terça-feira, dezembro 14, 2010

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pernilongo [Himantopus himantopus], Sapal de Castro Marim

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

O Guadiana em Badajoz [A. Cabral]

«» [20 Minutos]

JUMENTO DO DIA

Fernando Pinto, presidente da TAP

Pela forma como Fernando Pinto fala da venda da TAP e dos contactos que tem tido com compradores fico com a impressão de que se sente o dono da empresa. Não admira, o ministro das Obras Públicas não tem sido mais do que o ministro do TGV.

«O presidente da TAP acredita que é possível o processo de privatização da companhia arrancar no final do primeiro trimestre de 2011 e disse que tem mantido contacto com vários interessados na transportadora portuguesa.

"Pelo que temos observado a grande saída da TAP é a privatização e apesar da crise financeira atual nós vemos este momento como próprio para trabalhar a privatização", disse hoje Fernando Pinto, no decorrer de um almoço com jornalistas, na sede da empresa, em Lisboa.

O presidente da TAP reiterou que "existem interessados" na compra da empresa, que se escusou a revelar, mas sublinhou que a administração tem estado em contacto com os mesmos.» [i]

COICES DO DIA

1. Será que o bolo de aniversário de Manuel de Oliveira era bolo-rei e Cavaco descobriu uma forma de comer duas fatias? Só isso explica que Cavaco Silva tenha dado duas vezes os parabéns ao cineasta, uma como Cavaco candidato e outra como Cavaco Presidente! Já imagino o Cavaco candidato a levantar-se e a dizer à dona Maria que o Cavaco presidente está com vontade de comer uns carapaus alimados.

2. Manuela Morgado acha que a justiça deve ficar fora da austeridade:

«Segundo Morgado, a actual situação dos serviços da justiça já é grave. "Estamos em countdown [contagem decrescente] na área da manutenção em matéria de papel, tonner, fotocopiadoras, ou seja, em matéria de funcionamento da justiça no que representa resultados no combate ao crime e protecção de pessoas", denunciou. "Falo de justiça e não de privilégios, falo de responsabilidade, estado de direito, da protecção da comunidade", acrescentou.» [CM]

3. Há um T- Rex à solta em Portugal, quem diria...

«"Velho leão é uma coisa bonita, embora deveriam ter dito velha águia", começou por comentar Manuel Alegre, que, após a Académica, tem o Benfica como segundo clube. Já em relação ao facto de os diplomatas norte-americanos o definirem como um "dinossauro esquerdista", Manuel Alegre também usou o humor para responder. "Quanto a dinossauros, digo que há dinossauros e dinossauros - e eu sou um T-Rex (o maior de todos entre os carnívoros)", disse.» [DN]

4. Os dez vídeos mais vistos no Youtube em 2010 [DN]:

5. Americanos receavam a vingança de Cavaco Silva por este nunca ter sido convidado para sentar o dito cujo na sala oval:

«José Sócrates é descrito nos textos como um político "carismático" mas a quem "desagrada partilhar o poder" e Cavaco Silva destacado pelo "seu esforços em ser um mandatário bipartidário" mas a quem a embaixada atribui "sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à Sala Oval na Casa Branca".

O El Pais refere ainda que os documentos confirmam que Portugal permitiu aos Estados Unidos "usar a base dos Açores para repatriar detidos de Guantanamo" tendo a "boa relação" com Washington sido afectada, entre outros temas, "pelo tardio reconhecimento da independência do Kosovo, a redução na presença no Afeganistão e o grande impulso às relações com a Venezuela".» [DN]

SLINKY-ALEKSANDR