quinta-feira, janeiro 20, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Recordações de Óbidos

IMAGEM DO DIA

Alcochete [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Há limites para os argumentos de um candidato mas parece que Cavaco Silva pouco se importa, para este candidato a sua eleição está acima da democracia.

«"Imaginem o que seria se Portugal, na situação económica e financeira complexa em que se encontra, se prolongássemos por mais algumas semanas esta campanha eleitoral", afirmou o candidato do PSD e do CDS, sublinhando que "os custos seriam muito elevados para a economia portuguesa".» [Expresso]

SONDAGEM SUJA

Alguém neste país acredita, por exemplo, que Francisco Lopes, o candidato do PCP terá apenas 3% dos votos? Basta este número para que a sondagem divulgada e que tanto ânimo deu à candidatura de Cavaco Silva para se perceber quais os objectivos desta sondagem tão mal feita que até adianta números idiotas.

Parece que questionar os negócios obscuros da família Silva é jogo sujo, mas lançar sondagens para provocar levar os eleitores da esquerda a votar já não o é.

MAIS SOBRE BUNGA BUNGA

«Na colina do Aventino, o palácio da Ordem de Malta está sempre fechado mas podemos espreitar pela fechadura do grande portão. Vê-se a cúpula da Basílica de São Pedro, longínqua mas milagrosamente aproximada pela perspectiva dada pelo buraco da fechadura. Por estes dias, os quiosques aproximaram os italianos da cama de Berlusconi. Cartoon do culto Corriere della Sera, ontem: "Quanto me pagas para vires comigo?", pergunta o primeiro-ministro a uma prostituta de rua. Ironia por ele ter dito nunca pagar favores sexuais. Mas leiam as 12 páginas que o também culto La Repubblica, ontem, dedicou às bunga bunga, as festas dadas por Berlusconi na sua villa San Martino. Elas, vestidas de polícias e enfermeiras, em orgias por um bracelete de ouro. Tantos pormenores? Foram recolhidos, com escutas, pela procuradoria de Milão. Entre as escutas, as de Nicole Minetti, ex-higienista oral (estas coisas não se inventam) de Berlusconi, promovida ao cargo oficioso de conselheira regional da Lombardia e suspeita de fornecer raparigas para as bunga bunga. O pretexto das escutas foi o de uma das prostitutas - conhecida no meio por Ruby Rubacuori (Rouba-corações) - ser menor. Se se provar a participação de Ruby nas orgias, Berlusconi está em maus lençóis. Se não, só os eleitores julgarão Berlusconi - o que será sempre uma questão de perspectiva. Que não é única como no palácio da Ordem de Malta.» [DN]

Parecer:

Por Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

UM NEGÓCIO NO MÍNIMO FANTASIOSO

«No dia 17 de fevereiro de 1999, quarta-feira de cinzas, dava entrada na Conservatória do Registo Predial de Albufeira a aquisição do lote 18 da Urbanização da Aldeia da Coelha. Uma permuta entre o casal Aníbal e Maria Cavaco Silva e a empresa Constralmada - Sociedade de Construções, Lda, atesta a passagem da propriedade para o atual Presidente da República. No registo não se encontra, como a VISÃO noticiou na edição de 13 deste mês , a escritura pública que contratualiza a permuta. Ou seja, não se pode apurar, e Cavaco Silva não esclarece, o que deu em troca dos dois lotes de terreno (os antigos lotes 18 e 19 do loteamento inicial, correspondentes ao atual lote 18, e o "edifício composto por cave, rés-do-chão e 1º andar, do tipo T-6, com logradouro" de 1891 metros quadrados).

A VISÃO enviou várias perguntas para Cavaco Silva (ver caixa no final desta página), que receberam, às 16h00 desta terça-feira, 18, uma resposta de fonte oficial da direção da sua campanha para a re-eleição na Presidência da República: "O Professor Cavaco Silva já disse o que tinha a dizer sobre o assunto." E da Presidência não nos chegou qualquer resposta.

Na sequência do trabalho publicado pela VISÃO na semana passada , quando confrontado por outros jornalistas, Cavaco Silva disse apenas: "O desespero já é muito grande. Façam as investigações que quiserem, publiquem tudo que talvez depois do dia 23 talvez eu possa ler."

O que se sabe é que a permuta foi feita com uma empresa de construção, a Constralmada. E que essa empresa era uma sociedade por quotas fundada por Fernando Fantasia e detida em 33,3% pela sua empresa Opi 92, SA. Era, porque foi dissolvida em Janeiro de 2004.

Fernando Fantasia é um dos moradores no restrito aldeamento da Coelha. Viria a ser, também, um dos rostos de algumas das mais complexas operações durante a gestão de Oliveira e Costa no BPN/SLN. Mas isto aconteceu alguns anos após o negócio com Cavaco Silva. Muito embora não se consiga situar, precisamente, quando é que a Opi deixou de ser exclusivamente detida por Fernando Fantasia para passar a ser mais uma das "participadas" do grupo do BPN.

O mistério Opi

Nuno Melo, deputado do CDS, durante os trabalhos da Comissão de Inquérito do Parlamento ao caso BPN, chegou a declarar que "a OPI e as sociedades que gravitam à volta desta, como a Pluripar e outras, são um problema grande que temos para compreender. E são um problema grande porque refletem o que no BPN funcionava à margem da transparência das contas, à margem da consolidação, à margem das informações ao Banco de Portugal." (ata da reunião de 24/3/2009)

Fernando Cordeiro, acionista da SLN, declarou aos deputados, por seu turno, que "Oliveira Costa falou-nos que 100% da OPI eram da SLN Valor".

E Franquelim Alves, o administrador da área não-financeira da Sociedade Lusa de Negócios, que se demitiu em 2008 por discordar da gestão do grupo, adensou ainda mais as dúvidas, no Parlamento: "Quanto à OPI 92 e à relação de domínio, de facto, nesta matéria, e este foi mais um dossier que se prolongou ao longo do tempo, a perceção do que é que era a OPI 92 e de quem era a OPI 92 e quem eram os beneficiários da OPI, não era possível alcançar porque não havia nada escrito que o comprovasse. Eu nunca vi nada escrito. Havia declarações que diziam que esta sociedade era detida pelo Sr. Fantasia, mas, na realidade, em última instância, o beneficiário da sociedade deve ser a SLN ou a SLN Valor."

Esta ausência de registos escritos, e a dúvida sobre quem era, de facto, o dono da Opi, originou este curioso diálogo, na reunião da Comissão parlamentar de Inquérito, do dia 24 de Março de 2009. O deputado Nuno Melo questiona Fernando Fantasia, administrador da Opi (citação da ata da reunião):

"O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - (...) Surge-nos aqui a OPI como... Bom, basicamente, transformam o Sr. Dr. numa espécie de testa-de-ferro, grosso modo...

O Sr. Dr. Fernando Fantasia: - Como?

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - Porque aqui no documento estabelecem...

O Sr. Dr. Fernando Fantasia: - Sim, mas não me assumi como tal. Quer dizer, eu fui acionista e fui-o de empresas do Grupo CUF, sou gestor e se se considerar como testas-de-ferro dos acionistas todos os gestores, então, todos os gestores o são... É como eu me sinto. A minha vida foi de gestor de empresas e de gestor de empresas do setor imobiliário e representei os acionistas e, por vezes, eu próprio porque também era acionista. Mas, na maior parte dos casos, eu fui sempre minoritário.

O Sr. Nuno Teixeira de Melo (CDS-PP): - O Sr. Dr. compreenda que não é uma imputação que lhe estou a fazer!

O Sr. Dr. Fernando Fantasia: - Mas também compreenderá que depende do conceito que tenham de testa-de-ferro. Se testa-de-ferro é representar os acionistas, então, terei sido testa-de-ferro sempre toda a minha vida."

A curiosidade dos deputados devia-se, sobretudo, à famosa compra de terrenos na zona de Alcochete. A aquisição dos últimos 4.000 hectares da chamada herdade de Rio Frio 2, a poucos dias da decisão governamental de instalar o novo aeroporto de Lisboa nas imediações, por empresas ligadas à Opi, de Fernando Fantasia e da SLN, continuou a ser investigada. Mas a suspeita de que teria havido informação "privilegiada" nunca passou disso mesmo. Fernando Fantasia chamou-lhes "insinuações". E garantiu aos deputados que o seu interesse naqueles terrenos era bem anterior ao da polémica Ota/Alcochete, e era sobretudo "turístico".Perguntas sem resposta

Estas são algumas das questões enviadas a Cavaco Silva, para Belém e para a sua direção de campanha.

- Pode o senhor Presidente da República confirmar que adquiriu a propriedade do atual lote 18 da Urbanização da Coelha (Sesmarias, Albufeira) à empresa Constralmada?

- Essa transação foi feita através de uma permuta de terrenos? - Por que valores foram avaliados os terrenos que adquiriu, e os que cedeu?

- Recorda-se do ano em que foi feita a escritura pública desta transação?

- Tinha conhecimento que a referida empresa, a Constralmada, era detida pela Opi-92, empresa de que eram acionista o Dr. Fernando Fantasia?

- Quem lhe propôs a permuta?

- Recorda-se do cartório notarial onde foi firmada a escritura pública desta transação?» [Visão]

Parecer:

Ai se fosse o Sócrates a fazer este tipo de negócios...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Confirme-se no registo civil se em Portugal já nasceu alguém duas vezes.»

PAULO PORTAS ENCONTROU UMA QUALIDADE EM CAVACO SILVA

«O presidente do CDS-PP e antigo ministro da Defesa Paulo Portas disse hoje, dirigindo-se para o candidato presidencial e ainda Presidente Cavaco Silva, que ele "soube ser um bom comandante supremo das Forças Armadas portuguesas".» [DN]

Parecer:

Uma qualidade que só alguém como Portas poderia certificar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada»

ENGANOU O CITIGROU E ENGANOU O PAÍS

«A cobrança das dívidas fiscais cedidas ao Citigroup em 2003, numa operação de titularização para combater o défice, ficou 570 milhões abaixo do valor previsto até Fevereiro de 2010.

De acordo com o Tribunal de Contas, a execução acumulada até essa data, no valor de 1702 milhões de euros, representa uma taxa de execução de 74,9% face ao valor estimado pelo Estado no contrato de cedência dos créditos para o mesmo período - que era de 2272,5 milhões de euros.

Para compensar este nível baixo de execução na cobrança de dívidas cedidas ao Citigroup, o Estado teve de ceder mais créditos. O impacto dessa cessão de créditos teve como consequência a dedução à receita do Estado de 2009 da cobrança de créditos no valor de 96,8 milhões.

A operação de 2003 foi realizada por Manuela Ferreira Leite, então ministra das Finanças, e permitiu ao Estado antecipar receitas com dívidas ao fisco e Segurança Social, com impacto positivo no défice público.» [i]

Parecer:

Manuela Ferreira Leite cumpriu o limite do défice quando era ministra das Finanças de forma engenhosa, arrebanhou tudo o que era, parecia e talvez fosse dívida ao fisco e vendeu tudo a bom preço ao Citigroup. Depois veio a factura, o país teve de vender dívida fresca e dessa forma o défice da Manuela teve de ser suportado pelos seus sucessores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Parabéns à senhora por esta brilhante trafulhice.»

SONDAGEM ILÓGICA

«De acordo com o "Diário Económico", na sondagem da Marktest para aquele jornal e para a rádio TSF, Cavaco reúne 62% das intenções de voto, sendo eleito à primeira volta. A sondagem dá 15% dos votos a Manuel Alegre e 13% a Fernando Nobre, o que configura um empate técnico entre os dois candidatos.

A seguir a Fernando Nobre estará Francisco Lopes, com 3,3% das intenções de voto, seguido de José Manuel Coelho, com 2,1%, e Defensor Moura, com 1,2%.» [DN]

Parecer:

Não acredito que o candidato do PCP se fique pelos 3,3% dos votos e que os candidatos do PS totalizem apenas 14,2%. Esta sondagem cheira a manipulação e tentativa de desmobilização do eleitorado que não vota Cavaco Silva.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelas eleições»

A ANEDOTA DO DIA

«O candidato presidencial Fernando Nobre desafiou hoje o seu adversário Manuel Alegre a dizer se "desiste" a seu favor numa segunda volta das eleições, afirmando-se capaz de vencer Cavaco Silva.

Em declarações aos jornalistas numa visita ao mercado de Coimbra, Fernando Nobre quis falar "olhos nos olhos" com Alegre. "Quero perguntar-lhe se ele na segunda volta desiste a meu favor, porque quem vai à segunda volta com o professor Cavaco Silva sou eu e quem o vai vencer sou eu", declarou o candidato.» [DN]

Parecer:

Tisteza de Alegre.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Depois do que Alegre fez nas últimas eleições presidenciais isso seria tratar o cão com o pêlo do próprio cão.»

CAVACO OPTA POR POENSÕES

«O Presidente da República mandou suspender o seu vencimento de 7.415 euros mensais, dando seguimento às novas regras de contenção orçamental que acabaram com o direito de acumulação de reformas com vencimentos públicos a partir de 1 de Janeiro. Cavaco opta, assim, pelas duas pensões de professor catedrático e de reformado do Banco de Portugal que somam 10.042 euros mensais, num total anual de 140.588 euros. Uma opção [suspensão da remuneração] que, de acordo com a lei do Orçamento de Estado deve ser feita com declaração do interessado, à semelhança de todos os detentores de cargos políticos, mas que o Chefe de Estado ainda não entregou. Em alternativa, deu uma ordem directa aos serviços da Presidência para suspender o processamento do seu salário.» [DE]

Parecer:

Desta vez há pouco para opinar, a lei não passa de simbólica.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates se queria um presidente à borla.»

SÓCRATES TELEFONOU A MERKEL

«O primeiro-ministro, José Sócrates, telefonou à chanceler alemã Ângela Merkel a pedir ajuda "desesperada" à Alemanha, noticia hoje o jornal "The Guardian ".

De acordo com o jornal, o primeiro-ministro português comprometeu-se a "fazer tudo o que fosse necessário" em troca do apoio europeu, mas rejeitando uma ajuda internacional à semelhança do que aconteceu com a Irlanda e a Grécia.

Angela Merkel falou com Dominique Strauss-Khan, diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o pedido de ajuda, mas este terá afirmado que os receios de Sócrates não tinham sentido, uma vez ele não iria seguir qualquer sugestão que lhe fosse dada.» [Expresso]

Parecer:

Começo a achar que a Merkel tem um "fraquinho" por Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acompanhe-se o romance.»

AN UPRISING IN TUNISIA

MIKHAIL GOLD

SEGMENTO