sexta-feira, dezembro 31, 2010

O Faceclean

Quem diria que um dia teríamos um Cavaco Silva tão dado à internet, já só nos falta ver o candidato presidencial a consultar as acções da bolsa num Magalhães na esperança de encontrar uma oportunidade de investimento que lhe proporcione garantias de 140% sem lucros para as suas poupanças.

Cada vez que Cavaco está em dificuldades ou precisa de dizer que actuou como se esperava de um Presidente da República manda consultar a página da Presidência da República, está lá tudo, é tão certo ficarmos esclarecidos sobre qualquer questão como ir ao site do Instituto Nacional de Meteorologia e ficamos logo a saber que tempo fazia há três anos atrás.

Questionam Cavaco sobre o seu comportamento no caso das escutas e responde que se tivessem ido consultar o site estariam esclarecidos, se a dúvida é sobre as acções da SLN está lá tudo, quem discorda, duvida ou suspeita de Cavaco Silva o problema não é dele, é um sintoma de infoexclusão.

Cavaco encontrou a resposta para todas as dificuldades, quando a pergunta é inconveniente ou o deixa em dificuldades limita-se a dizer “vá ao site da presidência” e como se isso não fosse pouco ainda critica quem não foi ao site ver a sua verdade oficial.

Este Cavaco lembra-me o Artur Agostinho que aos 90 anos faz amigos no Facebook, aliás, Cavaco vai mais longe e usa a internet para limpar a face, digamos que enquanto nós usamos o Facebook o candidato presidencial faz concorrência ao Mark Zuckerberg e tem o seu próprio Faceclean.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelos do Parque Florestal de Monsanto, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Paço d'Arcos [P. Santos]

Covos, Algarve [A. Cabaral]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, candidato presidencial amigo dos vigaristas do BPN

Cavaco Silva sabe muito bem que ganhou milhares de euros à custa de um negócio com acções de um grupo falido cujos termos foram arbitrariamente fixados pelo generoso amigo Oliveira e Costa, sabe muito bem que entre a compra e a venda das acções da SLN este grupo não valorizou os 140% que ganhou com a compra e venda das acções e que na data da sua venda essas acções provavelmente valiam tanto quanto as acções a que se referiu quando era primeiro-ministro, sabe muito bem que o dinheiro que ganhou com as acções da SLN estão agora a ser pagos pelos contribuintes, incluindo os pobres com que tanto se tem preocupado.

Sabe também muito bem que foram os seus amigos que roubaram milhões de euros que agora serão suportados pelos contribuintes, sabe muito bem que alguns dos gestores da CGD que ficaram à frente do BPN nacionalizado são da sua confiança, sabe muito bem quem escolheu Faria de Oliveira que agora critica ao tentar iludir a vigarice criticando a gestão do BPN.

Cavaco sabe muito bem que em muitos países desenvolvidos o seu negócio com acções do BPN seria suficiente para já se ter retirado da política, sabe também que em muitos desses países a actuação do seu homem de confiança no caso das falsas escutas a Belém não só teriam sido alvo de uma investigação criminal como muito provavelmente levaria à demissão do Presidente da República.

CARLA BRUNI ELEITA A CELEBRIDADE MAIS IRRITANTE

Mas que grande irritação!

«Carla Bruni foi eleita pelos franceses como a celebridade mais irritante de 2010. E o marido, o chefe de Estado Nicolas Sarkozy também não ficou atrás, tendo sido escolhido como o político mais irritante em França.» [CM]

Parecer:

Falam de barriga cheia...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se aos franceses se querem trocar a Carla Bruni pela Dra. Maria Silva.»

MEDIDA POSITIVA

«O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, referiu na conferência de imprensa que decorreu após o Conselho de Ministros que a "exigência já não se justifica" e que o diploma visa simplificar "ainda mais" os processos de constituição das sociedades por quotas ou das sociedades unipessoais por quotas.

A legislação estabelece que os sócios devem depositar o montante do capital social com o valor mínimo de cinco mil euros, antes de se iniciar da constituição da empresa, situação que "constitui uma restrição" à constituição das empresas, sublinhou o ministro.» [DN]

Parecer:

Neste país constitui-se uma empresa e antes desta proporcionar um tostão de receita já alimentou muitos bolsos, começando pelo Estado que recebe 300 euros pela sua constituição. Para as pequenas empresas deveriam ser estipulado um período de simplificação fiscal, minimizando a carga fiscal e adoptando um sistema contabilístico simplificado que dispense o proxenetismo dos TOC.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se.»

O POUPADINHO

«Cavaco Silva arranca segunda-feira para a 'volta' da campanha para as eleições presidenciais. Já garantidas estão três semanas de "muito trabalho", numa campanha que tem um orçamento de 2,12 milhões de euros, valor que corresponde a menos de metade do que é permitido por lei e que é "significativamente menos" do que foi gasto nas presidenciais de 2006.» [DN]

Parecer:

O que a comunicação da sua campanha não diz é que Cavaco tem usado os dinheiros públicos para fazer campanha disfarçado de presidente, para além de o seu orçamento ser muito maior do que o de qualquer outro candidato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Mande-se os responsáveis da campanha de Cavaco Silva pentear macacos.»

GOVERNO RESPONDE À LETRA A CAVACO SILVA

«"Foi feita de facto uma acusação muito grave à actual administração da CGD porque é ela a actual responsável pela gestão do BPN. Compete à administração CGD defender a sua honra e eu espero que o faça porque os contribuintes não podem ficar com essa dúvida", afirmou Pedro Silva Pereira.

O ministro falava em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, após instado a comentar as declarações do candidato presidencial Cavaco Silva, que fez quarta-feira críticas à atual gestão do BPN, no frente-a-frente televisivo com Manuel Alegre.» [DN]

Parecer:

Desta vez as dificuldades de raciocínio de Cavaco Silva levaram-no a cometer um erro muito grave.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se por um comentário do candidato ainda que o mais provável seja o silêncio, Cavaco Silva sabe muito bem que no caso BPN está enterrado até ao pescoço devido aos lucros abusivos obtidos com as acções da SLN.»

ATRASO NA ENTREGA DOS BLINDADOS É CULPA DA PSP

«Dez dias depois de assinar o contrato com o Governo Civil de Lisboa para fornecer seis blindados à PSP, no dia 15 de Novembro de 2010, a empresa Milícia recebeu um ofício da Direcção Nacional desta força de segurança a pedir para serem executadas várias alterações aos quatro veículos que ainda estavam na fábrica do Canadá. Dois já tinham sido entregues, um a 22, outro a 28.

A empresa informou as autoridades das implicações que essas mudanças acarretariam no prazo para a conclusão das viaturas - duas semanas. O DN teve acesso a todos os documentos que comprovam este processo.

Mas agora, o governador civil, António Galamba, vem desautorizar a hierarquia da PSP, entidade que assumiu a responsabilidade técnica do processo, com a aprovação do ministro da Administração Interna. O ministro Rui Pereira deu conta publicamente da "responsabilidade técnica" da PSP pelo processo de aquisição dos blindados. Aliás, o director nacional da PSP, Oliveira Pereira, sempre acompanhou o ministro nas três ocasiões em que este foi ao parlamento responder às dúvidas dos deputados sobre a polémica aquisição.» [DN]

Parecer:

Este caso ainda vai fazer correr muita tinta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro da Administração Interna se não acha que meteu água neste negócio dos blindados.»

O DITO CUJO DE KIM KARDASHIAN FOI CONSIDERADO O MELHOR DO MUNDO

«Com o aproximar do final do ano começam também a surgir os mais variados top's. Segundo uma votação online organizada pelo jornal britânico "The Sun", o traseiro de Kim Kardashian foi eleito o melhor de 2010.

A sensual socialite norte-americana, de quem se disse ter tido um romance com Cristiano Ronaldo, bateu concorrentes de peso como Jennifer Lopez, que ficou no segundo lugar, ou a cantora Beyoncé, que ocupou a terceira posição. A actriz Jessica Biel surge em quarto lugar da lista, seguida de Lady Gaga, em quinto. A cantora colômbiana Shakira surge em sexto lugar e Rihanna em sétimo.» [DN]

CGD RESPONDE A CAVACO

«Em comunicado, Francisco Bandeira diz-se "surpreso com as afirmações ontem proferidas pelo candidato presidencial professor Cavaco Silva", que comparou a situação do BPN à de vários bancos ingleses que foram intervencionados e criticou a administração por si liderada por não ter ainda recuperado o banco.

Francisco Bandeira considera que "a comparação do BPN aos bancos ingleses só terá sido possível, porque ligeira, em contexto de campanha eleitoral e certamente dever-se-á ao facto de deficiente informação pois não são comparáveis as situações que levaram à crise dos bancos ingleses e as que originaram a nacionalização do BPN".» [DN]

Parecer:

Digamos que Cavaco se esqueceu de ir aos site da comunicação social para se informar, limitou-se a acreditar no que ele próprio escreve ou manda escrever no site da Presidência e que, muito provavelmente, o próprio nem lê.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso condescendente com Cavaco Silva, o candidato já está velhinho e as suas capacidades intelectuais já são o que foram, agora tem de se fazer um desconto de 50% em tudo o que diz.»

PROCURADORES DO CASO FREEPORT SÃO ALVO DE PROCESSO DISCIPLINAR

«A equipa de inspectores da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal dirigida por Maria Alice Fernandes cometeu irregularidades e ilegalidades no decurso da investigação ao chamado processo Freeport, nomeadamente pelo tempo excessivo do inquérito. Isso concluiu o inspector do Ministério Público, Domingos Sá, encarregado de apurar se existiram anomalias na investigação ao processo de licenciamento do centro comercial de Alcochete.

Tendo em conta as conclusões do relatório final entregue pelo inspector, o procurador geral da República, Pinto Monteiro, mandou extrair certidões para eventual procedimento disciplinar relativamente aqueles inspectores, que enviou ao director da PJ, já que o PGR não tem poderes disciplinares sobre os inspectores da Judiciária. Os documentos chegaram hoje à direcção da PJ.

Esta medida junta-se à instauração de processos disciplinares aos dois procuradores titulares do inquérito ao caso Freeport, Vitor Magalhães e Paes Faria, por violação do dever de zelo relativamente ao procurador geral da República, quando incluíram, no fim do processo, que decidiram arquivar 27 perguntas dirigidas ao primeiro-ministro, José Sócrates, alegando que estas estas ficaram sem resposta por falta de tempo em colocá-las.

Como co-responsável nas irregularidades cometidas ao longo da investigação, foi ainda decidido instaurar um processo de inquérito à actuação da directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida. Esta magistrada será alvo de um processo autónomo, já que o inspector que analisou a investigação do caso não tinha competência para inspeccionar a directora do DCIAP, tendo em conta uma norma do estatuto dos magistrados do Ministério Público que estabelece que o processo de inspecção só pode ser conduzido por um magistrado com mais anos de serviço, portanto, com mais antiguidade do que o visado. No caso de Cândida Almeida, há apenas um procurador nessas condições: Gil da Rocha Almeida, a quem deverá ser entregue essa tarefa de avaliar se Cândida Almeida agiu ou não de forma irregular na condução do processo Freeport.» [Público]

Parecer:

O processo disciplinar deveriam obedecer aos mesmos critérios adoptados para o Caso Freeport.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a proposta.»

ESTRUTURA CEREBARL DETERMINA OPÇÕES POLÍTICAS

«Um estudo levado a cabo pelo neurocientista britânico Geraint Rees, director do Instituto de Neurociência Cognitiva do University College London, conclui que a espessura da amígdala e do cingulado anterior, duas regiões cerebrais distintas, está "intimamente relacionada" com o ponto de vista político que consideramos mais correcto. A equipa de trabalho analisou as TAC ao cérebro de 90 estudantes da UCL e chegou à conclusão que a estrutura cerebral dos alunos que se posicionavam ideologicamente mais à direita ou mais à esquerda era ligeiramente diferente.» [i]

Parecer:

Percebe-se agora que faz sentido dizer que alguns políticos são quadrados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Portas que ofereça o cérebro à ciência para confirmar as conclusões do estudo.»

PIMENTA NO RABO DOS OUTROS É REFRESCO

Quando foi anunciada a fusão da DGCI com a DGAIEC sob a forma de extinção da DGAIEC muitos dirigentes da DGCI ficou indiferente ao processo, mais apartamento, menos apartamento no condomínio fiscal em que se transformou a DGCI não lhes traria inconveniente, até porque se fosse uma mera extinção da DGAIEC as chefias da DGCI poderiam estar descansadas.

Só que, afinal, a redução de 20% das chefias não se aplicaria apenas na DGAIEC mas sim a toda a administração fiscal, isso ficou claro no discurso de tomada de posse do novo director-geral das Alfândegas. E aí muito boa gente da DGCI que estava tranquila porque a desgraça acontecia aos outros entrou em pânico. Só então deverão ter percebido que a DGAIEC foi alvos de sucessivas reestruturações que as adaptaram à realidade, com grandes reduções de cargos de chefias. A última dessas reestruturações foi feita no âmbito do PRACE, o mesmo PRACE que ficou à porta da DGAIEC para tranquilidade do sindicato dos Impostos e de muitas chefias, designadamente de serviços de finanças inúteis.

Agora que se torna evidente que a grande vítima da extinção da DGAIEC poderão ser as chefias da DGCI o nervosismo instalou-se na hierarquia da DGAIEC e o sindicato que se manifestou disponível para dar trabalho nos serviços de finanças aos funcionários que estariam a mais na DGAIEC vai ter mais com que se entreter, em vez de arranjar trabalho para os funcionários da DGAIEC vai ter de encontrar funções para os muitos funcionários da DGCI que estão colocados nas muitas dezenas de serviços de finanças que poderão ser extintos.

Consta nos corredores que o projecto de reestruturação da Administração Fiscal está concluído e pelo que se sabe a grande revolução poderá ocorrer na DGCI e não na DGAIE. Isso era óbvio desde o princípio e os que foram cobardes quando foi anunciada a extinção da DGAIEC estão agora a água de arroz para tentar travar a diarreia de que estão a sofrer.

Consta também que o actual director-geral dos Impostos será brevemente colocado à frente de uma importante empresa pública deixando órfãos muitos dirigentes da DGCI.

ANDREAS POLITIS

quinta-feira, dezembro 30, 2010

A mentira

Há algum tempo atrás numa qualquer universidade americana fez-se um estudo onde nas conclusões se diziam cobras e lagartos sobre a utilização de computadores por crianças, um daqueles estudos que dão sempre nas vistas porque vão contra a corrente. Ninguém perguntou quem eram os estudiosos, ninguém leu o estudo ou interessou-se por o ler, limitaram-se a usar a mensagem das agências de notícias e correram a sacrificar o Magalhães. Até o Carrilho, acabadinho de chegar de Paris e a dar os primeiros passos nas entrevistas ao Crespo não arranjou melhor do que usar o dito estudo e desfazer no Magalhães e, de caminho, nas Novas Oportunidades.

Mas quando a OCDE publicou o PISA onde se apresentavam conclusões brilhantes sobre a evolução do ensino em Portugal foram todos ler o estudo, analisar as suas premissas, avaliar a forma como foram elaboradas as amostras, questionar as conclusões. Isto é, em relação a um estudo feito sabe-se lá por quem bastou a conclusão divulgada por um tablóide, mas o estudo da OCDE já mereceu todo o tipo de suspeitas.

Poderia dar dezenas de exemplos da falta de honestidade intelectual com que muito boa gente deste país, gente que não faz a ponta de um corno e vive à custa do Pinto Balsemão e doutros barões da comunicação social ou do empresariado que tentam a todo o custos melhorar os resultados das suas empresas à custa do Orçamento de Estado.

Neste dias o INE divulgou indicadores que apontam para uma redução significativa do abandono escolar que entre 2003 e 2009 caiu 10%. Alguém comentou? Ainda não, mas não me admiraria nada que alguém se lembrasse de inventar uma alteração de critérios estatísticos ou, pior ainda, que o ensino é tão mau que é indiferente se as crianças vão para a escola ou coser sapatos em casa.

O descaramento e a falta de honestidade dominam cada vez mais o debate político inquinando as conclusões e impossibilitando os portugueses de discutirem os seus problemas. Ainda, no debate com Manuel Alegre, o candidato Cavaco Silva deu um bom exemplo de falta da falta de honestidade intelectual que domina o país. Sempre que não tinha resposta para as perguntas de Manuel Alegre ou da entrevistadora o actual presidente mandava ler o que estava no site oficial da Presidência da Repúblicas. Quando questionado sobre o negócio estranho com as acções do BPN teve mesmo o descaramento de mandar ler a sua declaração de rendimentos, quando esse mesmo negócio foi anterior à tomada de posse e só se Cavaco fosse mesmo parvo é que se esqueceria de manter acções tão inconvenientes.

É evidente que o site da Presidência não explica nem os negócios de acções feitos debaixo da mesa com Oliveira e Costa e muito menos a forma como foi montada a operação de intoxicação da opinião pública com as falas escutas a Belém. No site não está a verdade dos factos, estão as explicações que convinha a Cavaco dar. Um exemplo, está no site da presidência a declaração de Cavaco às televisões afirmando a inocência de Dias Loureiro? Estão no site da presidência as actas das conversas de Fernando Lima com os jornalistas do Público ou mesmo com Cavaco Silva?

É grave que o país discuta os problemas com base em argumentos falsos e desonestos, é demasiado grave que o país escolha um presidente com base em mentiras.

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelo da Quinta das Conchas

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

No debate enter Cavaco Silva e Defensor de Moura ficou a saber-se que a Presidência da República "sugeriu" à autarquia de Viana de Castelo a fadista e mandatária da campanha presidencial Kátia Guerreiro por uma quantia superior a 90.000 euros.

Graças a este pequeno incidente percebeu-se que Cavaco gosta que as autarquias que visita paguem pequenos luxos desnecessários e que as aproveita para criar mercado para alguns "artistas". Esperemos agora que a Presidência da República explique os termos em que contratou a fadista, a que procedimento recorreu e, se possível, divulgando os procedimentos através dos quais foi fixado o preço.

«Defensor Moura havia denunciado a pressão da Presidência para realizar a cerimónia em determinadas condições. Ontem, insistiu através de um esclarecimento enviado às redacções: "Não foi aceite a proposta da autarquia de a realizar no magnífico Teatro Municipal e o arquitecto da equipa do PR fez um projecto de decoração interior de um pavilhão de exposições, que constituiu uma verdadeira tenda gigante e que orçou em 165 mil euros, para um acto de apenas uma hora e meia!"

O memorando assinala ainda a realização de dois concertos. Um oferecido pelo presidente ao Corpo Diplomático e outro público oferecido pela câmara. Sobre este, surge a exigência de ser "semelhante" ao primeiro: "A câmara deverá oferecer um concerto à população na Praça da Liberdade, cuja programação será igual (ou, na medida do possível, semelhante) ao programa do concerto que o Presidente oferece ao Corpo Diplomático." No seu esclarecimento, Defensor Moura reafirmou a "proposta feita à câmara municipal pela Presidência da República para se contratar a fadista, que tinha sido mandatária da juventude na candidatura de Cavaco Silva, para um espectáculo público em Viana do Castelo".

Sugestão que o candidato afirma ter recusado: "[A câmara] Realizou um espectáculo, de não menor qualidade, com artistas vianenses, que custou apenas seis mil e quinhentos euros." Mas a agência da fadista Kátia Guerreiro contestou as acusações, garantindo ter recebido cheque de Belém e não de Viana do Castelo. "É importante salientar ainda que todas as despesas relativas a essa actuação de Kátia Guerreiro nas comemorações do Dia de Portugal foram integralmente suportadas pela Presidência e não pela autarquia, como alegou Defensor de Moura ao afirmar que não houve comparticipação de custos por parte da Presidência."» [Público]

A PRATELEIRA QUE NOS MOSTRA BEM

«A expressão "ir para a prateleira" é, chapado, o Portugal ineficaz. Um profissional faz carreira, chega a um patamar e um dia sabe que já não o querem mais ali. Seja porque ele atingiu o seu patamar de Peter (não exerce bem o cargo) ou porque é vítima de injustiça - não interessa, o facto é que quem de direito o quer demitir. O normal seria mandarem-no para cargo compatível com o que ele sabe fazer ou despedirem-no. Em Portugal há uma terceira via: a prateleira. A empresa, ou a repartição, poupa um pouco nos gastos, mas fica também com um peso absolutamente morto. O ex-chefe de qualquer coisa passa a ser o mais inútil dos empregados, não faz nada.

Nem de conta. É o pegar de cernelha aplicado aos nossos recursos humanos. Pegar a relação pelos cornos seria cortá-la (a relação), pagando o que a lei estipula que se pague no despedimento, ou, mais difícil e inteligente, seria patrão e empregado (já que se este subiu na carreira algum mérito há-de ter) encontrarem um novo posto, embora mais baixo, para o demitido. Mas esta última solução raramente é praticada. Porque o patrão não acredita na boa vontade do empregado rebaixado de posto ou porque o empregado não aceita ir de cavalo para burro. Daí preferir ir para a prateleira - de cavalo para carcaça de cavalo. René Debré foi primeiro-ministro antes de ser, por várias vezes, ministro. Em França não é caso único, mas por cá seria impensável. Dar a volta por cima por vezes não se consegue senão a meia altura, e quando é assim revela até uma ainda maior capacidade de combater a adversidade. Quando Gonçalo M. Tavares, director do DN por um dia, me pediu para fazer esta crónica sobre um assunto intemporal, lembrei-me logo de escrever sobre o "ir para a prateleira". Podia pensar-se que escrevo esta crónica para que, depois de amanhã, caso ele seja convidado para cronista (ou para entrevistado ou para dar uma simples opinião), não recuse porque já foi nesta casa "sr. Director" e não aceite nada abaixo disso. Mas, na verdade, escrevo sobre "ir para a prateleira" porque é dos mais imprestáveis hábitos nacionais, de hoje, ontem e amanhã. Intemporal, como me foi pedido.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

O ESTADO PRECISA DE 20.000 MILHÕES DE EUROS

« IGCP indica em comunicado que o programa de financiamento para 2011 já foi aprovado pela tutela e que prevê necessidades de financiamento em torno dos 20 mil milhões de euros. O financiamento líquido do Estado deverá mais uma vez concentrar-se na emissão de Obrigações do Tesouro (dívida a médio e longo prazo), prevendo o instituto que a emissão bruta deste tipo de títulos se situe entre 18 e 20 mil milhões de euros.

Para tal, deverão ser lançadas "uma ou duas novas séries de OT", cujas datas e maturidades ainda não são conhecidas, num montante mínimo de 3 mil milhões de euros (com posteriores reaberturas ao longo do ano), estando ainda previsto a reabertura de outras séries emitidas em anos anteriores "com o objetivo de aumentar a sua dimensão e liquidez". O IGCP refere que estas séries a reabrir poderão ter um montante máximo situado nos 10 mil milhões de euros.» [DN]

Parecer:

É muito euro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Teixeira dos Santos que taxa de juro espera pagar.»

TAXAS DA SAÚDE "ULTRAPASSAM FRONTEIRA DA RAZOABILIDADE"

«O socialista António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), considera que o Governo "ultrapassou as fronteiras da razoabilidade" ao limitar a isenção das taxas moderadoras aos pensionistas e desempregados com rendimentos abaixo do salário mínimo.

"Quando um Governo aumenta as taxas moderadoras é porque já ultrapassou as fronteiras da razoabilidade", disse hoje António Arnaut à "Lusa".» [DE]

Parecer:

E os impostos sobe os que pagam tudo não ultrapassaram a fronteira da razoabilidade.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a António Arnaut.»

CANDIDATO A NOBEL ABUSOU DE UMA CRIANÇA HÁ 40 ANOS

«O sacerdote católico e sociólogo marxista belga François Houtart, figura-chave do movimento "altermundialista", confessou hoje ter abusado de um menor há 40 anos e pediu a suspensão da campanha pela sua candidatura a Nobel da Paz em 2011.

Houtart, de 85 anos, reconheceu os abusos ao diário "Le Soir", depois de uma denúncia anónima à comissão que trata dos casos de abuso sexual de menores pela Igreja belga.

A denúncia não referia nomes mas sustentava que um sacerdote da região de Liège teria violado um rapaz em duas ocasiões, nos anos 1970.» [Expresso]

Parecer:

É preciso ter lata para se ter candidatado a Nobel.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se.»

DOUTORAMENTO ANULADO POR PLÁGIO NA UNIVERSIDADE DO MINHO

«Pela primeira vez uma universidade portuguesa anulou um doutoramento por motivo de plágio. De acordo com o que foi avançado ontem pelo jornal "Público", a Universidade do Minho anulou o doutoramento de uma professora do Instituto Politécnico do Porto que plagiara o trabalho de um investigador brasileiro. A doutoranda pediu a demissão duas semanas depois de o plágio se tornar público.

António Cunha, reitor da Universidade, justificou a decisão por a tese apresentada "não ser original" e, por isso, "não cumprir o regulamento de atribuição do grau de doutor daquela universidade". Antes disso, a anulação do grau de doutor também já tinha sido aprovada pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia, com base em pareceres pedidos a especialistas.» [i]

Parecer:

É preciso ter muita lata.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereçam-se umas orelas de burro à doutoranda e pergunte-se ao orientador o que andou a fazer.»

JODY FROST

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Cavaco versus Alegre


Alegre conseguiu ser o candidato presidencial com a pior prestação frente a Cavaco Silva, foi mesmo derrotado em toda a linha, perdeu no debate, perdeu na clareza de ideias, perdeu na estratégia para o debate.

Cavaco entrou com a intenção de condicionar Manuel Alegre, beneficiando do facto de lhe ser dirigida a primeira pergunta aproveitou para tomar a iniciativa, desprezou a pergunta que lhe foi dirigida e começou a fazer acusações sistemáticas a Alegre que se limitou a mostrar uma expressão de admiração.

Manuel Alegre mostrou-se vazio de ideias, limitando-se a defender que tudo é política numa clara tentativa de não se expor e de não entrar em conflito nem com Sócrates nem com o discurso político de Francisco Louçã. O resultado foi um Alegre, atabalhoado e estupefacto perante as intervenções de Cavaco Silva.

Nem mesmo quando usou as falsas acusações de escutas a Belém o candidato Manuel Alegre conseguiu aproveitar uma situação de vantagem, Cavaco mandou-o ler as suas declarações no site da Presidência e ainda lhe deu uma lição sobre verdade. Alegre fez cara de parvo perante a desfaçatez de Cavaco Silva e continuou a fazer de saco de boxe. O mesmo sucedeu com o caso das acções da SLN, Cavaco mandou Alegre consultar o site da Presidência e Alegre fez a cara do costume.

Manuel Alegre acabou de prestar uma valiosa ajuda ao candidato Cavaco Silva.