domingo, setembro 05, 2010

Semanada

Esta foi uma semana feliz para a justiça e para os seus actores, a comunicação social transformou-se em instância prévia, a telenovela terminou como queriam os telespectadores, os magistrados do MP têm mais argumentos para limitar os direitos da defesa, os juízes melhoraram a sua imagem ao condenarem poderosos, os magistrados do MP vingaram-se dos muitos julgamentos em que falharam. A questão da culpa ou inocência dos arguidos é um problema de somenos, foram condenados e com isso o país alivia a sua consciência pelo fez aos alunos da Casa Pia, as directoras que nunca repararam nos sinais de violação a não ser quando a sua evidência era útil para sensibilizar a opinião pública, os militantes partidários envolvidos podem chorar de alegria. De foram ficaram os milhares de alunos que foram violados dentro da Casa Pia, que nunca foram proxenetas dos seus próprios colegas.

Já estamos em Setembro e o famoso projecto de revisão constitucional deste partido que até já tinha tido um voto unânime do conselho nacional ainda não deu à luza. Bem, nascer nasceu, mas foi para a incubadora para receber ventilação e ao que parece ainda terá que ser sujeito a várias cirurgias antes de poder sair da maternidade. Depois do menino guerreiro que tinha sido violentado mal nasceu o PSD dá à luz um projecto de revisão constitucional que sofre das consequências da clonagem do pensamento de Paulo Teixeira Pinto.

A universidade de verão da JSD apesar de todo o envolvimento dos líderes do PSD e da sua associação de amigos estar fortemente empenhada termina sem dar resposta ao grande problema do partido, que deve fazer-se à selecção de futebol. Com todo o mundo do futebol, presidentes, arbitragem, federação, comentadores, liga e treinadores entregues ao cuidado do PSD é estranho que os jovens saiam de Castelo de Vide sem saber o que é um fora de jogo enquanto a selecção leva quatro do Chipre. Com o orçamento aprovado, as presidenciais decidas e a cronologia da crise estabelecida Passos Coelho não percebeu que a grande prioridade do PSD é a selecção nacional, por este andar nem vamos ao Europeu nem ele chega a primeiro-ministro.

José Sócrates está cheio de sorte, conseguiu passar incólume ao processo Casa Pia sem que tenha vindo a público nada que indiciasse o seu envolvimento na pedofilia. Depois de gay, falso engenheiro, corrupto e castigador da Manuela Moura Guedes só faltava mesmo o seu nome aparecer no processo. Alguém andou distraído.