segunda-feira, janeiro 03, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Calçada de Lisboa

JUMENTO DO DIA

Octávio Ribeiro, director do CM

Octávio Ribeiro decidiu imitar um conhecido jornalista desportivo da SIC que organizou uma campanha pela adopção de meios electrónicos nas arbitragens do futebol arma-se em purificador da nação promovendo uma petição contra o enriquecimento ilícito.

Compreendo que Octávio Ribeiro queira limpar o país por isso lhe sugiro que comece por limpar o jornalismo e lance, por exemplo, uma petição contra a divulgação ilegal de escutas e outras peças judiciais sujeitas a segredo de justiça.

«Assim, convidamos os nossos concidadãos a, num movimento legítimo e previsto na Constituição, subscrever uma petição que possa levar o Parlamento à desejável aprovação da criminalização do enriquecimento ilícito.

A clareza e bondade das leis são mais determinantes no desenvolvimento de um país do que as suas estradas, o TGV ou aeroportos. É tempo de os cidadãos, todos os cidadãos, se aperceberem da relevância das leis no potencial que um país mostra para atrair e criar riqueza. É tempo de, nos casos extremos como este, convocar os cidadãos para intervirem na área política para lá da mera deposição do seu voto nas urnas. » [CM]

PS: Será que Octávio Ribeiro considera os negócios de acções como o de Cavaco Silva uma forma de enriquecimento ilícito e por isso lança esta petição?

SEJA DITO O QUE TEM DE SER DITO

«Ano novo, vida nova - a frase ficou duplamente sem sentido para os cristãos coptas que saíam da sua igreja em Alexandria, Egipto, quando 2011 só existia há meia hora. Não só o novo ano continuou como é costume - serem perseguidos num país em que são quase 10% da população - como a vida, nova ou velha, lhes foi arrancada (balanço do atentado: 21 mortos). É justo relativizarmos o caso: alguns islâmicos mataram alguns cristãos. Mas é também justo reconhecer uma coerência no sucedido ontem com o que vem sucedendo nestes anos próximos: islâmicos, pela sua apregoada condição de islâmicos, matando cristãos por causa dessa condição deles. Este atentado contra os coptas foi cometido porque duas antigas muçulmanas se tinham convertido e viviam num convento. Para os matadores, as conversões eram condição suficiente para o ataque assassino. Como a condição de ser padre leva à morte do próprio na Turquia, ser família cristã leva ao desaparecimento no Irão, na Síria e no Iraque, ser aldeia cristã leva-a a ser dizimada no Sudão e na Nigéria e nada disso acontece na Arábia Saudita porque por definição na terra do profeta não há senão muçulmanos. Seja redito, nunca são todos os muçulmanos que matam ou expulsam, só alguns. Mas, rediga-se também, nunca é saudável ser cristão em terras muçulmanas. É assim. E nada mudará enquanto à maioria dos muçulmanos lhe for indiferente este "é assim". » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

MINISTRO DOZ QUE TODOS OS PROJECTOS TÊM DE SER REAVALIADOS

«O ministro das Obras Públicas afirmou este domingo, em Gondomar, que estão a ser reavaliados "todos os projectos" em curso no País, nomeadamente a segunda fase do metro do Porto, o metro de Lisboa e o novo aeroporto da capital.

"O projecto [da segunda fase do metro do Porto] está a ser avaliado. Temos de ter presentes as restrições actuais que o País atravessa. Isto é válido para este projecto como para outros. É válido para o metro de Lisboa, para a CP, para a Refer e é valido seguramente para o aeroporto de Lisboa", afirmou António Mendonça, em declarações aos jornalistas no final da inauguração da linha laranja do metro do Porto.» [CM]

Parecer:

Das duas umas, ou as obras não tinham sido devidamente avaliados ou não há dinheiro e então o problema não é avaliação.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se António Mendonça em que ficamos.»

PROCESSO CASA PIA FOI CAÇA ÀS BRUXAS

«Autor de outros livros sobre casos de abuso sexual no Reino Unido, Richard Webster seguiu nos últimos sete anos o processo Casa Pia e não hesita em afirmar que se tratou de uma "caça às bruxas" em que a objectividade de jornalistas foi substituída por "credulidade" e em que os juízes decidiram por "medo".

Respondendo a perguntas da Lusa, Richard Webster afirmou que, no caso da Casa Pia, foi dado crédito à existência de uma alegada "rede de pedófilos" a servir-se de alunos da instituição, uma alegação "perigosa" que se constatou em casos verificados na Grã-Bretanha e que "até as autoridades mais zelosas concluíram tratar-se apenas de fantasia".» [DN]

Parecer:

A mim pareceu-me também uma caça às indemnizações.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se que um dia se saiba toda a verdade.»

FBI QUER DADOS DOS PORTUGUESES

«Os Estados Unidos (EUA) querem ter acesso a bases de dados biométricas e biográficas dos portugueses que constam no Arquivo de Identificação Civil e Criminal. O FBI, com a justificação da luta contra o terrorismo, quer também aceder à ainda limitada base de dados de ADN de Portugal. O acordo com o Governo português está feito e só falta ser ratificado na Assembleia da República. No entanto, este mês vai sair um parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) que alerta para os problemas que constam no texto do acordo bilateral.

Em Junho de 2009, Janet Napolitano, secretária do Departamento de Segurança Interna norte-americano esteve em Portugal e firmou o acordo com os ministérios da Administração Interna e da Justiça. Em Novembro deste ano, foi pedido à CNPD um parecer. Este, segundo o DN apurou, embora não seja vinculativo, vai alertar a Assembleia da República e a Comissão dos Negócios Estrangeiros para os perigos de violação da privacidade dos portugueses que decorre deste acordo bilateral.

O acordo prevê que o FBI tenha acesso às informações constantes no bilhete de identidade de todos os portugueses. Além disso, quando se tratar de cidadãos condenados, poderão também receber o seu registo criminal e informações do seu ADN caso exista alguma amostra na base de dados que está sediada em Coimbra e que é da responsabilidade do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML). » [DN]

Parecer:

O incrível é que estes processos sejam negociados nos bastidores sem que a opinião pública tenha uma palavra a dizer.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Recuse-se a pretensão americana.»

O ALCOOLISMO ESTÁ DE VOLTA

«Em 2009, morreram 1214 pessoas com menos de 65 anos por doenças provocadas pelo consumo de álcool, deixando Portugal mais longe da meta estabelecida no Plano Nacional de Saúde, revela a última radiografia do problema em Portugal. O Norte e o Algarve foram as regiões do País que registaram as maiores subidas de casos fatais.

Os dados do Alto- -Comissariado da Saúde agora divulgados mostram que 1036 homens e 178 mulheres com menos de 65 anos não resistiram a doenças como as cirroses ou os problemas cardíacos atribuídos ao álcool. O que se traduz em 12,9% de mortalidade por 100 mil habitantes, revela o relatório. » [DN]

Parecer:

O número de mortes em consequência do alcoolismo são muitas mais se considerarmos os acidentes e a violência.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao director-geral de Saúde se só está preocupado com o tabaco.»

BILL VAN ANTWERP