quinta-feira, dezembro 02, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelo na Quinta das Conchas

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa [P. Santos]

JUMENTO DO DIA

Cavaco SIlva, candidato presidencial

Depois do que se passou com as supostas escutas a Belém ou dos atestados de inocência que deu a Dias Loureiro enquanto Presidente da República terá Cavaco Silva autoridade moral para falar sobre a qualidade da democracia? Não me parece.

«Questionado sobre como gostaria de ser lembrado pelos portugueses daqui a 50 anos, responde: "Um algarvio, nascido em Boliqueime, que foi professor universitário, ministro das Finanças, primeiro-ministro e Presidente da República e que viveu feliz com a mulher com quem casou aos 24 anos de idade".

A propósito da apreensão que manifestou pelo "desprestígio da classe política" portuguesa, interrogado sobre o que pensa fazer para que esta ganhe prestígio, Cavaco Silva declara: "Existe, de facto, um problema de qualidade na nossa democracia, para o qual eu alertei várias vezes. Não podemos ceder ao populismo fácil de criticar por criticar a classe política".» [DE]

AS REVELAÇÕES DA WIKILEAKS

Um dos aspectos das revelações da Wikileaks que os comentadores não comentam é o simples facto de as comunicações terem sido feitas por escrito e os documentos existirem, algo que duvido que suceda em Portugal. Por cá tudo o que é importante é dito ou decidido verbalmente e nada fica por escrito. Pior ainda, quando o governo muda os gabinetes ficam "limpos", recordo-me de um governo do PS ter tomado posse pouco antes de ter de apresentar o Orçamento de Estado e de nos gabinetes não existir um único ficheiro ou documento, para além do publicado no DR.

Investigue-se, por exemplo, o passado dos governos ou da Presidência da República, o mais certo é não existir um único documento que prove seja o que for. Recorde-se o que sucedeu com Nixon em que todas as conversas estavam gravadas, com o que se passou com as famosas escutas a Belém, aposto que cá não há o mais pequeno rasto do que se passou.

As escutas podem revelar muita coisa inconveniente, algo é que é comum a qualquer país, mas revelam que na América há uma democracia onde temos muito a aprender.

MANUELA MOURA GUEDES DIZ QUE O JORNALISMO ESTÁ CINZENTO

«Manuela Moura Guedes ainda não tem equipa definida para trabalhar consigo no programa da SIC, mas tem critérios claros para o tipo de profissionais mais adequados: "Quero jornalistas com sentido crítico. O nosso jornalismo está muito cinzento".» [JN]

Parecer:

Se está a pensar no seu Jornal da Sexta diria que está negro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso amarelo.»

ALEGRE DIZ QUE NÃO SE INSCREVEU NO SALAZARISMO

««Em democracia não há coroações. Eu sou republicano, eu não me inscrevi no salazarismo, eu fui um resistente, fui um dos construtores da democracia portuguesa», afirmou, referindo-se indirectamente a uma notícia da revista «Sábado», que dá conta que Cavaco se afirmou «integrado» no salazarismo à PIDE.

Alegre acusou o candidato à Presidência da República Cavaco Silva de ser «co-responsável» pela situação económica do país, considerando o seu mandato enquanto presidente uma «experiência falhada». » [Portugal Diário]

Parecer:

Não me parece que Alegre vá longe com este tipo de comentários que revelam falta de agenda para a campanha.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

DESCOBERTAS DUAS ESPÉCIES DE INVERTEBRADOS NO ALGARVE E EM MONTEJUNTO

«Duas novas espécies cavernícolas, um pseudoescorpião e um escaravelho, foram descobertas para a ciência em grutas do Algarve e do Montejunto pela bióloga e espeleóloga portuguesa Sofia Reboleira.

O pseudoescorpião – apenas semelhante ao escorpião no exterior – Titanobochica magna representa a descoberta de uma nova espécie e de um novo género, explicou ao PÚBLICO a investigadora. O escaravelho Trechus tatai é uma nova espécie, juntando-se às três espécies de escaravelhos cavernícolas já conhecidas em Portugal Continental, no maciço calcário das Serras de Aire e Candeeiros, todas endémicas. Duas delas foram oficialmente descobertas no ano passado, no âmbito do Mestrado da investigadora. » [Público]

Parecer:

O que mais há por aí são invertebrados de duas patas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Elogie-se o trabalho da cientista.»

SÓCRATES VOLTA A VIAJAR

«O primeiro-ministro inicia quinta-feira um périplo que o levará primeiro a Zurique e Frankfurt, partindo depois para Mar del Plata (Argentina) com os objectivos de promover a internacionalização da economia portuguesa e o sector exportador nacional.

Esta ronda internacional de José Sócrates - que inclui três viagens num período de menos de 24 horas (Lisboa/Zurique, Zurique/Frankfurt e Frankfurt/Buenos Aires) - segue-se à reunião que teve na terça-feira, em São Bento, com as onze maiores empresas exportadoras instaladas em Portugal e que teve como principal finalidade potenciar o crescimento económico do país. » [Público]

Parecer:

Estas viagens revelam o empenho ou tentativa de aproveitamento político de um eventual aumento das exportações ao mesmo tempo que o ministro da Economia fica desautoriado pois ninguém sabe muito bem o que anda a fazer Vieira da Silva, para além de dizer umas asneiras de vez em quando.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Coloque-se um sina no aeroporto de Lisboa para sabermos quando o primeiro-ministro está em Portugal.»

BOKASSA REABILITADO

«Jean-Bedel Bokassa, o ditador da República Centro-Africana que em 1976 se proclamou imperador e na coroação gastou um terço do Orçamento anual, foi hoje formalmente reabilitado por um decreto presidencial.

Num extraordinário volte-face por parte de um país cujos cofres delapidou, aquele que chegou a ser considerado o mais feroz ditador africano da década de 1970, ao qual só se poderia comparar o ugandês Idi Amin Dada, foi agora “reabilitado em todos os seus direitos” pelo actual Presidente da República, François Bozizé, que chegou ao poder em 2003, graças a uma rebelião.

Catorze anos depois de “Sua Majestade Imperial Salah Eddine Ahmed Bokassa” ter morrido, após ter sido derrubado em 1979, Bozizé achou por bem assinar um decreto a afirmar que ele foi “um filho da nação, reconhecido por todos como um grande construtor”.» [Público]

NORUEGA: TRABALHADORAS USAM BRACELETES VERMELHAS DURANTE O PERÍODO

«Sindicalistas noruegueses denunciaram o caso de uma empresa que força as trabalhadoras a usarem braceletes vermelhas nos dias em que estão menstruadas.

A polémica medida é justificadas pelo empregador como uma forma de permitir que essas funcionárias possam passar mais tempo na casa de banho.
Os patrões desse país escandinavo têm em curso uma ofensiva para limitar essas pausas, alegando que põem em causa a produtividade das empresas, mas não faltam críticas à medida.»
[CM]

Parecer:

Ao que a Europa está a chegar....

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

MAIS UM SUCESSO DO MINISTRO DAS FINANÇAS

«A Direcção-Geral dos Impostos anunciou esta quarta-feira que atingiu os 1,1 mil milhões de euros de cobrança coerciva que tinha como objectivo para este ano. O ministério das Finanças afirmou em comunicado que alcançaram "historicamente" mais cedo o objectivo anual.

"A eficácia demonstrada na obtenção deste excelente resultado merece ainda maior relevo por ocorrer num contexto particularmente difícil, em razão da crise económica que o país atravessa", pode-se ler na nota doministério das Finanças.

A Direcção-Geral dos Impostos refere que o volume da dívida pendente de cobrança "é agora o mais baixo dos últimos dez anos", representando cerca de metade do que existia há três anos. »
[CM]

Parecer:

Em duas semanas é a terceira vez que estes resultados são usados para melhorar a imagem de um ministro que anda em bolandas, primeiro foi o ministro, depois foi o secretário de Estado e agora é novamente o ministro a usar os mesmos dados. O que nem o ministro, nem o secretário de Estado dizem é qual foi o seu empenho para que tenham sido obtidos estes resultados pois o trabalho é de poucos e vem de antes de Teixeira dos Santos ser ministro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se ao ministro cópia dos despachos onde constem decisões do ministro ou do secretário de Estado relativo à cobrança de dívidas que evidenciem o empenho dos governantes e mostrem que os resultados resultam também do seu apoio e empenho.»

ANATOLY GLADKOV

AMNISTIA INTERNACIONAL