domingo, julho 04, 2010

Semanada

Quando foi notícia a intenção da PT comprar a TVI a nossa direita, incluindo a residente em Belém ficou indignada com a possibilidade de deixar de contar com o tempo de antena que lhe era proporcionada pela família Moniz. Na ocasião o governo vetou a compra da TVI e todos ficaram descansados, ninguém questionou a existência da golden share e muito menos a legalidade. Agora que estava em causa o negócio com a Telefónica esqueceram-se do caso TVI e não foram poucos os que questionaram a golden share ou a legalidade do seu uso no negócio da Vivo, Cavaco Silva só pegou de empurrão e veios tomar posição dois dias depois, posição que nada diz pois limitou-se a reconhecer no governo a competência para interpretar o que se entende por defender o interesse nacional.

Sócrates já não se pode queixar de que se senete só na hora de puxar pelo país, com a “preciosa ajuda” de Cavaco lhe deu no caso da golden share já não está só, agora puxa pelo país e carrega com Cavaco Silva. Aliás, depois de Pedro Passos Coelho decidir andar a cobrar louros porque o governo vai reduzir o défice a 3% um ano antes do esperado além de puxar o país e carregar com Cavaco o primeiro-ministro parece que também terá de carregar com Pedro Passos Coelho. Nada mau para um José Sócrates cuja morte política muita gente vaticinou, até José Seguro foi para o Expresso assumir a sua intenção de candidatar à liderança do PS.

Quem não tem razões para se sentir só é Cavaco Silva, cada vez que Manuel Alegre inaugura uma sede interrompe as suas pescarias e reaparece para dizer algumas banalidades. Desta vez avisou Cavaco que isso da reeleição não são favas contadas, que alguma vez um presidente eleito perderá as eleições. Talvez tenha razão, mas um presidente eleito perder as eleições precisamente com o candidato que tinha derrotado é ainda mais difícil, tanto mais que se Cavaco tem vendo a perder votos à direita que nunca irão para Alegre, o mesmo já não se pode dizer do candidato Manuel Alegre que vai ter de comprar muito ketchup para ajudar muitos dos seus camaradas de partido a votarem nele.

Portugal perdeu nos oitavos de final do Mundial da África do Sul mas o país pode estar orgulhoso, a equipa fez um excelente campeonato, conseguiu bons resultados, o treinador revelou ser um dos melhores do mundo, o ambiente na equipa é excelente e foi uma excelente preparação para os jogos de apuramento do Europeu. Com um treinador tão científico como Carlos Queiroz, cujos planos de jogo até contemplam o nível de cansaço dos jogadores, Portugal é um forte candidato a não alcançar a fase final do europeu.