quarta-feira, agosto 18, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Alfama, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Pensei que Manuel Alegre tivesse desaparecido, que tivesse caído nalgum charco enquanto pescava, que tivesse concluído que nada do que possa suceder merece a sua posição ou, muito simplesmente, que tivesse optado por ficar calado o que, aliás, seria uma bênção para os meus ouvidos. Mas não, reaparece a 11 de Setembro.

«Uma semana depois das rentrées do PS (4 de Setembro, em Matosinhos) e do PCP (5 de Setembro, na Festa do Avante!), Manuel Alegre promoverá uma reunião geral das suas tropas. Será em Lisboa (local ainda por escolher), no dia 11 de Setembro.

Segundo Duarte Cordeiro, director da campanha presidencial de Manuel Alegre, reunirão os mandatários da candidatura (nacionais e distritais), as equipas nacionais e distritais de coordenação da campanha, o mandatário financeiro nacional (o ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais António Carlos Santos).» [DN]

E COME SANDES DE COURATO?

PS: O Jumento protesta aqui contra a forretice de Ângelo Correia, é inaceitável que um administrador da Fomentinvest não ganhe para viver num T2 mais perto da Lapa!

AS CATÁSTROFES NATURAIS

«O ser humano, em geral, tem pouco respeito pelos equilíbrios da natureza e não hesita em pô-los em causa se tiver interesse nisso, mesmo que transitório. Em tempo de globalização, poucos são os seres humanos que pensam que o mundo é um só e que os desequilíbrios ecológicos - quer ocorram na China, na Austrália ou no sul da Ibero América - dizem respeito a todos, ricos ou pobres, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, porque afectam o nosso planeta, a nossa "Casa Comum", como lhe chamou Gorbachev.

Apesar de se ter feito um esforço considerável - e planetário - para dar às pessoas a consciência dos riscos que o nosso planeta corre - dado o desrespeito pela natureza e pela biodiversidade, em virtude do comportamento humano que, no nosso tempo conturbado, põe acima de tudo o valor do dinheiro e a ganância do lucro -, a verdade é que não existe ainda uma verdadeira cultura ecológica que nos obrigue a todos, à escala planetária. Como se viu recentemente com o desaire que resultou da Conferência de Copenhaga, sobretudo dada a irresponsabilidade das duas maiores potências mundiais - Estados Unidos e China -, seguida por alguns países emergentes, como o Brasil, e pela impotência inaceitável da União Europeia, que permanece verdadeiramente de braços cruzados, sem acção, ignorando o que tinha proposto fazer.» [DN]

Parecer:

Por Mário Soares.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

NAVIO-ESCCOLA "SAGRES" IMPEDIDO DE ATRACAR A MACAU

«O navio-escola Sagres, que está neste momento a meio de uma volta ao mundo, foi impedido pelas autoridades chinesas de atracar em Macau, segundo garantiu ao DN fonte do Serviço de Informação e Relações Públicas da Marinha Portuguesa.

De acordo com a mesma fonte oficial "o navio não vai a Macau porque as autoridades chinesas não autorizam a visita de navios de guerra, de qualquer nacionalidade, na Região Administrativa de Macau".

O navio, que neste momento se encontra a caminho de Xangai (onde chegará amanhã), no âmbito da Expo 2010, terá depois de seguir directamente para a capital timorense, Díli, ao contrário do que estava previsto no planeamento da viagem, que contemplava a chegada a Macau a 28 de Agosto.» [DN]

Parecer:

Uma norma cega.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ARDERAM 70.000 HECTARES DE PORTUGAL

«Em relação ao último relatório quinzenal da AFN, no período até 31 de Julho, arderam mais cerca de 50 mil hectares, totalizando até ao momento uma área ardida de 71 687 hectares.

Até Julho registaram-se 8753 ocorrências de fogo (1390 incêndios florestais e 7363 fogachos), que resultaram na área ardida total de 19 346 hectares, segundo a AFN, organismo do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

O Ministério da Agricultura iniciou já o levantamento dos danos agrícolas provocados pelos incêndios.» [DN]

Parecer:

É um património importante que se perde e levará décadas a recuperar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Invista-se na prevenção e adoptem-se medidas duras contra os responsáveis.»

LÍDER DA EXTREMA-DIREITA FICA "LÁ DENTRO"

«Mário Machado foi condenado esta tarde sete anos e dois meses de prisão efectiva, pelos crimes de coacção, roubo, sequestro e posse ilegal de arma, anunciou hoje o Tribunal de Loures. Depois de adiada por duas vezes, a sentença foi conhecida finalmente, esta tarde.

O Tribunal condenou ainda Fernando Gonçalves a sete anos e dois meses de prisão, e Rui Dias a nove anos de cadeia, Nuno Cerejeira a dois anos e dois meses de prisão com pena suspensa por igual período e João Dourado a dez meses de prisão com pena suspensa por um ano. Apesar das condenações destes três arguidos, os oito homens que foram hoje a julgamento foram absolvidos pela acusação de associação criminosa.» [i]

Parecer:

Que tenha uma boa estadia.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

DESEMPREGO ESTABILIZA

«A taxa de desemprego em Portugal estabilizou nos 10,6 por cento no 2º trimestre do ano, o mesmo valor observado no primeiro trimestre do ano, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O secretário de Estado do Emprego destacou hoje que a manutenção da taxa de desemprego nos 10,6 por cento no segundo trimestre é “uma boa notícia” porque significa que o crescimento do desemprego “estancou” e as medidas “produziram efeitos”.» [i]

Parecer:

Uma boa notícia depois do que se disse da aprovação do PEC.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento aos muitos economistas pessimistas que comentaram o PEC anunciando uma recessão.»

MONTE STINNETT