sábado, março 05, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cegonhas-brancas [Ciconia ciconia] na Sé de Faro

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Antigo forno de cal [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Francisco Louçã

Ouvir Louçã dizer que o PS se dá bem com regimes horrososos confundindo diplomacia com partidos só merece uma gargalhada, na sua esquerda moderna há centenas de militantes e muitos dirigentes que foram admiradores incondicionais de alguns dos piores regimes que a humanidade conheceu, desde a Rússia de Estaline ao Cambodja, passando pela Albânia.

Louçã pensa que basta a etiqueta da esquerda moderna para branquear o passado dos que hoje se disfarçaram no Bloco de Esquerda.

«Francisco Louçã disse aos jornalistas que críticas do líder parlamentar do PS, Francisco Assis, o divertem e ripostou, acusando os socialistas de estarem incomodados por conviverem «tranquilamente» com «os regimes horrorosos» do Egipto e Tunísia. » [Portugal Diário]

MISÉRIA POLICIAL

A morte de um jovem polícia que dveria ter participado na segurança do jogo entre o Sporting e o Benfica evidencia muita coisa que deveria merecer reflexão. Desde logo as condições de segurança com que alguns polícias manuseiam armas de fogo, a necessidade de utilização permanente de armas de fogo incluindo em ambientes como os de um estádio de futebol onde tal deveria ser proibido e os famosos serviços remunerados.

Era tempo de repensar as formas de actuação da polícia e acabar com os serviços remunerados que consomem recursos ao Estado e transformam a polícia numa empresa privada que faz concorrência desleal.

TÍTUUMA IDIOTICE

Leio um artigo de opinião da autoria de Fernando Sobral, publicado no Jornal de Negócios, e fisco pasmado:

«Ele sabe que nem Portugal, nem o seu Governo, sobreviverão a um combate longo com as forças do mercado que lhe pedem 7% para lhe emprestar o dinheiro que é o oxigénio necessário à sua sobrevivência. Não há estratégia que lhe valha. Só opções tácticas o salvarão de eleições antecipadas, algo que ele também já está a antever como se viu na benesse dada aos funcionários públicos no próximo Carnaval. »

Este pobre senhor tem em muito má conta os funcionários públicos, parece achá-los uns seres miseráveis e estúpidos, miseráveis porque depois de terem perdido mais de 10% do vencimento ficam todos contentes por terem um dia de tolerância de ponto, estúpidos porque desconhecem que ao longo de décadas só Cavaco Silva, devidamente assessorado pela dona Maria, lhes tirou esse dia e apenas por uma única vez.

Parece-me que o miserável e idiota é mesmo o autor do artigo.

NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA

«Sarkozy remodelou o Governo e a principal troca foi nos Negócios Estrangeiros, a ministra Alliot-Marie por Alain Juppé. Este já foi primeiro- -ministro e Sarkozy apresentou-o agora como "o melhor de nós todos". Considera-se que Juppé será a carta de prestígio para Sarkozy se recandidatar no próximo ano. O que prova que a política é um movimento complexo e não põe carimbos definitivos nas costas dos protagonistas. Há sete anos, Juppé parecia acabado: foi condenado a 14 meses de prisão, com pena suspensa, e a um ano sem cargos públicos. Foi responsabilizado no affaire dos empregos falsos na Câmara de Paris, truque que servia para encher os cofres do partido de que era líder, o RPR. O tribunal reconheceu, porém, que ele próprio não beneficiara da traficância, o que lhe terá valido agora o fim da travessia do deserto, substituindo Alliot-Marie. Esta, com um escândalo recente: em Dezembro, quando a Tunísia já fervia, ela fez por lá férias e com a imprudência de viajar de favor no jacto privado de um milionário amigo do presidente Ben Ali, que viria a ser deposto. Viagem errada no momento errado. Alliot-Marie é autora do livro O Grande Medo das Classes Médias, escrito em 1996. Era sobre a crise que vinha aí e ia impedir a maioria dos cidadãos de viajar, com excepção, escreveu a agora ex-ministra, "dos raros privilegiados que se passeiam ao longo do ano pelo planeta, se possível em jacto privado...". » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

A RESISTÊNCIA DE SÓCRATES SERVE PORTUGAL

«Num artigo do "Financial Times" desta semana, Paulo Rangel e Marques Mendes são citados como sendo a favor de que Portugal peça ajuda externa o mais rapidamente possível. Parece que as coisas se perspectivam mais ou menos assim, para alguns dirigentes do PSD: Portugal é forçado a pedir apoio maciço externo, reconhecendo de uma vez por todas que as taxas de juro da divida pública são incomportáveis. Imediatamente o Presidente da República convoca eleições, que o PS vai perder e o PSD vai ganhar, quem sabe até com maioria absoluta. Haverá lugares para "boys" e "girls" que estão fora do poder há anos. E o principal problema de Portugal, isto é, o facto de termos um governo liderado por José Sócrates, ficará resolvido. Vamos todos à nossa vida renovados, com o sol a brilhar e os horizontes largos. A cereja em cima do bolo será que o PSD poderá enquanto governo responsabilizar o PS, a Angela Merkel, a Comissão Europeia, ou o Jean-Claude Trichet, à vez, por tudo o que de medidas de austeridade tiverem que ser tomadas durante toda a legislatura.

Infelizmente, esta atitude tão "blasé" do PSD em relação à inevitabilidade da ajuda externa é contrária aos interesses do País. A ideia de que uma intervenção externa igual à da Grécia e Irlanda pode ser benéfica para Portugal já foi desconstruída várias vezes. Desde logo, pelo que está a acontecer naqueles dois países: desde que solicitaram ajuda as taxas de juro associadas às suas dívidas públicas não desceram. Pelo contrário. Actualmente os mercados estão interessados em testar a solidez do euro. O que está em causa é a própria sobrevivência da moeda única.

Se houver ajuda externa nos mesmos moldes que na Grécia e na Irlanda, haverá sérios efeitos económicos, como tão bem explicou Pedro Santos Guerreiro no editorial de quarta-feira deste jornal. A começar pela fuga de capitais que afectará os bancos, mas não só. Haverá também gravíssimos efeitos políticos, que atingirão não apenas o PS mas toda a classe política com responsabilidades governativas desde a entrada de Portugal na UE. A crise de soberania política que se abaterá sobre nós fará alicerces em cima de um fosso crescente que existe e tem vindo a agravar-se desde 2003 entre políticos e cidadãos. Por isso, esta ânsia do PSD em derrubar Sócrates, ao ponto de abrir os braços a uma ajuda externa maciça é um bocadinho como aqueles que apoiaram a guerra no Iraque porque serviu para tirar o Saddam do poder.

Ao longo dos últimos meses, José Sócrates e Teixeira dos Santos têm feito bem em resistir às supostas evidências de necessidade de recurso à ajuda externa invocadas por um coro de operadores económicos, muitas vezes anónimos, e agora pelo PSD. Sócrates será teimoso, mas a sua resistência tem objectivos políticos reais. Porque enquanto Portugal tem resistido, a conjuntura e a forma de auxílio a Portugal tem-se tornado ligeiramente mais favorável.

De facto, essa resistência já deu frutos. Quais? Bem, tem servido para que a Europa - e sobretudo a Alemanha - dêem passos no sentido de assumirem esta crise como uma crise do euro, e não uma crise dos "gastadores do Sul". Temos de assumir as nossas responsabilidades no que respeita ao défice orçamental, mas não somos responsáveis pela vontade que alguns operadores de mercado têm de testar a solidez da moeda europeia. No momento que escrevo, Sócrates e Merkel reúnem para decidir se vai ou não haver uma possibilidade de acesso a uma linha de crédito europeia, sem necessidade de recurso a ajudas maciças, desde que o País se comprometa com objectivos de redução de défice e de reformas. Seria um bom compromisso.

Visto desta perspectiva, o PSD não deveria fazer mais do que colocar-se responsavelmente na oposição, tal como sugere Pacheco Pereira numa entrevista desta semana honrando os seus compromissos tanto orçamentais como do PEC I e PEC II. E apoiando patrioticamente os esforços do Governo em negociar na UE um acordo que impeça que Portugal sirva como mero "firewall" de Espanha, essa sim o verdadeiro teste à solidez do euro. Neste momento, tempo é dinheiro e mais do que isso. Tempo é soberania. » [Jornal de Negócios]

Autor:

Marina Costa Lobo.

SEXO AO VIVO EM AULA DE PSICOLOGIA NUMA UNIVERSIDADE AMERICANA

«Alguns alunos abandonaram o auditório, mas a maioria ficou para ver a inesperada demonstração, que envolveu uma mulher nua a ser levada ao orgasmo com um brinquedo sexual mecânico que, segundo testemunhas, mais parecia uma moto-serra com um vibrador gigantesco na ponta.

A 'acção', protagonizada por um casal de exibicionistas, durou pouco mais de três minutos e, no final, os alunos mostraram-se satisfeitos com a experiência.

"Vou lembrar-me desta aula para o resto da vida; não foi certamente como as aulas de teoria económica", comentou um aluno.» [CM]

ANEDOTA

«O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público apelou esta sexta-feira à intervenção dos grupos parlamentares e do Presidente da República para acabar com a "desagregação" do sistema de justiça, como evidencia a demissão do director-adjunto do Centro de Estudos Judiciários. » [CM]

Parecer:

A saída de um director-adjunto do CEJ, o seminário dos sacerdotes da magistratura, é um sinal de desagregação da justiça? Sinal de desagregação da justiça é o papel que tem vindo a ter este sindicato.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

SANTANA LOPES CADA VEZ MAIS DISTANTE DO PSD

«Pedro Santana Lopes revela hoje na sua crónica do jornal 'Sol' a sua "distância ou, pelo menos, diferença em relação ao PSD". O antigo primeiro-ministro e líder do partido diz sentir-se muito afastado do partido, sobretudo desde o último congresso, realizado há cerca de um ano.

Numa altura em que o cenário de eleições antecipadas é uma hipótese discutida todos os dias, Santana critica os que gravitam à volta da liderança de Pedro Passos Coelho: "Para mim, é difícil sentir-me próximo de um partido em que muitos dirigentes se sentam na primeira fila das iniciativas de sucessivos líderes, sempre prontos para servir no Governo, em empresas, institutos públicos ou até embaixadas".» [CM]

Parecer:

Tem alguma razão no que diz.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

A VW FAZ RENASCER O 'PÃO DE FORMA'

«A Volkswagen, que apelidou o modelo de Bulli - a alcunha com que era conhecida na Alemanha -, apresentou uma versão mais moderna, com seis lugares, alimentada por um motor eléctrico e utilizando um iPad para controlar todo o sistema de entretenimento, controle de temperatura e outras funções.

O maior fabricante de automóveis europeu refere que o Bulli tem uma autonomia movida a electricidade de 300 quilómetros, o que é bastante, considerando que o recente eléctrico Nissan Leaf tem uma autonomia de 200 quilómetros. O Bulli pode atingir a velocidade de 140 quilómetros por hora.» [DN]

TEMOS O DEOLINDA DE SOUSA

«Jerónimo de Sousa recusa ser um partido de mera contestação social, mas os seus militantes também vão estar na manifestação da "geração à rasca". Porque o "PCP não pode ser cúmplice de uma política que está a levar o país a este estado".

O líder do PCP revela em entrevista à TSF/DN que os militantes do seu partido também vão percorrer a Avenida da Liberdade em conjunto com outras pessoas e organizações que aderirem à acção promovida pelos precários da "geração à rasca", no dia 12. Mas recusa a ideia de que o PCP seja "um partido de mera contestação social". E explica: "Temos um projecto e um programa que, quando o povo português o entender, será parte de uma solução governativa. O PCP não pode ser cúmplice de uma política que está a levar o país a este estado." » [DN]

Parecer:

Vejo mails de gente de direita e a extrema-esquerda envolvida na manif, isto vai ser lindo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

POBRE LOUÇÃ

«Em fevereiro, PS e PSD tinham descido nas intenções de voto, contra uma subida dos partidos mais pequenos. Agora, ao contrário, são as forças do bloco central a subir e PCP, CDS e Bloco de Esquerda quem cai na sondagem.

O PSD de Passos Coelho aparece destacado na liderança, mas londe da maioria absoluta. Que nem com os 10% do CDS de Paulo Portas parece possível.

O PS de José Sócrates aguenta, surpreendentemente, numa altura em que os portugueses já sentem bem na pele as medidas restritivas do Orçamento do Estado.

Mas a principal nota da sondagem deste mês vai para o Bloco de Esquerda. E para o seu líder, Francisco Louçã. Não só o BE é o partido político que mais cai na sondagem, como Francisco Louçã é o único líder político que desce na popularidade dos portugueses - num mês em que até o Governo sobe na popularidade.» [Expresso]

Parecer:

Desde que a direita se irritou com ele e deixou de o apoiar na comunicação social parece que Louçã e a sua extrema-esquerda moderna estão em queda.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aguarde-se pelo fim de Louçã.»

MULHER TRAÍDA DESPE-SE PARA VENDER ROUPA DO NAMORADO NA INTERNET

«Diz-se que não há pior que uma mulher traída. O adágio é velho e comprova-se nas novas tecnologias dos tempos actuais. Uma mulher, que se apresenta como Taylor Morgan, colocou as roupas do ex-namorado à venda no eBay, conhecido sítio de leilões na Internet.

Ao contrário dos filmes de James Bond, nos quais a vingança se serve a frio, Taylor Morgan decidiu aquecer a manifestação de despeito tirando as próprias roupas para promover os artigos do ex-namorado em fotos com pouca e muito sexy roupa interior.» [JN]

Parecer:

Eu já conheci um caso em que mandava as cuecas uma a uma para o serviço do ex-namorado dentro de envelopes oficiais.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

AUMENTA A ABSTINÊNCIA SEXUAL ENTRE OS JOVENS AMERICANOS

«Uma sondagem publicada ontem sobre o comportamento sexual dos norte-americanos revelou que mais de um quarto dos jovens inquiridos com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos nunca teve relações sexuais.

O estudo é do Centro Nacional de Estatísticas sobre a Saúde e o número de adolescentes que se diz virgem está a subir. Em 2002, o mesmo estudo concluiu que 22 por cento dos jovens nunca tinham tido relações sexuais, enquanto o estudo publicado ontem revela que o valor da abstenção na mesma faixa etária subiu para 29 por cento em relação às mulheres e 27 por cento quanto aos homens.» [Público]

Parecer:

Estes americanos são um pouco doidos...

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

REUTERS RECTIFICOU NOTÍCIA SOBRE DECLARAÇÕES DE MERKEL

«A Reuters, agência noticiosa internacional, rectificou hoje a leitura que fez na quarta-feira das afirmações de Angela Merkel, chanceler alemã, na conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, José Sócrates, e que o PÚBLICO retomou no online e na edição do dia seguinte.» [Público]

Parecer:

ainda bem porque se assim fosse lá teríamos mais um corte no vencimento.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

COMENTÁRIOS NO JORNAL PÚBLICO PASSSAM A SER AVALIADOS

«A partir de amanhã, 5 de Março, dia em que celebramos o 21.º aniversário do PÚBLICO, todos os comentários dos leitores do PÚBLICO Online vão passar a ser lidos antes de serem publicados.

Esta decisão, em ponderação há muito tempo, responde a uma preocupação da redacção e de muitos leitores do nosso site, que há anos pedem mais controlo na publicação de comentários. Preferimos acabar com a publicação imediata de comentários a dar voz e palco a mensagens difamatórias que violam os critérios de publicação do PÚBLICO e as regras básicas da cortesia e da boa cidadania. Acreditamos também que esta mudança vai elevar a qualidade da discussão no PÚBLICO Online. » [Público]

Parecer:

Faz sentido ainda que se fique sem saber se há ou não censura.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se.»

MICHAEL PAPENDIECK