domingo, janeiro 23, 2011

Presidenciais

Cavaco Silva ganha por falta de um candidato à sua esquerda, depois de um mandato medíocre e de ter sido incapaz de defender a sua honestidade beneficiou da incapacidade da esquerda de apresentar uma candidatura credível, algo que Manuel Alegre impediu pela segunda vez.

Os resultados eleitorais demonstram que algumas sondagens divulgadas nos últimos dias eram pouco honestas, no caso da sondagem da Marketest é muito provável que não tenha passado de uma manobra promovida para influenciar os resultados eleitorais.

Manuel Alegre falhou e à segunda tentativa forçada de chegar a Presidente da República é um falhado político, os seus camaradas não op quiseram para líder do PS, os portugueses rejeitaram-no por duas vezes para Presidente da República. Alegre contribuiu decisivamente para que a direita tenha a Presidência da República durante dez anos, é esse o seu grande legado político, ainda que seja pouco provável que admita a sua responsabilidade, não sendo de excluir que em vez de se retirar continue o seu trabalho de apoio a Louçã.

Defensor Moura não conseguiu captar o voto dos simpatizantes do PS que se recusaram a votar em Manuel Alegre, estes eleitores optaram por Cavaco Silva, Fernando Nobre e mesmo José Manuel Coelho.

Os resultados destas eleições seriam a recondução de Cavaco Silva como Presidente da República e a decisão de Alegre de se retirar da vida política activa, evitando provocar mais prejuízos à esquerda portuguesa. Quanto a Cavaco é evidente que será Presidente, quanto a Alegre é muito provável que a sua vaidade e arrogância o impeçam de perceber que deste há cinco anos que não passa de uma marioneta de Francisco Louçã.

Em síntese, Cavaco ganhou e Manuel Alegre levou a esquerda à sua derrota mais humilhante na história da democracia portuguesa.