domingo, dezembro 05, 2010

Semanada

1. Com Sócrates a assumir as funções de caixeiro-viajante dos exportadores portugueses as semanas começam a ser classificadas em função das presenças ou das ausências do primeiro-ministro em território nacional. O trabalho de Sócrates é meritório e evidencia uma mudança profunda na forma de governar no domínio da economia, mas leva-nos a questionar para que serve o ministro da Economia mais o seu séquito de secretários de Estado, chefes de gabinetes, adjuntos e assessores, para não referir os embaixadores, delegações externas do comércio externo, etc.

2. Cavaco Silva teve finalmente a oportunidade de se vingar da marotice que Carlos César lhe fez com o estatuto da Região Autónoma dos Açores e violou uma das regras que estabeleceu para o seu comportamento, não falar de assuntos domésticos quando está em viagens oficiais ao estrangeiro. Como se isso fosse pouco o mesmo Cavaco que nunca questiona a constitucionalidade das decisões do seu agrado ou que nunca reparou nas práticas de legalidade duvidosa do governo regional da Madeira manifestou dúvidas sobre a constitucionalidade da decisão de Carlos César de repor os vencimentos dos funcionários públicos com uma ajuda doméstica. Quem parece ter concordado com Cavaco Silva e discordado de José Sócrates foi o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, que se manifestou contra a medida e procurou fundamentar a sua inconstitucionalidade, ao que parece o Castilho discorda do primeiro-ministro quanto ao alcance da autonomia dos Açores.

3. Na mesma semana em que se ficou a saber que a crise chegou às esmolas que os crentes dão na missa a ministra da Saúde tentou elogiar o papa por ter admitido o uso do preservativo e fê-lo de forma tão desastrosa que ia sendo excomungada. Enfim, os padres sabem pouco de marketing e a ministra parece ser uma excepção às conclusões do estudo liderado por Adrianna Mendrek, investigadora canadiana do departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal, segundo as quais as mulheres têm o cérebro mais activo do que os homens.

4. Mais uma vez o país foi surpreendido com a morte de Sá Carneiro num acidente de avião e há quem defensa a constituição da quadragésima comissão de inquérito. Concordo, até acho que devia ser constituída também uma comissão de inquérito à morte do rei D. Carlos, outra para investigar o desaparecimento do D. Sebastião, mais uma para investigar os conflitos familiares entre D. Afonso Henriques e a mãe.

5. O ministro das Finanças teve mais uma das suas ideias brilhantes, para controlar a despesa das parcerias com os privados quer criar mais um instituto onde coloca uma administração de três personagens a ganhar à grande e à francesa. Já agora que a sede do instituto seja no Porto e que os seus administradores sejam velhos amigos da Faculdade de Economia Local que estejam mal empregados.

6. Os donos dos ginásios avisam que o aumento do iva no sector vai resultar em 3.000 despedimentos, acho que têm razão, com a classe média a fugir aos impostos dificilmente vão ter força nas pernas para irem malhar para o ginásio. Aliás, não serão só os pt a perderem emprego, serão também os dietistas, as lojas de produtos dietéticos e a própria ASAE que um dia destes não vai ter restaurantes e mercearias para encerrar. Indiferente ao desespero dos ginásios está Sócrates que como se sabe deve estar a fazer jogging em Mar de la Plata.

7. Portugal vai emprestar 463,5 milhões de euros à Irlanda e Sócrates achou que a melhor forma de justificar a participação de Portugal no fundo da EU era afirmando que se trata de um investimento. Pois, compra dinheiro a 6% no mercado financeiro e empresta-se à Irlanda a 5%. Quase aposto que foi a loura do ministério das Finanças que sugeriu esta explicação a José Sócrates.

8. O sindicato dos magistados do Ministério Público explicaram esta semana aos portugueses o que é ser órgão de soberania, é ter subsídio de residência mesmo depois de jubilado, no caso de um casal de magistrados o casal recber dois subsídios de residência mesmo se estiverem jubilados, internados num hospital ou vivendo numa residência, até porque a qualquer momento podem voltar as tribunais (é o que dizem) e poderem reformar-se aos 60 anos. Começo a achar que esta justiça em vez de´"órgão de soberania" é um "órgão de música pimba".

9. O Tribunal de Contas de Guilherme de Oliveira Martins, mais um magistrado com direito a subsídio de residência, descobriu que anda por aí muita empresa estuda a encomendar estudos. Esperamos agora que descubra quantos conhecidos políticos foram administradores de bancos do BPN ou quais são os políticos em posições de poder que mais familiares colocam nos gabinetes do governo.

10. Manuela Moura Guedes foi uma das figuras da semana ao voltar ao activo depois de um prolongado período de doença que só foi recuperada graças a longas exposições ao sol da praia e outros tratamentos dolorosos e suportados pelo estado social. Está a preparar um programa que já está a ter uma grande audiência junto dos jornalistas da SIC que não apreciam a dona Moniz e dos que na TVI aguardam transferência. A maior dúvida suscitada pelo futuro programa da Manuela não é de quem é que ela vai falar mal, mas sim quem é que vai querer fazer o frete de comprar a SIC ao Pinto Balsemão. A esta hora já um bom par de amigos de Sócrates estão sob escuta no âmbito de uma investigação à relação entre o negócio dos robalos e o negócio da sucata.