quinta-feira, julho 29, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

UM VÍDEO PARA RECORDAR

FOTO JUMENTO

Praia do Cabeço, Algarve
(Faltam três dias)

JUMENTO DO DIA

Almirante Vieira Matias

Manuel Alegre foi à tropa, esteve em Angola e cumpriu o serviço militar até à disponibilidade, mas para o Almirante Vieira Matias isso não basta, o agora candidato a Presidente da República cometeu o erro de ser contra o colonialismo colocando-se ao lado do "in". Isto é, enquanto houvesse uma guerra promovida por uma ditadura era obrigação de Manuel Alegre estar ao lado dos ditadores.

Alguém me faz o favor de informar o almirante de que Salazar era um ditador fascista e de que estamos no ano de 2010?

«Ao contrário de centenas e centenas de anónimos na blogosfera e nos programas de opinião pública, o almirante Vieira Matias não diz que Manuel Alegre é desertor. O ex-chefe do Estado-Maior da Armada sabe que o candidato à Presidência da República foi mobilizado para Angola e ali se manteve até ter passado à disponibilidade. Mas o facto de não ter sido desertor não diminui, aos olhos do almirante, a mancha no passado militar de Alegre. "Tecnicamente pode não ter sido desertor, mas isso é o que menos importa. Estar ao lado do inimigo é uma atitude que tem um nome. Para mim foi bastante pior que a deserção", afirma Vieira Matias ao i.» [i]

PS: Seria interessante saber se o exigente almirante chegou a estar alguma vez num teatro de guerra enquanto combatente e numa unidade onde corresse risco de vida.

A DÚVIDA DO DIA: SÓCRATES SABIA DO NEGÓCIO DA PT?

Ou será que só era criticável saber do negócio da TVI? Esperemos que Pedro Passos Coelho ou mesmo a dupla invencível formada por Ferreira Leite e Pacheco Pereira interpelem Sócrates perguntando-lhe se teve alguma coisa a ver com o negócio, até porque a comunicação social deu conta de negociações com o governo brasileiro para abrir as portas da Oi.

Pelos vistos os nossos amigos do PSD preocupam-se mais com os interesses da família Moniz do que com o interesse nacional!

Também se poderia perguntar a Cavaco porque é que em relação a este negócio não adopta uma posição idêntica à que adoptou no caso TVI? O que mudou, o interesse do negócio ou a oportunidade de lançar a suspeição sobre o primeiro-ministro?

COISAS DE BRUXAS

O famoso DVD usado até à exaustão pela comunicação social na tentativa de linchamento de Sócrates apareceu miraculosamente nas mãos de jornalistas do SOL, um jornal onde o maior accionista era (e julgo qu é) um destacado dirigente do PSD, um tal Joaquim Coimbra que, curiosamente, é patrão de Marques Mendes e que ficou conhecido quando foi denunciado por Luís Filipe Menezes como sendo um dos vice-presidentes do PSD que se opôs à denúncia do BPN junto do Banco de Portugal.

Sucede que pouco tempo antes do aparecimento do famoso DVD a Freeport foi comprado pela Carlyle, um fundo de investimentos presidido por Frankl Carlucci e que nos países europeus costuma ser representado por figuras destacadas da direita, como sucede no Reino Unido onde é presidido por John Major, um velho amigo do PSD. Em Portugal era (não sei se ainda é) representado por Martins da Cruz, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Durão Barros, que abandonou o cargo para se dedicar aos negócios depois de se saber do esquema para que a filha entrasse na Faculdade de Medicina.

Foi a mesma Carlyle que no tempo em que Durão Barroso era primeiro-ministro tentou comprar a Galp, segundo a denúncia de Francisco Louçã queria fazê-lo sem meter um tostão, usando dinheiro generosamente emprestado pela CGD.

Sucede que a Carlyle não dava a cara no negócio, o testa de ferro local é uma holding financeira que se dá pelo nome de Fomentivest. Coincidência das coincidência o principal accionista da Fomentivest é Ângelo Correia e foi aí que Pedro Passos Coelho trabalhou, inicialmente como director financeiro e mais tarde como vogal do conselho de administração.

Curiosamente foi Ângelo Correia que numa entrevista a um semanário nos informou que o senhor Palma do sindicato (da treta) dos magistrados públicos é um latifundiário ... incrito no PSD.

Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!!!...

AZAR DO JORNALISTA DA SIC

O jornalista da SIC Notícias entrevistava a advogada dos acusados no caso Freeport e esgotadas as perguntas lá atirou uma casca da banana, talvez na esperança de lançar suspeitas sobre Sócrates, perguntou à advogada como comentava a comunicação de José Sócrates. Teve azar, a advogada respondeu com elegância e o jornalista lá meteu o rabo entre as pernas.

SEGREDO MILITAR É GUERRA PERDIDA?

«O segredo é a alma do negócio e não há negócio mais secreto que a guerra. Ou, melhor, era assim, já não é. Calculem os estragos que o site Wikileaks fez ao tornar públicos 90 mil documentos secretos da guerra do Afeganistão… O site especializou-se em contar segredos, é a Garganta Funda (o informador do caso Watergate) da era da Internet. Até já propôs ao Governo islandês converter a ilha nórdica num santuário para as fontes sigilosas e para os jornalistas, com leis que protegeriam as fugas de informação como as ilhas Caimão protegem as fugas ao fisco. Esta semana, o Wikileaks e a sua face mais visível, o jornalista australiano Julian Assange, fizeram uma formidável provocação a Washington. Em todo o caso, a facilidade de se obter e pôr a circular informações mesmo em cenários que exigem sigilo - os soldados andam armados com telemóveis que filmam e partem para a frente viciados nas redes sociais - garante que sites tipo Wikileaks vieram para ficar. Pelo menos em países com democracia. Países que prescindem desta podem continuar a confiar no juramento de fidelidade e silêncio dos seus soldados. Sendo as fugas de informação inevitáveis, cabe às democracias ensinar duas coisas: às suas tropas, que não metam o pé na argola, e à sua opinião pública, que as guerras não são convites para tomar chá. Esta última batalha é quase impossível de vencer.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PADRE AFOGA BEBÉ DURANTE O BAPTISMO

«“Todos viram que o padre não tapou a boca e o nariz do bebé para impedir a água de entrar, devia tê-lo feito como se faz em todos os outros baptismos. Não conseguíamos acreditar que ele só tinha a mão na barriga e na cabeça do bebé quando o submergiu três vezes na água”, afirmou o pai da criança, Dumitru Gaidau.

Uma filmagem feita por familiares que assistiam ao baptismo mostra o bebé a mexer-se quando era retirado da fonte e que, quando estava a ser vestido, tinha dificuldades em respirar. Cerca de 20 minutos depois, o bebé começou a sangrar do nariz e da boca e morreu a caminho do hospital.» [Correio da Manhã]

VIANA CONCORRE À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

«Aos 64 anos, Defensor Moura é tudo menos consensual apesar de ter feito história no PS do Alto Minho que, com ele, ganhou em 1993, pela primeira vez, a Câmara de Viana do Castelo. Hoje apresenta a candidatura à Presidência.

"É uma candidatura individual, mas obviamente espero ter lá alguns vianenses", apontou ontem ao DN o candidato, cuja apresentação é feita na delegação do Inatel local. "É um local simbólico dos trabalhadores, mas também é a sala mais próxima da minha casa, das minhas raízes", acrescentou.

A primeira missão de Moura passa por recolher assinaturas para formalizar a candidatura, facto que até não lhe é novo. Em 2009, contra a vontade do partido a nível distrital, liderou, ainda como autarca o movimento cívico que defendeu, em referendo local, a exclusão de Viana da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM), onde curiosamente o PS tinha a maioria.» [DN]

Parecer:

Estes PRD sempre gostaram do protagonismo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver os resultaods.»

PT CHEGA A ACORDO COM A TELEFÓNICA

«O acordo entre a PT e a Telefónica para a venda da Vivo à espanhola é visto como positivo pelos analistas contactados pela Lusa que, por outro lado, consideram exagerado o valor falado pela entrada da PT na Oi.

A Telefónica confirmou esta manhã a existência de um acordo de princípio para a compra da posição da PT na Vivo sem revelar os valores, embora a última oferta feita pelos espanhóis tenha sido de 7,15 mil milhões de euros.

Por outro lado, notícias dão conta de que a PT se prepara para chegar a acordo para a compra de uma posição minoritária na brasileira Oi, possivelmente de 23 por cento do capital.
Para os analistas contactados pela Lusa, esta é uma saída satisfatória para vários dos intervenientes do processo.»
[DN]

Parecer:

Agora estão todos de acordo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se tem intenção de ir a Espanha discordar do negócio.»

PRODUTORES DE ALFARROBA DO ALGARVE ORGANIZAM MILÍCIA ARMADA

«"Temos uma milícia organizada e armada e batedores por toda a região com licença para matar", pode ler-se num comunicado enviado para a GNR e para a Câmara Municipal de Loulé.

O documento foi enviado em nome de uma alegada associação de produtores, não identificada, e nele as ameaças vão mais longe, estendendo-se à comunidade cigana: "Tolerância zero para quem der trabalho ou permitir acampamento a ciganos. Tolerância zero aos compradores que negoceiam com ciganos e produto roubado", ameaçam os agricultores. "Se necessário for daremos fogo às viaturas e armazéns dos infractores", avisam no comunicado anónimo.» [Expresso]

Parecer:

Um dia destes serão muitos mais a adoptar esta solução.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos ministros da Justiça e da Administração Interna.»

MOSQUITOS ATACAM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

«Há já quase uma semana que os mosquitos não largam os turistas (e não só) de Vila Real de Santo António e Monte Gordo, mas agora a vingança está a caminho.
É, pelo menos, o que diz a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que já começou a desinfestar todos os espaços públicos, no período da manhã, entre as 5h e as 9h. Por outro lado, a Câmara procedeu à aplicação de larvicida biológico (Bacillus thuriripiensis) em linhas de água de sapais e esteiros (existem muitas salinas, algumas desactivadas) e está a equacionar a criação de canais de drenagem da água estagnada.

"Apesar de se confirmar que estas espécies não constituem risco de veiculação de doenças, estes mosquitos são muito incomodativos, pelo que a autarquia estabeleceu contactos imediatos com a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA e com a Administração da Região Hidrográfica do Algarve de forma a que sejam tomadas medidas anti-vectoriais nas áreas do Domínio Público Hídrico que impeçam esta proliferação de mosquitos em novos episódios de marés-vivas", explica a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.» [Expresso]

Parecer:

Estou tramado...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esperemos que a praga se dissipe até à próxima semana.»

PASSOS COELHO AINDA FICA COM SOTAQUE ESPANHOL...

«A participação da Portugal Telecom na operadora brasileira Vivo está prestes a ser vendida à Telefónica. Pedro Passos Coelho diz manter posição á utilização da golden share para vetar o negócio e que é «prematura» comentá-lo.

«Parece-me importante que consiga haver uma saída para esta situação que foi gerada nas últimas semanas, mas ainda é prematuro fazer qualquer comentário sobre um desfecho de um negócio que ainda não é devidamente conhecido, não está bem firmado e sobre o qual o próprio Estado português não se pronunciou», afirmou, segundo a TSF.

«Não tenho uma posição sobre questões de princípio diferente quando estou em Lisboa, Madrid ou Santander. Manifestei-me no espaço europeu contra a utilização de poderes especiais pelos estados relativamente a empresas», acrescentou, em Santander, onde está para participar num curso de Verão da Universidade Internacional Menéndez Pelayo.» [A Bola]

Parecer:

Passos Coelho gosta muito de se ouvir em Espanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Passos Coelho se fez algum contrato de promoção com o PP espanhol.»

NO "AQUI TAILÂNDIA"

Fiquei a saber de um caso de crueldade envolvendo um burro.

YALCIN SETKAYA