quarta-feira, setembro 22, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Évora

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Para amarrar o burro, de A. Cabral

JUMENTO DO DIA

Ângelo Correia

Ângelo Correia, um homem rico e enriquecido que insistem em não abandonar a política e o poder nem que para isso tenha que recorrer a interposta pessoa, não gostou nada que Cavaco Silva tivesse invocado o novo princípio da melhoria incontestável o que é a mesma coisa que dizer que para pior basta como está.

Num exercício de pura cambalhota intelectual e deixa cair o termo "melhoria" para usar apenas o "incontestável", desta forma chega à brilhante conclusão de que Cavaco exige a unanimidade na revisão constitucional, pondo-o assim a jeito para mandar calar não se percebe bem se o cidadão se o presidente.

Cavaco disse uma evidência, que para pior basta assim, mas parece que Ângelo Correia faz de si as dores do seu pupilo e manda calar Cavaco Silva.

«Cavaco introduziu na vida política um conceito inovador: mudanças na Constituição devem ser “incontestáveis”.

O Prof. Cavaco Silva acaba de introduzir na nossa vida política um conceito inovador: o de que as eventuais mudanças na revisão constitucional deverão ser "incontestáveis", tal significando que ninguém se lhes opõe, ninguém as contesta, todos aceitam a sua observância. (...)

Mas quando se é Presidente em exercício e putativo candidato ao lugar, não é aceitável o que expressou como cidadão.

Às vezes o "silêncio é de ouro".» [CM]

NÃO ENTENDO

Tanto nervosismo pela demissão de Carrilho do cargo de embaixador junto da Unesco, sendo um cargo de nomeação política será lógico que também seja de demissão política. Ou estarei enganado.

Curiosamente ninguém fala da sua prestação no cargo e muito menos da sua recusa em obedecer ao ministério dos Negócios Estrangeiros na votação do secretário-geral da Unesco [Público], acabando por se ausentar dessa votação.

Compreendo que Carrilo tenha ideias próprias, mas nesse caso a opção por cargos de nomeação política não é das melhores. Agora, muitos do que o perseguiram por causa da famosa casa de banho do ministério da Cultura ou do subsídio a um programa da sua esposa vão elegê-lo como herói da liberdade, pondo-o ao lado do professor Charrua.

Seguindo a lógica de Manuel Maria Carrilho quem quiser agarrar-se a um cargo de nomeação política manda publicar um livro crítico uns dias antes, assim os governantes ficarão inibidos de o demitir sob pena de serem acusados de vingança. Enfim, nem mesmo o comunicado maldoso e oportunista da editora Sextante o salvou, terá de voltar para Portugal sem as mordomias burguesas do cargo.

HÁ MAIS PORTUGAL PARA ALÉM DO SNS

Pedro Passos Coelho deveria explicar aos portugueses a sua fixação no SNS, deveria dizer porque não se preocupa com mais nada neste país do que com o negócio da saúde sob pena de começar a ouvir pessoas a dizer que mais do que a pensar nos problemas dos portugueses está a trabalhar para as empresas privadas no sector da saúde.

Quando se fala de despesa pública vem, com a despesa da saúde, quando se fala de estado social vem questionar o SNS, quando se fala de política fiscal vem com as deduções fiscais, para Pedro Passos Coelho o país começa no Hospital de Santa Maria e acaba no de Santo António.

MAUS CONSELHEIROS

Os que estão a aconselhar Pedro Passos Coelho a entrar num frenesim de comunicação social estão a cometer um erro, não é por aparecer a toda a hora nos jornais e televisões que o líder vai recuperar a credibilidade. Antes pelo contrário, esta omnipresença do líder do PSD começa a ser enjoativa e com tanta mudança de opinião começa a ser difícil de o levar a sério, até como adversário político quanto mais como pré-candidato a primeiro-ministro.

A GUERRA DOS 'PIERCINGS'

«O Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra, achou, porque trabalha com miúdos difíceis, em "reinserção social", que os piercings não deviam ser autorizados aos alunos. Certo? Errado? Podemos passar horas a discutir a eficiência da medida mas temos de admitir que, sendo o piercing um sinal, pode ser considerado negativo. É legítimo pôr-se como hipótese que o seu uso transmite uma identificação que os educadores daquele centro querem afastar dos seus alunos. Em tempos da semiótica rainha, em tempos em que as marcas e a imagem são tudo, é prudente dar-se atenção aos sinais. O Centro Educativo dos Olivais deu atenção àquele, o piercing, proibindo-o. Errado? Certo? Por enquanto, regulamento e para ser aplicado. E só devendo ser modificado em função do entendimento do que é melhor para os alunos. Sublinhem essa palavra, alunos, a razão de ser daquele centro. Mas intrometeu-se nesta história um professor que tem três piercings e foi proibido de os usar na escola. Sei que é de Educação Física e que, indo por aí, eu explicaria mais facilmente a minha tese de que ele não pode usar os piercings por ser perigoso no ginásio. Mas tenho um argumento melhor e definitivo para que um professor com piercings não possa ser professor num Centro Educativo onde o regulamento proíbe os piercings aos miúdos em reinserção social. O argumento é: porque sim. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUEIROZ TENTA ATIRAR CACA PARA A VENTOINHA

«"Dei instruções aos meus advogados para formalizar a queixa crime no DIAP", explicou à agência Lusa o ex-selecionador de futebol, alegando "fortes indícios de fraude nas várias fases do processo" desencadeado após os incidentes na Covilhã, a 16 de Maio, que envolveram a equipa médica do ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal) e Queiroz.» [CM]

Parecer:

parece que Queiroz quuer será politizar o processo com a ajuda de magistrados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se que o processo seja investigado em Aveiro.»

MICHAEL BLOMMBERG AINDA É MAIS POUPADO DO QUE O BELMIRO DE AZEVEDO

«O milionário presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, dono de uma das maiores fortunas dos EUA, é, afinal, uma pessoa muito poupada: usou apenas dois pares de sapatos nos últimos dez anos.

“Num dia usa uns, no dia seguinte usa os outros. Quando ficam gastos, manda pôr meias-solas”, revelou o seu porta-voz. “Ele pode comprar os sapatos que quiser, mas gosta destes. São confortáveis e servem perfeitamente”, disse.» [CM]

Parecer:

O nosso Belmiro usa o carro durante dez anos, algo bem mais fácil do que usar os sapatos durante o mesmo tempo!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Belmiro se vai seguir o exemplo.»

MURTEIRA NABO DIZ QUE HÁ EXCESSO DE ALARMISMO

«O bastonário das Ordem dos Economistas, considerou esta terça-feira que as pessoas têm sido "excessivamente alarmistas" no debate sobre as contas públicas, acreditando que o défice ficará abaixo de 7,3 por cento, mas abriu a porta a medidas adicionais.

"Acho que estamos a ser excessivamente alarmistas. Este alarmismo gera desconfiança", afirmou Murteira Nabo, citado pela agência Lusa, no final do debate promovido esta terça-feira pela Ordem dos Economistas, para discutir o caderno de encargos para o próximo orçamento, demonstrando a sua confiança de que os objectivos serão atingidos. » [CM]

Parecer:

Eu diria que há excesso de gente a desejar o pior para o país.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Passos Coelho.»

CONTRABANDISTAS ESGOTAM iPHONE 4

«Grupos organizados de contrabandistas estão a tomar de assalto as lojas britânicas da Apple para comprar versões desbloqueadas do iPhone 4.

As longas filas de falsos clientes, pagos pelas redes de tráfico, estão a privar os compradores comuns de acesso ao novo modelo. Os telemóveis são destinados a revenda, com lucros astronómicos, na Europa de Leste, no Médio Oriente e na Ásia, onde o iPhone 4 não se encontra à venda desbloqueado.» [CM]

DESTA VEZ CONCORDO COM CAVACO

«"Espanta muitos, dada a importância estratégica dos nossos portos, que possamos discutir meses e anos a fio o TGV ou o novo aeroporto de Lisboa sem que paremos um pouco para pensar nos portos do futuro", afirmou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, numa intervenção na abertura do Congresso dos Portos e dos Transportes Marítimos, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa.

Defendendo que o transporte marítimo pode e deve ser uma alternativa viável ao transporte rodoviário, Cavaco Silva sugeriu a introdução de medidas para o promover, "pelo menos adoptando medidas fiscais similares aos demais países costeiros europeus".» [DN]

Parecer:

Há muito que disse o mesmo aqui.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

PASSOS COELHO QUER SANCIONAR AS SUAS PROPOSTAS COM DEBATE PARLAMENTAR

«O PSD quer um debate de urgência no Parlamento sobre a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que envolva audições parlamentares de "personalidades de reconhecido mérito" no sector

No requerimento que será apreciado amanhã na comissão parlamentar de saúde, os sociais democratas sublinham os "elevados défices financeiros" registados pelo SNS nos últimos anos, resultantes de "um crescente descontrolo orçamental e dos custos".» [DN]

Parecer:

Será que Pedro Passos Coelho fez algum debate antes de avançar com as suas opiniões no livro que publicou?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

O NOVO "PROFESSOR CHARRUA"?

«"Soube da notícia da demissão pela imprensa, pelos meios de comunicação social. E não quero fazer mais comentários sobre esse assunto", disse Manuel Maria Carrilho ao i, pouco depois de avançada a notícia nos media nacionais. O Ministério dos Negócios Estrangeiros demitiu o antigo ministro da Cultura do cargo de Embaixador de Portugal na UNESCO, lugar que Manuel Maria Carrilho ocupava desde Abril de 2008. A decisão foi justificada com a normal "rotação da representação diplomática", apesar de reflectir precocidade, uma vez que este tipo de cargos alteram-se normalmente a cada três a quatro, podendo prolongar-se (como é o caso de Eduardo Ferro Rodrigues, representante de Portugal na OCDE, em Paris, há seis anos).» [i]

Parecer:

Tanta luta por um tacho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Carrilho que procure outro.»

PSD ABERTO A CONVERSAÇÕES NO ORÇAMENTO

«O PSD garante que é fácil haver conversações entre o executivo e os sociais-democratas sobre a proposta de Orçamento para 2011. A garantia foi deixada pelo líder parlamentar laranja, Miguel Macedo, para quem as conversações não começam se o Governo não quiser.

«Não há nenhuma razão, a menos que o Governo queira abrir uma crise política, para que não se fale com responsabilidade, no tempo certo, sobre essa matéria do Orçamento», declarou Miguel Macedo, em conferência de imprensa, no Parlamento, citado pela Lusa. » [Portugal Diário]

Parecer:

Quem diria...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

DEPOIS DO FMI É O FUNDO DE EMERGÊNCIA QUE DIZ BEM DE PORTUGAL

«O presidente do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, criado para ajudar os países da zona euro em dificuldade, disse hoje não esperar pedidos de ajuda de Portugal ou da Irlanda, apesar da pressão sobre o mercado de dívida.

"Eu não acredito que o pior vá acontecer" e que o fundo tenha de ir em auxílio de Portugal ou da Irlanda, disse Klaus Regling numa entrevista a um jornal alemão. » [Público]

Parecer:

Há algo de errado nalgumas vozes que se vão ouvindo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

SANEAMENTO NO GOVERNO CUBANO

«A ministra despedida, Yadira Garcia, de 54 anos, substituíra em 2005 Marcos Portal, afastado por Fidel ao fim de duas décadas naquele cargo. Em nota oficial, as autoridades cubanas explicaram que Garcia sai do Governo “tendo em conta deficiência na gestão” do Ministério. É avançado apenas que as “incapacidades” da ministra se “reflectiam de maneira especial no fraco controlo dos recursos destinados aos processos produtivo e de investimento” nos sectores que tutelava.

Com este afastamento, Raúl Castro praticamente tem agora uma equipa totalmente renovada nos sectores económicos do país, depois de terem sido despedidos – entre os nomes mais sonantes – o vice-presidente Carlos Lage e o ministro dos Negócios Estrangeiros Felipe Pérez Roque, acusados de deslealdade e ambição de poder.» [Público]

Parecer:

E eu que pensava que por aquelas bandas eram todos competentes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso amarelo.»

193 PERGUNTAS PARA SEREM FEITAS A DUARTE LIMA

«Uma carta rogatória com 193 perguntas dirigidas a Duarte Lima, chegou hoje a Portugal, via Interpol, e encontra-se já no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Estas perguntas, enviadas pela polícia brasileira, destinam-se a esclarecer algumas questões relacionadas com o homicídio da portuguesa Rosalina Ribeiro, em Dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro.» [Público]

Parecer:

Estes polícias brasileiros têm mais capacidade para formular perguntas do que os nossos investigadores do Caso Freeport.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas respostas.»

LADY MARTIST