quinta-feira, setembro 02, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Benfica, Lisboa

JUMENTO DO DIA

António Costa

António Costa argumenta que de uma má escolha nas presidenciais pode resultar uma crise política, justificando o apoio a Alegre por este saber distinguir as competências presidenciais das do governo. O que António Costa se esqueceu de dizer é que o risco de uma crise política resulta de haver um governo que perdeu a maioria absoluta muito graças precisamente a Manuel Alegre, o tal que agora sabe qual o papel de um presidente mas que em tempos era ao mesmo tempo deputado de um partido e líder da oposição ao governo desse mesmo partido.

«O presidente da Câmara de Lisboa advertiu hoje que uma crise política poderá ocorrer com uma má escolha nas eleições presidenciais e disse apoiar Alegre porque sabe distinguir as competências do chefe de Estado das dos governos.

António Costa falava aos jornalistas antes de um jantar de trabalho da candidatura presidencial de Manuel Alegre, em que deixou várias advertências sobre as consequências de uma reeleição do atual Presidente da República, Cavaco Silva.

"É muito importante que nesta época de crise não acrescentemos crise política à crise económica e social que se está a atravessar. A crise tanto pode ocorrer com um desentendimento na votação do Orçamento do Estado, como pode ocorrer com más escolhas nas eleições presidenciais", declarou o número dois da direção do PS.» [Expresso]

UMA TENDA PARA DOIS KADHAFIS

«Em Roma, sê romano, na terra de Silvio Berlusconi paga a umas raparigas giras para te irem visitar. De visita a Roma, Muammar Kadhafi contratou uma agência para lhe arranjar 500 jovens para o escutar. Seria Berlusconi puro, não fosse o conselho às raparigas para terem decoro nos decotes e elas terem saído com um Alcorão de oferta. Às raparigas, o líder líbio prometeu uma Europa muçulmana. A Itália, ele propôs uma união com "uma só etnia e uma só religião". À Europa, ele vendeu a ideia de estancar a emigração africana, para que a Europa não venha a ser "negra". É muita geopolítica numa só cara onde a barbicha rala, o ar desabusado e os óculos escuros insistem em identificá-lo mais com o sexagenário milionário que aluga acompanhantes em agências. Em três dias, Kadhafi fez de Aníbal Barca, o general cartaginês que quis unir Roma e o Norte de África, e fez de Tárique, o general berbere que tentou islamizar a Europa entrando por Gibraltar. Muammar Kadhafi só se esqueceu de fazer do líder africano que ainda no começo do ano propôs, na Organização de Unidade Africana, um governo único para África. A haver este, como explicaria Kadhafi a sua bipolaridade: era o africano que quer juntar-se aos italianos (logo que estes se islamizassem) ou era o líbio que afasta os negros dessas misturas?» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

A MÚSICA QUE DEIXA OS JAMAICANOS COM OS PÉNIS RASGADOS

«Lembra-se da "tarraxinha e do "creu"? Pois bem, comparado com o "daggering" são verdadeiras brincadeiras de meninos. Em bares e festas privadas a moda pegou, com homens e mulheres a simularem movimentos sexuais enquanto dançam. Na grande maioria das vezes, a dança é violenta e as mulheres adotam uma posição submissa (humilhantemente submissa, diria eu). A própria expressão "daggering" revela muito: "dagger" significa punhal e, diria eu novamente, é mesmo à punhalada que o pénis intervém nesta dança.

Além dos choques e quedas aparatosas, uma das lesões cada vez mais comuns é o tecido do pénis ereto romper-se com o embate violento no osso pélvico da parceira. Até a mim - que não tenho o dito cujo - me dói só de pensar no rasgão. » [Expresso]

Parecer:

Por Paula Cosme Pinto.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

PSD DIVIDO ANTES DE COMEÇAR A NEGOCIAÇÃO DO ORÇAMENTO

«As negociações do Orçamento do Estado ainda não começaram, mas a cúpula do PSD dá sinais sinais de divisão. António Nogueira Leite, o homem que Passos Coelho escolheu para negociar com o Governo o PEC II, confessou ter ficado surpreendido com a "cedência" do partido na oposição aos cortes nos benefícios fiscais.

A imposição de tectos às deduções na saúde e educação foi um dos pontos que separaram José Sócrates de Passos Coelho. O líder do PSD recusou sempre o "aumento encapotado de impostos" e ameaçou chumbar o Orçamento se o Governo não recuasse nesta proposta - o que precipitaria uma crise política.

Porém, segunda-feira, na universidade de Verão do PSD, Miguel Relvas abriu a porta à negociação, admitindo cortes que afectem os mais ricos. O secretário-geral e porta-voz disse que "o grande problema" é o Executivo querer mexer a partir do terceiro escalão. "Isso é que não aceitamos."

Ao DN, Nogueira Leite exigiu que essa afirmação seja explicada. "Eu pensava que [a oposição ao fim dos tectos nas deduções] era uma questão de princípio em que só se cederia in extremis." E disparou: "Nunca vi começar um processo negocial com uma cedência."» [DN]

Parecer:

Alguns benefícios fiscais são muito queridos a alguns grupos de empresas do negócio da saúde...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo desenvolvimento.»

ACABARAM-SE AS VUVUZELAS

«O som monocórdico e estridente das vuvuzelas não vai poder ser ouvido nos estádios onde se disputem jogos de competições europeias e Liga dos Campeões, já que a UEFA decidiu proibir a entrada das cornetas.

Com a medida a UEFA explica que pretende proteger a cultura e tradição dos adeptos que cantam nos estádios de futebol europeus dos "efeitos negativos" das cornetas de plástico sul-africanas que se tornaram famosas durante o Mundial de 2010.» [DN]

Parecer:

Finalmente.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acabem-se com as vuvuzelas.»

MAIS UMA DOR DE CABEÇA PARA A SIC

«A linguagem pode ser terna mas também crua, dizendo com todas as letras aquilo que há a dizer sobre sexo. Cinco mulheres, de várias faixas etárias falam da sua intimidade no projecto As Mulheres e o Sexo, que a produtora Stopline está a desenvolver para televisão e novas tecnologias.

As crónicas de Ana Maria Anes, 37 anos, no jornal O Independente, que deram origem ao livro 7 Anos de Mau Sexo, são o ponto de partida desde projecto, protagonizado por cinco mulheres sem experiência na representação. Joana Lobo Anta, Mia Nacamae, Adriana Queiroz, Rute Palma e Bruna Bastos seguem as coordenadas do guião, mas nem sequer tiveram de decorar os textos palavra a palavra. » [DN]

Parecer:

Agora é que a Manuela Moura Guedes faz mesmo falta à TVI para aumentar as audiências.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à Manuela Moura Guedes se tem alguma sugestão para a TVI.»

PROCESSO CASA PIA: MAIS UMA DOR DE CABEÇA PARA A JUSTIÇA

«Grande parte dos desembargadores já interveio no processo durante as primeiras fases: inquérito e instrução. Segundo a lei, não podem apreciar os recursos da decisão de julgamento.

O presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, admite que tem pela frente um problema: feitas as contas, com alguma margem de erro, refira-se, metade dos juízes que fazem parte das secções criminais não pode apreciar os eventuais recursos do julgamento do processo Casa Pia. Uma vez que já tiveram intervenção noutras fases do caso (inquérito e instrução), a lei impede-os de voltar a apreciar algo que tenha que ver com o processo. "Temos essa questão dos impedimentos que já estamos a tentar ultrapassar. As secções criminais têm cerca de 50 juízes, é preciso fazer o levantamento de quem já interveio no processo Casa Pia", explicou ao DN Luís Vaz da Neves.» [DN]

Parecer:

Este processo vai ser eterno.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

FIDEL CASTRO ASSUME-SE CULPADO DE EPRSEGUIÇÕES A HOMOSSEXUAIS

«O ex-presidente cubano Fidel Castro admitiu ser o "responsável último" pela discriminação que o seu governo dirigiu há quase cinco décadas contra os homossexuais em Cuba, numa entrevista publicada ontem pelo jornal mexicano La Jornada.

Na entrevista concedida em exclusivo ao jornal mexicano, Fidel Castro assume a culpa pela discriminação e marginalização de que foram alvos os homossexuais após a revolução cubana, altura em que foram acusados de serem "contrarrevolucionários" e obrigados a trabalhos forçados.

O antigo chefe de Estado cubano lamentou não ter prestado "atenção suficiente" a uma perseguição que ocorreu em momentos de "grande injustiça" e de não ter corrigido essa situação.» [DN]

Parecer:

E não acontece nada a quem perseguiu, torturou e matou?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a opinião a Jerónimo de Sousa.»

MAIS UMA PARA QUESTIONAR JERÓNIMO DE SOUSA

«Cortou o seu próprio dedo, coseu os lábios e fez inúmeras greves de fome. Tudo para protestar contra a expropriação das suas terras no estado de Bolívar, decretada pelo Governo de Hugo Chávez. Ontem de madrugada, o agricultor venezuelano Franklin Brito morreu no Hospital Militar de Caracas, em que tinha sido internado à força em Dezembro de 2009, depois de ter iniciado aquela que seria a sua última greve de fome.

"Franklin Brito deixa de ser carne para converter-se em símbolo e bandeira para todos os atropelados pelo orgulho do poder, para os ofendidos pela prepotência dos governantes, para os que acreditam que a verdade e a justiça estão sempre acima das circunstâncias e conveniências", dizia o comunicado da família. A mulher e os quatro filhos aguardavam ontem os resultados da autópsia - a morte terá sido devido a paragem cardíaca - e a entrega do corpo.

O Governo reagiu à notícia através do ministro da Agricultura, Juan Carlos Loyo, que indicou que Brito não estava em greve de fome, mas em "jejum voluntário", já que nunca se tinha procedido a qualquer expropriação. Loyo indicou ainda que o agricultor "foi usado de boa vontade" para fins políticos por parte da oposição e que por isso pôs em risco a sua vida. Resta saber como o caso será usado na campanha para as eleições de Setembro (ver texto secundário).» [DN]

Parecer:

Nestas "democracias" a greve da fome é um jejum voluntário.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se mais uma vez a opinião de Jerónimo de Sousa.»

HISTÓRIA DA NASA NO FLICKR

«As imagens podem ser encontradas numa galeria intitulada "The Commons", em www.flickr.com/photos/nasacommons, espaço que a NASA acredita poder incentivar antigos funcionários ou visitantes das instalações a contribuírem para a construção de uma memória comum.

Os utilizadores que visitarem a galeria de fotos da NASA no Flickr podem adicionar palavras-chave às imagens, bem como identificar objectos e pessoas que reconheçam, tendo ainda a possibilidade de comunicar com outros visitantes.» [DN]

PARIS HILTON PENSAVA QUE A COCAÍNA ERA UMA PASTILHA ELÁSTICA!

«Paris Hilton , que foi detida no sábado passado por posse de cocaína, afirmou às autoridades que pensava que a droga encontrada na sua bolsa era uma embalagem de pastilha elástica.

Segundo avançou a Folha online, citando a cadeia de televisão CNN, Paris Hilton, que foi detida no passado sábado com 8 gramas de cocaína na sua bolsa, afirmou às autoridades que pensava que o saco de plástico onde se encontrava a droga era uma embalagem de pastilha elástica.» [DN]

Parecer:

Ou aspirina...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

A NOVIDADE DO DIA

«O presidente do conselho de administração da Vodafone Portugal, António Carrapatoso, defendeu hoje um "novo projecto político para Portugal", considerando que o PSD "está bem posicionado".

"É preciso um novo projecto político para Portugal. Julgo que o PSD está bem posicionado como alternância política para assumir essa responsabilidade", argumentou António Carrapatoso aos jornalistas. » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Que se saiba o Carrapatoso sempre teve esta opinião excepto no que se refere à alternância pois quando o PSD foi poder nunca fez este tipo de afirmações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada via Vodafone.»

PSP TEM PÁGINA DE FÃS NO FACEBOOK

«A Polícia de Segurança Pública acaba de lançar uma página de fãs oficial no Facebook. O sítio reúne as restantes páginas da PSP em redes como o Twitter ou o Youtube, bem como possui links directos para operações e serviços da Polícia (como o e-polícia, que permite apresentar queixa online).

No mural, é possível ver já alguns press releases publicados, com ligação para o site oficial da PSP. "A partir de hoje estamos mais próximos e mais interactivos no Facebook! Aos nossos seguidores, bem-vindos!", pode ler-se na página, onde também já foram partilhadas fotografias. »
[JN]

Parecer:

Porque não?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se uma página de fãs do sindicato dos magistrados do Ministério Público.»

MÁRIO NOGUEIRA PROMETE TRAZER PROFESSORES PARA A RUA

«A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) marcou o início do ano lectivo dos docentes com a apresentação do «Guia de Sobrevivência do Professor Contratado», considerando que a precariedade e desemprego atingem «proporções de calamidade» no sector.

Daí que tenha já previstas algumas acções de rua em torno desta matéria para este ano e defenda como «absolutamente necessário» o lançamento de um concurso em 2011 para integrar nos quadros professores contratados que respondem a necessidades permanentes das escolas. » [Portugal Diário]

Parecer:

Será para apoiar o Xico Lopes?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Diga-se ao Mário Nogueira que tenha juízo.»

PINTO MONTEIRO DEU EXPLICAÇÕES A CAVACO SILVA

«Pinto Monteiro esteve esta tarde em Belém, a pedido do Presidente da República. No final do encontrou, o procurador-geral da República recusou revelar o conteúdo exacto da conversa que teve com Cavaco Silva. Disse apenas que lhe deu «explicações» sobre dúvidas que o chefe de Estado achou «necessárias e úteis».

«O senhor Presidente da República, que é o mais alto magistrado da nação está, obviamente, preocupado com o estado da Justiça», disse, acrescentando: «Dei explicações que o senhor Presidente entendeu necessárias e úteis».

«O interesse do senhor Presidente é exactamente o meu, é que a Justiça funcione melhor. Não há nada de especial que eu tenha para dizer, nem as conversas com o Presidente da República são para revelar na íntegra», anotou ainda Pinto Monteiro aos jornalistas. » [Portugal Diário]

Parecer:

Se Pinto Monteiro deu explicações a Cavaco foi porque este as pediu e seria interessante saber quais os motivos de interesse do Presidente da República.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco sobre se questionou o PGR relativamente às investigações do caso BPN, já que da última vez que se interessou por um processo chamou o sindicalista por causa do Freeport.»

"REENTRÉE" DE MANUEL ALEGRE SERÁ NO CCB

«A “rentrée” política da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República vai ter lugar a 11 de Setembro no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, numa iniciativa onde não deverão estar os líderes do PS e do BE.» [Público]

Parecer:

O local foi bem escolhido, uma "obre de regime" do governo de Cavaco Silva e bem perto do Palácio de Belém. Digamos que vai ser o mais perto da Presidência da República que Manuel Alegre vai conseguir estar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

HÁ SECTORES A SAIR DA CRISE

«Apesar de muitos outros indicadores mostrarem que a economia portuguesa ainda está longe de estar em forma, a verdade é que nos primeiros meses do ano foram vários os sectores que já registaram crescimento e que sustentam a visão optimista do Executivo socialista.

O crescimento das exportações, que aumentaram 15,08% no primeiro semestre, é um dos indicadores utilizados pelos membros do Governo para garantir aos portugueses que, ao contrário do que tem sido afirmado pela oposição, a economia nacional não está estagnada. Segundo o INE, só entre os meses de Março e Maio, Portugal exportou bens no valor de 9,2 mil milhões de euros, um valor que representa um aumento de 18,4% face aos dados do mesmo período de 2009.» [DN]

Parecer:

Ao contrário do que desejam alguns políticos nem tudo são más notícias.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

TENHAM CALMA, DIZ-LHES MARCELO

«O actual líder vai resistir "ao frenesim laranjinha" (para derrubar já Sócrates) e esperar para ser primeiro-ministro. É a convicção de Marcelo Rebelo de Sousa, que aponta como desafios imediatos do PSD reeleger Cavaco e explicar o que propõe na revisão constitucional.

O seu, a seu tempo. Poderia ser a frase-resumo da tese que o ex-presidente do PSD defendeu ontem, quarta-feira, aos jovens formandos da Universidade de Verão do PSD, que decorre até domingo em Castelo de Vide. Pese embora “o frenesim laranjinha” que se faz sentir em cada ano que passa, Pedro Passos Coelho deve esperar.»
[JN]

Parecer:

É que os putos estão mesmo convencidos de que Passos Coelho é invencível.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas novas sondagens.»

KRZYSIEK