domingo, março 06, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Elevador improvisado, Sé, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Porto [A. Cabral]

IMAGEM DO DIA

[Julian Stratenschulte / AFP ]

«Conocido como la "quinta estación" el carnaval de Duseldorf es de los más famosos de Renania.» [El Pais]

JUMENTO DO DIA

António Serrano, ministro da Agricultura

Lá muito do cimo da sua imensa sabedoria o ministro da Agricultura disse que a alta dos preços dos produtos agrícolas é um fenómeno internacional que cada país por si não consegue controlar. Seguindo este raciocínio brilhante o país não deveria preocupar-se com os juros porque é um problema do euro, com os preços do petróleo porque nenhum país os controla, com o défice da balança comercial, isto é, com a grande parte dos problemas que nos atormentam.

Há meses que os preços sobem e toda a gente sabe que não se trata de um problema pontual e que em Portugal os governos, principalmente este, não tem a mais pequena ideia para a agricultura, remetendo a sua gestão paras as reuniões em Bruxelas, de tal forma que um dia destes também teremos que ter com a senhor Merkel para nos adiantar batatas.

Se é para isto que temos um ministro da Agricultura mais valia poupar na despesa e extinguir o cargo.

«O ministro da Agricultura, António Serrano, defendeu hoje que "cada país, por si só, não controla" a escalada de preços e mostrou-se disponível para discutir o assunto na Assembleia da República.

A escalada dos preços dos produtos agroalimentares "é uma matéria que cada país, por si só, não controla, porque é um fenómeno internacional, mas que nos preocupa", disse António Serrano aos jornalistas durante uma visita a uma herdade do concelho de Beja.» [DN]

DE MANUEL GODINHO A RUI PEDRO

«Após 16 meses de prisão, a justiça portuguesa libertou Manuel Godinho, o principal dos 34 arguidos do megaprocesso "Face Oculta", acusado de 60 crimes, de corrupção, associação criminosa e tráfico de influências, entre outros. Não que tenha sido deduzida acusação. Não que tenha sido apurada inocência. Apenas porque se esgotou o prazo máximo da prisão preventiva sem que existisse da parte da investigação nesse período, recentemente reduzido, conclusões que pudessem dar continuidade ao processo que corre sobre o empresário da sucata com contactos ao mais alto nível.

A discussão pode, como muitos pretendem, centrar-se na "figura" da prisão preventiva ou nos prazos da mesma. Admito até que possa estudar-se a sua não aplicação na maioria dos casos, contemplando-a apenas para excepções em que haja risco de fuga ou destruição de provas, como é prática noutros países. Mas o grande problema, e é sobre esse que interessa de facto reflectir, está na investigação.

Na América, Bernard Madoff - responsável pela maior fraude financeira de sempre, em dinheiro e número de pessoas envolvidas - foi investigado, julgado e condenado em menos de um ano. Em Portugal, Godinho sai da prisão 16 meses depois do escândalo que abalou o País sem que o seu processo esteja concluído (quanto mais as dezenas de investigações paralelas que dele derivaram). No mesmo país, o nosso, uma mãe espera 13 anos (e após trabalho de três equipas de investigadores da PJ e duas do Ministério Público) para saber que ninguém sabe o que aconteceu ao seu filho, desaparecido quanto tinha 11 anos. Em Portugal, Godinho, numa táctica contrária à de Al Capone, é acusado um dia depois de ser libertado, de uma fraude de 14 milhões em facturas falsas. No nosso país, a justiça decide, 13 anos depois, acusar de rapto um único suspeito, não porque esteja em causa um crime de tráfico de seres humanos mas apenas porque transportou o menor no carro sem autorização para tal.

São demasiados erros. São contradições a mais. São muitas explicações que deviam ser dadas e ninguém dá.

Não vale a pena elencar o número de casos da justiça portuguesa que continuam por esclarecer durante anos e anos, tendo vitimado publicamente muitos inocentes e deixando escapar outros tantos culpados. Aceitam-se as justificações habituais: falta de meios, humanos e técnicos, e demasiada burocracia. O que não se pode aceitar é que nada mude, nem nenhum Governo tome decisões. Ou que tenhamos um responsável, como o procurador-geral da República, a sentir-se uma rainha de Inglaterra sem poderes e até se queixa de não conseguir fazer cumprir a lei.» [DN]

Autor:

Filomena Martins.

O MEXILHÃO DO LADO ERRRADO

«Vários jornais internacionais - o espanhol El País, o italiano Corriere della Sera (este na capa)... - publicaram-lhe a foto, ontem. Um rapaz, não desses nossos modernos de 35 anos ainda na casa da mãe, mas um de 17 anos, talvez menos, negro, agachado e julgado por vencedores. Algures entre Brega e Ras Lanuf, na Líbia, e entre rebeldes. Ele, o rapaz, manifestamente não era um rebelde, não estava entre os seus. Tinha à volta inimigos com indicadores duros e até uma pistola, de cão puxado atrás, encostada ao seu pescoço. Ele estava na fase do terror em que não se grita, os olhos estão fixos e a boca aberta e seca. Se houvesse máquina que nos filmasse a alma teríamos ali a história milenária e banal da vítima. E, no entanto, as legendas colocavam- -no do outro lado: ele era um leal de Kadhafi, o tirano. Era? Ou era o mais mexilhão dos mexilhões, o mexilhão do lado errado? Já vi tantos na minha vida de repórter: os fracos desapossados até da condição de estarem em baixo, porque os ventos da história diziam que eles pertenciam ao mau lado. A este rapazito negro já o vi louro, refugiado num mosteiro ortodoxo de Pec, no Kosovo, sem poder ir buscar o irmão deficiente à casa abandonada da família - entre os dois estavam os oprimidos kosovares e era a estes que as tropas da ONU emprestavam a condição de bons... A este rapaz negro coube-lhe não termos pena dele. E isso é tão injusto. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

JOSÉ SEGURO JÁ TEM UM APOIANTE

«Deputado do PS diz estar inclinado a votar em António José Seguro mas espera que Sócrates cumpra o seu mandato até ao fim.» [CM]

Parecer:

E trata-se de um apoiante de "peso".

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

SANTANA LOPES ADMITE FORMAR NOVO PARTIDO

«O antigo primeiro-ministro diz que quer continuar na política mas que a discordância com o PSD em certas matérias o leva a pensar na criação de um novo partido.

No seu habitual comentário de sexta-feira na TVI, Pedro santana Lopes confessou que ainda não tomou uma decisão relativamente à criação de um novo partido de centro-direita.» [DN]

Parecer:

Começaram as dores de cabeça para Pedro Passos Coelho.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

UM CAVACO MUITO POUPADINHO

«Para o primeiro ano deste segundo mandato de Cavaco Silva estão disponíveis 16 milhões de euros. Em 1976, havia apenas 99 mil euros para gastar. Mesmo sem contar com a inflação, em democracia, as despesas de Belém têm subido 18% por ano.

Cavaco Silva tem quase 500 pessoas a trabalhar para si. É o Chefe do Estado Português, mas no palácio manda pouco ou quase nada. A gestão do dia-a-dia é da responsabilidade do secretário-geral. As contas são verificadas pelo Tribunal de Contas a cada quatro anos. » [DN]

Parecer:

Parece que Cavaco só poupa nos carapaus alimados quando convida o antigo bispo de Beja para almoçar.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que dê o exemplo e se livre de assessores conspiradores.»

MULHER POLÍCIA MEXICANA PEDE ASILO AOS EUA

«Marisol Valles García foi notícia há quatro meses quando, com apenas 20 anos, assumiu a chefia da polícia de Praxedis. Depois de receber ameaças, terá fugido para os EUA, diz o 'El Mundo'.

Segundo o jornal espanhol, Marisol estará desaparecida há uma semana. Mas não foi mais uma das vítimas da violência do narcotráfico. A antiga estudante de Criminologia terá partido com o filho para os EUA, onde pediu asilo. Oficialmente, encontra-se apenas no país vizinho para que o filho receba tratamentos por causa de problemas respiratórios.» [DN]

O ESTRANHO AMOR DA DIREITA PELO PCP

«Para Bagão Félix "há uma solução que é um governo PSD, CDS, PCP. Uma ideia ‘provocative'. Não estou a dizer que pode vir a acontecer, mas nós precisamos de abanar a cabeça senão morremos atrofiados. É quase impossível chegar a acordo com o PCP, mas, se alguma vez se chegar a acordo, este será cumprido. O PCP é muito respeitador, institucionalista. Não é a fantasia do Bloco de Esquerda".

"Não me repugnava que, num governo deste tipo, o PCP tivesse uma pasta social ou do trabalho. Jerónimo de Sousa é um homem sincero, um homem autêntico, um político sério. A certa altura sinto-me asfixiado pelas soluções equacionáveis. Precisamos de abrir o horizonte teórico das soluções".

"Sendo absolutamente não comunista, respeito o actual PCP e não o ponho no gueto. O BE, pelo contrário, é uma espécie de lógica aparentemente moral de quem depois nunca quer assumir responsabilidades", sublinha o antigo ministro.» [DE]

Parecer:

A verdade é que nas autarquias locais o PCP não só prefere as alianças com a direita como tem uma longa experiência de apoio a executivos da direita.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Jerónimo de Sousa se já está a pensar na pasta com que vai ficar.»

TÍTUMERKEL VOLTA A DIZER QUE CONFIA EM PORTUGAL

«Angela Merkel voltou ainda a rejeitar uma facilitação das regras de resgate para os Estados-membros que recorram ao Fundo de Estabilização Europeu, dizendo que quaisquer mudanças têm que ser acompanhadas por medidas mais rigorosas.

"Não há qualquer vantagem em dar facilidades", a menos que "a situação se agrave" nos países em questão", afirmou Merkel, citada pela Bloomberg.

Questionada sobre a actual situação portuguesa, a responsável voltou a reforçar que "Portugal será capaz de resolver os seus problemas". » [DE]

Parecer:

Desta vez não estava ao lado de Sócrates.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Agradeça-se a amabilidade.»

A ALEMANHA ESTUDA A RECOMPRA INDIRECTA DE DÍVIDA

«O governo alemão está a estudar a possibilidade de incluir um programa de recompra indireta de dívida pública no quadro do mecanismo de resgate financeiro europeu, noticiou hoje o diário de referência "Frankfurter Allgemeine Zeitung".

De acordo com o jornal, o governo de Berlim está a avaliar a necessidade desta opção face ao agravamento da situação financeira da Grécia e Irlanda, e apesar das fortes reticências que existe em relação a esta medida no seio da coligação alemã entre liberais e democratas-cristãos, no poder.

A iniciativa que o executivo da chanceler Ângela Merkel está a estudar, segundo o mesmo jornal, implica a participação do setor privado e permitiria ao mecanismo permanente de resgate financeiro da Zona Euro conceder créditos aos países mais envidados para que estes possam recompor a sua própria dívida.» [Expresso]

Parecer:

Uma boa notícia para Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

EXTREMA-DIREITA FRANCESA LIDERA SONDAGENS

«A presidente do partido francês de ultradireita Frente Nacional, Marine Le Pen, lidera as preferências dos franceses para o cargo de Presidente da República, à frente de Nicolas Sarkozy, segundo uma sondagem divulgada este sábado.

Marine, filha do fundador e antigo presidente da FN, Jean-Marie Le Pen, alcançou 23 por cento das intenções de voto, mais do que os 21 por cento obtidos pelo actual presidente Sarkozy e pela líder socialista Martine Aubry, revelou a sondagem publicada pelo diário Le Parisien.» [JN]

Parecer:

Estes franceses nunca me inspiraram grande confiança.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Espere-se para ver.»

ANTON ZHEREBILOV