domingo, dezembro 05, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Janela na Av. Almirante Reis, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Manuel Alegre

Manuel Alegre é um candidato azarento, o seu amigo Carlos César, o primeiro dirigente do PS a apoiar a sua candidatura, decidiu gozar com os funcionários públicos e com o parlamento ao atribuir um subsídio compensatório aos funcionários pagos pelo governo regional. Questionado pelos jornalistas Manuel Alegre respondeu à altura de um candidato a uma junta de freguesia, disse que não sabia bem do que se estava a falar. Pois, o problema de Manuel Alegre é que ou não sabe do que se está a falar ou então não sabe o que está a falar. [DN]

COICES DO DIA

David Smith, especialista da Accenture nas áreas da gestão de talentos e ‘performance' das organizações, alerta para a fuga de quadros da Administração Pública para o sector privado [DE], problema que não parece incomodar Sócrates, é que antes de o privado roubar quadros ao público já o governo tinha enchido os gabinetes ministeriais de estagiários vindos do privado. O problema é que as empregas contratam quadros segundo o mérito intelectual enquanto os ministros de Sócrates basta uma certidão de nascimento atestando que os jovens são bons rapazes.

Cavaco diz que escreveu há sete anos sobre o que está a acontecer em Portugal [DE], quem quiser saber o que se vai passar daqui a outros sete anos deve ler o que Cavaco Silva anda a escrever agora.

O Correio da Manhã arrecada mais de 300.000 euros de publicidade a prostitutas [i], o DN arrecada mais de 50.000. Conclusão, há por aí jornalismo que, tal como os proxenetas, vivem à custa da prostituição.

De 24 países analisados Portugal é aquele onde as crianças são mais pobres, mas pior do que isso é a evidência de que os apoios sociais são ineficazes porque países como o Reino Unido, Irlanda e Hungria têm maiores níveis de pobreza do que o nosso antes da atribuição dos apoios sociais. Só que naqueles países a pobreza desce acentuadamente com os apoios sociais em Portugal a pobreza baixa infantil baixa muito menos. Ainda alguém se vai lembrar de concluir que uma boa partes dos apoios sociais são apoios indirecto às cervejeiras. [JN]

Foi morta mais uma mulher [JN], talvez a 40ª desde o princípio do ano, mas o país continua descansado porque não anda nenhum assassino à solta, mesmo que seja o nosso amável vizinho a única vítima será a esposa. Há poucos dias evocou-se mais um dos dias dedicados ao tema, o governo desdobrou-se em demonstração de resultados mas a verdade é que de ano para ano morrem mais mulheres assassinadas.

José Sócrates destacou durante a Cimeira Ibero-Americana o impacto do Magalhães nos resultados educativos [Portugal Diário], conclusão com a qual estou tentado a concordar. Mas não passa de uma tentação pois não existindo qualquer estudo a declaração de Sócrates é um argumento de vendedor ambulante.

LIOR SUSANA