quarta-feira, março 31, 2010

Abafemos o assunto a bem da Nação

Agora que o país estava a ficar esquecido dos submarinos e que o nosso Ministério Público já tinha constituído os arguidos e se preparava para dar o processo por encerrado, eis que aparece uma revista alemã a levantar a questão e até avança que o cônsul de Portugal em Munique recebeu um milhão e meio de euros em sinal de reconhecimento por ter conseguido uma reunião com Durão Barroso.

Onde é que eu já ouvi isto? Esperem, fiz confusão , ouvi qualquer coisa parecida no caso Freeport, também aqui as investigações foram inicialmente orientadas para a possibilidade de ter havido uma reunião entre um tal secretário de Estado de nome Sócrates e um representante da Freeport de nome Pedro. Para apurar se tal reunião se realizou foram ouviudos um tio, até foi de Bentley, e esperou-se que o primo voltasse da China. Não descobriram luvas de um milhão e meio mas sempre ficaram a saber que o primo teve azar ao não conseguir contratos publicitários, usou o nome do primo mas ao que parece nada conseguiu. Azar, mas os investigadores não ficaram de mãos a abanar pois apareceu um vídeo feito em circunstâncias que ninguém percebeu e que alimentou a telenovela.

Mas eu ouso sugerir que em nome da Nação não investiguem os submarinos, até porque com o Verão a aproximar-se e depois de todo o turismo judicial que já foi feito em Londres é mais interessante investigar as pistas sugeridas por bilhetes que apareceram não se sabe muito bem como e orientar o turismo judicial para as ilhas gregas, bem mais interessantes nesta época do que Munique. Munique até poderia ser uma viagem interessantes para os nossos investigadores, a festa da cerveja é irresistível mas os nossos investigadores são abstémios.

Deixemos os milhões de submarinos e em nome da Nação concentremo-nos no caso Freeport, derrubar Sócrates era um favor que fariam ao país, manchar o nome de Durão Barroso era um desastre para o país, ainda por cima perderíamos a nossa maior cunha internacional.

Portanto, concordo com todos os que têm estado, estão e vão continuar calados em relação a processos que podem prejudicar a Nação, a bem da Nação devemos obrigar a José Sócrates a demitir-se e a proteger os nomes de que depende o bem da Nação. Entre os milhões dos submarinos e os bilhetes de um qualquer administrativo da Freeport, devemos investigar os bilhetes, entre os milhares de milhões do caso BPN e os trocos das contas bancárias do ex-presidente do ICN devemos investigar as contas do funcionário, entre a valorização administrativa das acções de políticos no BPN e os desenhos de casas na Covilhã devemos desconfiar dos desenhos de engenharia.

A bem da Nação sejamos cuidadosos com o que investigamos e selectivos na forma como usamos os parcos recursos do Ministério Público. A bem da Nação usemos as investigações para derrubar uns e manter outros.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTOGRAFIA JUMENTO

Bairro de São Bento visto desde a AR, Lisboa

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Mosteiro da Batalha (de A. Cabral)

IMAGEM DO DIA

[Jon Nazca/Reuters]

«LADIES IN BLACK: Women participated in a procession of the Gitanos brotherhood during Holy Week in the Andalusian city of Malaga, Spain, Monday. » [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

Ângelo Correia

Com Pedro Passos Coelho eleito líder do PSD, Ângelo Correia não esperou muito tempo para aparecer a intervir na vida política, sugerindo nomeações e propondo estratégias, poderia ter esperado algum tempo para não passar a ideia de que depois de ter patrocinado a candidatura de Passos Coelho tinha legitimidade para dar ordens no PSD.

Na prática Ângelo Correia está a transpor para a vida política a relação que já existe na Fomentivest, onde o antigo ministro é presidente do Conselho de Administração e Pedro Passos Coelho é vogal.

Recorde-se que a Fomentivest a que Ângelo Correia preside e de que Passos Coelho é vogal do conselho de administração foi a testa de ferro de uma tentativa de compra da GALP pela Carlyle dos Bush e de Carluci, um grupo financeiro ligado à direita americana e europeia. O negócio só não se concretizou porque Francisco Loução questionou no parlamento pois ao que parece a ideia era a Carlyle comprar a Galp com o dinheiro da CGD.

Enfim, nada mau para um Passos Coelho liberal que já defendeu a privatização da CGD, é administrador de uma empresa que em tempos terá tentado comprar a GALP com o dinheiro da CGD.

A GREVE DOS ENFERMEIROS

Se o governo aceita razão dos enfermeiros não faz o mais pequeno sentido fasear durante três anos o aumento dos vencimentos que estes pretendem, ou têm razão ou nada justifique que fiquem durante três anos a receber aquilo a que têm direito.

Com esta teimosia o governo só está a promover instabilidade no sector da saúde sendo certo de que aceitar as exigências dos enfermeiros é uma questão de tempo. Estamos perante um caso de inabilidade da ministra da Saúde.

O FUTURO DO PSD

«Ao longo destes dois últimos anos, o seu suposto discurso ‘liberal’ tem-se notabilizado essencialmente por uma série de frases soltas que têm o condão de ser contrariadas pelos factos (privatização da Caixa Geral de Depósitos) ou pela necessidade de uma agenda que o obriga a dizer o mesmo e o seu contrário (defesa do investimento público e posterior crítica a esse mesmo investimento público, defesa de uma moção de censura se se provar que o primeiro-ministro mentiu na Assembleia e posterior declaração de que as eleições só se devem realizar em 2011, para dar apenas dois exemplos). Sobra ainda a artificialidade da pose, o culto da imagem e a ligação ao aparelho que é, hoje, um dos principais cancros do partido. O dr. Passos Coelho saiu da Jota. Infelizmente, dá ideia de que a Jota nunca conseguiu sair dele.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Por Constança Cunha e Sá.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ABRIU A CAÇA AOS PADRES

«Há razões para escândalo internacional com a pedofilia na Igreja Católica. Há casos que foram provados e a sua hierarquia, para evitar a vergonha, não denunciou padres culpados, mesmo pondo em perigo outras crianças com essa omissão. Tudo isso é verdade, mas só é verdade inteira se acrescentarmos: houve casos em que assim foi. Casos. Dir-me-ão: mas não é claro que ninguém generaliza à Igreja Católica os abusos sexuais a menores? Não, não é claro. Jeff Anderson, o advogado americano especializado em processos à Igreja Católica por abusos de menores, considera que esse problema, a pedofilia, é "verdadeiramente endémico na cultura clerical [católica]" (Le Monde, ontem). Endemia: doença que grassa num povo ou numa região, e que depende de causas meramente locais. Na minha vida, dei com alguns padres repugnantes (e jornalistas também, mas estes não vêm ao caso). Ora, essa tal doença endémica nos padres, escapou-me, a mim, ateu desde sempre. Mas o que não me escapa agora é a caça ao padre. Já começou, e vai continuar. Vai, vai. É uma fé que tenho: acredito na má-fé dos imbecis. Imbecis, porquê? Quem em nome de uma causa (combater a pedofilia) atira a torto e a direito, serve aqueles que combate porque banaliza os pulhas e até acaba por os ocultar. Imbecis, portanto. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

ÂNGELO CORREIA JÁ MANDA

«O ex-dirigente social-democrata Ângelo Correia defendeu esta noite que Francisco Pinto Balsemão deve vir a presidir ao Conselho Consultivo do partido, um órgão que o novo líder, Pedro Passos Coelho, quer criar, conforme consta da sua moção.

O conselho consultivo está previsto para reunir ex-líderes, ex-primeiro-ministro e ex-presidentes do Parlamento. É uma espécie de conselho de sábios. Ao CM, Ângelo Correia sublinhou que não é porta-voz do novo presidente do partido, mas insistiu na sugestão. "Exactamente", respondeu.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Era de esperar que depois de andar anos a patrocinar Pedro Passos Coelho o antigo ministro da Administração Interna de Cavaco Silva aparecesse a dar ordens, só não se esperava que fosse tão cedo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Ângelo Correia quanto gastou com Pedro Passos Coelho.»

VIRA-SE O FEITIÇO CONTRA O FEICEIRO

«Com a audição de hoje a Nuno Morais Sarmento, ex-ministro social-democrata com a tutela da Comunicação Social, o PS começa a colocar em campo os seus principais trunfos na defesa de José Sócrates na Comissão de Ética que está a avaliar a liberdade de expressão. Isto numa altura em que a Comissão Parlamentar de Inquérito ao negócio PT/TVI, que tem como principal alvo o primeiro-ministro, ainda está a iniciar os trabalhos.

Depois das primeiras 22 audições requeridas pelo PSD, os trabalhos na Comissão de Ética passam a partir de agora a centrar-se na audição de personalidades convidadas pelo PS, único partido que votou contra a criação desta comissão e que está apostado em mostrar a inocência do seu líder.

Não se estanha, por isso, que os socialistas tenham colocado na sua lista de audições o ex-ministro social-democrata, passando assim ao contra-ataque ao PSD, partido que propôs a constituição da comissão. O objectivo é confrontar Sarmento com as declarações na Comissão de Ética de Henrique Granadeiro. O actual presidente do Conselho de Administração da PT revelou que, durante o Governo de Durão Barroso, houve uma intervenção, através de Nuno Morais Sarmento, junto da Lusomundo Media. » [Diário de Notícias]

Parecer:

Ter constituído esta comissão para depois avançar para a comissão de inquérito foi um erro crasso do PSD, esqueceu-se de que esteve no governo e agora confronta-se com revelações incómodas e com a negação nesta comissão do que pretende provar na comissão de inquérito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Assista ao espectáculo desde a primeira fila.»

PEDOFILIA NA IGREJA, AGORA A CULPA FOI DE JOÃO PAULO II

«O cardeal arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, disse nesta segunda-feira que o papa Bento XVI não investigou um caso grave de pedofilia na igreja austríaca, quando ainda era responsável pela Congregação da Doutrina da Fé, porque teria sido impedido pelo então papa João Paulo II.

Schönborn afirmou que Joseph Ratzinger - que foi prefeito da Congregação da Doutrina da Fé entre 1981 e 2005 - pretendia, em 1990, investigar as denúncias de abusos sexuais cometidos pelo ex-arcebispo de Viena, Hans Hermann Groër. Mas, segundo ele, isso não foi possível porque o Papa não autorizou o início das investigações.

De acordo com o arcebispo, essa informação comprovaria que Bento XVI tem feito mais do que qualquer outro pontífice no combate contra abusos sexuais na Igreja e indicaria que as alegações de abusos contra Bento XVI são exageradas. No domingo, Schönborn criou uma comissão especial para investigar as denúncias de abusos por parte de padres contra menores na Áustria.» [Terra]

Parecer:

Pois, já não está cá para se defender.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Bento porque não reabriu a investigação mal chegou a papa.»

EUA: CRIANÇA DE 12 ANOS PODE SER CONDENADA A PRISÃO PERPÉTUA

«Jordan Brown, um rapaz norte-americano de 12 anos, corre o risco de passar o resto da vida na cadeia. Jordan é acusado de matar a madrasta, grávida de oito meses, e pode tornar-se a criança mais jovem a ser condenada a prisão perpétua - sem direito a liberdade condicional - nos Estados Unidos.

Kenzie Houk, de 26 anos, grávida de oito meses, foi morta, enquanto dormia, com um tiro à queima roupa. Pouco tempo depois, Jordan Brown - o menino de 11 anos que mais tarde a polícia acusou do assassínio da madrasta - entrava no autocarro que o levou à escola como se nada tivesse acontecido. » [DN]

Parecer:

É o que sucede quando a justiça é uma mera vingança.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

FALHOU O NEGÓCIO DA ONGOING

«"A Autoridade da Concorrência (AdC) adoptou uma decisão de oposição à operação de concentração Ongoing/Vertix/Media Capital, em consequência do parecer negativo, de natureza vinculativa, emitido pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC)", lê-se num comunicado do regulador.

Em causa estava a intenção da Ongoing em adquirir uma participação de até 35% na Media Capital. O grupo liderado por Nuno Vasconcellos já informou o mercado que perante esta decisão da Concorrência "a oferta não poderá concretizar-se".» [Diário Económico]

Parecer:

Cá se fazem...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao Alberto Moniz se já está a pensar noutra forma de comprar a TVI.»

RIDÍCULO

«A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu hoje ser "impossível" colocar de imediato cerca de seis mil enfermeiros a receber 1.200 euros por mês, mas que tal poderia acontecer de forma faseada no prazo de três anos. Ao comentar em Viseu a greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Ana Jorge afirmou que "são cerca de seis mil os enfermeiros que neste momento estão a trabalhar a um nível inferior aos 1.200 euros" e que o ministério aceita que "todos têm o direito de passar aos 1.200 euros no escalão 1". » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Estas palavras da ministra da Saúde faz-nos sentir em África.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se a Manuel Alegre um comentário a esta posição da ministra alegrista.»

NA "BOIADA"

O "Legionário de Cristo":

TM J

CONDOR

terça-feira, março 30, 2010

E se não houvesse PEC?

Se não houvesse PEC a esquerda romântica estaria tranquila, a direita exigiria as medidas que agora considera erradas, a esquerda conservadora dia que Sócrates estava no bom caminho. As prestações sociais seriam definitivas e um direito adquirido tantos dos que são inevitavelmente pobres como dos evitam a inevitabilidade de trabalhar, as empresas públicas continuariam a sê-lo para que os contribuintes continuassem a financiar as grandes lutas operárias.


Só que mais tarde ou mais cedo o serviço da dívida geraria défices orçamentais galopantes e a dívida externa sufocaria a economia, nessa altura nem a EU nos valeria e estaríamos a bater à porta do FMI que não só nos imporia as medidas do PEC que agora recusamos como as agravaria. Talvez fosse melhor assim, não teríamos que ouvir as balelas de Manuel Alegre, os candidatos à liderança do PSD teriam dito menos asneiras e o engenheiro Cravinho não teria saído do seu gabinete de luxo.


Quem fala em recessão ou está preocupado com a quebra do consumo, como o Belmiro de Azevedo, está a fazer um exercício de puro cinismo, a expansão do consumo não evitaria a recessão, limitar-se-ia a adiá-la e a ampliar a sua dimensão.


Avaliar o PEC apenas na perspectiva do seu impacto imediato é um erro intencional que muita gente anda a cometer, assim como ignoram intencionalmente as consequências do adiamento das medidas previstas no PEC.


Sem confiança na economia não há investimento e sem este não há emprego, avaliar o PEC implica ter em consideração o que sucederia sem as suas medidas e considerar no impacto destas medidas os efeitos da confiança dos mercados financeiros na economia portuguesa.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Lírio do Jardim Gulbenkian

IMAGEM DO DIA

[Greg Wood/Agence France-Presse/Getty Images]

«DIG IN: Crocodile “Rex,” estimated to be 30 to 40 years old, was fed at Sydney Wildlife World Monday.» [The Wall Street Journal]

FOTOGRAFIAS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Abertura ao mar da Lagoa de Santo André:

JUMENTO DO DIA

José Sócrates

O défice de 2009 está ensombrado, depois de erros sucessivos do ministro das Finanças o INE veio corrigi-lo em alta, sofrendo um aumento de 0,1%. Sócrates desvalorizou justificando-o com um erro de previsão relativo ao último trimestres. Até pode ter razão mas depois de erros de previsão sucessivos que fizeram passar a previsão do défice de pouco mais de 6% para quase 10% começa a haver pouca paciência para erros de previsão.

A HIPOCRISIA

O mínimo que se pode dizer das declarações do cardeal José Saraiva Martins é que são hipocrisia, começou por dar a entender que a pedofilia dos padres era um problema da família eclesiástica e que enquanto tal se observa a regra segundo a qual "o que se come em casa não se diz na rua", daí o ter defendido que a roupa suja não se deveria lavar em público. Depois optou por lançar a insinuação de que haveria uma manobra contra a Igreja, sem ter a frontalidade de dizer qual a origem dessa manobra.

O cardeal sabe muito bem que a Igreja há muito que sabia da existência de roupa suja no seu meio e se agora está a fazer de conta de que a está a lavar até porque no passado optou por a encobrir e esperar que o respeito dos católicos pela sua igreja fosse suficiente para que ninguém denunciasse os pedófilos, mesmo sabendo que continuavam à solta sob a protecção de toda a hierarquia eclesiástica.

A verdade é que os padres pedófilos actuaram impunemente e sempre que a Igreja se apercebeu do risco de o assunto explodir optou por os trocar de paróquia sem lhes impor qualquer penitência ou limitando-lhes sequer o contacto com crianças. Quando davam nas vistas numa paróquia a hierarquia da Igreja limitava-se a colocar o pedófilo noutra paróquia.

Esta é a mesma Igreja que se bate para que as mulheres que pratiquem o aborto sejam condenadas a prisão ou que se opõe ao casamento gay, a mesma igreja que protege os criminosos de sotaina tudo faz para criminalizar os comportamentos dos leigos, mesmo quando aos olhos dos próprios princípios religiosos cometam faltas bem menores do que a pedofilia.

O que o cardeal está a fazer não é a defender a Igreja de um ataque do exterior, o que as suas declarações significam é que está a defender pedófilos só porque pertencem à sua "família". Nada mau para um especialista em inventar santos.

UM PROBLEMA SIMPLES

«Portugal tem um problema simples: vivemos acima das nossas posses. A solução é também elementar: gastar menos. O endividamento anual, através do défice da balança externa, é de 10% do PIB. Isso não significa que cada um tenha de reduzir isso nas suas despesas, mas todos teremos de cortar alguma coisa. Não é o fim do mundo, só voltar a viver com o que vivíamos há dez anos. E não há volta a dar-lhe: desceremos quer queiramos quer não. Se descermos depressa será melhor. Se os ricos descerem mais, os pobres sofrerão menos.» [DN]

Parecer:

Desta vez César das Neves desiludiu-me, sempre atento aos problemas da Igreja Católica e na primeira linha da sua defesa estava convencido que usaria a sua coluna para abordar o problema dos padres pedófilos, esse sim um problema bem simples que a Igreja optou por encobrir e não resolver. É bem mais grave para a Igreja os padres viverem acima da lei e até do que pregam aos outros do que para Portugal alguns portugueses viverem acima das suas posses durante uns tempos.

Recorde-se que sempre que a sociedade debateu problemas caros à Igreja Católica, como o aborto ou o casamento gay, JCN sempre tomou posição.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão ao colunista.»

CARIDADE COM QUEM NÃO MERECE

«Em 1993, o padre Frederico Cunha foi julgado e condenado na Madeira por homicídio de um menor. Estive no julgamento e lembro-me de ter escrito sobre a angústia que eu teria em ser juiz da morte do rapazinho que caiu das escarpas do Caniçal: o padre nunca confessou, nem havia testemunhas. De facto, o juiz condenou, disse-o na sentença, "por convicção". Havia, porém, crimes de Frederico Cunha, esses, sim, com testemunhas várias. Menores depuseram em tribunal sobre o assédio sexual que ele lhes fez, acusações que nem foram refutadas pelo réu. Apesar disso, o então bispo do Funchal comparou a actuação judicial contra Frederico à "perseguição que fizeram a Cristo". É notável que os indícios de abuso de menores não tenham dado prudência ao bispo no seu apoio ao padre. Essa nossa história antiga pertence ao escândalo mundial em que a Igreja Católica é, agora, denunciada pelo seu comportamento com casos comprovados de pedofilia de padres. O cardeal Saraiva Martins, perante a dúbia actuação da hierarquia católica nesses casos, comparou a atitude da Igreja com a de uma "família que lava a roupa suja em casa." Ora a questão não é a casa da Igreja ter pedófilos - é um pecado de que nenhuma família está livre. O problema é eles, conhecidos, não terem sido expulsos. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM MAU RESULTADO PARA OS JUÍZES PORTUGUESES

«No passado dia 25 de Março, na única eleição verdadeiramente representativa da vontade de toda a Judicatura dos Tribunais Comuns, os juízes portugueses foram a votos. E foram muitos os que votaram, o que é sempre bom. E ganhou a lista liderada pelo Conselheiro Bravo Serra - o que, em minha opinião, é mau, muito muito mau. Claro que, para aqueles que são democratas, nestas circunstâncias são devidos os parabéns aos vencedores. Obrigação que aqui cumpro, não obstante ter continuado a ser nesta liça - sou-o há quase duas décadas - um impenitente outsider, sem que essa condição me tenha impedido de manifestar claramente a minha oposição a essa lista e a minha intenção de votar na lista derrotada, o que fiz, apesar de desta fazerem parte pessoas em quem tenho a maior confiança, fundamentalmente por manifesto demérito, aos meus olhos, daquela que acabou por vencer. E não é por estar em minoria (quase sempre o estive, confesso) que vou mudar a opinião que abundantemente justifiquei durante a campanha eleitoral; os pleitos eleitorais não são, de todo, um método de apuramento da verdade, sendo apenas (e essa é uma das características essenciais da Democracia e do Estado de Direito - mas que grande "apenas" -), a melhor forma que a Humanidade encontrou até ao presente de dirimir conflitos com um grau mínimo de violência. E esta derrota que os juízes - ou deverei dizer "juízas e juízes"? - da minha geração sofreram essencialmente às mãos dos mais novos, que desconhecem tudo aquilo que nós, os "juízes de aviário", tivemos de suportar e o que tivemos de lutar (porque de luta cheia de riscos se tratou) para que eles e elas pudessem usufruir do Estatuto que hoje têm, deixa amargos de boca. E tristeza, porque os Velhos do Restelo que ainda por cá andam, herdeiros daqueles que nós derrotámos (e o vencedor da noite é um deles), devem ter sentido uma proporcional alegria - se calhar até mais intensa - por voltar a ocupar lugares de que foram democraticamente afastados no último quarto dos anos 80 do século XX. Felizmente os tempos são outros e aqueles que tanto acenaram com rupturas e alterações radicais depressa vão perceber - porque efectivamente ignoram os mecanismos de funcionamento do CSM e até a forma de gerir os Tribunais de um modo racional e eficiente - que erraram tanto nisso como na vontade de fazer andar para trás o tempo. Daí que esta derrota não seja uma tragédia e dela até possa, afinal, resultar algo de positivo. Quero com isto significar que também entre os que venceram no final da década de 80 do século passado, nos quais me incluo (mas só me responsabilizando pela "culpa" que me toca), muitos foram os erros cometidos e que também uma certa visão "das coisas" foi derrotada, abrindo oportunidades para novos rumos - não gostei de ver nivelar o mandato do Vice-Presidente Ferreira Girão com outros que o antecederam, porque efectivamente muito foi feito e, acrescento, oponho-me firmemente a que pessoas que violam princípios fundamentais como o é o princípio do juiz natural e que dão entrevistas a jornais dissertando sobre processos a seu cargo possam ser consideradas modelos a imitar. Termino recordando que a lista derrotada elegeu três juízes (e os que conheço pessoalmente são excelentes), que o CSM é composto, no total, por 17 pessoas e que o Vice-Presidente, como os Vice-Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e das Relações, apenas tem os poderes que o Presidente nele delegar. Eu sei o que faria se fosse Presidente do CSM - o Estado de Direito só existe quando as regras de procedimento são cumpridas. Por muito que muitos o não queiram. » [Público]

Parecer:

Por Eurico Reis.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

QUANTO VALE UMA CEGUEIRA EM PORTUGAL

«Walter Lago Bom, um dos seis doentes que ficou cego devido a uma troca de medicamentos no Hospital de Santa Maria, vai receber uma indemnização de 246 mil euros, o valor mais alto de sempre pago em Portugal num caso de negligência médica. Já Américo Palhota vai ser recompensado com 32.500 euros.» [Correio da Manhã]

Parecer:

Se o cego fosse o médico a indemnização ficava pelos 246 mil euros?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos médicos do Hospital Santana Maria quanto pediriam em tribunal se as vítimas fossem eles.»

PAPA PONDERA SÍNBODO DE EMERGÊNCIA

«Bento XVI está a ponderar a hipótese de convocar um sínodo de bispos de todo o mundo com o objectivo de delinear uma nova estratégia para fazer frente com o pior escândalo de abusos sexuais da história da Igreja e dos cinco anos do seu pontificado, avançou ontem o jornal Independent, com base em fontes do Vaticano.

Isto porque as igrejas católicas dos vários países com casos consideram que já não conseguem lidar individualmente com a situação, sendo, por isso, a favor de uma tal cimeira de emergência. "Há um sentimento de desconforto neste momento no Vaticano. Cargos da Cúria sentem-se cercados pelos media internacionais ao verem que estão a tentar atingir o Papa", disse fonte da Santa Sé, ao correspondente deste diário britânico, John Phillips.» [DN]

Parecer:

Primeiro a Igreja Católica protegeu e ao fazê-lo promoveu a pedofilia, depois tentou abafar o escândalo, depois minimizou-se, acabou por fazer uma condenação ligeira dos padres pedófilos, depois viu o papa envolvido directamente no escândalo, este optou por criticar e desvalorizar os que se indignam, agora a lama cobre o Vaticano e a Igreja pode enfrentar uma das maiores crises da sua história, sendo certo que agora há o risco de as denúncias se multiplicarem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao papa que excomungue todos os prelados pedófilos, os que os protegeram, apoiaram ou abafaram o escândalo e se estiver neste grupo que renuncie e abandone a Igreja.»

MAIS TRÊS PADRES CATÓLICOS PORTUGUESES INVESTIGADOS POR PEDOFILIA

«Sacerdotes da Madeira e de Lisboa são suspeitos de abusos sexuais. Ministério Público já acusou dois religiosos de igrejas evangélicas, um português e um estrangeiro.

Um pastor evangélico português e um indivíduo estrangeiro, líder de um outro movimento religioso não católico, foram acusados pelo Ministério Público (MP) de abuso sexual de crianças. Neste momento, a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar três novos padres católicos, dois na Madeira e um em Lisboa, pelos mesmos crimes, detectados em 2008 e 2009, apurou o DN. Tudo casos que chegaram ao conhecimento da polícia através de cartas anónimas de pessoas que frequentavam as respectivas paróquias. » [DN]

Parecer:

Isto é um incêndio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao cardeal quando vai quebrar o silêncio, se está à espera que o assunto fique esquecido para não ter de dar a cara.»

O HENIO VIVE NO FACEBOOK

«Henio Zytomirski, um menino judeu nascido na Polónia, teria feito 77 an os na passada quinta-feira. Isto se não tivesse morrido em 1942, numa câmara de gás nazi. Uma página no Facebook foi criada no dia do seu aniversário, em memória dos seis milhões de judeus mortos no Holocausto. Rapidamente Henio conseguiu 4981 "amigos". Emocionados, muitos.

"Tenho sete anos, tenho papá e mamã e tenho o meu lugar preferido. Nem todos têm papá e mamã, mas todos têm um lugar preferido. Hoje decidi que vou ficar sempre em Lublin, no meu ligar preferido, com o meu papá e a minha mamã." É assim que Henio se apresenta no Facebook, onde 35 fotografias a preto e branco o mostram em momentos, diferentes mas felizes, da sua tão curta vida, como o seu segundo aniversário no colo do pai ou a brincar na rua. » [DN]

Parecer:

Os nazis não o conseguiram matar.

TEÓLOGA INGLESA DIZ QUE CRITO PODERIA TER SIDO GAY

«Em entrevista à agência Lusa, por ocasião de uma conferência em Lisboa, para a qual foi convidada pelo grupo português do movimento internacional Nós Somos Igreja, a católica inglesa vinca: "Se as pessoas são homossexuais, é porque Deus as fez assim, está certo. Quem sou eu para dizer que Deus fez toda a gente heterossexual? Deus pode fazer o que quiser."

"Concordo com [o músico] Elton John. Penso que Cristo era gay. Porque era da natureza de Cristo escolher aquilo que seria mais difícil quando se tornou humano. E ser gay é, para um homem, uma das orientações mais difíceis de assumir", explica Myra Poole, conhecida pelas críticas ao Papado e à hierarquia eclesiástica.» [DN]

Parecer:

Se fosse nos tempos de hoje até a JSD colocaria cartazes a perguntar-nos se tínhamos a certeza de que o conhecemos. Por muito menos o PSD de Santana Lopes usou e abusou da suspeita em relação a Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao cardeal.»

DEVO 18 MIL EUROS AO ESTRANGEIRO

«"O País consome mais do que produz" e "está a viver à custa das poupanças dos estrangeiros", pedindo emprestado, alertam os economistas. Resultado: em média, cada português deve 18,3 mil euros aos banqueiros estrangeiros, mais 1750 euros que há um ano. Ou, fazendo outras contas, só para "limpar" a dívida, os portugueses necessitavam de trabalhar um ano e 42 dias.» [DN]

Parecer:

Vou propor um acordo ao governo, pago os meus 18 mil euros e passam a tratar-me como um alemão, sem PEC, impostos absurdos, IA proibitivo e discursos políticos deprimentes a toda a hora.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se.»

DÍVIDA GREGA PAGA JUROS MUITO SUPERIORES AOS DA DÍVIDA PORTUGUESA

«A Grécia testou hoje o mercado com uma emissão de obrigações a sete anos no montante de cinco mil milhões de euros. Foi a primeira operação desde que os parceiros europeu acordaram intervir na Grécia, se necessário, ao lado do Fundo Monetário Internacional (FMI).Segundo avança a Bloomberg, que cita um banqueiro envolvido na operação, o mercado está a cobrar 310 pontos base acima da taxa de referência no mercado, o que se vai traduzir numa ‘yield' de 6,069%.» [Diário Económico]

Parecer:

Os que se têm oposto ao PEC só revelam ignorância.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Solicite-se um comentário a Manuela Ferreira Leite.»

ARTIGO MAIS LIDO NO WSJ É O DEDICADO AO BENFICA

«Um extenso artigo dedicado ao momento do Benfica aparece hoje no top das peças mais lidas no site do "The Wall Street Journal".

O jornal norte-americano começa por contar a mais recente vitória dos encarnados, no sábado frente ao Braga, para sublinhar que o Benfica está a um passo de celebrar o seu 32º título no campeonato nacional.» [DE]

«SL Benfica centerback Luisão is not who immediately comes to mind when you think of Brazilian soccer. Fittingly, for a man whose name literally means "Big Luís", his 6-foot-4 frame is long and muscular and, while his main responsibility is taking opposing center-forwards out of the game, he has a knack for popping up with important goals.

He did just that on Saturday, giving Benfica, at the top of the Portuguese League, the 1-0 win over second-place Sporting Braga which, in all likelihood will seal the club's record 32nd domestic championship. Benfica now boasts a six-point lead with six games to go and it's hard to see it throwing away the title.

You can only imagine what the party will be like when the crown does return to the club's Estadio do Luz for the first time since 2005. Benfica is far and away the country's best-supported club, and has more than 200,000 fans worldwide who pay around $210 a year for the privilege of calling themselves "socios" or club members. According to club officials, no team in the world has more paid-up members. And, for a relatively small nation like Portugal, its fan diaspora stretches all over the world. "Casa do Benfica" ("House of Benfica") fan clubs can be found in places as diverse as Johannesburg, South Africa; San Jose, California; Luanda, Angola; and Sydney, Australia.

And yet, Benfica has become something of a by-word for underachievement. In the past 15 years, the club has won just one league title, watching helpless as Porto—its rival from the north of the country—established itself as a force, not just in Portugal, but in Europe as well (witness the UEFA Cup and Champions League cups won under Jose Mourinho).

Last summer, Benfica rolled the dice and spent heavily to redress the imbalance. Some $45 million was spent, with just $7 million recouped in sales. In came, among others, Ramires—at 23 years old already a regular in midfield for Brazil—and Javi Garcia, a promising defensive midfielder from Real Madrid. One of the more interesting signings however was Argentine striker Javier Saviola, who rejoined playmaker Pablo Aimar a decade after the pair set South American soccer alight.

Back in the fall of 1999, Mr. Aimar and Mr. Saviola, 19 and 17 respectively at the time, formed a devastating partnership for Argentina's River Plate, whom they led to the Apertura and Clausura championships. Their precocious success led to call-ups to the national team and big-money moves to top European sides. Mr. Aimar joined Valencia in January 2001 for a club-record $32 million and, six months later, Mr. Saviola transferred to Barcelona for $20 million.

Both hit the ground running. Mr. Aimar led Valencia to two Spanish titles and a UEFA Cup, while Mr. Saviola scored sixty goals in his first three seasons at Barcelona. But then something unusual happened. Their performances dropped off severely. Mr. Aimar remained at Valencia until 2006, though by the end he was a shadow of former self. This was followed by two lackluster seasons at Zaragoza, the second blighted by relegation. Mr. Saviola was loaned out to Monaco and Seville, both times failing to make his mark. After another year as a bit player at Barcelona, arch-rival Real Madrid picked him up as a free agent, but, again he was a marginal figure, making just six league starts in two seasons.

But in the summer of 2008, Benfica took a gamble on Mr. Aimar and, after an injury-slowed first half of the campaign, he excelled towards the end of 2008-09 season. So much so that the club decided to repeat the exercise with Mr. Saviola, whom Real Madrid was looking to off-load.
The pair have enjoyed a renaissance—Mr. Saviola has scored 17 goals and Mr. Aimar is back to his creative best—and, at 28 and 30 respectively, both have a number of good seasons left in them. Together with countryman Angel Di Maria—arguably Benfica's player of the season and, at 22, a likely target for Europe's top clubs this summer—the Argentine trio have been the driving force behind Benfica's resurgence.

With the league all but wrapped up, Benfica can now focus on European competition. On Thursday it takes on Liverpool in the quarterfinals of the Europa League. Benfica's legion of fans are once again dreaming, harking back to the early 1960s and the days of Eusebio and Mario Coluna, when the club twice won the European Cup.» [WSJ]

Parecer:

Glorioso Benfica!

HAMILTON É UM IDIOTA

«Um alto funcionário dos transportes australianos disse que Lewis Hamilton pôs a vida de muitas pessoas em risco quando decidiu ir para as ruas de Melbourne fazer piões com o carro, no sábado, depois da sessão de qualificação para o GP da Austrália. Foi detido pela polícia nas imediações do Albert Park onde decorreu a segunda prova desta temporada. Tim Pallas, ministro das Estradas, foi mais longe e chamou ao piloto britânico de "tonto". "Hamilton é, sem dúvida, um jovem muito tonto", afirmou. O Governo está a desenvolver uma campanha de consciencialização na estrada com o lema: "Não sejas idiota". O ministro foi convidado para ir a um programa de rádio, onde lhe pediram para dizer a célebre frase e Pallas não se mostrou contrafeito: "Sim, é realmente um idiota". O piloto da McLaren já pediu desculpas em comunicado. » [i]

Parecer:

O ministro australiano tem razão, ao armar-se em delinquente o piloto britânico revelou-se um idiota vaidoso, ao nível dos que fazem corridas na Ponte Vasco da Gama.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se o adjectivo.»

MAIS UM DANONINHO PARA O DÉFICE

«O INE reportou hoje um défice de 9,4% do PIB referente a 2009, uma décima acima do valor estimado pelo Governo, uma diferença que o primeiro-ministro recusa ser um erro do Governo, pois resulta de uma revisão em baixa do valor do PIB do último trimestre de 2009.A diferença de uma décima no valor do défice de 2009 deve-se ao facto de o valor do PIB no último trimestre do ano passado ter sido “revisto em baixa pelo INE”, respondeu José Sócrates, quando questionado pela SIC Notícias se tinha havido erro do Governo no apuramento do défice do ano passado.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Quando se fazem estimativas por cima é isto que acontece.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

ALEXEY KEKIN

DESMOND TUTU

ADIDAS