quinta-feira, setembro 23, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flores de Lisboa, Ameixoeira

IMAGEM DOS VISITANTES DO'O JUMENTO

Praia (imagem de A. Cabral)

JUMENTO DO DIA

Manuel Maria Carrilho

Neste país para alguém se tornar herói da liberdade à semelhança do que sucedeu com um conhecido professor basta ser demitido, não ser reconduzido ou mesmo não ser convidado para um cargo, com a imagem de autoritário de Sócrates este tem as costas largas para este tipo de auto-promoções feitas à sua custa.

O último herói da liberdade inventado neste país é o ex-ministro da Cultura de António Guterres, um homem que só conseguiu notoriedade política criticando os governos do seu partido. Não admira que agora faça passar a ideia de que foi saneado por ter escrito um livro crítico para o governo do seu partido, chegando-se ao ridículo de ser a sua editora a emitir um comunicado numa tentatiiva clara de provocar o escândalo de forma a obter lucros com a situação.

Mas, ao que parece, a insinuação de Manuel Maria Carrilho de que foi saneado por causa das criticas que fez numa entrevista ao Expresso não têm fundamento, e é este mesmo jornal que o desmente. Carrilho é bem capaz de ter razão ao dizer que só soube da demissão pela Lusa e que tal demissão lhe foi comunicada no mesmo dia, só que não esclarece se está a falar do acto formal, nem desmente o comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros. Percebe-se.

«O ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado acordou a 15 de Abril deste ano com Manuel Maria Carrilho que este iria cessar funções na UNESCO, soube o Expresso de fonte oficial do MNE.

Foi nessa data que ficou combinado entre ambos que o ainda embaixador de Portugal na organização para a Educação, Ciência e Cultura abandonaria o cargo na chamada "rotação de Outono", que tem lugar em Outubro.

A declaração do Ministério desmente as declarações do antigo ministro da Cultura que, ontem, afirmou que só soube da sua saída "por um telex da Lusa". No mesmo dia, Carrilho lançou um novo livro, uma coletânea de artigos com um prefácio visto como um autêntico programa político e muito crítico da atual situação.

Contactado pelo Expresso, Manuel Maria Carrilho reafirmou que só teve conhecimento da sua saída pela Lusa "às 10 horas da manhã de segunda feira" e que a mesma lhe foi confirmada às 20h30, do mesmo dia, pelo secretário-geral do Ministério.» [Expresso]

HÁ MUITO TEMPO QUE NÃO OUVIA AS CRÍTICAS DE CARRILHO

Pois, estava dentro de um tacho dourado, agora volta a fazer o que já fez no tempo de Guterres.

A REPÚBLICA AMEAÇADA

«"Sem discursos nem trombetas, os inimigos da República tomaram o poder na sociedade. Na primeira linha, o dinheiro e a imagem. A sua aliança sucedeu ao trono e ao altar." Eis as primeiras frases de um texto notável, de que só agora tive conhecimento, e no qual o autor, o dr. Miguel Veiga, advogado e intelectual que vive no Porto, procede a uma análise do estado actual das coisas. Quando a cultura deixa de ser o paradigma da relação com o outro, a colectividade perde o lugar confluente onde se cruzam os preceitos éticos e estéticos que a justificam.

Diz Miguel Veiga: "Agravando a opulência pela notoriedade, multiplicando a desigualdade dos rendimentos pela da consideração pública, ela ataca os fundamentos do orgulho da República: o desinteresse e o anonimato que subordinam os interesses e as vaidades ao interesse geral. A República não é um regime político entre outros. É um ideal e um combate." O texto foi lido em Arcos de Valdevez, há menos de dois meses, numa homenagem a Mário Soares, e a sua importância reflexiva não mereceu, da imprensa a atenção necessária. A imprensa, cada vez mais abandonada à futilidade e ao pequeno escândalo, aumenta a hipótese repressiva da conduta política. » [DN]

Parecer:

Por Baptista-Bastos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUESTÃO SIMPLES: QUEM MENTE?

«Resenha. 1) A 18 de Setembro, o Expresso entrevista Manuel Maria Carrilho, embaixador na UNESCO. O entrevistado critica o Governo. 2) Dois dias depois, Carrilho é demitido de embaixador. Ele diz aos jornais: "Soube pela Lusa. Ninguém falou comigo." 3) No dia seguinte à demissão, Carrilho lança um livro, compilação das suas crónicas no DN. A editora faz um comunicado dizendo que a demissão foi consequência "da publicação do livro e da entrevista ao Expresso". Embora seja pouco provável que o livro seja causa da demissão (ninguém se irrita por textos em livro quando em jornal passaram sem queixume), é natural que a editora aproveite para propagandeá-lo. 4) Ainda a 21 de Setembro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que Luís Amado e Carrilho se reuniram a 15 de Abril, tendo o ministro informado o embaixador de que ele saía da UNESCO no Outono. 5) Um dos dois mente. Ou a) Amado mente de forma seca e despudorada sobre um facto inexistente (ter informado Carrilho, a 15 de Abril, da demissão); ou b) Carrilho mente, de forma mancomunada, preparando a entrevista ao Expresso e o lançamento do livro para ocorrerem aquando da demissão, que ele conhecia. 6) É inadmissível que o mentiroso sobreviva politicamente quando a verdade se souber. E a verdade que interessa é esta: a 15 de Abril, Carrilho foi ou não informado da sua demissão pelo ministro? Sim ou não? » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

HAJA SENTIDO DE HUMOR

«A ministra da Educação, Isabel Alçada, considerou esta quarta-feira que o vídeo de um aluno a imitar a sua mensagem sobre o arranque do ano lectivo “não é ofensivo”.

“A Internet é um ambiente de liberdade e realmente, se fosse uma coisa ofensiva, seria desagradável”, assinalou a governante, à margem de uma conferência sobre avaliação da leitura e da escrita, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.» [CM]

Parecer:

O aluno teve mais sentido de humor do que aquele que se vai vendo pelo "Albergue Espanhol" pelo que se vê no comentário mais abaixo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SÓCRATES ANDOU DE MTERO

«O primeiro-ministro, José Sócrates dirigiu-se esta quarta-feira de manhã de metropolitano para a Feira Internacional de Lisboa (FIL), onde vai inaugurar a Mostra 'Portugal Tecnológico'.

José Sócrates saiu na estação Oriente e fez o restante percurso a pé. Deverá regressar igualmente de metro e comprou por 1, 70 euro um bilhete de ida e volta. Durante o percurso alguns populares dirigiram-se ao primeiro-ministro para o cumprimentar.» [CM]

Parecer:

E pagou bilhete? Vai andar por aí muitos jornalistas a averiguar esta questão muito importante.

Afinal pagou o bilhete mas como não bela sem senão esqueceu-se do preço:

«Na pergunta de algibeira, José Sócrates enganou-se no entanto no valor do bilhete, dizendo que cada viagem custa 80 cêntimos, em vez dos 85 que realmente pagou. O primeiro-ministro seguiu pela saída destinada a lactentes, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida e seguiu viagem para a exposição Portugal Tecnológico 2010, onde várias empresas mostram como aplicam as mais recentes inovações tecnológicas na sua actividade diária.» [Portugal Diário]

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se pagou bilhete ou beneficiou de uma borla.»

MOÇAMBIQUE: MORRERAM CINCO NO CONCURSO "QUEM É O MAIOR BÊBADO"

«Cinco pessoas morreram na vila de Alto Molócué, província moçambicana da Zambézia, supostamente intoxicadas por uma bebida alcoólica e depois de terem participado num concurso denominado "Quem é o maior bêbedo".

Segundo a Rádio de Moçambique, as cinco vítimas beberam uma aguardente da marca Rhino Gin, que terá sido fabricada na vizinha província de Nampula. Os agentes da empresa fabricante organizaram o concurso para promover a bebida no Alto Molócué e as mortes deram-se a seguir, tendo todas as vítimas participado na iniciativa. » [CM]

DEPUTADOS CAVAQUISTAS NÃO ASSINAM PROJECTO DE REVISÃO CONSTITUCIONAL

«A anterior presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, o antigo deputado constituinte Mota Amaral e o constitucionalista Paulo Mota Pinto são alguns dos deputados sociais democratas que não assinaram o projecto de revisão constitucional do partido.

António Montalvão Machado, José Eduardo Martins, José Luís Arnaut, José Pacheco Pereira e Luís Rodrigues são outros membros do grupo parlamentar social democrata, num total de 21, que não assinaram, até ao momento, o projecto de revisão constitucional do PSD.» [DN]

Parecer:

O estranho é haverem tão poucos "cavaquistas" num grupo parlamentar escolhido por Manuela Ferreira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por novas sondagens.»

'TITANIC' AFUNDOU POR ERRO DE INTERPRETAÇÃO DE UMA ORDEM DO COMANDANTE

«Tudo isto porque, na altura, estavar-se-ia numa fase de transição da vela para a navegação a vapor e a condução era diferente.

Na condução à vela, com leme manual, como ainda hoje acontece, quando se quer direcionar o barco para um lado vira-se o comando para o lado contrário. Na transição para a navegação dos barcos a vapor isso deixou de acontecer, passando a condução a ser feita tal como acontece hoje num qualquer automóvel, virando o volante para o lado desejado.

Como muitos dos oficiais que estavam no 'Titanic' tinham anteriormente trabalhado em barcos à vela, os dois "códigos de navegação" colidiam. O que terá acontecido com Robert Hitchins.

Quando o comandante William Murdoch avistou o icebergue, ainda o 'Titanic' estava a cerca de dois quilómetros do bloco de gelo, deu ordem de virar a estibordo. Baralhando as regras e esquecendo-se de que estava num navio de última geração, Robert Hitchins acabou por virar a roda do leme para a direita, raciocinando à maneira antiga.

Apercebeu-se do seu erro pouco depois, mas o mal estava feito: quando o tentou corrigir, perante a velocidade de deslocação do 'Titanic', já era tarde de mais.» [Expresso]

POLÍCIA FILANESA PROCURA CHARLATÃO PARECIDO COM DURÃO BARROSO

«Podia ser um anúncio no faroeste. Procura-se, vivo ou morto. A verdade é que na Finlândia a polícia procura um vigarista parecido com Durão Barroso, segundo revelaram as autoridades daquele país.

O anúncio levou mesmo um repórter a questionar o porta-voz da Comissão Europeia, mas Pia Hansen desconhecia esse facto.

Segundo o «Wall Street Journal», a notícia original foi dada pelo principal jornal finlandês, o «Helsingin Sanomat», que utilizou o seguinte título: «Polícia procura charlatão parecido com o presidente da Comissão Europeia». » [Portugal Diário]

Parecer:

Será que o charlatão enganou a Finlândia?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

CARRILHO CONTINUA ARMADO EM VÍTIMA

«Manuel Maria Carrilho continua a falar sobre a sua demissão como embaixador de Portugal na UNESCO. Em declarações à agência Lusa, assegura que a responsabilidade da demissão foi decidida «ao mais alto nível».

O ex-ministro da Cultura contraria as afirmações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, embora ressalvando: «Não estou a desmentir o ministro dos Negócios Estrangeiros».» [Portugal Diário]

Parecer:

Depois do que fez a seguir a ter abandonado o ministério da Cultura no tempo de Guterres não deveria ter sido nomeado para nada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Carrilho se tinha ou não sido informado pelo ministro muito antes.»

O NERVOSISMO DÁ PARA ESTAS COISAS

Este post de Rodrigo Saraiva mostra como o debate político na blogosfera deixou de se fazer com teclados de computador para usar-se os puxadores do autoclismo. Espere que ninguém tenha perdido a carteira no Metro, não me admiraria nada se Pedro Passos Coelho fosse pedir ao Louçã para avançar com uma comissão parlamentar de inquérito com o objectivo de apurar se o primeiro-ministro teve responsabilidades.

Quando o debate de ideias resulta em perdas de nove pontos nas sondagens recorre-se ao golpe baixo oq eu não é novidade, o pessoal do actual PSD que começou por se afirmar como gente fina e elegante começa a ceder a velhas estratégias, começou-se pela passagem da asfixia para a intoxicação e agora já nem se mandam as anedotas e insinuações por mail, recorre-se a blogues. Parece que a Butterfly fez escola no "Albergue Espanhol". É pena.

Será por estas e por outras que não tenho lido textos de Nogueira Leite naquele blogue?

ACAPOR.COM

Um blogue em defesa da liberdade na internet, uma rara iniciativa na blogosfera portuguesa onde este tema passa quase ao lado, andamos mais preocupados com falsas asfixias e intoxicações.

OXANA ZUBOFF