terça-feira, novembro 30, 2010

Se os portugueses soubessem...

Embebedados por telenovelas e futebóis a maioria dos portugueses aceitam as políticas de austeridade como uma inevitabilidade e avaliam a prestação dos governos fortemente influenciados por estratégias de comunicação. A realidade é filtra pela comunicação social, ela própria prisioneira de uma malha de interesses e para além dos muros dos ministérios e das grandes empresas impera a opacidade.

Mesmo quando se sabe alguma coisa através da comunicação social isso resulta mais provavelmente de manobras de poder em que os jornalistas estão envolvidos, é o que tem sucedido, por exemplo, com alguns casos judiciais. Uma boa parte dos jornalistas portugueses não passam de pequenos mercenários que ou se vendem a quem lhe paga mais ou lhes dá matéria para uma primeira página que promove as vendas, ou estão ao serviço de interesses económicos ou políticos. Passam dos jornais para os gabinetes governamentais ou para os gabinetes de comunicação da banca e vice-versa com a mesma facilidade com que se tira uma camisa.

Veja-se o exemplo do ministro das Finanças, já passou por muito competente graças a uma suposta consolidação orçamental que ninguém analisou ou questionou, ninguém se informou se foi trabalho dele ou o resultado do funcionamento corrente do fisco ou mesmo do empenho pessoal de alguns dirigentes do fisco, sem que tenha havido empenho do governante na gestão da máquina fiscal. O certo é que enquanto os erros de previsão se traduziam em bons resultados das receitas tudo correu bem e o ministro estava em alta.

Agora que tudo deu para o torto e além de terem de suportar as consequência da crise financeira os portugueses têm também de pagar uma factura por conta da incompetência de Teixeira dos Santos, este surge como o grande economista que corta a torto e a direito, propõe reformas em tudo quanto é canto, fundo o deve fundir e o que não deve fundir. Mas para serviu o estado de sítio em que tem vivido a Administração Pública com as suas reformas, o PRACE, a reforma do ensino, as sucessivas vagas de reformas da legislação penal ou a reforma do ensino? Isto é, um dos grandes responsáveis pelo falhanço de reformas que não soube conduzir quer agora aparecer como o grande reformador. Alguém devia dizer-lhe que a única boa reforma que o ministro pode promover é amais simples, basta apresentar um pedido de demissão.

Se os portugueses em vez de estarem interessados em saber qual a participante da Casa do Segredo andou com mais de duzentos soubessem muito do que se passa na casa dos segredos de Teixeira dos Santos é muito provável no seu lugar já tivesse colocado o cavalo da estátua do D. José. Nos gabinetes ministeriais impera a incompetência, a prepotência, a inexperiência, a falta de educação, o desrespeito pela Administração Pública, a arrogância. Gente sem currículo, sem alguma vês terem demonstrado competência, sem experiência de gestão governa o país cada vez mais à margem da realidade e numa lógica de sacar enquanto é tempo.

Se os portugueses soubessem muito do que se passa para além dos muros ministeriais seria muito difícil convencê-lo a suportar vagas sucessivas de austeridade com o argumento de que são uma consequência da crise.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelo do Parque Florestal de Monsanto, Lisboa

IMAGEM DO DIA

Cogumelo numa árvore [A. Cabral]

IMAGEM DO DIA

[AP/ Natacha Pisarenko ]

«Un gaucho controla a su caballo durante un rodeo celebrado en Escobar, Argentina.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

Helena André, ministra do Trabalho

O ministro das Finanças anunciou no final do debate do OE uma mexida no mercado de trabalho, Sócrates confirmou e agora a ministra do Trabalho convoca os parceiros sociais.

O que vai propor a ministra? Nada, não vai alterar a legislação laboral, não tem propostas nem sugestões, está à espera que sejam os parceiros sociais a dizer o que pensam, os sindicatos dizem o que não querem e os patrões o que querem.

Se governar é isto o melhor é deixar o país em auto-gestão.

«O Governo vai reunir com os parceiros sociais com o objectivo de "potenciar" os mecanismos de flexibilidade e adaptabilidade que o Código do Trabalho já oferece, afirmou hoje Helena André.Questionada sobre se está fora de questão qualquer alteração às leis laborais, a ministra do Trabalho deu apenas a entender que a intenção não é essa.

"Não estou a dizer que vou alterar o Código do Trabalho, estou a dizer que vamos partir do Código do Trabalho e olhar para as potencialidades que o Código do Trabalho nos oferece para podermos melhorar o funcionamento do mercado de trabalho", respondeu, em conferência de imprensa. » [Jornal de Negócios]

O BENEFÍCIO DA DÚVIDA

«O pior na crise actual é a falta de esperança. A decomposição acelerada do Governo põe todos a pensar em alternativas. Mas nenhuma granjeia um mínimo de credibilidade. As coisas estão mal e só se vislumbra que piorem. O mais grave não é o sofrimento actual. É não se ver saída.

É importante dizer que este desânimo não vem da situação real. As circunstâncias são duras mas claras. Não é difícil saber o que há a fazer. O caminho é exigente mas sem mistérios. Vivemos em décadas recentes situações bem piores de onde saímos bem. E então a desorientação e desilusão não eram tão grandes como agora. É verdade que a geração actual tem um grau de exigência diferente, sem a capacidade de trabalho e poder de encaixe dos seus pais. Mas quem não tem dinheiro não tem vícios, e quando não há escolha as condições depressa ensinam a saída.» [DN]

Autor:

João César das Neves.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O CANHÃO DE SOLIMÃO

«No início da semana de debate do Orçamento na especialidade, os "media" exacerbavam infelizes declarações do líder da Oposição, descrendo dos números da execução orçamental do ano em curso, como se vivêssemos na Grécia, há cinco ou dez anos atrás; na véspera e no dia da aprovação do OE 2011, um facto de enorme carga simbólica e substantiva em governação minoritária, muitos jornais já se deliciavam com os mexericos de uma virtual remodelação do Governo; a mesma ocasião, segundo o modelo comunicacional do Tribunal de Contas, foi escolhida para divulgar uma "auditoria" ao aeroporto de Beja, prontamente desmentida como carregada de erros, julgamentos parciais e as habituais conclusões "arrasadoras" para o Governo (informação fielmente reproduzida por um dos nossos jornais de referência, como se de uma verdade lapidar se tratasse, sem referência a audição do contraditório, à qual só deu espaço no dia seguinte, depois do mal irreversível). Em momentos de crise, como a que atravessamos, em vez de união e focagem no essencial, praticamos a nostalgia do reles. Onde pára a noção de serviço público? Não haverá melhores momentos para "tesourinhos deprimentes"?» [DE]

Autor:

Por António Correia de Campos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

CRISE CHEGA ÀS ESMOLAS DA MISSA

«Efeitos da crise chegam aos altares: Ofertórios caem para metade. Cada português que vai à missa põe no prato 14 cêntimos, contra os 25 de há uma década. Católicos estão a mandar celebrar menos eucaristias.» [CM]

Parecer:

Chega a todos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se à igreja que recorra ao FMI.»

INFORMÁTICA DA JUSTIÇA ENTREGUE A PRIVADOS

«Antes de se demitir de secretário de Estado da Justiça, João Correia atribuiu um louvor aos funcionários judiciais da Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) que tinham a responsabilidade da informática dos tribunais, tendo criado, nomeadamente, o Habilus (ver caixa), uma aplicação que colocou Portugal na vanguarda da desmaterialização dos processos. O ministério decidiu, por despacho, transferir aqueles funcionários para o Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça (ITIJ), onde vão deixar de ter aquelas responsabilidades, uma vez que toda a informática dos tribunais passará a ser gerida e criada por empresas privadas, sob tutela do secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária, José Magalhães.

O louvor de João Correia foi emitido dia 19, sexta-feira, tendo apresentado a demissão na segunda-feira seguinte. No documento, lê-se: "Quando as competências relacionadas com o desenvolvimento de projectos e aplicações na área dos Sistemas de Informação e Comunicação nos tribunais transitam da DGAJ para o ITIJ, importa louvar todos os dirigentes, oficiais de Justiça, técnicos de informática e trabalhadores administrativos da DGAJ que contribuíram para o sucesso deste processo inovador e criativo de modernização da justiça."» [DN]

Parecer:

E depois cortam-se os vencimentos por causa do aumento da despesa...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «É uma sina dos governos de Sócrates, saem os incompetentes e ficam os incompetentes.»

AUMENTO DO IVA VAI PROVOCAR 3.000 DESPEDIMENTOS NOS GINÁRIOS?

«De acordo com os dados da Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), hoje apresentados numa conferência de imprensa, a subida do IVA terá como principal consequência o abandono de cerca de 90 mil dos actuais 600 mil frequentadores dos ginásios portugueses.

"Isto corresponde a um despedimento de 2700 a 3000 pessoas que trabalham nestes ginásios e que incluem professores, recepcionistas e pessoal de manutenção e limpeza", disse à Lusa, o vice-presidente da APAG, José Júlio Vale e Castro.» [DN]

Parecer:

Duvido e mesmo que hajam despedimentos isso não resulta apenas do aumento do IVA, mas também do corte dos rendimentos dos clientes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

SEMAPA TAMBÉM ANTECIPA DIVIDENDOS

«A Semapa informa em comunicado que "tendo em conta a evolução favorável dos resultados no decurso do exercício de 2010 e a existência de liquidez compatível com adiantamentos sobre os lucros", o Conselho de Administração resolveu hoje proceder a um adiantamento sobre os lucros do exercício de 2010 no montante de 29.481.173,48 euros.

Explica a Semapa que vai distribuir um dividendo ilíquido de 0,255 euros por acção em Dezembro deste ano. Um valor que supera em 25% o valor dos dividendos pagos pela retalhista este ano, relativos aos lucros de 2009.» [DE]

Parecer:

Estão todos a rir do Teixeira do Santos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

JUROS CHEGAM AOS 7,271%

«A percepção de risco da parte dos investidores em relação a Portugal continua a agravar-se, o que é visível tanto na evolução do juro das OT a 10 anos como na evolução do preço dos CDS sobre obrigações a cinco anos.

"A noção de que o pacote de ajuda à Irlanda iria criar uma barreira e travar os receios de contágio está claramente desacreditada", afirmou Preston Keat, director de ‘research' na Eurasia Group, citado pela Bloomberg. "Portugal e Espanha estão já a enfrentar pressões nos mercados", acrescentou.» [DE]

Parecer:

Mais 0,271 do que os 7% que serviam de limiar para Teixeira dos Santos pedir ajuda ao FMI.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Confirme-se se Teixeira dos Santos ainda é ministro das Finanças.»

COMISSÃO NÃO ACREDITA QUE PORTUGAL CUMPRA METAS ORÇAMENTAIS

«A Previsões Económicas de Outono, divulgadas hoje em Bruxelas, estimam que o desequilíbrio das contas portuguesas passará de 9,3% do PIB em 2009 para 7,3% este ano, 4,9% no próximo e voltará a crescer para 5,1% em 2012 (cenário de políticas inalteradas), se o Governo não tomar mais medidas de contenção orçamental.

Já os números avançados por Lisboa dão conta de uma situação de défice orçamental de 9,3% do PIB em 2009 para 7,3% este ano, 4,6 no próximo e 3% em 2012.

Bruxelas explica que as suas previsões tomam em consideração o desaparecimento do rendimento extraordinária de 2010 de transferência do fundo de pensões da Portugal Telecom para o Estado (1,9% do PIB) "irá limitar a redução do défice em 2011".» [DE]

Parecer:

Só o Teixeira dos Santos, o Emanuel e o Vasques é que acreditam.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Demita-se este trio maravilha enquanto é tempo.»

ADEUS IBERIA

«A assembleia-geral de accionistas da Iberia aprovou por unanimidade a fusão com a British Airways. No caso da companhia britânica, o sim recebeu 99% dos votos.

Terminou há cerca de 20 minutos, em Madrid, a assembleia-geral de accionistas da Iberia que disse sim à fusão com a inglesa British Airways. De acordo com fonte oficial da empresa "100% dos accionistas disseram que sim", porque "a proposta é muito boa para os accionistas". Para corroboram esta informação, a mesma fonte refere em declarações ao Diário Económico que "desde que começou o ano, as acções da Iberia subiram em 70%".» [DE]

Parecer:

Será que não querem levar a TAP como bónus?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se à British Airways.»

MINISTRO DA ECONOMIA DIZ QUE NÃO VAI HAVER MAIS AUSTERIDADE

«Acreditamos que o défice estimado para 2011 vai ser atingido com o conjunto de medidas que o Governo propôs e que a Assembleia da República aprovou e, desse ponto de vista, não creio que sejam necessárias medidas adicionais", afirmou Vieira da Silva aos jornalistas.

O ministro afastou a necessidade de novas medidas de austeridade, argumentando que o Governo "não fez estimativas ilusórias" e apresentou "um cenário de estimativas muito prudente". » [Jornal de Negócios]

Parecer:

Alguém acredita?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

CAVACO AO ATAQUE

«O candidato à Presidência da República Cavaco Silva disse hoje querer voltar a ver Portugal como um "país respeitado e credível na cena internacional" e considerou não ser este um "tempo de experimentalismos, aventuras ou fantasias".

Na inauguração da sede de campanha, no Porto, Cavaco Silva assumiu estar "convencido" de que Portugal vai "vencer a crise e ultrapassar esta encruzilhada" na qual se encontra. "Já houve um tempo em que Portugal deu um exemplo à Europa. Foi até considerado um bom aluno.

Já houve um tempo em que Portugal era elogiado nos relatórios produzidos nas organizações internacionais e em consequência se ouviam os mais rasgados elogios do comportamento do nosso país nos mais variados domínios, por grandes personalidades na Europa", afirmou.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

É o cinismo segundo Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se que o bom aluno tenha sido um cábula e não se tenha preparado para o futuro.»

MULHERES TÊM CÉREBRO MAIS ACTIVO DO QUE OS HOMENS

«Enquanto o cérebro das mulheres consegue atender inúmeras solicitações ao mesmo tempo, o cérebro dos homens entra mais frequentemente em repouso, revela o estudo liderado por Adrianna Mendrek, investigadora canadiana do departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal.

Na verdade, os homens são mais dados a viver do que a pensar, menciona o trabalho dos investigadores que chegaram à conclusão que os cérebro masculino entra com maior facilidade em repouso durante uma pesquisa sobre esquizofrenia.» [JN]

PORTUGAL VAI EMPRESTAR 463,5 MILHÕES À IRLANDA

«Portugal vai emitir garantias de 463,5 milhões de euros à Irlanda, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

O valor é inferior ao que tinha sido estimado até agora, mesmo com a ajuda do Reino Unido, Suécia e Dinamarca, e que era de 550 milhões. » [Portugal Diário]

Parecer:

Isto é, Portugal vai arranjar o dinheiro e pagar mais juros do que os que a Irlanda via pagar a Portugal, é aquilo a que alguém chamou investimento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Teixeira dos Santos quanto vai pagar pelo dinheiro.»

DEPUTADOS DO PS DE BEJA QUEREM SOLUÇÃO PARA O AEROPORTO DE BEJA

«Os dois deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja querem soluções para o aeroporto de Beja, pelo que o Governo e a oposição terão de agir «rapidamente». Tudo para que o novo aeroporto local comece a funcionar e a contribuir para o desenvolvimento da região. » [Portugal Diário]

Parecer:

A solução é encerrar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Encerre-se o aeroporto de Beja.»

NICHOLAS

INTERNATIONAL SOCIETY FOR HUMAN RIGHTS

segunda-feira, novembro 29, 2010

Ou há Europa ou comem todos!


Nestes últimos tempos a Europa tem dado uma péssima imagem de si própria mostrando que deu os maiores passos no sentido da integração económica com as piores lideranças desde a sua fundação. Não só tem sido capaz de dar uma resposta que faz perigar não só o euro mas também todo o processo de integração europeia, como evidenciou que não existem nem valores nem solidariedade europeia.

Veja-se o que sucede com a Irlanda, em vez de receber solidariedade dos seus parceiros Europeus foi alvo de pressões para pedir ajuda, uma ajuda paga a juros altos e dada a troco da intromissão na política económica portuguesa. Em vez de serem solidários com os irlandeses os parceiros europeus limitaram-se a afirmar que cada um nada tinha que ver com os problemas da Irlanda, até por cá não houve gato pingado que não afirmasse que estamos melhor do que os irlandeses.

Foi preciso os especuladores começarem a virar a sua atenção para a Espanha para que se ouvissem governantes espanhóis virem defender a economia portuguesa, fando-o da forma vergonhosa do costume, dizendo que estamos melhor do que os irlandeses. Foi também preciso a Espanha começar a estar no centro das atenções para a linguagem dos mais poderosos da Europa começar a ser menos dura com os supostos faltosos, todos sabem que a seguir à Espanha seguir-se-á a Italália e quando isso suceder é o progresso económico da Europa e dos que mais ganham com essa Europa que estará em causa.

No actual contexto europeu a única forma de reequilibrar as contas públicas e a balança comercial é promovendo o empobrecimento dos portugueses e a seguir a cada vaga de desarmamento pautal ocorrerá mais uma perda de competitividade para a qual Portugal não terá resposta. Com os portugueses cada vez mais pobes e com uma economia incapaz de se modernizar entra-se num circulo vicioso de empobrecimento.

O processo de integração económica na Europa está a gerar desiguladades crescentes numa Europa cada vez menos coesa, o euro é cada vez mais o marco e a zona monetária do euro é gerida em função dos interesses estratégicos de uma Alemanha cada vez mais solidária, principalmente em relação aos países do sul e desde o fim da “cortina de ferro”.

Estarão os países do Sul da Europa dispostos a ver a poupança dos seus cidadãos serem investidas nos bancos e na dívida pública alemã, a manter a livre circulação de mecadorias favorendo a importação dos produtos alemães e a sujeitar-se ao aumento do custo do crédito porque o governo alemão adopta uma estratégia supostamente em defesa dos seus contribuintes?

A primeira consequência das políticas de austeridade adoptadas pelo governo português será o aumento das assimetrias na distribuição do rendimento, isto é, os mais ricos terão mais dinheiro para comprar bens de luxo importados, principalmente viaturas de luxo alemãs , bem como pra colocar as susas poupanças no mercado financeiro europeu para financiarem o crescimento da economia alemã, à qual são cobrados juros bem mais baixos dos que os exigidos às economia do sul.

Até quando Portugal e outros países terão de pagar a factura de um euro convertido em marco e o oportunismo económico da Alemanha?

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Museu do Traje, Lisboa

IMAGEM DO DIA

[Johannes Eisel/AFP]

«Cheerleaders se apresentam durante intervalo de provas da Corrida dos Campeões em Dusseldorf, na Alemanha » [UOL]

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Parque Eduardo VII, Lisboa [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco Silva tem razão ao considerar que a educação é um desígnio nacional, o problema é que já o era quando o agora Presidente da República era primeiro-ministro e como se sabe pouco ou nada investiu na modernização do ensino ao longo de 10 anos fundamentais para preparar o país para concorrer numa economia sem mecanismos proteccionistas. Pior ainda, não só se esqueceu deste desígnio nacional como esbanjou os fundos comunitários destinados à formação profissional, dinheiro que serviu para formar uma nova burguesia ligada ao PSD.

Enfim, o que Cavaco afirma é faz o que eu digo, não faças o que eu fiz.

«O Presidente da República apontou esta sexta-feira a Educação como um desígnio nacional no qual é preciso "agir já" e apelou aos autarcas para que sejam aliados no esforço de evitar que as crianças sejam atingidas pela crise.

"Como tenho sublinhado, a Educação deve ser um desígnio nacional assumido por todos. É uma causa nobre e uma pedra fundamental do nosso desenvolvimento e da nossa afirmação no espaço europeu", afirmou Cavaco Silva.» [CM]

A PRIMEIRA BAIXA

«A saída de João Correia do cargo de secretário de Estado da Justiça estava preanunciada há muito. Nos bastidores políticos era conhecida a vontade, nunca escondida, do advogado em deixar o lugar. Agora sabe-se que essa intenção resulta de um desânimo face a alguns sectores da justiça e do PS, mas é fruto, sobretudo, de alguma tensão na sua relação com outro secretário de Estado, no caso José Magalhães, a quem atribui mais capacidade "informática" do que política ou jurídica.

Mas, mais importante do que saber que tipo de opinião tem sobre outro colega de Governo, é saber se a atitude de João Correia poderá ou não servir de catalisador para outros governantes que possam sentir-se cansados e/ou desmotivados e queiram abandonar os lugares. Ou se José Sócrates aproveita para mexer no seu elenco e compor as peças do seu xadrez governativo. Para já, não parece que o queira fazer. Alberto Martins, o ministro da Justiça, irá assumir as tarefas que antes cabiam ao secretário de Estado, o que poderá ser um indicador de que o primeiro-ministro estará a adiar a remodelação de que tanto se fala, e que muitos dão como inevitável. » [DN]

Autor:

Editorial.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

INGLATERRA: PAI DE 19 FILHOS AOS 25 ANOS

«Já é considerado o pai britânico mais 'irresponsável' pelos ingleses. Pela terceira vez em três meses está ‘comprometido’. Desempregado de 25 anos, Keith Macdonald, engravidou pelo menos duas namoradas novas, uma ex-namorada com quem já teve um filho e uma quarta mulher descobriu que está grávida de gémeos.

Não é fácil fazer as contas ao número de filhos que Keith Macdonald tem, nem aos que vêm a caminho. Pai pela primeira vez aos 14 anos, o jovem admite ter oito filhos e mais seis a caminho. Contudo, uma das suas antigas namoradas afirma que são 11 os filhos do jovem e que estão oito a caminho. O que perfaz um total de 19. » [CM]

17% DOS ALUNOS DE LISBOA E PORTO PERTENCEM A GANGUES

«Mais de 17% de jovens entre os 12 e os 18 anos, estudantes em Lisboa e Porto, assumem que pertencem a gangues, enquanto 92% conseguem esconder dos pais e autoridades o tráfico de droga em que se envolvem. As conclusões são de um estudo da Escola de Criminologia do Porto.

O inquérito envolveu 2898 estudantes de 21 escolas da Área Metropolitana do Porto e 28 da de Lisboa, onde existem as maiores taxas de delinquência juvenil. Os números ainda são recentes e carecem de uma análise mais profunda, mas as conclusões merecem reflexão.» [DN]

Parecer:

São muitos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Administração Interna o que tem feito neste capítulo.»

RIDÍCULO DEMAIS PARA SER VERDADE

«Para os deputados do PS, "a adopção de medidas de promoção do uso da água da torneira, designadamente a substituição do consumo de água engarrafada por água da torneira, constitui um exemplo replicável em outros órgãos de soberania e instituições públicas ou sob tutela do Estado, podendo contribuir decisivamente para uma mudança de mentalidades que promova uma maior sustentabilidade ambiental".

O conselho de administração da Assembleia da República deverá realizar uma campanha de informação e sensibilização junto dos serviços e dos grupos parlamentares sobre a matéria e, ao fim de um ano, elaborar um relatório de avaliação do cumprimento da deliberação, incluindo o seu impacto financeiro e ambiental.» [PS]

Parecer:

Pois, as águas que os deputados bebem constituem um grande problema ambiental... Enfim, mais umas colheres de pau feitas pelos deputados do PS.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

NA ÚLTIMA DÉCADA EMIGRARAM 700.000 PORTUGUESES

«Na última década, 700 mil portugueses saíram do País, para trabalhar. Só em 2007 e 2008, emigraram mais de 200 mil. É a terceira vaga da emigração e com níveis próximos dos anos 60 e 70, diz o economista Álvaro Santos Pereira. Mas esta "pode ser mais prejudicial porque inclui uma fuga de cérebros e porque, combinada com a baixa natalidade, é uma bomba- -relógio para a sustentabilidade da Segurança Social", sublinha.

Depois de dois grandes fluxos migratórios, um no início do século XX e outro nos anos 60 e 70 que bateu todos os recordes, assistimos à terceira vaga da emigração portuguesa, como lhe chama Álvaro Santos Pereira, professor e investigador da Simon Fraser University, de Vancôver, no Canadá. » [DN]

Parecer:

É muita gente, uma boa parte dela qualificada.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «O último a sair que apague a luz.»

VAMOS TER DESCANSO ATÉ FEVEREIRO

«Estava prometido o regresso de Manuela Moura Guedes ao pequeno ecrã e as informações indicaram sempre o mesmo sentido: Carnaxide. Agora, três semanas depois de ter sido comunicada a saída da TVI - após um ano de baixa -, a pivô surpreende com um novo projecto. Irá para o ar a partir de Fevereiro e está a ser pensado pela jornalista em colaboração com a directora de Produção da SIC, Gabriela Sobral, e Luís Marques, director-geral.

"Ainda não está definido, mas queremos fazer um bom programa e por isso estamos a desenvolver ideias, mas é a Manuela que está a coordenar mais este projecto", explica Luís Marques ."Vai para o ar logo que esteja pronto, no fim de Janeiro ou início de Fevereiro." Segundo fontes contactadas pelo DN, este será um formato original que "deverá ser feito com recurso a produção interna", que "será uma análise semanal da informação" e que "deverá ir para o ar às sextas ou sábados à noite".» [DN]

Parecer:

É uma pena que a jornalista se tenha curado com uns milhões da TVI.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por mais um programa de extrema-direita.»

USURA INTERNACIONAL

«A Irlanda deverá pagar juros superiores aos da Grécia pela ajuda de 85 mil milhões de euros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional. A televisão pública irlandesa RTE apontava ontem para uma taxa de 6,7% por um empréstimo a nove anos, informação que rapidamente se espalhou pelos outros meios de comunicação, causando apreensão.

A Grécia tem uma taxa de 5,2% pela ajuda de 110 mil milhões de euros recebida em Maio, por um período de três anos. O principal partido da oposição irlandesa, citado pelo site espanhol El Economista, afirma que 6,7% é uma taxa "incomportável" qualquer que seja a "previsão razoável de crescimento" da economia para os próximos quatro anos. Mas o Governo de Brian Cowen desmentiu que o juro seja tão elevado, garantindo que vai ficar mais próximo do da Grécia.» [DN]

Parecer:

Estes juros são um absurdo, é ridículo chamar ajuda a um empréstimo com juros tão elevados. Com estes juros até a China ajudava a Irlanda e fazia menos exigências.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a vergonha em que a Europa se está a transformar.»

SARKOZY TELEFONOU A SÓCRATES

«O presidente francês, Nicolas Sarkozy, teve hoje conversas telefónicas com vários líderes europeus, entre eles o primeiro-ministro português, José Sócrates, sobre a crise da zona euro, divulgou o Eliseu em comunicado.

“No prolongamento da sua conversa telefónica com a chanceler alemã, Angela Merkel, na quinta-feira, e do encontro com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, na sexta-feira, o presidente da República prosseguiu as suas consultas sobre a situação da zona euro e falou por telefone com o presidente do Conselho italiano, Silvio Berlusconi, o primeiro ministro português, José Sócrates, o presidente do Conselho europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero", informou a presidência francesa.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Porque será que Sarkozy telefonou a Sócrates se este não lidera um dos grandes nem preside ao BCE? Terá sido uma coincidência Sarkozy ter telefonado a Zapatero e a Sócrates, líderes dos dois países que estão à beira de pedir ajuda?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates o que lhe disse Sarkozy.»

SANTANA LOPES DEFENDE MUDANÇA DO MINISTRO DAS FINANÇAS

«Santana Lopes considera que se José Sócrates quiser fazer uma remodelação no Governo tem de mudar o ministro das Finanças. Em declarações no «Jornal Nacional» da TVI, o comentador afirmou que «mudar outras pastas e não mudar as Finanças é remodelação igual a zero».

«É um erro de Sócrates se ele insistir neste ministro das Finanças», defendeu. «Se Sócrates quer dar vida ao seu Governo e a si próprio tem de mudar o ministro das Finanças porque se os mercados funcionam por intuição, também funcionam por dedução e sabem que as coisas não correram bem a este ministro». » [Portugal Diário]

Parecer:

Outro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esconda-se isto de Sócrates senão faz ao contrário e mantém Teixeira dos Santos, o prior ministro das Finanças desde a implantação da República.»

VERA JARDIM DEFENDE REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL

«Antigo ministro da Justiça Vera Jardim é a favor de um “refrescamento da equipa” de José Sócrates para fazer frente “aos tempos muito difíceis” que o país atravessa.» [Público]

Parecer:

Parece que o único que acredita neste governo é o próprio José Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se o primeiro-ministro.»

MAIS UMA DOS DEPUTADOS DO PS

«O PS apresentou um projecto de lei para que os supermercados passem a aplicar um desconto, de pelo menos cinco cêntimos, por cada cinco euros de compras sempre que os consumidores prescindam de sacos de plástico.

O projecto de lei estabelece um “sistema de desconto mínimo” que se “traduz na aplicação de um desconto sobre o preço das mercadorias vendidas ao consumidor final, de valor não inferior a 0,05 euros por cada 5,00 euros de compras, com IVA incluído, sempre que este prescinda totalmente dos sacos de plástico fornecidos gratuitamente pelo agente económico”.

“Os agentes económicos que optem pela aplicação de um preço simbólico aos sacos de plástico ficam excluídos da obrigatoriedade de aplicação do sistema de desconto mínimo”, estabelece o projecto de lei. » [Público]

Parecer:

A única consequência prática desta medida é o aumento dos preços para compensar os descontos, restando por se saber o que fazer quando os sacos são pagos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se uma gargalhada.»

THE PRESIDENCY OF JFK, 50 YEARS AGO [Boston.com]

KONSTANTINOV ALEKSANDR