quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor do Estádio Universitário, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Degraus, aldeia de Monsanto [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal

Não é por o governador do BdP dizer que Portugal está em recessão que isso sucede ou deixa de suceder, mas se o banco emite boletins periódicos com indicadores económicos dispensam-se afirmações feita sob a forma de palpites. De um governador do banco central esperam-se dados objectivos e não declarações do tipo "pode dizer-se que estamos em recessão".

«O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, diz em entrevista ao jornal «Diário Económico» que o país já está em recessão e que a esperança reside agora nas exportações.

«Pode dizer-se que estamos em recessão. A dinâmica das variáveis macro-económicas vai produzir aquilo que dissemos e que as instituições internacionais confirmaram: uma recessão económica durante o ano de 2011 que é a contrapartida do processo de ajustamento, de emagrecimento», assegura.» [Agência Financeira]

O SEGREDO DA FÓRMULA SECRETA

«Todas as bebidas do mundo têm isto ou aquilo (por exemplo, o champagne tem bolhinhas que punham Marilyn Monroe nervosa), mas só a Coca-Cola tem uma fórmula secreta. Tem? Não interessa, o que importa é pensarmos que tem. Há um quarto de século, a Coca-Cola parecia que se tinha suicidado, saiu do mercado e trocou-se por uma New Coke (Nova Coca-Cola). Mas foi então que a sua tradicional inimiga lhe deu inadvertidamente a mão. Como nos Estados Unidos é permitida a contrapublicidade, a Pepsi-Cola lançou, em 1985, o vídeo They Changed My Coke (Eles Mudaram a Minha Coca). Dois velhotes com jardineiras, camponeses da América profunda, falavam: "Eles mudaram a minha Coca", lamenta-se um, pousando, enojado, uma lata da nova Coca-Cola. O outro estendeu-lhe uma lata de Pepsi, que o primeiro provou e aprovou... Aparentemente, a Pepsi ganhou - mas, como diria um dirigente bloquista, só tacticamente, porque estrategicamente foi um espalhanço: aquele vídeo da Pepsi falava de um campeonato de segunda, onde se defrontavam a Pepsi e a New Coke, ao mesmo tempo que glorificava a velha Coca-Cola, e a sua saudosa fórmula. Quando a Coca voltou à Coca tradicional, a Pepsi teve de voltar ao seu lugar secundário do costume. Agora, a notícia do dia: conhece-se, enfim, a fórmula secreta da Coca-Cola! Isto é, uma das mais sabidas fórmulas secretas volta a atacar. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

ZEZÉ CAMARINHA ESTRELA DE PUBLICIDADE? ESTÁ TUDO LOUCO?

«Fui levantar dinheiro a um multibanco e dei de caras com a imagem de Zezé Camarinha e por cima o slogan: "Camone and learn english" (Venha e aprenda inglês). Aprender inglês contigo, meu bronco? Pensei.

A publicidade negativa não deixa de ser publicidade. Mas a publicidade contraproducente pior do que negativa é imbecil. E este é um caso sério de estupidez publicitária. Uma escola que supostamente se dedica ao ensino do inglês escolher este personagem para ser a cara oficial de uma campanha publicitária de grande alcance, parece-me tão inteligente como num anúncio a um novo automóvel a marca que o construiu garantir que com este modelo o mais certo é você morrer ao volante.

Qual é o pai ou mãe com cérebros a funcionar normalmente que ao depararem com um anúncio deste calibre, e que até estejam a pensar colocar os filhos numa escola deste género, vão querer que os seus pequenos se transformam em mini-camarinhas no que toca à prática da língua inglesa? Ou ao que quer que seja, já agora. Já viram o que seria a criança num jantar de família dizer à avó "hey darling, put the cream number five!" e frases como: "No english, no babes" ou "Camone pá beach baby".

Não havia mesmo ninguém decente? Tinha de ser esta figurinha? Até na publicidade temos de nos armar sempre em chico-espertos da Europa? Escolher o labrego da praia da Rocha? Confundir inovação e criação com ignorância e miserabilismo na transmissão de uma mensagem que mexe com a educação de crianças? Escolher um homem capaz de dizer coisas brilhantes do género: "A nossa juventude é uma desgraça! Só tenho pena de eu andar sozinho neste jogo do engate aqui no Algarve! A juventude hoje em dia só pensa em drogas e em futebol! Tenho pena de não deixar nenhum sucessor!" (SIC, 2003); "Quando era miúdo a minha mãe, que era cozinheira num restaurante aqui da praia de Portimão, dava-me óleo de fritar o peixe, depois bronzeava-me com ele e punha uma toalha aqui e outra lá ao fundo onde vê aquele chapéu de sol da Sprite... Tudo o que fosse camone e invadisse este espaço, marchava logo!" (TVI, 2000); "Você duvida da minha machidade? Eu sou mesmo macho e tudo o que digo, faço. Se duvida vamos ali para trás do cortinado e tira as dúvidas! Nem precisa esgalhar-me o pessegueiro, a alavanca sobe automaticamente!" (SIC - dirigindo-se a Paula Coelho, apresentadora da SIC Notícias, que o havia acusado de "muita parra e pouca uva"); "Quando morrer quero que o meu pénis seja embalsamado e cremado, e que as cinzas sejam espalhadas por estas praias do Algarve, desde Lagos a Faro, que é o meu território de caça. Deste modo as praias serão purificadas. Claro que haverá cinza suficiente!" (SIC, 2002); "Eu na outra reencarnação devo ter sido um penso "isofrenico", daquelas da Evax ou da Insónia, pois adoro andar entre as pernas das mulheres!" (SIC Radical, 2002). Será preciso dizer mais alguma coisa?

Se eu tivesse filhos, não teria qualquer dúvida em relação à escola onde eles nunca, mas em altura alguma, iriam aprender inglês. » [Expresso]

Autor:

Tiago Mesquita.

PESSOAL DA BOLA INVESTIA NO BPP

«Luís Figo, Jorge Jesus e Simão Sabrosa são alguns dos nomes que constam da lista de credores do BPP.

O antigo futebolista Luís Figo reclamou junto da massa falida do Banco Privado Português (BPP) mais de 1,2 milhões de euros.

De acordo com a lista de credores hoje divulgada pela comissão liquidatária do banco, a que o Económico teve acesso, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, reclama cerca de 864 mil euros. Já o jogador Simão Sabrosa diz ter direito a perto de 200 mil euros.» [DE]

Parecer:

Andavam em busca de juros altos.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se ao clientes das Donas Brancas que comprem dívida portuguesa, dá mais do que o juros que o BPP oferecia.»

BCE JÁ COMPROU 15% DO SALDO VIVO DA DÍVIDA PORTUGUESA

«O Société Générale avança hoje que o BCE terá adquirido 18 mil milhões de títulos de dívida nacional desde Maio.

O banco francês Société Générale, revela hoje que, desde Maio, o Banco Central Europeu (BCE) adquiriu 18 mil milhões de euros de obrigações portuguesas, como parte do seu programa de estancar a crise da dívida soberana na zona euro.

O Société Générale , que é também um dos 18 operadores especializados de valores do tesouro (OEVT) que operam no mercado primário de dívida nacional, calcula que este volume represente cerca de 15% do saldo vivo da dívida nacional.» [DE]

Parecer:

Talves fosse mais útil e eficaz se o BCE comprasse a dívida a juros mais baixos nos leilões de dívida, assim não só perderia menos com forçaria uma descida das taxas de juro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se a sugestão.»

ESPANHÓIS REGRESSAM À AGRICULTURA

«O desemprego em Espanha continua a aumentar, mas na agricultura está a diminuir.

No último trimestre de 2010 o desemprego na agricultura caiu 10%, face ao trimestre anterior, segundo os dados agora revelados pelo Instituto de Estatítica espanhol.

O sector agrícola contraria assim todos os outros, em Espanha, tendo criado 21.900 empregos durante todo o ano de 2009. A ocupação de solos para a agricultura cresceu 2,8% face a 2009.

Só nos útimos três meses de 2010 foram gerados mais de 5.050 empregos o que se taduz num crescimento de 6,7% face ao trimestre anterior.» [Expresso]

Parecer:

Por cá ainda ninguém parece ter-se apercebido de que o mundo caminha para uma crise alimentar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Invista-se na agricultura.»

MORREU SAM, O GOLFINHO MAIS VELHO DO MUNDO

«Era o golfinho roaz mais velho do mundo, com 50 anos feitos no ano passado. Sam foi um dos primeiros golfinhos-roazes (espécie tursiops truncatus) a ser domesticado e treinado em cativeiro por Pedro Lavia, um dos sócios do Parque Oceanográfico Zoomarine, em Albufeira, onde Sam vivia e trabalhava.

"Com 50 anos de vida (42 dos quais passados ao lado do Presidente do Conselho de Administração do Zoomarine, Pedro R. Lavia), Sam era o golfinho macho mais velho da sua espécie. Era-o no Zoomarine. E era-o no mundo", afirma Élio Vicente, diretor de Ciência e Educação do Zoomarine.» [Expresso]

MACAU COMPROU DÍVIDA PORTUGUESA

«"A Autoridade Monetária de Macau adquiriu em meados de Janeiro, através de leilão público, títulos de dívida do Governo português num montante de acordo com os padrões de mercado", refere o organismo num email enviado à Lusa, sem avançar o montante da operação alegando "constrangimentos à divulgação de informação sobre a estratégia de investimento da Reserva Cambial de Macau".

A aquisição daquelas obrigações "teve em conta o empenho demonstrado pelo Governo português na implementação de medidas para a redução do défice orçamental, que contribuiu para a redução do pessimismo instalado e retorno gradual da confiança nos mercados financeiros europeus", justificou o organismo.» [DN]

Parecer:

E com as taxas de juro que vamos suportar fez um excelente negócio.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva que durante a campanha disse estar interessado em saber quem tinha comprado a dívida.»

JAPONESES SUSPENDERAM CAÇA À BALEIA

«Os baleeiros japoneses suspenderam as actividades na Antártida, em consequência das pressões dos grupos de defesa ambiental, e estudam a possibilidade de concluir antes do previsto a missão anual, anunciou hoje a Agência de Pesca do Japão.

Segundo a "Folha de São Paulo", os activistas da ONG Sea Shepherd Conservation Society perseguiram durante meses a frota japonesa para tentar impedir a caça das baleias. » [DN]

O QUÊ?

«De 15,8 milhões de despesa em 'benefícios fiscais " nas zonas francas, 8,3 milhões provêm de um único contribuinte. O dado é revelado pelo Tribunal de Contas que está a apresentar, no Parlamento, a Conta do Estado de 2009.

Presidido por Guilherme d"Oliveira Martins os dados do TC avançam ainda com a revelação de que dos 19,2 milhões de benefícios à investigação e desenvolvimento cerca de 6,7 milhões beneficiam um único contribuinte. Portugal apresenta , assim, uma alta concentração em benefícios e número de beneficiários.

Em ano de crise económica, em que o défice atingiu 9,3 % do PIB a Conta do Estado de 2009 revela que os gastos nas PPP foram da ordem dos 700 milhões de euros mas as projecções para 2015 são de uns chocantes 2400 milhões.» [DN]

Parecer:

E depois cortaram nos vencimentos de alguns?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Questione-se o ministro das Finanças.»

PROFISSÃO DIFÍCIL A DE REPÓRTER

«Na cena, filmada no final da semana passada, pode ver-se a alpaca perseguir o repórter Nico Hueto, em pleno campo de futebol, enquanto ele comentava o campeonato sul-americano sub-20 em Arequipa, no sul do Peru.» [DN]

BERLUSCONI SERÁ JULGADO POR TRÊS MAGISTRADAS

«Primeiro-ministro italiano responde a 6 de Abril por prostituição de menores, nomeadamente a jovem marroquina conhecida por 'Ruby', e abuso de poder.

O destino de Berlusconi está nas mãos de três mulheres. As juízas Carmen D'Elia, Orsola de Cristofaro e Giulia Turri, da 4.ª Secção Penal do Tribunal de Milão, vão ser as responsáveis por julgar o primeiro-ministro.

'Il Cavaliere' arrisca 15 anos de prisão. Duas das juízas já estiveram envolvidas noutros processos contra Berlusconi.» [DN]

Parecer:

Que maldade!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Reserve-se lugar na fila da frente.»

McLAREN MP4 FOI TESTADO EM PORTIMÃO

«"A maioria dos lançamentos usa estradas e circuitos desenhados para elogiar os carros. Mas não este. Os engenheiros da McLaren escolheram Portimão e as estradas circundantes porque elas desafiavam o 12C", afirmam os responsáveis da McLaren, que esteve em Portimão em testes em janeiro.

O novo carro da McLaren, que ainda não está à venda, consegue ser mais rápido do que o seu antecessor, o histórico McLaren F1 de três lugares, lançado em 1993 e que custava perto de 1 milhão de euros.

Assim, pagar apenas 200 mil é quase uma 'pechincha', se pensarmos que estamos a falar de um dos automóveis mais rápidos do mundo, com uma velocidade de topo de 330 kms/h e emissões de CO2 de 279g/km. » [Expresso]

CAVACO RECEIA VINDA DO FMI

«O alarme da dívida disparou ontem em Lisboa: o ministro das Finanças Teixeira dos Santos foi chamado de urgência a Belém porque o Presidente da República está preocupado com a possibilidade de Portugal ser forçado a recorrer, no curto prazo, à ajuda do fundo europeu/FMI.

Teixeira dos Santos foi contactado pelo chefe da Casa Civil do Presidente para seguir directamente para Belém depois do Ecofin. Este encontro surgiu no dia seguinte à audiência do PR com Durão Barroso. Face à escalada dos juros - mantiveram-se ontem acima dos 7% pelo oitavo dia consecutivo - e perante a ameaça de o Banco Central Europeu fechar a torneira, Cavaco quis conhecer a estratégia do executivo.

Portugal está a pressionar Bruxelas para que a flexibilidade das regras do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) avance de imediato, com a exclusão do FMI. Mas a táctica não surtiu o efeito desejado. Ontem, Teixeira dos Santos criticou em Bruxelas, antes da reunião dos ministros das Finanças da UE, os "atrasos e hesitações" na reforma do FEEF. "É um processo que está a revelar-se, na minha opinião, mais moroso que o desejável, e creio que as demoras e as hesitações nos avanços que são necessários afectam a zona euro e a estabilização do euro e, consequentemente, também de qualquer país que faça parte da zona euro", disse o ministro antes da reunião sobre o Pacto para a Competitividade que França e Alemanha pretendem impor como contrapartida pela flexibilização do FEEF. » [i]

Parecer:

A verdade é que os juros estão muito acima da fasquia dos 7%.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao ministro Teixeira dos Santos em que circunstâncias Portugal deverá ir ao FMI.»

PATRÃO OBRIGADO A INDEMNIZAR EMPREGADO QUE O ROUBOU

«Um caso insólito está a gerar polémica na pequena cidade inglesa de Witham, condado de Essex. Simon Cremer apahou um funcionário a roubar. Levou-o à polícia e quis fazer dele um exemplo. "Ladrão - Roubei 845 libras. Estou a caminho da esquadra de polícia", lia-se no cartaz que pendurou no pescoço de Mark Gilbert.

Cremer, porém, não esperava o desfecho que o caso tomou. Enquanto que o funcionário Mark Gilbert - acusado pelo chefe de roubo - foi libertado pela polícia, Simon Cremen enfrentou, durante três meses, um processo por ter humilhado seu antigo funcionário.» [JN]

Parecer:

Isto nem é a Idade Média nem a Arábia Saudita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

RUI TAVARES DIZ QUE A MOÇÃO DE CENSURA NÃO TEM POR ONDE SE PEGUE

«“Tento pegar-lhe por várias pontas, é não há ponta por onde se lhe pegue.” O terceiro eurodeputado eleito pelas listas do Bloco de Esquerda comentou assim a moção de censura apresentada pelo partido que representa em Bruxelas.» [Público]

Parecer:

O que já não tem por onde se pegue é o BE e o vaidoso Francisco Louçã.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Esclareça-se o euro-deputado do BE.»

ALEMANHA NAZI PRODUZIU FILMES EM 3D

«Dois filmes em 3D, rodados antes da Segunda Guerra Mundial na Alemanha para o Ministério da Propaganda de Joseph Goebbels, foram encontrados em Berlim pelo realizador australiano Philippe Mora.

Os filmes de conteúdo propagandístico com imagens do quotidiano alemão, datados de 1936 foram encontrados nos ficheiros federais alemães e têm a duração de 30 minutos cada um. A novidade é o formato em que estão gravados: 3D. Dezasseis anos antes do formato se tornar conhecido nos EUA.» [Público]

BERLUSCONI SABIA QUE KARIMA EL MAHROUG ERA MENOR

Giulia Turri (centro), Carmen D'Elia (izquierda) y Ursulina De Cristofaro, las tres magistradas que forman el tribunal encargado de juzgar a partir del próximo 6 de abril al primer ministro de Italia, Silvio Berlusconi llegan al Palacio de Justicia en Milán.

«La delicada situación del jefe del Gobierno, que debe afrontar en las próximas semanas cuatro procesos distintos, se ha visto agravada hoy por la filtración de los interrogatorios de los fiscales milaneses a Karima El Mahroug, apodada Ruby Robacorazones, la prostituta marroquí de 18 años que visitó una qincena de veces siendo todavía menor de edad la mansión de Arcore.
Las declaraciones de Ruby constituyen el principal elemento de prueba de los jueces contra el primer ministro italiano, llamado a responder en los tribunales, desde el 6 de abril, de las imputaciones de abuso de poder y prostitución de menores.

La joven Karima El Mahroug declaró el 3 de agosto a la fiscalía que Berlusconi le entregó "un sobre con 50.000 euros" la primera noche que acudió a Villa San Martino, el 14 de febrero de 2010. "Me cogió aparte y me llevó a una habitación donde nos quedamos solos. Me dijo que mi vida cambiaría y, aunque no me habló explícitamente de relaciones sexuales, no era difícil entender que me estaba proponiendo hacer sexo con él".

Según Ruby, en ese momento Berlusconi pensaba que tenía 24 años y era egipcia, porque eso es lo que ella le contó "falsamente" cuando llegó a la casa. Pero eso cambió unas semanas después, en el mes de marzo, según relata la joven: "Vuelvo a Arcore y hablando con las otras chicas invitadas, me entero de que las que están con él, con Silvio, pueden acceder a una casa gratis. Algunas chicas me dijeron que tenían un apartamento en Milano 2 con cinco años de alquiler pagado".

Y añade Ruby: "Cuando (Berlusconi) me propuso poner a mi nombre la casa, debía decirle la verdad. No podía mentir más. Le dije la verdad: que era menor y no tenía documentos". En ese momento, sostiene la joven, Berlusconi le dijo. "Dirás a todos que eres la sobrina de Mubarak y así podrás justificar los recursos que pondré a tu disposición".

El testimonio de Ruby, que es incompleto, a veces exagerado, otras veces reticente, se completa con la investigación de su teléfono móvil y con las declaraciones de otras de las chicas que asisten a las fiestas y a lo que la joven marroquí llama "el rito del harén": el sótano del bunga bunga con un palo de lap dance; un equipo de unas 20 chicas jovencísimas que beben, bailan y se desnudan; el anfitrión que palpa y prueba aquí y allá...

Los fiscales recurren e la tecnología y descubren que Ruby no ha estado en Villa San Martino solo tres veces, como afirma, sino muchas más, y también después de marzo, es decir cuando Berlsuconi ya sabía que era menor de edad. El seguimiento de las celdas telefónicas demuestra que la joven estuvo en Arcore 15 noches distintas, y que habló con Berlusconi por el móvil 67 veces en 77 días. Entre esas ocasiones, la joven pasó en villa San Martino, sin interrupción, un fin de semana largo, entre el 24 y el 26 de abril, en el que hubo un invitado ilustre: Vladimir Putin, el primer ministro ruso. Las visitas acabaron el 2 de mayo, tres semanas antes de que Ruby fuera detenida en Milán acusada de robo.

La clave de la acusación de abuso de poder, que es también la de la batalla jurídica por la competencia del tribunal de Milán, es la llamada de Berlusconi a la jefatura de policía aquella noche del 27 de mayo. Según afirma en su auto de procesamiento la juez Cristina de Censo, la preocupación de Berlusconi por borrar toda pista de las visitas de la menor a Arcore es el motor que le mueve a contactar desde París, a las 23.45, con el jefe de gabinete de la Questura (jefatura de policía). La juez sostiene que Berlusconi no llama ejerciendo las funciones de presidente del Gobierno, ya que entre sus funciones no están la de ser superior de un funcionario policial, cosa que compete al ministro del Interior; sino que pone sobre la mesa su influencia, su condición de dirigente público: su poder y su fuerza, pero no sus funciones o sus deberes institucionales. El matiz del abuso es decisivo para entender quién es competente para juzgarle: si hubiera presionado abusando de sus funciones, sería el tribunal de los ministros; de la otra forma, se debe encargar el Tribunal de Milán.» [El Pais]

MINISTRA FRANCESAS À BEIRA DE CAIR POR CAUSA DE FÉRIAS À BORLA EM TUNES

«La encendida polémica sobre las vacaciones navideñas en Túnez de la ministra francesa de Asuntos Exteriores, Michèlle Alliot-Marie, cuando ya había prendido la revuelta que derrocó al dictador Ben Ali, sigue creciendo con nuevas revelaciones que cuestionan cada día más el comportamiento de este miembro clave del Gabinete de Sarkozy. El semanario Le Canard Echaîné publica en su edición de hoy el, hasta ahora, último capítulo: los padres de la ministra -que le acompañaron en el viaje- aprovecharon la estancia para comprar acciones de una sociedad inmobiliaria de Aziz Miled, el hombre de negocios acusado de pertenecer al clan de Ben Ali que prestó su avión privado a la familia de Alliot-Marie en sus desplazamientos en Túnez.» [El Pais]

JÁ MORREU E ESQUECERAM-SE DE O ENTERRAR

«Hace poco más de un año la revista Paris Match publicó un extenso fotorreportaje de Fidel Castro realizado en su residencia de La Habana, titulado Castro, el inoxidable. La publicación francesa comentaba entonces que "para alguien a quien la prensa occidental estaba dispuesta a enterrar hace poco", el ex mandatario cubano, que en ese momento tenía 83 años, se encontraba "en plena forma". Desde ese día, Castro ha escrito decenas de artículos en la prensa oficial, ha publicado libros y se ha presentado en público en su país en varias ocasiones. Pese a ello y por razones obvias, su estado de salud y sus reapariciones siempre son noticia, más en vísperas del crucial VI Congreso del Partido Comunista, organización que Castro sigue presidiendo pese a haber abandonado en 2006 todos sus cargos de Gobierno debido a una grave enfermedad.» [El Pais]

Parecer:

Alguém acredita que esceveu as dezenas de artigos e os livros? Parece-me que estamos perante mais um caso de endeusamento de um líder comunista.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Acredite quem quiser.»

EM HONG KONG A MODA SÃO McBODAS

«Una reunión de amigos en McDonald's. Una pareja que se conoce allí. Una primera cita íntima al calor de la hamburguesa con queso. Un noviazgo salpicado de cenas los viernes a base de McMenús. ¿El siguiente paso natural? Según el razonamiento de la mayor cadena de comida rápida del mundo, la respuesta está clara: la McBoda.

Aseguran en la compañía que es un proceso frecuente en Hong Kong, el lugar donde tres franquicias han sido pioneras en ofrecer el servicio desde enero, y donde la primera pareja de enamorados celebró su enlace matrimonial el 14 de febrero, día de San Valentín. Ya hay dos banquetes contratados para este año y unas 70 parejas se han interesado en el servicio, cuyos detalles pueden consultarse aquí [El Pais]

Parecer:

Por cá com a crise a moda vão ser bodas na Feira do Relógio com os convidados a comer sandes de courato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Promova-se o negócio.»

ALEKSEY MARINA

LOVE THY BOY