domingo, janeiro 16, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor no Jardim Gulbenkian, Lisboa

IMAGEM DO DIA

Fila de espera, Alcochete [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Alcides Vieira, director de informação da SIC notícias

Neste sábado à hora de almoço optei por ver o telejornal da SIC Notícias (14h00) interessado em acompanhar as eleições presidenciais, arrependi-me, senti nojo da SIC, senti que estava a ser ludibriado pelo director de informação deste canal e mudei de estação pensando que esse senhor é um idiota.

Há muitas formas de ludibriar os telespectadores transformando informação e manobras subtis de apoio a um candidato, é essa a regra da maioria dos órgãos de comunicação social que dirigidos por gente cobarde incapaz de assumir a sua preferência como sucede em muitos países, opta por fazer passar por parvos os seus telespectadores.

A SIC apresentou uma prolongada reportagem sobre a passagem de Cavaco no Alto Minho onde o candidato falou do orçamento, de seguida mostrou uns segundos de Manuel Alegre, voltou a Cavaco Silva, desta vez para dar uma quase entrevista em Penafiel à repórter da SIC Notícias explicado a sua forma de intervir em relação às políticas governamentais, de seguida voltaram a Penafiel para mais uma prolongada reportagem. Concluído o frete a Cavaco Balsemão passaram pelas brasas com o candidato Francisco Lopes e José Manuel Coelho. Só quando chegou a vez de Fernando Nobre a SIC Notícias se deteve por mais uns momentos, o candidato dedicava o discurso para falar mal de Manuel Alegre.

Alcides Vieira assume o papel de idiota ao pensar que todos os telespectadores da SIC Notícias são deficientes mentais incapazes de analisar a forma como manipula a informação e, ao faze-lo, desrespeita quem confia na SIC.

Alguém devia explicar-lhe que não eram só os bufos e os pides que detestavam a democracia, os directores de informação que tenta manipular a opinião dos cidadãos de forma a condicionar a democracia também gostam muito pouco da democracia.

TODOS ELES ERAM HOMENS DO POVO

"AFINAL HAVIA OUTRO"

Afinal há outro português que não precisa de nascer duas vezes para provar que é honesto:

TÍTUA LADROAGEM ENTROU NA CORRIDA PRESIDENCIAL?

«Segundo fonte oficial da candidatura à Lusa, o assalto foi comunicado pouco depois de a empregada de Alegre ter chegado àquela casa (na Rua Vasco da Gama, em Águeda) e se ter deparado com as portas traseiras arrombadas e com vestígios abundantes de vandalismo.

Teresa Portugal, ex-deputada do PS e que acompanhava o périplo de campanha do seu irmão, partiu imediatamente para Águeda para se inteirar das proporções do assalto e acompanhar as diligências policiais. » [CM]

Parecer:

O vandalismo é de estranhar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Investigue-se.»

JOSÉ MANUEL COELHO ACUSA CAVACO DE DESPESISMO

«"A manutenção da Presidência da República, de todos os serviços, custa 16 milhões de euros por ano aos contribuintes portugueses. Aqui vemos a diferença, o despesismo à portuguesa que existe. Quando o [actual] Presidente da República fala em austeridade, poupança e em racionalização de meios ele não é coerente", afirmou o candidato, em declarações aos jornalistas à porta do Palácio de Belém.

O deputado da assembleia regional da Madeira pelo Partido Nova Democracia, lembrou que, por exemplo, a Casa Real espanhola custa menos sete milhões de euros por ano. "Feitas as contas, cada português paga de impostos, anualmente, para manter a Presidência da República 1,58 euros e cada espanhol paga 19 cêntimos", acrescentou, apresentando depois um gráfico que mostra que "o pico mais alto" da despesa com o Palácio de Belém "é atingido com Cavaco Silva".» [DN]

Parecer:

A família real de Boliqueime sai mais cara do que a família real espanhola.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

ANDAMOS COM OS SIGNOS TROCADOS

«Astrónomos norte-americanos afirmam que o calendário do zodíaco deve ser mudado. Afinal, a maioria das pessoas tem o signo anterior ao que julgava.

A notícia que está a chocar os aficionados dos signos, baseia-se nas conclusões de astrónomos do Minesota Planetarium Society, citado pelo StarTribune. Na prática, a maioria de nós pertence ao signo anterior.

Segundo os cientistas, os antigos astrónomos da Babilónia basearam os signos na constelação na qual o Sol se encontrava no dia do nascimento. Só que, ao longo dos milénios, a força gravitacional da Lua terá feito a Terra oscilar no seu eixo, criando um salto de um mês no alinhamento das estrelas, lê-se numa entrevista de um astrónomo do Minnesota Planetarium Society ao Star Tribune.» [DN]

COELHO DIZ QUE CAVACO NÃO FEZ JEITOS AO PSD

«O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que Aníbal Cavaco Silva "não fez jeitos" ao seu partido como Presidente da República. » [DE]

Parecer:

Fazer fez, mas o jeito não foi muito.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lembre-se a Passos Coelho a asfixia democrática e o episódio lamentável das escutas.»

JOSÉ MANUEL COELHO FOI À ALDEIA DA COELHA

«O candidato à Presidência da República José Manuel Coelho apelou hoje aos portugueses para que votem nele e afastem os que "enganam o povo", numa declaração à imprensa diante da casa de férias de Cavaco Silva, em Albufeira.

José Manuel Coelho disse que escolheu o local, situado na aldeia da Coelha, para mostrar aos portugueses e portuguesas a casa do recandidato à Presidência da República, que disse ter "o seu quê de curioso", porque "existem mais duas casas semelhantes a esta que são de dois amigos do senhor dr. Cavaco Silva, o senhor Oliveira e Costa [antigo presidente do BPN] e o senhor Dias Loureiro [ex ministro de Cavaco, ligado à Sociedade Lusa de Negócios]. » [Expresso]

Parecer:

O Cavaco está tramado com este Coelho, dir-se-ia mesmo que Cavaco dá mal com os Coelhos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

A EQUIPA DE CAVACO NÃO VÊ OS NOTICIÁRIOS

«Sem explicação ficou a pergunta do candidato no dia em que começou a falar de “uma maré” de apoio, depois das arruadas em Amarante, Penafiel, Póvoa do Varzim e Paços de Ferreira. O próprio disse: “Não sei se essas imagens dessas manifestações vão chegar à casa dos portugueses ou se estão ou não a ser escondidas?” Perguntou, mas não respondeu. » [Público]

Parecer:

Este Cavaco chega a ser ridículo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Ofereça-se uma televisão portátil a Cavaco.»

DENIS GRZETIC

VIAGRA: SEE THE WORLD DIFFERENTLEY