 2008. A valorização de muitos títulos - principalmente no terceiro trimestre do ano, quando o PSI-20 valorizou 19,2% - terá contribuído fortemente para o crescimento de fortunas no País, salienta o estudo.» [DN]

Parecer:

Convenhamos que um milhão de dólares já não torna ninguém milionário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Analise-se.»

CAVACO AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE CONSTITUCIONALIDADE DO AUMENTO DO IRS

«Cavaco Silva confessou ontem ter pedido "pareceres jurídicos" sobre as leis do PEC aprovadas no Parlamento. O Presidente quer, apurou o DN, tirar a limpo se há ou não inconstitucionalidade na sobretaxa do IRS. Só depois de tirar as dúvidas, e de juntar à análise jurídica a económica e a política, é que o Presidente vai anunciar o que fará com a lei.

Numa declaração incomum, Cavaco revelou que os diplomas chegaram a Belém na terça-feira. O Presidente tem oito dias para pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva dos projectos. Se o fizer, abrirá a porta ao veto.» [DN]

Parecer:

É aquilo a que se chama cooperação estratégica, primeira pressiona para que haja acordo nas medidas e depois arma-se em bonzinho junto dos que são contra.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Contem-se os dias até às eleições presidenciais.»

CAVACO QUER VER DECISÕES AVALIADAS EM FUNÇÃO DA COMPETITIVIDADE

«O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje "urgente que toda a política pública seja avaliada" em função da competitividade externa das empresas, encaminhando o financiamento para sectores capazes de contribuir para a "recuperação económica sustentável do país".

"Na situação em que nós nos encontramos parece-me urgente que toda a política pública seja avaliada em termos do seu efeito sobre a competitividade externa das empresas", começou por afirmar o Chefe de Estado, perante uma plateia de jovens empresários, no final do primeiro dia do seu V Roteiro para a Juventude. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

É uma pena que não tenha seguido este critério quando foi primeiro-ministro ou ainda antes, poderia, por exemplo, começar por avaliar a revalorização do escudo quendo era ministro das Finanças.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso amarelo.»

REGRESSO MASSIVO A ESPANHA DE DINHEIRO COLOCADO EM OFF-SHORES

«A administração fiscal espanhola espera a maior regularização de dinheiro da democracia. O processo desencadeado pela revelação das contas da filial suiça do HSBC levará à repatriação de um montante difícil de calcular, mas que segundo fontes ouvidas pelo jornal "Expansión" poderá chegar a quinze mil milhões de euros.

O processo é despoletado pela revelação de dados de até 1.500 clientes do HSBC, com três mil contas na Suiça no valor de seis mil milhões de euros, segundo dados da própria entidade.

Os clientes em causa deverão declarar à administração fiscal todo o montante em fundos no estrangeiro que está a salvo dos impostos espanhóis, em qualquer entidade ou jurisdição. A administração fiscal argumenta que é preferível regularizar a situação e escapar a uma investigação mais profunda.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

E por cá?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças.»

BÉLGICA: MAIS SUSPEITAS DE PEDOFILIA NAS SACRISTIAS

«Depois de várias acusações de menores contra padres por abuso sexual, a polícia belga revistou, na quinta-feira, a sede da Igreja católica em Malines, a norte de Bruxelas.

«A promotoria foi informada de acusações que denunciavam abusos contra menores cometidos por um determinado número de pessoas da Igreja», explicou à agência AFP um porta-voz da promotoria da capital, Jean-Marc Meilleur. » [Portugal Diário]

Parecer:

Parece que a pedofilia continua.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas investigações.»

EDDI GER

WWF

~~