terça-feira, junho 29, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

O "Deus me proteja" na Praia de Monte Gordo

JUMENTO DO DIA

Diogo Leite Campos

Diogo Leite Campos, vice-presidente do PSD, protesta por o fisco ter acesso à informação sobre a informação relativa aos juros de poupanças, questiona a legalidade, conclui que a DGCI não será capaz de tratar tanta informação. Quando questionado sobre se o PSD é contra a medida diz que fala em nome pessoal, enfim, vice-presidente, mas pouco.

«Questionado qual deverá, então, ser a posição do PSD caso esta medida seja submetida à Assembleia da República, Diogo Leite Campos disse não estar a falar em nome dos sociais democratas, mas reconheceu que "estranharia" se o partido a aprovasse.

"Mais uma vez o Governo apresenta medidas pouco pensadas, mal pensadas, demagógicas. É uma medida que não vai servir de nada", sublinhou.» [Jornal de Notícias]

A GENEROSIDADE DO RELVAS

Animado com as sondagens que davam ao PSD uma maioria quase presidencial o vice-presidente do PSD decidiu ter um gesto de generosidade para com o CDS garantindo a Paulo Porta que mesmo com maioria absoluta o PSD contava com ele para o governo. Afinal hoje são publicadas sondagens que dizem que PSD e CDS juntos ainda não alcançariam a maioria absoluta. Está explicada a generosidade do Relvas.

TEREI OUVIDO BEM?

Algumas personalidades como Diogo Leite Campos e o bastonário da Ordem dos TOC defendem que o acesso do fisco os juros das poupanças é inconstitucional. Isto é, saber o que se ganha com o trabalho está bem, mas saber o que se ganha com capital é que é um problema!

QUANTAS FLORES HÁ EM LISBOA?

Há uns meses atrás António Costa ficou surpreendido com a riqueza da biodiversidade em Lisboa, eu diria que apesar da actuação desastrosa da autarquia. Na ocasião da assinatura de um protocolo que visa aumentar a biodiversidade em 20% o Zé dizia aos jornalistas que na capital há cerca de 130 espécies vegetais identificadas. Isso significa que há muito que fazer na capital pois há muitas mais do 130 espécies vegetais.

Num ano mau que me impediu de fotografar muitos fins de semana, com muitas zonas verdes (parques e baldios) por visitar e outras, como a Tapada da Ajuda ou o Parque Florestal de Monsanto, devidamente visitadas já fotografei 236 flores selvagens diferentes, fotografei-as nos mais diversos locais da cidade, algumas delas em paredes ou entre pedras da calçada.

Para além de prosseguir este trabalho de busca irei ter o problema de as identificar o que nalguns casos obriga-me a esperar pelo próximo ano para voltar a encontrá-las pois os elementos fornecidos pelas fotografia são insuficiente para uma identificação rigorosa, noutros casos para melhorar a qualidade das fotografias.

BASE ZERO

«Bastaram uns pontinhos em sondagens para que sintam que já ganharam as eleições. Tão estranho e ficcional optimismo só a crise o explica.

E não faltam propostas de reformas, na Constituição, na Saúde, na Educação e até na política orçamental. Algumas tão caricatas, como a substituição da República pela Democracia, caem por si. Outras entendem que num sistema social universal cabe aos privados fornecer serviços e ao Estado pagá-los. O desconhecimento de conceitos básicos da economia de mercado, como risco moral, selecção adversa, ignorância do consumidor, indução da procura pela oferta, segmentação da procura, tudo mecanismos de distorção do mercado, fatais para a economia pública, levam os novos ricos do liberalismo económico a incautas arremetidas. Dando razão aos que pensam que se está apenas a preparar a liquidação do SNS com a anestesia da livre escolha. Recomenda-se uma viagem até ao Reino Unido, para lições de economia de saúde, a cargo dos amigos conservadores ou liberais.» [DE]

Parecer:

Por Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

31% DAS FAMÍLIAS NO LIMIAR DA POBREZA

«Não são pobres porque ainda têm emprego, mas sentem muitas dificuldades em pagar as despesas correntes. Têm mais qualificações que os pais, mas socialmente estão em curva descendente. As "famílias-sanduíche" encontram-se no limiar da pobreza e já representam 31% dos agregados portugueses.

Um estudo da Tese – Associação para o desenvolvimento, coordenado pelo Centro de Estudos Territoriais do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) revela que 31% das famílias portugueses se enquadra no escalão imediatamente acima do limiar da pobreza.

No estudo, cujas conclusões foram hoje noticiadas pelo jornal 'Público', estes agregados são classificados como “famílias-sanduíche”: ganham entre 379 e 799 euros, o escalão acima do limiar da pobreza, o que as impossibilita de beneficiarem de apoios sociais; mas têm filhos a seu cargo e têm de 'esticar' os rendimentos para conseguirem chegar ao final de cada mês.» [DN]

Parecer:

O problema não é novo mas os nossos estudiosos estão mais preocupados com as estatísticas e os estudos sociológicos do que em encontrar soluções.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Discuta-se o problema na perspectiva da sua solução.»

AFINAL ESTAVA VIVA

«Segundo noticiou o JN, tudo terá começado quando uma enfermeira comunicou a morte da octogenária ao seu filho que estranhara encontrá-la gelada na cama da unidade. O familiar regressou a casa, em Rio Meão, com a má notícia e iniciaram-se os preparativos das cerimónias fúnebres de Adélia Reis, 82 anos, para o dia seguinte. Foi quando o agente funerário quis a obter a certidão de óbito junto do hospital, se percebeu que a falecida, afinal, era outra senhora internada no quarto ao lado na cirurgia geral.» [DN]

Parecer:

Acontece.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SONFAGEM PARA AS PRESIDENCIAIS

«A meio ano do fim da corrida para o Palácio de Belém, Cavaco Silva e Manuel Alegre encontram-se na mesma posição em que terminaram a disputa eleitoral de Janeiro de 2006.

De acordo com a sondagem da Universidade Católica para DN, JN, RTP e Antena 1, metade dos portugueses diz que Cavaco parece ser o melhor para ocupar o cargo de Presidente e 19% julgam que Alegre é o homem indicado para o lugar de Chefe do Estado.

Os resultados das respostas à pergunta sobre quem é o melhor presidente (diferente da intenção de voto) são praticamente iguais àqueles obtidos por Cavaco e Alegre nas últimas presidenciais: o actual presidente foi eleito à primeira volta com 50,59% dos votos, o poeta ficou-se pelos 20,72%.» [DN]

Parecer:

A crer nestas sondagem o apoio do PS de nada valerá a Alegre o que significa que o problema é mesmo o candidato

Despacho do Director-Geral do. Palheiro: «Informe-se Manuel Alegre.»

CMVM TRAMA A TELEFÓNICA

«A CMVM considera imputáveis à Telefónica os votos associados à posição de 8% da PT que a operadora espanhola vendeu na semana passada e que estão no centro de uma acesa polémica.

Esta decisão deverá levar à exclusão destes votos da assembleia-geral da PT que terá lugar na quarta-feira, para decidir a venda da Vivo à Telefónica, por 6,5 mil milhões de euros.» [DE]

Parecer:

Bem feito, este truque da Telefónica não era aceitável.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à Telefónica que se deixe de golpes baixos e puxe os cordões à bolsa.»

CAVACO PROMULGA AUMENTOS DOS IMPOSTOS

«O Presidente da República já promulgou os diplomas que vão motivar um aumento generalizado dos impostos. Ainda assim, algumas normas terão de passar no crivo do Tribunal Constitucional.

Numa nota publicada no ‘site' da Presidência lê-se que tendo "em consideração a declarada urgência do Governo" e a "necessidade de contrariar a turbulência que tem afectado o mercado de da dívida pública portuguesa", Cavaco Silva decidiu aprovar "um conjunto de medidas adicionais de consolidação orçamental que visam reforçar e acelerar a redução do défice excessivo e o controlo do crescimento da dívida pública previstos no PEC".» [DE]

Parecer:

A dois dias da sua entrada em vigor...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco quais as conclusões dos pareceres sobre a constitucionalidade dos aumentos dos impostos que incomodou e quanto pagou por esses mesmos estudos.»

BANCA PORTUGUESA EM DIFICULDADES

«A banca portuguesa não tem liquidez, não tem onde ir buscar capital e vai ter cada vez mais dificuldade em conceder crédito. E o aviso é sério: se a banca nacional tiver de reforçar os capitais próprios, o quadro do sector e da economia portuguesa será negro.

O alerta foi feito em Bruxelas pelos líderes dos maiores bancos. Faria de Oliveira (CGD), Santos Ferreira (BCP), Ricardo Salgado (BES) e Fernando Ulrich (BPI) e o presidente da APB (Associação Portuguesa de Bancos), António de Sousa, estiveram reunidos há 15 dias com o comissário para o Mercado Interno, Michel Barnier, manifestando-se contra as novas regras de Basileia III e as alterações à CRD (directiva sobre capitais de instituições financeiras). Em causa estão as regras propostas para evitar nova crise, que vão obrigar as instituições a elevar capitais e a assegurar maior liquidez. Estas, a avançarem, vão asfixiar ainda mais o acesso português ao dinheiro.» [i]

Parecer:

Há dois anos enriquecia com lucros fáceis obtidos no crédito ao consumo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

JORNALISTAS DO "24 HORAS" NO DESEMPREGO

«O grupo Controlinveste vai avançar com um despedimento colectivo depois da decisão de encerrar o "24 Horas" e o gratuito "Global Notícias". A decisão da administração da Controlinveste foi hoje comunicada aos trabalhadores.

O "24 Horas", que conta com cerca de 50 jornalistas e gráficos, sairá quarta-feira, pela última vez, para as bancas, sendo que apenas dezena e meia desses quadros serão integrados em outras publicações do grupo, entre as quais o "Diário de Notícias".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Desta vez são os jornalistas a serem notícia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

SVETLANA ABZALOVA

CRUZ VERMELHA MEXICANA