sexta-feira, julho 23, 2010

Sai m ais um processo judicial para a mesa três!

Imaginem que se em vez de terem feito o teste do stress aos banco o tivessem feito aos nossos políticos, magistrados, jornalistas, comentadores (do tipo Marques Mendes) e outras personalidades da nossa praça, ou estou muito enganado ou deixariam de ter acesso ao crédito da opinião pública.

Sócrates devia ter-se retirado mas não se retirou, devia estar preso mas não está, devia ter sido demitido compulsivamente por ter promovido escutas a Cavaco mas não foi, devia ter cedido o lugar a outra personalidade do PS mas não cedeu, devia estar politicamente enterrado mas parece estar pronto para outra. A economia devia estar em recessão mas cresce, os bancos deviam estar sem acesso a recurso financeiros mas emprestam, a classe operária devia estar na lua em luta contra o PEC mas não está, os empresários deviam vir a público apoiar Passos Coelho mas hesitam.

Algo está errado, uma boa parte dos comentadores televisivos foram presidentes ou altos dirigentes do PSD, uma boa parte dos colunistas dos jornais já se imaginam em secretários de Estado, das três estações de televisão uma pertence ao n.º 1 do PSD, a outra ficou famosa pelas diatribes da família Moniz, e a terceira, que até é pública, parece a versão televisiva do Povo Livre, os jornais mais lidos (Sol, Expresso, Público e Correio da Manhã) já não sabem o que fazer para atingir Sócrates. Das duas uma, ou os portugueses só ligam a telenovelas e futebol ou fazem zapping para não os aturar.

Quer gostemos ou não de Sócrates a verdade é que o líder do PS saiu melhor do que a encomenda, tem resistido a tudo e a todos e ainda teve tempo para despachar e humilhar a grande sumidade do Bloco de Esquerda num debate televisivo ao ponto de quase o mandar para o sofá da psicóloga Joana Amaral Dias, hoje o ódio de Louçã e do Bloco a Sócrates deixou de ter que ver com diferenças ideológicas, é mais do foro da psiquiatria.

Sucedeu o mesmo com Manuela Ferreira Leite que pensou que surfando na vaga da crise financeira ia parar a São Bento, de facto foi para São Bento mas para uma cadeirinha ao lado de Pacheco Pereira numa das filas do fundo do hemiciclo parlamentar, em vez de ir a Belém todas as quintas-feiras para tomar um chazinho com Cavaco terá de se contentar com uns carapaus alimados da Dona Maria quando o rei faz anos, sim porque depois dos grandes prejuízos que a família Silva teve com os seus investimentos financeiros até nos carapaus é preciso poupar.

Agora que tudo estava sob rodas, com Relvas a estagiar como ministro da presidência, os Mellos a fazer contas aos ganhos na saúde, Passos Coelho a meditar sobre a diferença entre presidir a uma associação de estudantes e governar um país, Cavaco a ajudar o país confirmando acordos de Abril relativos aos pagamentos da dívida de Angola a empresas portuguesas, as coisas parece correrem mal. Nas SCUTS é o PSD que vai acabar por ter de pagar portagem, o projecto de revisão constitucional revelou-se um abrolho, a sua apresentação em Setembro equivale a festejar o Natal na Terça-Feira Gorda, a economia cresce, os banqueiros estão tranquilos, os investidores estão optimistas, os eleitores vão a banhos.

Passada a festa Pedro Passos Coelho a parecer-se a um balão murcho, começa a perder ar, está na hora de vir em socorro da direita, é tempo de aparecer mais um processo judicial, depois do Freeport e do Face Oculta resta-nos confiar na criatividade dos magistrados para escolherem um nome interessante. Sai mais um processo judicial para a mesa três!