sábado, dezembro 04, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Quantos ovos por 12.90€ ? À venda numa montra de Lisboa

A MENTIRA DO DIA D'O JUMENTO

No fim desta legislatura Marx estará careca!

JUMENTO DO DIA

Carlos César, presidente do governo regional dos Açores

A decisão do governo regional dos Açores de compensar o corte de salários com um subsídio aos funcionários públicos dos Açores representa o grau zero do oportunismo político, da falta de sentido de solidariedade nacional e da irresponsabilidade. Se cada governante deste país usar os poderes que tem para tornar ineficazes todos os instrumentos de política nacional o melhor é entregar o país aos cuidados da ONU.

Seria aceitável que Carlos César concedesse o subsídio com dinheiro do PS ou do seu bolso e, em limite, que cobrasse um imposto regional que assegurasse que dessa decisão não resultasse um acréscimo de despesa. Mas fazê-lo à custa do dinheiro de todos os contribuintes e dando do país a imagem de ingovernável e entregue a políticos irresponsáveis é inaceitável.

Uma decisão destas vinda de um alto responsável do PS só pode ser interpretada como um sinal evidente de degradação de um partido, onde cada um faz o que entende sem ter que ser solidário com as decisões do governo que elegeu. É um sinal de degradação do poder do primeiro-ministro que insiste em fazer diplomacia económica enquanto o se governo se vai diluindo na perda de credibilidade e de autoridade no domínio das finanças públicas. A última vez que isto sucedeu ivemos de aturar o Salazar durante 48 anos.

COICES DO DIA

1. Parece que Manuela Moura Guedes recuperou mesmo da saúde depois de ter andado apenas doente durante mais de um ano, período durante o qual teve mesmo de sujeitar-se a penosos tratamentos na Praia Verde. Ontem a comunicação social dava conta de que a jornalista da boca grande estava a dividir a SIC, agora sabe-se que quer a equipa de jornalistas que tinha na TVI [CM], não me admiro nada que amanhã proponha que o processo Freeport seja reiniciado como se nada tivesse sucedido.

2. Parece que os famosos blindados que supostamente se destinavam a proteger as personalidades estrangeiras que vieram à cimeira da NATO e que chegaram pontualmente no dia seguinte à partida dessas personalidades, já não se destinam à sua utilização nas nossas favelas nacionais [DN]. Bem, estou a ver que vão servir para José Sócrates e Silva Pereira brincarem aos polícias e ladrões nos jardins do Palácio de São Bento, o problema agora é saber quem vai fazer de polícia.

3. O director-geral das Alfândegas mandou o ministro bugiar depois de perceber que o filme "O Exterminador do Estado" era mesmo para rodar até ao fim [DN]. O ministro reagiu escolhendo um novo director-geral em pouco mais de duas horas dando início a uma nova simplificação na gestão da Administração Pública, o director-geral na hora, ao que parece os níveis de competência no ministério das Finanças são tão baixos que é leva menos tempo a escolher, nomear e empossar um director-geral do que a fazer um cozido à portuguesa, para não dizer os famosos carapaus alimados da dona Maria de Boliqueime, esses têm de ficar de salga de um dia para o outro.

4. Parece que a tributação dos dividendos antecipados levou a um confito interno na bancada parlamentar do PS [DN], onde se esgrimiu o problema sob a perspectiva da matriz ideológica do PS, Francisco Assis chegou mesmo a ameaçar demitir-se. Pois, para tributar os dividendos houve toda esta discussão, mas cortar vencimentos e apoios sociais não houve um minuto de discussão. Estamos entendidos.

5. Um estudo demonstra que em Portugal os empregados têm mais qualificações do que os patrões [DE] o que nos leva a questionar o porquê desta situação, onde é que os patrões foram aprender tanto. Se fizessem um estudo sobre quem vai mais às putas, se os patrões ou os empregados, ainda vão concluir que são os primeiros e nesse caso ainda alugém se lembra de criar a Faculdade de Gestão do Intendente.

6. O governo vai propor que a lei do enquadramento governamental preveja um tecto máximo para a despesa durante uma legislatura, uma ideia de Emanuel dos Santos [DE]. Esperemos agora que o mesmo Emanuel Tenha inteligência suficiente para também propor que numa futura lei do enquadramento governamental seja previsto um tecto mínimo para a competência dos governantes, designadamente, dos secretários de Estado do Orçamento, e não só!

7. O país ficou a saber que nas tais empresas públicas que devem ficar fora dos cortes de vencimentos por causa do mercado, há um mercado próprio de consultorias externas que vale 100 milhões de euros e onde a regra são as adjudicações directas e a inutilidade dos estudos [i]. Acho que vou já inscrever-me num partido e criar uma empresa de consultoria, vou ensinar as empresas públicas a cruzar o ouriço caixeiro com minhocas e assim produzir arame farpado, talvez o país venha a ter tanto sucesso na exportação de arame farpado como tem tido com o Magalhães.

8. Berlusconi vai reunir com Dmitri Medvedev para discutir cooperarão com a Rússia [i], está-me mesmo a ver que a primeira consequência vai ser vermos a Anna Chapman a fazer visitas regulares à “Villa Certosa” , na Sardenha. Quem está muito interessada nesta cooperação italo-russa é a Pfizer, espera registar um aumento significativo da sua pastilha azul.

9. Os funcionários públicos dos Açores vão receber como prenda de Natal um subsídio para compensar o corte salarial [Jornal de Negócios], isto é, os contribuintes dão com a mão do governo regional o que o governo da República lhes deu com a outra. Já antes os trabalhadores das empresas públicas e de alguns hospitais vão ficar de fora. Por este andar só o motorista de Sócrates vai sofrer um corte no vencimento.

10. Entretanto Cavaco alerta para o risco de inconstitucionalidade do subsídio [CM], sinal de que o Presidente da República está atento. E o corte dos vencimentos a título definitivo sem qualquer negociação sindical e semanas depois de Sócrates ter garantido que tudo estava bem e não haveriam cortes não é inconstitucional? Ora bolas... parece que a Constituição não passa de uma lata de mexilhões.

11. Mas Carlos César decidiu dar uma lição sobre alquimia orçamental e garante que o subsídio é uma espécie de sopa dos pobres e não custa dinheiro aos contribuintes, tratando-se dinheiro afecto à região. Bem, ou as cavacas se juntaram para ajudar o Carlos César ou o homem anda a falsificar euros, se assim não é está na hora de Sócrates nomear o seu amigo açoriano para ministro das Finanças, o homem inventa dinheiro!

12. Espanha vai aumentar o imposto sobre o tabaco [Jornal de Negócios], agora é uma questão de tempo até que Sócrates recorra ao copy/paste e adopte idêntica decisão em Portugal. Bem, sempre é melhor aumentar o preço do tabaco do que o do leite com chocolate.

13. O futebol nacional tremeu de frio na Áustria, mais sorte tiveram os mexicanos no jogo Santos Laguna-Monterrey onde tiveram direito a aquecer a alma

14. Sabemos pela comunicação social que os carros de luxo fogem da crise [CM], pudera, para alguma coisa têm alta cilindrada. Aliás, em Portugal há apenas dois tipos dos portugueses, os que andam em carros de alta cilindrada e os que são cilindrados, no meio estão os governos a olear os primeiros e a assegurar aos outros que o estado social lhes garantirá uma sopinha para aquecerem os pés. Os que não têm posses para carros de alta cilindrada cá estarão para o ano a pagar 23% sobre tudo o que compram para garantir a execução orçamental ao Teixeira.

15. Uma britânica parou o carro para salvar um mulher que se queria suicidar atirando-se de uma ponte e foi multada por estacionar em local proibido [CM]. Por cá também somos muitos os que salvaram Sócrates de ir parar à oposição e agora estão a pagar com língua de palmo sem direito a recurso.

16. A PJ apanhou uma fraude fiscal no sector da restauração que permitiu a fuga de 12 milhões ao fisco [Público], ainda bem que a PJ faz alguma coisa pois o ministro das Finanças está convencido de que combater a fraude e a evasão fiscais é apenas recuperar as dívidas que Ferreira Leite vendeu ao City.

17. Cavaco abriu uma excepção à sua regra de não falar sobre Portugal no estrangeiro para dizer que só aceita debates na condição de os outros candidatos assinarem um documento que garanta a igualdade de tratamento entre todos [Portugal Diário]. Agora esperamos que Cavaco assine outro documento em que permite a cada um dos candidatos fazerem de presidente, estabelecendo-se em Belém e cumprindo todas as formalidades que contribuam para promover a sua imagem em condições de igualdade com o antigo accionista da SLN. O problema é que é muito provável que os outros candidatos aceitem, ninguém estará disposto a aturar a dona Maria.

LET IT SNOW! [Boston.com]

VLADIMIR SITNIKOV