sexta-feira, agosto 27, 2010

Pilim

Olho para o que se discute por essa blogosfera passiana e fico desiludido, não vejo uma única proposta para resolver um dos muitos problemas do país, ninguém reflecte como modernizar e emagrecer a burocracia estatal, ninguém sugere uma medida para promover a criação de empresas, nada leio sobre o combate à evasão fiscal.

Com tanto candidato a assessor governamental a engrossar as listas de autores de blogues da direita seria de esperar o explodir de novas ideias, de propostas de projectos, de soluções criativas. Não faltam domínios onde há muito por fazer, onde pouco ou nada se fez ou onde seria possível fazer melhor. Há sectores a pedir soluções, desde os que foram quase varridos pelo desarmamento pautal (têxteis), os que sofrem do excesso de delapidação dos recursos naturais (pesca), dos que enfrentam uma forte concorrência internacional (novas tecnologias), os que enfrentam as consequências de profundas mutações geográficas e sociais (florestas), os que carecem de uma grande modernização nos métodos e na gestão (agricultura).

Mesmo no Estado há tanto por fazer, ainda que isso implique enfrentar grupos corporativos que não abdicam de viver bem à custa dos impostos pagos por gente que vive muito pior. Temos uma ensino fraco, uma justiça lenta, evasão fiscal por todos os lados e uma imensa burocracia instalada com o objectivo de cravar comissões e taxas, não falta por onde começar.

Em vez de soluções vejo manifestações de alegria por tudo quanto é desgraça que sucede e um grande empenho em sectores onde há muitos lugares de administrador que poderão vir a ser preenchidos. Vejo gente a imaginar-se em grandes cargos ou a beneficiar de grandes negócios na saúde, gente que apenas pensa em pilim.