quarta-feira, dezembro 08, 2010

Antevisão de um debate

No próximo dia 29 Cavaco Silva e Manuel Alegre estará frente a frente para um debate eleitoral que ficará o princípio do fim das carreiras de dois políticos cujas carreiras estão associadas a e outros dois políticos, Soares e Sá Carneiro. Alegre só agora apareceu porque Soares não desapareceu, Cavaco ainda por cá anda porque Sá Carneiro desapareceu. Cavaco não deverá sobreviver a mais uma comissão de inquérito ao acidente de Camarate e Manuel Alegre, que foi um acidente que ia acabando com Sócrates, deverá desaparecer da vida política ainda antes de Mário Soares.

Com as eleições presidenciais o debate será morno e a RTP não arriscará a saúde dos candidatos pelo que além dos jornalistas estará presente na mesa duas enfermeiras e um médico especialista em geriatria, nos bastidores para além dos habituais assessores as equipas de apoio contarão com um cardiologista.

Assim, quando o jornalista perguntar a Cavaco Silva se sempre é verdade o que as más línguas dizem, que nos bons tempos do BPN tinha o seu gabinete de trabalho nas instalações deste banco a enfermeira de apoio à candidatura de Cavaco Silva segura-lhes as mãos, mede o ritmo cardíaco e antes que este responda assegura-se de que não se está sentindo mal como sucedeu durante a tomada de posse de António Guterres.

Iguais cuidados clínicos deverá ter a equipa de apoio a Manuel Alegre quando o jornalista perguntar ao candidato se a sua afirmação de que apenas cumpriria um primeiro mandato resulta de pensar que Cavaco Silva foi tão forreta a gerir a garrafeira do Palácio que está convencido de que para um segundo mandato teria de beber o famoso vinho de Lisboa em tempos prometido pelo Sá Fernandes.

EM relação ao futuro há poucas perguntas a fazer aos dois candidatos, a Manuel Alegre talvez perguntem seno caso de ser eleito e não ter tempo para pescarias vai pescar à linha no tanque dos jardins do palácio, e a Cavaco se vai comprar um elevador especial para subir às palmeiras de Belém agora que os artelhos já não lhe deixam agarrar os troncos com os pés.

Se por essa ocasião a TVI vai ter dois candidatos na Casa dos Segredos, a RTP apresentará o seu reality show com dois candidatos na Casa dos Jarretas.