terça-feira, dezembro 07, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

A Brasileira do Chiado

JUMENTO DO DIA

Teixeira dos Santos

Teixeira dos Santos tem motivos para se sentir orgulhoso depois de ter sido considerado pelo Financial Times o pior de 19 ministros das Finanças foi considerado o 16.º melhor [Jornal de Negócios]. Isto é, o ano passado era o 19.º melhor e este ano conseguiu subir três posições.

COICES DO DIA

1. Desapareceram provas do processo de investigação de um caso de um negócio de exploração de prostituição gerido por Carlos Pinota, repórter de imagem da RTP [CM], designadamente, a lista de endereços de e-mails dos clientes. É uma pena, vamos ficar sem saber quem eram os políticos portugueses que iam ás putas.

2. O melhor é começar a ir para a rua de capacete não nos vá cair em cima da cabeça as peças de algum avião da TAAG [DN]. Em alternativa pode-se ir ao site da ANA e confirmar que não anda nenhum avião da companhia angolana por perto.

3. A deputada Teresa Venda, eleita como independente pelas listas do PS, insiste na alteração da regra dos feriados já chumbada quase por unanimidade [DE]. Esta deputada tem feito um trabalho parlamentar notável em nome da produtividade.

4. Parece que Sócrates já concordou com Carlos César e os funcionários dos Açores serão poupados á austeridade que cada vez mais se aplica apenas a alguns [i]. O problema agora é saber se um tal Castilho que, em nome do governo veio dizer que a decisão era inconstitucional vem outra vez a pública para dar o dito por não dito e elogiar a autonomia açoriana.

5. Carlos César foi o primeiro dirigente do PS a apoiar a candidatura de Manuel Alegre e agora o candidato agradece o gesto atirando-se a Cavaco por este ter criticado o governo regional dos Açores por ter criado um subsídio para contrariar os cortes salariais decididos pelo governo do PS [DN]. Sobre esta excepção manhosa Manuel Alegre nada disse.

6. O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, manifesta a abertura do seu partido para a viabilização de mais uma comissão parlamentar de inquérito à morte de Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa [DN]. Resta agora saber se a comissão se reúne no parlamento ou se opta pela Torre do Tombo.

7. O governo extinguiu o Alto Comissariado para a Saúde, o estranho é que tal só tenha sido noticiado perante o pedido de demissão da alta comissária [Público], ficamos sem perceber muito bem se o governo quer poupar no orçamento ou nos prejuízos na sua imagem. A verdade é que são cada vez mais os dirigentes da Administração Pública a mandar o governo pentear macacos.

8. No terceiro trimestre deste ano os portugueses enviaram 6,626 mil milhões de mensagens escritas [Público] o que significa que em média cada um enviou mais 600 sms., isto é, mais de duzentos por mês!

STEPHAN BRAUCHLI