quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Zebra (juvenil) do Zoo de Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Mar do Guincho [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Pedro Passos Coelho

O argumento usado por Pedro Passos Coelho, de que "em política não vale tudo", fica muito bem ao líder do PSD, dá um ar de seriedade a um putativo candidato a primeiro-ministro. Só que quem se aliou ao BE na comissão parlamentar de inquérito ao caso TVI e que na ocasião fez depender das conclusões dessa comissão a manutenção do governo não tem o direito de agora usar aquela expressão.

Pedro Passos Coelho sabe muito bem que é o medo que o impede de aproveitar a moção de censura que o BE vai apresentar, medo de não estar à altura de enfrentar uma crise difícil, medo de enfrentar Pedro Passos Coelho e medo de perder as eleições.

«Pedro Passos Coelho, líder do PSD, referiu à saída da reunião com os deputados do Partido Social Democrata que transmitiu ao grupo parlamentar que não pretende viabilizar a moção de censura ao Governo, deixando a declaração oficial para Miguel Macedo, líder parlamentar do partido."Em política não vale tudo", referiu Passos Coelho.

"Transmiti ao Grupo Parlamentar a decisão da comissão política em não viabilizar esta pseudo-moção de censura e decretar a abstenção do PSD em relação a esta moção. Em política não vale tudo. O PSD não está à espreita de nenhum oportunismo político para derrubar o PS", referiu Passos Coelho.» [DN]

FALTA DE HONESTIDADE

Se a direita portuguesa fosse honesta deixava-se de falsos argumentos e dizia os verdadeiros motivos porque não aproveita a moção de censura para derrubar o governo, algo que deseja mas que não tem a coragem de ter a iniciativa de provocar.

As verdadeiras razões porque não vota favoravelmente a moção de censura são evidentes:

  1. Receia que Pedro Passos Coelho não esteja à altura de enfrentar Sócrates levando o PSD a nova derrota como já sucedeu com Manuela Ferreira Leite.
  2. Prefere que seja Sócrates a fazer o trabalho difícil para que se superem os desequilíbrios internos e se enfrentem as consequências da crise financeira internacional e os ataques especulativos ao euro.
  3. Não quer assumir as responsabilidades políticas pela queda do governo e anda desde as eleições legislativas com truques para provocar essa queda sem ter de assumir os custos.
  4. Prefere, tal como fez Cavaco Silva, que seja o PS a assumir os custos políticos de mais uma crise para depois beneficiar de um tempo de vacas gordas.
  5. Porque aposta numa política de terra queimada.

Bom, bom, seria Sócrates fazer como fez Guterres e bater com a porta com o argumento do pântano, mas desta vez a direita teve azar e Sócrates é mais teimoso e dá mais luta do que a encomenda. Se a direita quiser chegar ao poder vai ter que lutar por ele, desta vez não lhe vão estender o tapete vermelho, nem mesmo com a ajuda de Cavaco Silva em Belém.

Querem governar? Derrubem este governo, assumam os riscos e as responsabilidades políticas por transformarem a democracia portuguesa num regime de legislaturas com seis meses e apresentem soluções para os problemas. Não fazê-lo é evidenciar falta de coragem política e de honestidade.

É nestes momentos de crise e de dificuldades que se mede a coragem dos políticos e as posições de Paulo Portas e da maioria dos responsáveis do PSD que se manifestaram (excepção para Santana Lopes e Rangel) revela hipocrisia e cobardia, pior do que isso, revela que não estão à altura de governar um país. Quem pensa que pode governar melhor tem a obrigação de o tentar.

NÃO SEJAS PARVO FAZ-TE À VIDA

«Um leitor interpela-me: "Não percebo a sua agressividade - é o 2.º texto - contra a geração Deolinda." Duplo erro: é o enésino texto e não é contra, é a favor. Textos quase todos, e de quem escreve todos os dias, sobre o mesmo assunto. Assunto: se não tens dupla consoante no nome (e Ferreira não conta), conta contigo, contigo e contigo. Neste país pequenino, pobre e pedantolas, se não fores um raro com família instalada, o apoio certo és tu. Para os falhos de famílias dessas há atalhos - Igreja, maçonarias, partidos... - mas o país pequenino é também antigo, tem longa história de atalhos, o que faz destes avenidas concorridas. Conta contigo, mas na condição de saberes que é negócio duro. Não te iludas com a ganga poética: o primeiro tipo que vi com lágrimas nos olhos sobre o concerto dos Deolinda, acabou de chegar de uma prebenda que o partido lhe arranjou no estrangeiro e voltou para o lugar cativo que tinha deixado. Não te iludas com direitos adquiridos: no país pequenino e pobre, há gente que julga que é salvação agarrar-se a bóias (progressão automática na carreira, reformas antecipadas...) E não é: é naufrágio adiado. Traça tu os teus prazos. Tens a casa dos pais e diploma, como diz a tal canção dos Deolinda? É melhor do que não tê-los. Mas se for preciso, larga-os (à casa e ao diploma) pelo trabalho. Porque este és tu. A única garantia de que não te deixas afogar no país pequenino.» [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

FRANCISCO LOUÇÃ: UMA MENTE AUTORITÁRIA

«Francisco Louçã mudou o software, mas o hardware é o mesmo: estamos na presença de um revolucionário que detesta a normalidade democrática. Além disso, Louçã tem metade do PIB do nosso autoritarismo - basta olhar para as demissões no seio do BE.

I. Francisco Louçã não é um político de uma democracia europeia (i.e., constitucional e representativa). Louçã odeia essa normalidade democrática e recusa jogar com os instrumentos dessa normalidade. Por exemplo, nunca aceitou uma negociação normal com o PS (para uma coligação; para acordos parlamentares, etc.) e esta moção de censura é feita num total desrespeito pelas regras institucionais do parlamento. "Ai, não, não queremos derrubar o governo, só queremos, sei lá, mostrar que somos muito de esquerda" podia ser o slogan desta posição infantil do BE. Infantil, ou desesperada. Porque esta moção de censura até pode ser a fuga desesperada de um homem que perdeu o norte após o fracasso da sua estratégia alegrista. Mas esta atitude, típica de uma mente autoritária (veja-se como desrespeita o seu próprio partido ) e populista (vive para o tráfico de ódio ), não surpreende quem lê com atenção as declarações de Louçã. Este homem é o populista mais perigoso da nossa política. Para Louçã, os "rrrrricos" são uma "máfia financeira" (jornal i, junho 2009), e, por isso, o líder do BE sente a necessidade de lançar ódio contra esses "rrrricos" e contra as forças políticas que não querem dar cabo dos "rrrricos".

II. Tal como escrevi no Expresso de sábado, Louçã seguiu - nos últimos anos - uma estratégia louca. Em Agosto de 2009 (entrevista ao Expresso), Louçã afirmou que queria disputar a liderança política do país com o PS e PSD (sim, o homem não se enxerga). Esta declaração enlouquecida mostrou a intenção de Louçã e do seu fantoche, Manuel Alegre: uma coligação entre as esquerdas teria de ser feita nos termos do PSR, e não nos termos do PS. Ou seja, Louçã queria que os 35% do PS caminhassem na direcção dos 8% do PSR, perdão, BE. E daqui nasceu (e nasce) a recusa de formar um governo com o PS. Afinal de contas, "O PS representa os interesses que queremos derrubar em nome da democracia" (jornal i). Tradução: o PS é uma cambada de corruptos, e só o BE é que é puro. E, repare-se, apenas Louçã representa a verdadeira democracia, porque ele actua "em nome da democracia". E o que diz ele da direita? Bom, no dicionário de Louçã, direita é o mesmo que máfia. Veja-se este show de ódio numa entrevista ao Público (Setembro de 2009): "não faço política de terra queimada. Dar a Ferreira Leite e a Paulo Portas o governo era o mesmo que pôr Dias Loureiro à frente do Banco de Portugal". Por outras palavras, a direita é o inimigo, uma força que não tem legitimidade para governar mesmo quando ganha na legalidade democrática.

III. Em tudo o que diz e faz, Louçã revela a velha intransigência revolucionária. Louçã mudou de software (lá aceitou um quadro burguês e eleitoral), mas continua a pensar como alguém que despreza a democracia. O hardware revolucionário é de difícil remoção. Por outras palavras, Louçã é caricatura das nossas esquerdas: vive para o conflito, e despreza a normalidade do compromisso e do diálogo. Estamos a falar de um homem que considera que a negociação entre partidos é o equivalente político da máfia: "o que não faremos é favores a troco de qualquer vantagem política. Isso é o que faz o CDS" (Público, Setembro 2009). Na mesma onda, Louçã disse o seguinte ao jornal i: "a lógica da coligação é uma lógica de destruição da política, da falsificação das opiniões, de fazer um arranjo de governo" (ou seja, para Louçã, não há política nos restantes países europeus). E depois, para acabar em beleza, a típica linguagem religiosa, cheia de absolutos: "isso (a coligação) destrói o sentimento de política, destrói a democracia, porque significa que nós, em nome de carreiras pessoais, do brilho do poder, aceitaríamos fazer o contrário do que dissemos aos eleitores. Não podemos fazer isso. Nunca! Jamais!". No mundo de Louçã, ele é o único puro, e todos os outros são corruptos. A típica mente autoritária.» [Expresso]

Autor:

Henrique Raposo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Afixe-se.»

TEIXEIRA DOS SANTOS DIZ QUE TEMOS MUITOS MESES DIFÍCEIRS PELA FRENTE

«O ministro das Finanças português advertiu hoje, em Bruxelas, que Portugal tem ainda pela frente "muitos meses difíceis", de "esforços consideráveis" a nível de contenção orçamental e prosseguimento das reformas, para superar a crise.

Questionado à entrada para uma reunião de ministros das Finanças da União Europeia sobre se Portugal tinha um mês ainda difícil pela frente até os líderes europeus concretizarem as grandes medidas de estabilização da Zona Euro previstas para o final de Março, Fernando Teixeira dos Santos respondeu de imediato que não será "só um mês" difícil, mas vários.» [DN]

Parecer:

E o que andou a fazer nos 60 meses anteriores?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Teixeira dos Santos.»

BERLUSCONI VAI A JULGAMENTO

«O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi vai responder em tribunal por ter feito sexo com uma prostituta que na altura tinha 17 anos, o que é crime nesse país. O julgamento vai começar a 6 de Abril e o estadista também é acusado por abuso de poder por alegadamente ter tentado encobrir os seus problemas legais.» [CM]

Parecer:

Por cá quando se soube que uma lista de clientes de uma rede de prostituição tinha desaparecido andou muitas gente nervosa.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver, a prostituta vai assegurar que se limitou a pentear Berlusconi.»

CDS DIZ QUE A MOÇÃO DE CENSURA É A BRINCAR

«O CDS-PP vai abster-se na moção de censura do Bloco de Esquerda ao Governo, desvalorizando uma iniciativa que "não é a sério", e admitindo apresentar uma moção "consensual" para fazer cair o Executivo. » [DN]

Parecer:

Pois, agora há moções a sério e moções a brincar, a sério são as que o CDS vota favoravelmente as que não vota são brincadeira.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

HELENA ANDRÉ NOMEOU 41 BOYS

«O líder parlamentar do CDS, Pedro Mota Soares, vai confrontar esta tarde, no Parlamento, a ministra do Trabalho com uma lista de directores distritais, directores adjuntos e directores de unidades tuteladas por Helena André.

Todas as nomeações têm, segundo os democratas-cristãos, um ponto em comum: são militantes do Partido Socialista.

O ‘powerpoint' do CDS, a que o Económico teve acesso, tem junto ao nome de cada um destes dirigentes da Administração pública fotografias de cartazes eleitorais do PS, listas dos órgãos do partido ou de câmaras municipais o que prova a militância no Partido Socialista.» [DE]

Parecer:

A ser verdade e se os cargos não forem de nomeação política a ministra deve demitir-se.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se pela resposta da ministra.»

JUROS DE DÍVIDA A CINCO ANOS ULTRAPASSAM OS 7%

«Depois de terem fixado ontem novos máximos, os juros da dívida portuguesa a cinco anos abriram hoje em 6,95% e os relativos a maturidades a dez anos chegam aos 7,45%. Os juros a cinco anos já estão acima de 7%

As yields (juros implícitos) das obrigações do Tesouro (OT) portuguesas no mercado secundário prosseguem a sua escalada, depois de ontem terem fixado novos máximos nos valores de fecho.

Os juros relativos às OT a cinco anos abriram em 6,95%, cada vez mais perto da linha vermelha dos 7%, e os juros relativos a OT a dez anos abriram em 7,45%, segundo dados da Bloomberg. Entretanto, os juros das OT a cinco anos atingiram os 7,01%.» [Expresso]

Parecer:

Será que era a esta taxa de juros que Teixeira dos Santos se referia quando prometeu recorrer ao FMI quando os juros ultrapassassem os 7%?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro das Finanças a que juros se referia.»

OS SEGREDOS DA MINA CHILENA

«Jonathan Franklin, do "The New York Times", teve acesso privilegiado às famílias e às equipas de salvamento e escreveu um livro que fala de como os familiares enviaram drogas para dentro da mina, de como um empresário ofereceu dez bonecas insufláveis para os mineiros poderem aliviar a tensão sexual e de como o presidente chileno queria ser o primeiro a descer até à mina na cápsula que resgatou os mineiros.

As bonecas insufláveis foram pedidas pelos 33 mineiros assim que recuperaram a saúde e o moral, mas o grupo de aconselhamento pedagógico achou que o facto de não haver uma boneca insuflável para cada mineiro poderia causar problemas graves de relacionamento entre eles. "Houve um tipo que ofereceu bonecas insufláveis para os homens, mas só tinha dez. Eu disse-lhe ou 33 ou nenhuma. Caso contrário andariam a lutar uns com os outros: de quem é a vez agora?", contou o médico Jean Romagnoli, que fez parte da equipa que monitorizou a condição física dos 33 homens.

Mesmo assim, os mineiros insistiram que fossem enviadas quatro ou cinco bonecas e preservativos. Até já tinham um lugar reservado na mina para poderem estar sozinhos com elas. Em vez disso receberam pornografia e posters do jornal "La Cuarta", tablóide famoso pelas habituais fotografias de mulheres na página 4.» [i]

JAPÃO VAI PROCURAR RESTOS MORTAIS DOS 12.200 SOLDADOS MORTOS EM IWO JIMA

«Unos 21.600 soldados japoneses y 6.800 estadounidenses perdieron la vida entre febrero y marzo de 1945 en la batalla de Iwo Jima, una de las más cruentas de la II Guerra Mundial. Hoy, 66 años más tarde, los cuerpos de unos 12.200 permanecen atrapados en algún punto de la isla. El primer ministro, Naoto Kan, anunció ayer que el Ejecutivo pretende saldar por fin esta deuda con la memoria histórica del país examinando "cada grano de arena" para rescatar los cadáveres.» [El Pais]

Parecer:

Quantos aos nossos soldados mortos e abandonados em África nada!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento ao ministro da Defesa.»

COLÔMBIA INTERCEPTA NARCO-SUBMARINO SOFISTICADO

«Las fuerzas de seguridad colombianas han interceptado esta madrugada (hora española) un submarino empleado por los narcotraficantes para transportar droga a México, según informa el diario colombiano El Tiempo. El sumergible estaba escondido en una zona selvática del municipio de Timbiquí, en el departamento colombiano de Cauca (suroeste del país), según ha informado el comandante de la Fuerza Naval del Pacífico, el almirante Hernando Wills.

Las autoridades colombianas aseguran que el aparato, de treinta metros de largo por tres de ancho, es el más sofisticado encontrado hasta la fecha. El submarino es capaz de viajar a nueve metros de profundidad y está capacitado para transportar hasta ocho toneladas de droga sin ser detectado por los radares de seguridad, gracias a su avanzada tecnología. Esta valorado en más de 4.000 millones de pesos (1,56 millones de euros). La nave no necesita tripulación, lo que la convierte en un medio de transporte muy seguro para los narcotraicantes, pues no se arriesgan a ser detenidos si es interceptada.» [El Pais]

ALEXEI NIKOLAEV

GEGEN