sexta-feira, janeiro 14, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Pisco-de-peito-ruivo [Erithacus rubecula], Lisboa

IMAGENS DOS VISISTANTES D'O JUMENTO

Paletes de paletes [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

O líder do PSD escolheu Vila Real para assegurar que não tem uma factura a apresentar a Cavaco pelo apoio do seu partido, coisa em que neste país ninguém acredita, nem mesmo quando Cavaco fala em crises políticas de forma mais ou menos descarada, chegando ao ponto de escolher o dia em que o país se safou de boa no mercado financeiro para o fazer.

Mas o lado mais lamentável deste apoio não está nesse mesmo apoio que é mais do que óbvio, está no facto de ter escolhido o distrito de cujas listas de deputados foi excluído pelos cavaquistas de Manuela Ferreira Leite, uma candidata que mais não era do que uma moça de recados de Cavaco Silva nas eleições legislativas.

Passos Coelho poderá não apresentar a factura mas é um facto que ao esquecer a sua dignidade suporta um preço bem mais elevado do que o esperado.

«"Deixem-me sossegar os espíritos mais perturbados. O PSD não tem nenhuma factura para apresentar", disse Pedro Passos Coelho hoje, durante uma acção de apoio à candidatura de Cavaco Silva a Belém.» [Diário Económico]

CAVACO TAL E QUAL CAVACO TEM SIDO

«Nem o FMI chega nem a gente almoça. Todo o santo dia, todos os dias da semana, o apelo ensurdecedor: "Sobe, sobe, marujinho/ / Àquele mastro real/ Vê se vês falência de Espanha/ O FMI em Portugal." Nunca um país teve tantas almas penadas com a mão em pala e os olhos no horizonte - a posição favorita dos economistas em Portugal. Excepto, claro, quando se trata daquele professor de Economia que é candidato - embora nunca político, porque isso nunca o foi, credo! - e nessa condição de candidato é o único economista do mundo que se faz fotografar em cima do capô de um automóvel a agradecer aplausos. Esse, o do capô, é suficientemente cágado para não apelar: "Acima, acima gajeiro/ Acima ao tope real!/ Topa falência de Espanha/ O FMI em Portugal." Não, esse costuma fazer de conta que quer a nau catrineta chegada a bom porto. Mas em dias, como ontem, em que se acalmam mares e ventos, dias em que surge a ténue esperança de a nau chegar a terra, esse, o cágado, retira a máscara e declara: "Não podemos excluir a possibilidade de ocorrer uma crise grave em Portugal, não apenas no plano económico e social, mas também no plano político." Se é isto um político responsável vou ali e já venho. Vergonha para os políticos portugueses - e falo dos de todos os partidos que estão dispostos a governar - que não souberam apresentar alternativas a este sonso. » [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

EU JÁ O TINHA DITO

«Na Aldeia da Coelha, Cavaco Silva tem por vizinhos Oliveira Costa e Fernando Fantasia, homens-fortes da SLN. Um loteamento que nasceu à sombra de muitas empresas e off-shores. A escritura do lote do Presidente da República não se encontra no Registo Predial de Albufeira. O próprio não se recorda em que cartório a assinou. Um dos promotores da urbanização, velho amigo e colaborador de Cavaco, diz que a propriedade foi adquirida "através de um permuta com um construtor civil".» [Visão]

Parecer:

Diz-me quem já visitou a casa que está muito acima das posses de um governante ou, como Cavaco prefere designar-se, de um mísero professor!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investiguem-se os negócios do seu antigo adjunto envolvido na promoção desta urbanização.»

PROSTITUTAS HOLANDESAS VÃO PASSAR A PAGAR IMPOSTOS

«As medidas de austeridade europeias chegaram às prostitutas da capital holandesa. Estas já foram avisadas para estarem à espera de uma visita dos cobradores de impostos em 2011. A actividade legalizada na Holanda desde 2000, até agora livre de cobranças, vai deixar de o ser.» [ CM]

Parecer:

Cá o mais difícil vai ser conseguir que os filhos paguem.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Proponha-se idêntica decisão em Portugal.»

DESESPERO, DIZ CAVACO

«"É um desespero muito grande", prosseguiu Cavaco Silva. "Façam as investigações que quiserem, publiquem tudo, no dia 23 [dia das eleições] talvez eu possa ler".

Segundo a revista, "o Cavaquistão da Coelha" tem origem em 1993. Teófilo Carpeto Dias, que foi assessor administrativo de São Bento quando Cavaco Silva era primeiro-ministro, adquiriu duas sociedades 'offshore', uma das quais promovia a urbanização da Coelha. A revista explica a forma como Carpeto Dias acabou por comprar um dos lotes da urbanização, que viria a ser habitada também por Cavaco Silva, Oliveira Costa e Fernando Fantasia, ex-homens-fortes da Sociedade Lusa de Negócios. » [DN]

Parecer:

Com tanto coelho a saltar por tudo quanto é lado o nome da urbanização é apropriado. Agora vamos esperar que Cavaco mostre à comunicação social a sua vivenda digna de um mísero professor.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Cavaco se percebe tanto de escrituras como de acções com nomes esquisitos em inglês.»

HÁ QUE PROTEGER OS MAGISTRADOS AMIGOS

«O líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, confirmou hoje a intenção de votar contra a proposta de lei que altera o Estatuto dos magistrados judiciais, alegando que introduz cortes acrescidos nos vencimentos.» [DN]

Parecer:

Lembre-se que o presidente do sindicato dos magistrados do MP, a crer em declarações de Ângelo Correia, é militante do PSD.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reprove-se.»

CHINA COMPROU DÍVIDA PORTUGUESA

«A China admitiu ter comprado hoje dívida pública espanhola em leilão depois de ter feito o mesmo por Portugal na quarta-feira, num gesto que visa dar aos investidores confiança nas economias dos dois países.» [DN]

Parecer:

Está esclarecida a dúvida de Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Informe-se Cavaco Silva e aproveite-se a oportunidade para lhe perguntar se no seu tempo de primeiro-ministro recebia uma lista de compradores da dívida portuguesa.»

CAVACO VOLTOU A TER MEMÓRIA

«Em Valpaços, a Igreja entrou na campanha. O candidato apoiado pela direita foi recebido esta manhã na Praça do Município pelo presidente da câmara, João Mateus, mas foi ao pároco da terra a quem Cavaco Silva pediu, em primeiro lugar, ajuda no combate à abstenção nas eleições Presidenciais de dia 23 de Janeiro. "A última vez que aqui estive fui à missa com o pároco que encontrei aqui e ainda me lembro do sermão", disse Cavaco Silva do cimo das escadas do edifício dos Paços do Concelho perante os populares que o olhavam de baixo. "Espero que ele apele ao exercício do vosso sentido cívico", disse, antes de agradecer de braços no ar o apoio da população. Só depois de desejar o apoio da igreja, Cavaco Silva dirigiu-se ao presidente da câmara, apelando à ajuda do autarca para a mobilização para o voto. » [i]

Parecer:

Não se lembra de nada nos negócios de acções, não se lembra de onde fez a escritura da sua luxuosa casa no Algarve, mas lembra-se do sermão (há quem lhe chame homilia) que o padre de Valpaços. Notável!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

O AMOR À PORTUGUESA NUMA PRISÃO FRANCESA

«Florent Gonçalves, um luso-descendente director da prisão de Versalles, em Paris, foi demitido por manter uma relação com uma prisioneira. Emma, a reclusa, está a cumprir 9 anos de pena por ter servido de isco para uma vítima do "gangue dos bárbaros", noticia o Expresso.O ex-director da prisão, de 41 anos disse estar apaixonado pela reclusa, com quem mantinha relações sexuais dentro da prisão. Emma, de 21 anos, tinha também seduzido um guarda que foi igualmente demitido.» [i]

MISS INGLATERRA COMBATE NO AFEGANISTÃO

«Depois de ter vivido as "glórias" do seu reinado, Miss Inglaterra 2009 prepara-se agora para uma missão mais árdua: seguir com as tropas britânicas para o Afeganistão.

Na verdade, estas andanças militares não são nenhuma novidade para Katrina Hodge, de 25 anos. Muito antes de ter sido consagrada rainha da beleza das terras de sua majestade a rainha de Inglaterra, a jovem já havia pegado em armas e rumado ao Iraque. A vida militar de Katrina iniciou-se aos 17 anos, influenciada pelo seu irmão, também ele soldado.» [JN]

NO "ASPIRINA B"

O post "Independência dos magistrados ou dependência dos magistrados? ":

«A independência dos magistrados, em todos os sentidos, é uma das condições de existência de uma democracia material.

Munidos deste conceito elementar, fomos confrontados com a notícia de que todos os funcionários públicos terão cortes nos seus salários, o que muita gente lamenta, mas entende, em face das circunstâncias. É uma medida necessária, dir-se-á, mas, evidentemente, dura para muita gente.

Há, no entanto, uma classe que preocupa alguns de forma acrescida . Por isso lemos que o PSD vai chumbar cortes nos salários dos magistrados.

Por que é que se anuncia a protecção excepcional daqueles que menos sofrerão com estas medidas? Porque cortar o salário de um funcionário dos correios não ameaça o poder, ou a fome dele, ou a expectativa do seu exercício, mas cortar os salários dos magistrados “pode comprometer a independência destes profissionais”, justificação que deve ser entendida ao contrário.

Dos estudos que tenho na memória, recordo-me que os magistrados portugueses, quando analisamos o seu vencimento (no fim de carreira) em comparação como o salário médio nacional, ficam à frente de países do terceiro mundo, como a Bélgica, a Finlândia, a Noruega, a França, a Suécia, a Holanda, ou a Alemanha.

É uma classe bem paga, o que tem a ver com a função que exerce.

Sabemos, também, que os magistrados não estão num feudo acima da lei, antes estando sujeitos, precisamente, à lei e a nada mais do que a lei.

Se a situação do país exige cortes salariais que atingem toda a função pública, a que propósito é que os magistrados devem ser poupados?

Ninguém compra a conversa da santa independência dos juízes, porque, absolutizando o princípio, nunca, jamais, em tempo algum, poderia discutir-se a sua remuneração ou questões singelas como a tributação do subsídio de residência ou a pertinência do mesmo em casos que não exigem uma deslocação.

Quem luta para que os cortes salariais atinjam todos mas não os magistrados não está preocupado com independências, está preocupado com utilidades.

Tem-se medo, precisamente, da independência dos magistrados. E o medo é de quem não a tem, certo?»

HAITI, ON YEAR LATER [Boston.com]

DRAGO CEROVSEK