terça-feira, janeiro 04, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cogumelos da Quinta das Conchas, Lisboa

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva, candidato presidencial

Começa a ser evidente que Cavaco está preocupado com o caso BPN, diria mesmo que estão mesmo muito preocupado, só isso justifica a tentativa clara de atirar poeira para os olhos dos eleitores, desviando a sua atenção daquilo que interessa saber nesta presidenciais, se a actuação de Cavaco Silva no negócio de acções da SLN é ou não um comportamento próprio de alguém que é e quer continuar a ser Presidente da República.

A última tentativa de fazer desviar a atenção dos seus negócios para a actual gestão do BPN é mesmo desonesta, o que não falta neste mundo são administradores de mais de um banco bem maiores do que a CGD e BPN, um bom exemplo é o de Horta Osório cujo nome Cavaco tem usado e abusado nesta campanha, quando era administrador do Santander em Londres acumulava com a administração nada mais, nada menos do que do Banco de Inglaterra.

Vale também a pena recordar quando Cavaco Silva era primeiro-ministro o então secretário de Estado do Orçamento acumulava as finanças do país com as do PSD, enfim, coincidências. Cavaco parece andar mesmo muito nervoso com o que possa saber do caso BPN.

«"Muitos não leram adequadamente aquilo que eu afirmei. Eu fiz uma comparação entre aquilo que aconteceu com bancos ingleses, e até podia mencionar os bancos irlandeses, que sofreram prejuízos gigantescos e depois foram nomeadas administrações altamente profissionais e independentes", disse Cavaco Silva, que hoje iniciou uma visita de dois dias à Madeira, no âmbito da corrida às presidenciais de 23 de Janeiro.» [DE]

TÍDESBLOQUEAR CARROS CUSTA O DOBRO

«Desbloquear veículos mal estacionados passou a custar o dobro, isto porque o Governo actualizou as taxas de desbloqueamento e de reboques dos veículos em infracção. A decisão, publica em Diário da República no último dia do ano, já está em vigor.

Um veículo ligeiro que seja bloqueado por ter infringido o Código de Estrada vai custar 60 euros, o dobro da taxa anterior. Os ciclomotores e os motociclos passaram de 15 para 30 euros e os veículos pesados de 60 euros para 120 euros.» [CM]

Parecer:

Um dia destes as polícias passam a sociedades anónimas, aliás, é evidente que para comprar carrinhas equipadas para bloquear e cobrar o serviço não faltam recursos. É cada vez mais difícil ver um polícia em serviço nas ruas de Lisboa, aqueles que vemos ou estão na sua maioria a bloquear ou desbloquear carros e em serviços remunerados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proteste-se.»

EUA: DECLARADO INOCENTE DEPOIS DE 30 ANOS DE PRISÃO

«A audiência onde deverá ser concedido o perdão a Cornelius Dupree Jr. está agendada para terça-feira em Dallas. Caso a sua condenação seja anulada, Dupree terá passado, por engano, mais tempo na prisão que qualquer outro detido que já foi ilibado no Texas após a divulgação das provas de ADN. O gabinete do procurador distrital disse hoje que apoia a alegação de inocência do detido.

Dupree foi acusado em 1979 de violação e roubo de uma mulher de 26 anos e foi condenado em 1980 a 75 anos de prisão por roubo agravado. » [DN]

MOEDA AO AR DECIDE QUEM FALA PRIMEIRO NOS COMÍCIOS DE ALEGRE

«O director da campanha presidencial de Manuel Alegre, Duarte Cordeiro, afirmou hoje que "no limite é moeda ao ar" para decidir quem fala primeiro nos comícios e acções de campanha do candidato - se dirigentes do PS, se dirigentes do Bloco de Esquerda.

Numa conferência de imprensa, em Lisboa, para explicar a campanha do candidato socialista, Duarte Cordeiro disse ainda que "para já não temos previsões de [José Sócrates e Francisco Louçã] estarem juntos". Os dois líderes partidários aparecerão na campanha, mas isso, adiantou o responsável socialista, só será comunicado de véspera aos jornalistas.» [DN]

Parecer:

E usarão um euro ou um velho escudo para ceder às exigências do BE?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»


NO ALBERGUE ESPANHOL

"Crónicas de bichos: os patos não são gatos", por António Nogueira Leite:

«Gosto muito do que escreve Henrique Raposo. Pelo que escreve e pela forma como o faz. Penso mesmo que seja, juntamente com o João Pereira Coutinho, o melhor dos cronistas sub 40. Mas, dito isto, não estava à espera que iniciasse o ano confessando uma fraqueza. Ao que parece, o meu sub 40 favorito anda com falta de alvos. Por isso quer que Passos Coelho designe os patos com que se divertirá nos próximos tempos. Nem parece dele: é que imagino que Passos saiba que se lhe der agora os patos, faltar-lhe-ão as avezinhas se e quando precisar delas. É que Passos pode confundir lombadas de livros mas não se esquece de algo tão prosaico como essencial: os patos não são gatos….só vivem uma vez e depois, PUM!.»

JURIS STURMOVICS