terça-feira, setembro 28, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Santiago do Cacém

IMAGEM DO DIA

"Falta o meu..." (imagem de A. Cabral)

JUMENTO DO DIA

Fernando Nobre, candidato presidencial

Finalmente percebi qual o entendimento que Fernando Nobre tem das funções presidenciais, ao governo cabe governar enquanto fizer o que o presidente aceita, caso contrário o PR dá um murro na mesa, discursa o país, reúne o Conselho de Estado e dissolve a AR. Enfim, é um Hugo Chávez na versão semipresidencialista.

«“O actual Presidente da República tem promulgado todos os orçamentos que nos conduziram ao ponto a que chegámos, promulgou inclusive a adjudicação da obra da primeira empreitada do TGV até ao Poceirão”, afirmou Fernando Nobre. O candidato a Belém questionou-se: “De que é que serve termos um Presidente da República que é formado em Economia e Finanças?”.

Apesar de a elaboração de orçamentos e do lançamento de obras públicas serem poderes executivos, Nobre argumentou que o Presidente da República “tem poderes suficientes para, na altura certa dizer, ‘agora assim já não se joga mais, intervenho convoco a Assembleia da República, faço uma intervenção ao país, convoco o meu Conselho de Estado, para dizer agora chegou, por aí já não vamos mais’”. “Temos estado a permitir que o Estado se esteja a endividar a um tal ponto que, se fosse uma família portuguesa, já estava em falência e já não teria a mínima oportunidade de obter crédito na banca”, afirmou.

Para o também presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), “mais do que chegar a um consenso” sobre o Orçamento do Estado para 2011 é importante que esse seja um “orçamento com qualidade”, e de “rigor”, “que não penaliza os mais fracos”. “Se o Instituto Nacional de Estatística diz que 18 por cenato da população do nosso país está em situação de pobreza, no dia em que o Estado já não estiver apto a suportar os apoios e os subsídios que tem suportado até hoje e que já começou a cortar, a pobreza estrutural no nosso país poderá atingir 40 a 41 por cento”, sustentou.» [Público]

JUSTIÇA TEM DE FAZER POR ELA PRÓPRIA

«O Conselho Superior da Magistratura instaurou processos disciplinares a oito juízes por alegada falta de produtividade. Uma medida que só mereceria elogios, não fosse o mesmo Conselho Superior da Magistratura ter promovido dois destes juízes a auxiliares do Tribunal da Relação antes da conclusão das averiguações.

Se os processos são um sinal concreto e exemplar de combate à morosidade da justiça, as promoções são um desastre. Não só destroem qualquer esperança de que estes inquéritos disciplinares venham a traduzir-se numa melhoria significativa do sistema judicial, como voltam a sublinhar o que de pior se aponta à hierarquia da justiça, ou seja, a prática continuada de impunidade e desorganização interna. » [DN]

Parecer:

Editorial do DN.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

OCDE RECOMENDA CORTES NOS BENEFÍCIOS E AUMENTO E IMPOSTOS

«Portugal tem de se preparar para cortar nas deduções e benefícios fiscais. É a principal conclusão do relatório apresentado hoje pela OCDE.

O documento, avançado pelo Diário Económico, assume que "o Governo deveria ir mais longe no corte das despesas fiscais". As deduções fiscais em causa serão despesas com a educação, saúde e habitação.» [DN]

Parecer:

Parece que os economistas da OCDE discordam do economista Nogueira Leite.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao economista Nogueira Leite.»

CAVACO COMEÇA POR OUVIR PCP E BE

«Terça-feira entre as 10 horas e o meio-dia o Chefe de Estado receberá, em audições de uma hora, os Verdes, PCP e Bloco de Esquerda. Na quarta-feira o CDS será recebido às 10 horas, o PSD às 11 horas e o PS ao meio-dia.

Estes encontros decorrem numa altura em que Governo e PSD dão sinais de ruptura nas negociações em torno do Orçamento do Estado. Depois do ministro das Finanças ter confirmado que haverá um novo aumento de impostos já no próximo ano, Passos Coelho garantiu que o PSD não viabilizará um Orçamento que reforce a carga fiscal sobre os portugueses.» [DE]

Parecer:

É para os deixar logo despachados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

SECRETÁRIO-GERAL DA OCDE DIZ QUE JUROS COBRADOS A PORTUGAL SÃO INJUSTOS

«Angel Gurría, que se encontra em Portugal para apresentar um relatório sobre Portugal, afirmou ser “injusto” as taxas de juro cobradas depois de ter lançado “reformas de primeiro plano” antes e durante a crise, no mercado de trabalho e a nível orçamental.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Não foi isso o que Passos Coelho disse.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao líder do PSD.»

OCDE RECOMENDA SUBIDA DO IVA E DO IMI

«A OCDE recomendou hoje, segunda-feira, a Portugal uma subida do IVA e do IMI, de forma a alcançar uma consolidação orçamental "credível", que restabeleça a confiança dos consumidores.

Para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o Governo deve estar preparado para subir novamente os impostos, concentrando-se naqueles que menos distorcem o crescimento", tal como o IVA e os impostos sobre o património predial (IMI).» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Tudo aquilo a que se opõe o PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Registe-se.»

PASSOS COELHO REUNE COM ECONOMISTAS

«O presidente do PSD, Pedro passos Coelho, reúne amanhã com um grupo de cerca de 20 economistas com os quais vai analisar a crise financeira portuguesa.

Entre os presentes vão estar alguns dos nomes dos mais conhecidos economistas portugueses. Abel Mateus, João Salgueiro, Medina Carreira, João Duque, António Nogueira Leite, Mira Amaral e Manuel Vilares são alguns dos nomes que já confirmaram a sua presença no encontro. Alberto Castro, próximo do PS, não estará presente mas enviará uma mensagem.» [Público]

Parecer:

Dois comentários, o primeiro para sugerir a Pedro Passos Coelho que veja a televisão pode ouvir todos estes economistas repetirem o mesmo todos os dias e pouparia na sala do hotel, o segundo para constatar que há um economista que é mais importante pois pertence à espécie exótica dos que "estão próximos do PS", é tão valioso que não podendo ir manda uma intervenção.

A verdade é que para além dos do costume são poucos a quererem dar a cara.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

AGORA SÃO OS GALEGOS?

«Dirigentes de associações que representam cerca de 40 mil empresas do Norte de Portugal e da Galiza admitiram hoje, em Viana do Castelo, avançar para os tribunais para impedir a introdução de portagens na SCUT Litoral Norte.

Segundo José Manuel Alvariño, presidente da Confederação Empresarial de Pontevedra (CEP), em causa está o facto de não ser possível pagar as portagens com dinheiro, o que, em seu entender, poderá violar as regras comunitárias.

"Com o euro, pode-se pagar seja o que for em todos os países que aderiram à moeda única. Agora, querem impedir-me de usar o euro para pagar portagens em Portugal. Para circular, tenho de comprar não sei o quê", criticou o empresário.» [Expresso]

Parecer:

Ao que isto chegou, pagam portagens na Galiza e querem borlas em Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Responda-se aos senhores recorrendo a uma famosa expressão do falecido almirante Pinheiro de Azevedo.»

NO 'GENERATION Y'

O post "Em nenhuma parte, porém em todas":

«São duas da tarde no Departamento de Imigração e Estrangeiros (DIE) na Rua 17 entre J com K. Dezenas de pessoas aguardam por uma permissão de saída do país, essa autorização de viagem que chamam de “carta branca”, seria ainda melhor dizer “salvo-conduto”, “a carta de liberdade” ou a “ordem de soltura”. As paredes estão descascadas e um anúncio de “cuidado, perigo de queda” exibi-se numa parede da enorme casa do Vedado. Várias mulheres - que já esqueceram de sorrir e serem amáveis – vestem seus uniformes militares e advertem o público que deve esperar disciplinadamente. De vez em quando gritam um nome e o convocado regressa minutos depois com o rosto jubiloso ou com uma contida cara de tacho.

Finalmente me chamam para anunciar a oitava negativa de viagem em apenas três anos. Especialistas em despojar-nos do que poderíamos viver, experimentar e conhecer fora das nossas fronteiras, os funcionários do DIE me comunicam que não estou “autorizada a viajar no momento”. Com esse curto não – dito quase com deleite – perdi a possibilidade de estar no 60º aniversário do Instituto de Imprensa Internacional e na apresentação de Internet para o Nobel da Paz em Nova Iorque. Um selo no meu prontuário e me vi obrigada a falar por via telefônica nas atividades de Torino Capital européia dos jovens, e a me comunicar com a editora Brûle para que lance Cuba Libre em Montreal sem a minha presença. O absurdo migratório se interpôs entre meus olhos e as estantes repletas da Feira do Livro de Frankfurt, entre minhas mãos e essa compilação de textos que irão à luz no Festival de Literatura de não ficção na Polônia. Já não chegarei à Feira de Jornalismo de Ferrara nem à apresentação do documentário em Jequié, Brasil; muito menos poderei participar do Congresso de Mulheres Liderando o Milênio, com sede em Valencia, e tampouco em Cuneo, durante o evento Scrittori in Cita. Minha voz não será escutada na LASA, de onde enviaram uma representação oficial e a aparição do meu livro Gestão e Desenvolvimento com WordPress terei que desfrutá-la a distância.

Tudo isso me tiraram. Contudo, me deixam - como se fosse um castigo – junto da matéria prima fundamental de onde saem meus artigos, em contato com essa realidade da qual não me perdoaria estar ausente.»

NO "CÂMARA CORPORATIVA"

O post "dos benefícios de natureza fiscal":

OKTOBERFEST 2010

HAIM ZASLAVSKI

MTV