sexta-feira, julho 02, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Azulejos do Palácio dos Marqueses de Fronteira

JUMENTO DO DIA

Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência

Pedro Silva Pereira, em resposta ao PSD, diz que nenhuma força política portuguesa disse que o negócio era bom, argumento ridículo para justificar o veto a um negócio decidido pelos accionistas. Acontece que o governo também não explicou em que medida o veto defendeu o interesse nacional.

«Notou ainda Silva Pereira que a "posição do PSD contribui para um consenso político nacional sobre a forma como esta proposta surgiu", na noite anterior à assembleia-geral de accionistas da PT e concluiu que "não houve nenhuma força política em Portugal a dizer que o negócio era bom e devia ser feito".» [DE]

OPERA COMPANY OF PHILADELPHIA "FLASH BRINDISI" AT READING TERMINAL MARKET

FALTA DE CORAGEM

As posições de Sócrates e de Pedro Passos Coelho em relação às SCUT revela que os dois líderes partidários estão numa partida de jogo eleitoral em que cada um evita perder votos. Passos Coelho refugia-se na posição cómoda de é gratuito para todos ou para nenhum na esperança de que seja gratuito para todos ou, no caso inverso, seja Sócrates a suportar os custos. A maioria dos autarcas empenhados na revolta contra as portagens é do PSD e o que Passos Coelho pretende é que os seus eleitores beneficiem de borlas.

Sócrates está agarrado às promessas eleitorais generosas que fez e à própria história das SCUT que são uma invenção do governo de António Guterres.

Só que o futuro do país não pode depender de estratégias eleitorais ou de jogadas manhosas quando está em causa a estabilidade económica do país. Haja seriedade.

ASSIM NÃO GANHAMOS CARLOS!

COINCIDÊNCIAS

Depois de anos sem receber a Fenprof de Mário Nogueira o presidente da República recebeu Mário Nogueira no mesmo dia em que Maria de Lurdes Rodrigues lançava um livro com a presença de José Sócrates. Longe vão os tempos em que Cavaco usava as reformas de Maria de Lurdes Rodrigues para se gabar do esforço reformista de Portugal quando discursava nas suas deslocações ao estrangeiro. É o grau zero do cavaquismo.

ANÚNCIO DE UMA DERROTA

«No princípio do ano lectivo, escrevi aqui sobre uma experiência-piloto francesa para lutar contra o absentismo escolar. Nos arredores de Paris, Créteil, zona própria para estes testes tal como as pastilhas antitabágicas se experimentam com fumadores, escolheram-se seis turmas de três liceus. Deu-se uma bolsa de 2 mil euros a cada uma, bolo que poderia chegar a 10 mil euros no fim do ano, caso os alunos cumprissem o desafio. Que era: garantir que a turma toda não tivesse faltas (bastavam as de um para todos perderem o prémio). Gostei da ideia nova, sobretudo por levar a turma a convencer um colega a não sabotar o interesse comum (os 10 mil euros seriam gastos em projectos colectivos, como viagens escolares e material informático). Houve quem se opusesse à experiência, entre outras razões por se ir pagar o que era um dever, mas eu sempre preferi o náufrago que estrebucha àquele que se deixa ir. Esta semana, foram anunciados os resultados da experiência: derrota em toda a linha. Os professores não aderiram, os alunos não se motivaram e, talvez por causa da publicidade, houve até alguns que fizeram gala em faltar. Já foi anunciado que a experiência não vai repetir-se para o ano. Por ironia, o parlamento francês, anteontem, votou para que os abonos sejam retirados às famílias de alunos faltosos. Depois da cenoura, o pau de marmeleiro.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CALIFÓRNIA GREGA

«A recente divulgação pela CMA, uma empresa internacional especializada na informação sobre risco de crédito, de um substancial aumento da probabilidade de incumprimento da dívida soberana da Grécia (para praticamente 70%), colocou de novo sobre pressão os mercados financeiros. Nessa mesma informação, Portugal aparece também no ‘top ten’ com uma probabilidade de incumprimento de 25%.

Naquele ‘ranking' divulgado pela CMA há, no entanto, um elemento muito interessante e que terá passado praticamente despercebido: o Estado da Califórnia está imediatamente acima de Portugal com uma probabilidade de não pagamento de 26%.

É conhecida de muitos a situação calamitosa das finanças públicas daquele Estado norte americano (que caso fosse independente seria a sexta maior economia do mundo), tanto a nível do défice público, como da dívida acumulada. No entanto e apesar das agências de ‘rating' reflectirem essa realidade nas respectivas notações, a verdade é que não tem sido notícia nos mercados, apenas agora, quando se aproximam as eleições para Governador é assunto da política interna norte americana e muito mais numa perspectiva do combate republicanos - democratas, medidas fiscais e de relançamento económico do que numa óptica de salvação de uma eventual bancarrota.» [DE]

Parecer:

António Gomes Mota.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUEIROZ JÁ TEM OS PATINS POSTOS

«Luís Aragonés, antigo seleccionador espanhol, de 71 anos, é apontado no país vizinho como estando na iminência de suceder a Carlos Queiroz no comando da selecção portuguesa. Segundo o jornal ‘A Marca’, de Madrid, a FPF já procura um substituto para Queiroz, cujo trabalho tem sido severamente criticado após a eliminação do Mundial da África do Sul.» [CM]

Parecer:

Depois dos resultados e com um conflito com o balneário faz todo o sentido devolver Queiroz ao Manchester.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ferguson se aceita devoluções.»

SÓCRATES DIZ QUE NÃO ATROPELOU OS DIREITOS DOS ACCIONISTAS DA PT

«O primeiro ministro, José Sócrates, garantiu que "ninguém atropelou os direitos dos accionistas" da Portugal Telecom (PT), com a decisão do Governo de impedir a venda da participação da empresa portuguesa na Vivo à espanhola Telefónica.

"O Governo fez o que devia fazer para defender os interesses estratégicos de Portugal e da Portugal Telecom", salienta José Sócrates num artigo de opinião publicado hoje no jornal Público.

Na quarta feira, os accionistas da PT aprovaram por 76 por cento a proposta da Telefónica de compra da participação da empresa portuguesa na Vivo por 7.150 milhões de euros, mas o Estado usou os seus direitos especiais de accionista, com a "golden share", para impedir o negócio.

Salientando que a PT "é uma empresa muito importante" para Portugal e a sua participação na Vivo "é um activo estratégico de sucesso no mercado brasileiro", Sócrates frisa que "a internacionalização da PT e a sua presença no Brasil é absolutamente fundamental para a economia portuguesa".» [DN]

Parecer:

Pois não, atropelou os direitos e mais um pouco atropelava os próprios accionistas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É fácil ser nacionalista com o dinheiro dos outros.»

QUEIROZ NÃO SE DEMITE

«O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, insistiu hoje, na chegada a Lisboa, que Portugal "dignificou e prestigiou" o futebol português no Mundial 2010, rejeitando de novo o cenário de demissão do cargo.

"Está absolutamente fora de causa (a demissão). Se o seleccionador nacional tem de demitir-se porque perdemos 1-0 com a Espanha nos oitavos de final do Mundial, então alguma coisa estará muito mal no trabalho que estamos a fazer", afirmou o técnico, minutos depois da comitiva portuguesa ter aterrado no Aeroporto de Lisboa.» [DN]

Parecer:

Pudera, está a contar com uma indemnização.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Queiroz quanto é que quer.»

TELEFÓNICA MANTÉM OFERTA

«A Telefónica não desistiu de comprar a Vivo, um activo de importância vital para a sua estratégia de expansão no mercado da América Latina, e, já ao final do dia de ontem, anunciou o prolongamento do prazo da sua oferta de 7,15 mil milhões de euros, na tentativa de contornar o veto do Estado português, o único obstáculo para assumir o controlo da operadora brasileira.
Sabendo que o Tribunal de Justiça da União Europeia vai pronunciar-se sobre a golden share no dia 8 de Julho e que daí sairá, provavelmente, o fim dos poderes especiais do Estado na Portugal Telecom, a companhia espanhola mantém a oferta em cima da mesa, mas alargando agora o prazo de aceitação para o dia 16 de Julho. Num comunicado emitido no regulador espanhol, a Telefónica diz considerar que "o veto [do Governo português] é ilegal" e anuncia que "amplia o prazo da oferta até às 23.59 (hora de Lisboa) de 16 de Julho de 2010".»
[DN]

Parecer:

Sempre é melhor comprar a Vivo a bom preço do que a PT ao preço da uva mijona.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Venda-se enquanto é tempo.»

VICE PROCURADOR-GERAL EM SITUAÇÃO ILEGAL

«O número dois da Procuradoria- -Geral da República, Mário Gomes Dias, pode estar, desde o dia 15 de Junho, numa situação ilegal que poderá manter-se por mais alguns meses. Este magistrado atingiu naquela data a idade da reforma (jubilação) o que, de acordo com a lei, deveria ter como consequência o fim da sua comissão de serviço. No Parlamento está uma lei à espera de aprovação que pretende ul- trapassar o problema. O Sindicato do MP pediu uma intervenção urgente do procurador-geral, Pinto Monteiro, e do Conselho Superior do MP.

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) recordou, ontem, que nos termos do Estatuto, os procuradores que atinjam a idade da reforma cessam imediatamente as comissões de serviço. Ora, Mário Gomes Dias exerce o cargo de vice-PGR neste regime. Por isso, ou até à aprovação de uma lei que está em discussão no Parlamento, o número dois da Procuradoria não pratica qualquer acto ou qualquer acção sua pode ser, posteriormente, colocada em causa nos tribunais.» [DN]

Parecer:

O que diria a Procuradoria-Geral da República se fosse o titular de um cargo noutra instituição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Procurador-Geral da República.»

CAVACO JÁ RECEBE O MÁRIO NOGUEIRA

«Segundo Mário Nogueira, o Chefe do Estado não se limitou a ouvir as preocupações que os sindicalistas lhe levaram. "Além de ouvir, o PR teve uma participação muito activa. Não foi sequer o ouvir e no fim pôr uma ou outra questão, foi um interagir, colocar questões para perceber o que estava a ser dito, como é que coisas estavam a ser feitas, perceber se estava a haver diálogo e como estava a haver", afirmou.

A Fenprof espera agora que esta "sensibilização" do PR "possa permitir questionamentos importantes", numa das discussões que "normalmente há entre a Presidência e o Governo".» [DN]

Parecer:

Muito estranho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se aposta em conflitos no sector da educação.»

TELEFÓNICA ENGANOU-SE AO IGNORAR OS INTERESSES ESTRATÉGICOS DO GOVERNO

«"A Telefónica estava enganada se acreditava que podia seguir com a oferta sem ter em consideração os interesses estratégicos expressados claramente pelo Governo português”, afirmou ao “Financial Times” José Sócrates.

O primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu ao “Financial Times” o uso da “golden share” para bloquear a compra da participação da Portugal Telecom na Vivo. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

O problema é que ninguém os ouviu.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates quais são os interesses estratégicos do governo para a PT, bem como para todas as empresas onde existem golden shares.»

LESZEK KOBUSINSKI