terça-feira, novembro 23, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor no Estádio Universitário, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Ao serviço da cimeira da NATO [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Rui Pereira, ministro da Administração Interna

Os acontecimentos demonstraram que a aquisição de blindados anti-motim não era necessária para assegurar a segurança da cimeira NATO, pelo que comprar à pressa, sem qualquer concurso com o argumento da urgência para depois o equipamento chegar no dia seguinte à cimeira foi uma figura ridícula que o ministro fez.

Lamenta-se que em tempo de aperto financeiro um ministro se tenha socorrido do argumento da segurança da cimeira Nato para fazer mais umas compras, ainda por cima de forma precipitada e sem obedecer a normas de transparência.

«Um dos blindados adquiridos pelo Ministério da Administração Interna, para a operação de segurança da Cimeira da NATO, que se realizou entre 19 e 20 de Novembro, chegou este domingo ao aeroporto da Portela. Um dia depois de terminado o encontro de chefes de Estado na capital.

Segundo foi confirmado ao tvi24.pt por funcionários do aeroporto, a viatura, que ficará na posse da PSP, chegou domingo ao terminal de carga da Portela, entre as 11h00 e o 12h00.» [TVI24]

NÃO FORAM SÓ OS BLINDADOS QUE NUNCA CHEGARAM

«A compra dos blindados e restante equipamento considerado necessário para a segurança da Cimeira da NATO revelou-se um magnífico exemplo do que podem ser os negócios do Estado e no mau sentido. Aquilo que deveria ter sido uma compra programada transformou-se, por força da inércia, em algo que se suspeita não ter passado de mero expediente para equipar a PSP. E, pior ainda, dois dias após o final da cimeira é agora uma dor de cabeça para a polícia e para o Ministério da Administração Interna.

O folhetim começou no início do ano quando a PSP entregou à tutela uma lista de compras. Eram 20 milhões de euros de equipamento. Como foi considerado despesa a mais, a polícia fez uma revisão em baixa e o caderno de encargos passou para cinco milhões, mesmo assim de material considerado vital.

Quando faltavam semanas para cimeira, o negócio avançava discretamente, sem concurso público ou consulta ao Tribunal de Contas. Por essa altura, a compra já era classificada como urgente e assim se legitimava o ajuste directo. Mas o processo era estranho, tanto mais que se sabia desde há meses da realização da reunião magna da NATO na capital portuguesa.

Terminada a cimeira, ainda ninguém viu sequer o rasto de todo aquele equipamento. O tal que era urgente, blindados incluídos. A PSP já admitiu mesmo que quase nada cá chegou.

A pressa que justificava a dispensa de concurso e de Tribunal de Contas deixou de fazer sentido. Será que o próprio negócio continua a fazer? O modelo seguido é que seguramente não faz.» [DN]

Autor:

Editorial.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

AFINAL TEMOS MINISTRA DO AMBIENTE

«Os bebés que nasçam até dia 28, quando finda a a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, recebem um kit de fraldas reutilizáveis. Dar a conhecer aos pais esta solução amiga do ambiente e promover a sua utilização é o objectivo do projecto Fraldinhas, uma parceria desenvolvida pela Valorsul, a EGF e a Quercus que inclui a distribuição de fraldas reutilizáveis em 24 hospitais e maternidades públicas de Norte a Sul do País.

“Com este sistema os pais poupam e o ambiente ganha”. Foi assim que a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, descreveu o projecto após ter entregue, esta segunda-feira, um kit de fraldas reutilizáveis ao primeiro bebé nascido na Maternidade Alfredo da Costa durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. » [CM]

Parecer:

Deve ter regressado da migração. De repente os ministros andam todos muito agitados... deve ser das sondagens, quase aposto que o da Agricultura deve estar por aí a aparecer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

OREMOS

«De acordo com o líder do Executivo, Portugal fechará este ano com "um défice orçamental de 7,3%, que é menor do que o da França, para já não falar em comparação com a Grécia, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos ou Japão".

"Portugal tem uma dívida pública que está em linha com a média da União Europeia e teremos um Orçamento aprovado para 2011 que prevê um défice de 4,6%, valor também abaixo da média europeia. Estes dados dão-nos razões para ter confiança com o que se está a passar em Portugal. Nós vamos resolver os nossos próprios problemas", acrescentou.» [CM]

Parecer:

Se a dívida está mais ou menos contabilizada quanto ao défice o melhor é aguardar pela correcção das contas da loura do Ministério das Finanças.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pela confirmação do défice de 2010 pelo Eurostat porque as contas do Teixeira dos Santos não merecem confiança.»

ESCRITORA ALEMÃ OFERECE SEXO AO PRESIDENTE

«A escritora e actriz alemã Charlotte Roche, de 32 anos, oferece ao presidente germânico, o democrata-cristão Christian Wulff, uma noite de sexo, caso este não assine a lei que prolongará em mais doze anos, até 2040, a existência de centrais nucleares.» [CM]

SÓCRATES DIZ QUE COMPRA DA DÍVIDA IURLANDESA É UM INVESTIMENTO

«José Sócrates falava aos jornalistas no Parque das Nações, depois de interrogado sobre os custos financeiros que Portugal terá de suportar por a Irlanda ter decidido agora recorrer ao fundo de estabilização da União Europeia.

Na resposta, o primeiro-ministro aproveitou para contrapor que a operação que será realizada com Dublin "não se tratará de qualquer ajuda":"Não há ajuda à Irlanda, nem houve ajuda à Grécia, porque isto é um investimento, porque o fundo europeu compra dívida desses países. Ora, quando se compra dívida, está a fazer-se um investimento nos países, que pagam juros", justificou.» [DN]

Parecer:

Pois é, Portugal compra dinheiro para depois o vender à Irlanda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates quanto vai ganhar Portugal com este investimento.»

SEGUROS DA DÍVIDA PORTUGUESA SÃO OS QUE MAIS SOBEM

«De acordo com os dados da agência de informação financeira Bloomberg, pelas 14:28, os 'Credit Default Swaps' (CDS) da dívida soberana portuguesa a 10 anos estavam a crescer 30,5% para 420,44 pontos base, na maior subida em todo o mundo.

Os CDS são títulos que protegem o investidor de eventuais riscos da dívida soberana, ou seja, são um seguro contra o risco de um país não ter capacidade de pagar o empréstimo. » [DN]

Parecer:

Parece que o optimismo de Sócrates não convence os mercados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

BELMIRO DIZ QUE ESTAMOS MAIS POBRES

«O presidente do conselho de administração da Sonae, Belmiro de Azevedo, manifestou hoje preocupação quanto ao Estado do país, afirmando que "estamos mais pobres" e remetendo uma posição sobre o Orçamento do Estado para depois da sua aprovação, na sexta feira.» [i]

Parecer:

É caso para dizer estamos, salvo seja.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Belmiro quanto é que perdeu em 2010.»

ALEGRISTAS QUEIXAM-SE DA FALTA DE APOIO DO PS

«A máquina alegrista está descontente e solta os desabafos: o apoio dos dirigentes do Partido Socialista, mesmo quando acontece "é de corpo presente" ou "pouco entusiasta" e é necessária uma maior "unidade" para levar o barco a bom porto. O PS tinha prometido que assim que Cavaco Silva apresentasse a recandidatura o partido entrava em força na campanha de Alegre. Mas quase um mês depois da entrada oficial em jogo do actual Presidente da República, assiste-se a uma insustentável ausência socialista.

O candidato independente apoiado pelo Partido Socialista e pelo Bloco de Esquerda anda há meses em pré-campanha mas as críticas à falta de convicção do aparelho socialista continuam a surgir. O candidato presidencial "suprapartidário" esteve durante o fim de semana no Porto e as opiniões dividem-se. "Em alguns casos continua a sentir-se isso [a ausência do PS] porque a liderança não estava de forma muito clara no apoio à campanha", disse ao i o membro da Comissão Política de Manuel Alegre, Elísio Estanque. A "solidão" de Manuel Alegre foi notada ontem por Marcelo Rebelo de Sousa que diz que "Alegre não tem campanha. Está sozinho". O comentador da TVI acrescentou ainda que "o PS resiste" a ajudar o candidato.» [i]

Parecer:

Estavam à espera do quê?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

TEM PENA DE HORTA OSÓRIO E ANTÓNIO BORGES NÃO TEREM EMPREGO EM PORTUGAL

«“Quando a Jerónimo Martins foi para a Polónia preocupámo-nos em saber se a iniciativa privada era aceite. Eu tenho muita pena de ver um Horta Osório e um António Borges a trabalhar lá fora porque cá não têm emprego”, disse ainda o “chairman” da retalhista.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Sendo o grupo Jerónimo Martins um dos maiores grupos empresariais portugueses o seu dono tem uma solução, empregue-os.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Soares dos Santos se alguma vez ofereceu emprego a Horta Osório.»

GOVERNO IRLANDÊS CONVOCA ELEIÇÕES

«O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, disse hoje que o Governo será dissolvido assim que for aprovado o orçamento para 2011 e que haverá novas eleições legislativas no próximo ano.

“A questão mais importante é passar o orçamento”, disse Brian Cowen aos jornalistas em Dublin, citado pela agência Bloomberg. Depois disso, a intenção do primeiro-ministro irlandês é “pedir a dissolução do Governo”. Quando questionado sobre se tencionava demitir-se, Cowen disse apenas que queria continuar a liderar o partido Fianna Fail. A aprovação do orçamento está agendada para 7de Dezembro.» [Público]

Parecer:

Um bom exemplo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a conhecer a José Sócrates.»

IGOR KOROVIN

AMNISTIA INTERNACIONAL