segunda-feira, agosto 30, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Estrelinha-de-cabeça-listada [Regulus ignicapilla], Quinta das Conchas, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco esteve mesmo de férias.

«Segundo afirmou, "não vale a pena fazer dramatismos, nem em relação ao Orçamento do Estado [OE], porque não se conhece ainda nenhum orçamento, nem em relação à revisão constitucional, porque não está em curso nenhum projecto de revisão constitucional". "Tenho muita dificuldade em entender toda a dramatização que aparece na comunicação social", acrescentou.» [DN]

INTERNATIONAL BLASPHEMY DAY

VERDADE E JUSTIÇA NO BRASIL

«A secção do Rio do Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) lançou recentemente uma campanha cívica com vista a descobrir o que aconteceu a mais de uma centena de activistas políticos desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985). Trata-se de um movimento cívico que tem como objectivo imediato o acesso aos arquivos militares visando o apuramento da verdade histórica sobre uma das épocas mais negras da história daquele país. Sob a designação genérica de «Arquivos abertos - as famílias têm esse direito», a iniciativa visa também apurar as circunstâncias em que centenas de outros activistas políticos foram mortos pelas forças repressivas da ditadura.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Por A. Marinho e Pinto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A ANEDOTA DO DIA

«Fidel Castro volta a apontar o dedo aos Estados Unidos: de acordo com o cubano, o terrorista Osama bin Laden é, na verdade, um agente da CIA pago por George W. Bush, quando este era presidente norte-americano e precisava de “assustar o Mundo”.» [CM]

Parecer:

Está senil.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se partilha da tese de Fidel.»

POLÍCIA BRASILEIRA ESTÁ A MANIPULAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL PORTUGUESA

«A polícia brasileira diz que, após o interrogatório telefónico feito em Janeiro deste ano a Duarte Lima, houve ainda uma segunda tentativa de o contactar via e-mail, no mês seguinte, mas sem sucesso. Segundo fonte policial, no dia 24 de Fevereiro - e sem que as respostas surgissem - o representante brasileiro de Duarte Lima, João Costa Ribeiro Filho, solicitou à Delegacia de Homicídios "uma cópia integral dos autos", alegando que o seu cliente estava a ser investigado.

"Não respondeu às perguntas que enviamos por e-mail em Fevereiro e usou esse interrogatório para se assumir como investigado e ter acesso a elementos do processo", disse a mesma fonte.» [DN]

Parecer:

Parece que os brasileiros aprenderam com os nossos magistrados e estão a manipular a comunicação social contra Duarte Lima.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se o processo com cuidado para não se alinhar em manobras policiais.»

MIL CARTEIRISTAS EM LISBOA

«Praça da Figueira, Lisboa, 18.00. Uma tarde perfeita de Verão numa praça que é o coração da capital portuguesa, cheia de turistas. Encostados a uma parede estão três dos mais antigos carteiristas de Lisboa . "Já ganharam o dia", comenta um polícia. As autoridades chamam-lhes "carteiros" e sabem bem quem eles são: na Grande Lisboa, nos últimos cinco anos, foram identificados 1010 carteiristas, cem são mulheres.

Os "carteiros" clássicos da capital têm mais de 50 anos e andam na actividade há décadas. A reforma penal de 2007 facilitou-lhes a vida porque a moldura penal do furto por carteirismo vai até cinco anos de prisão, o que já não permite a aplicação da prisão preventiva. A alternativa à pena de prisão, neste crime, é a pena de multa até 600 dias. A impunidade do crime não deixa de estar associada à diminuição do número de queixas em todo o País. » [DN]

OS PALPITES DE LOUÇÃ

«O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louça, disse hoje, domingo, em Braga que nas "próximas eleições presidenciais ou Cavaco Silva ganha na primeira volta ou Manuel Alegre poderá ganhar na segunda volta".

"O mais importante é que pela primeira vez na história moderna portuguesa torna-se possível vencer a reeleição de um Presidente da República", afirmou, frisando que se trata de derrotar "a convergência de uma direita unida pelo situacionismo económico, que põe em causa a responsabilidade social".» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Louçã está muito optimista ou então julga que pode enganar os portugueses relançando uma candidatura cada vez mais derrotada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

NO "AVENTAR"

Quem ande distraído e ler o post "a tirania do preconceito" é levado a pensar que alguém desvalorizou Pedro Passos Coelho por ser filho de um "médico de província" e viver num arrabalde de Lisboa. A indirecta assenta nos "filhos de distintos Republicanos da capital ou de Monárquicos do mais puro-sangue azul".

Só que estamos perante uma grande desonestidade intelectual, antes de mais porque não foram os "filhos de distintos Republicanos da capital ou de Monárquicos do mais puro-sangue azul" que no passado questionaram a vída pessoal de Sá Carneiro, os filhos dos "médicos de província" não são propriamente deserdados que vivem nos arrabaldes de Lisboa e Massamá não é propriamente um bairro da lata. Aliás, gosto da designação de "arrabalde", não passa de uma forma de evitar o nome da localidade, evitando repetir o erro do senhor que cheio de preconceitos encontrou em Massamá um argumento para a superioridade moral de Pedro Passos Coelho.

Se Fernando Moreira de Sá fosse honesto tinha a coragem de atacar o preconceituoso Mendes Bota em vez de tentar inverter a situação atacando quem nada tem que ver com o assunto. Aliás, a mesma honestidade levava a não ser solidário com os golpes de sujos da Elisabeth e em vez de fazer o link para a despedida desta depois de ter sido saneada do Albergue Espanhol tê-lo-ia feito para o post em que esta fez insinuações em relação a Ferro Rodrigues.

É lamentável que haja cada vez menos honestidade no debate político, começa a cheira mal na blogosfera portuguesa.

EVGENIY SOUL

BREAST CANCER FOUNDATION