quarta-feira, março 09, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Flor na Quinta das Conchas

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Garça-real [Ardea cinerea] no Porto [A. Cabral]

IMAGEM DO DIA

[Seth Wenig/Associated Press]

«Traders worked in the oil options pit at the New York Mercantile Exchange Monday. Crude futures were trading near $105 a barrel as the oil market began to price in a long interruption to Libya’s production.» [The Wall Street Journal]

JUMENTO DO DIA

José Sócrates

José Sócrates justifica as medidas de asuteridade selectiva que adoptou com a necessidade de não recorer ao FMI, o que representaria uma perda de dignidade. O que não explica é porque razão estando o país em risco dde crise financeira ignorou o ritmo a que a dívida estava a crescer e gastou como se o acesso a empréstimos fosse ilimitado e a juros baixos.

«Ao intervir em Viseu, durante a apresentação da sua moção política de orientação nacional ao congresso do PS, José Sócrates considerou que "entre vir ou não vir o FMI há dez milhões de portugueses que sofreriam" com isso. "Entre vir ou não vir o FMI, há um país que perderia prestígio, além de perder também a dignidade de se apresentar ao mundo como um país que consegue resolver os seus problemas", acrescentou.

Na sua opinião, responsabilidade é saber, "no momento certo, saber de que lado está o interesse nacional" e este não se encontra "ao lado daqueles que passam a vida a desfazer ou a não acreditar" em Portugal. "Quando eu oiço dirigentes da oposição dizerem que o FMI virá mais tarde ou mais cedo, que é inevitável a ajuda externa ao nosso país, eu quero dizer-vos francamente que há limites para tudo, porque entendo que, neste momento, a responsabilidade de qualquer dirigente político é confiar no povo português e confiar no seu país", afirmou.» [DN]

É SÓ UM SUPOR: E SE ELE NÃO CAI?

«
E se a Líbia der para o torto, isto é, se a Líbia não der para o torto? Sim, e se a notícia da morte política de Kadhafi foi manifestamente exagerada? Ontem, o site do francês Le Monde titulava: "Os rebeldes perdem terreno, a comunidade internacional hesita." Recapitulemos. O coronel Kadhafi atirava aviões abaixo e por isso fez a sua travessia do deserto. Depois, amainou e voltou a ser recebido em sociedade, à custa também da quotização alta que pagava com os proventos do petróleo. O pestífero transformou-se em parceiro, viragem justificada pelas normas internacionais que mandam tratar com Estados e não com regimes. Mais eis que, há dias, depois do tunisino Ben Ali e o egípcio Mubarak caírem, a rua líbia também se pôs a mexer, o que indiciava a iminência da queda de Kadhafi. Aí, o mundo: "Ditador!", como se ele já tivesse sido outra coisa. Obama exigiu-lhe a demissão, Cameron e Sarkozy, também, Portugal, no Conselho de Segurança, presidiu à comissão de sanções, a Suíça congelou-lhe as contas... - todos, ainda há pouco, ex-parceiros. Enfim, deram-no por liquidado. Só Berlusconi se manteve discreto (pudera, Kadhafi é dono de meia bota!) O problema é que há ruas árabes concorridas (em Tunes e Cairo, por exemplo) e outras desérticas (Tripoli), onde o exército se safa melhor. Kadhafi fica? Não fica? Se calhar é melhor começar a treinar isto: "Quando a gente disse ditador não era para ofender, coronel..."»
[DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

GERAÇÃO À RASCA COM TIQUES DE BLOCO DE ESQUERDA

«Uma dezena de jovens do movimento Geração à Rasca manifestou-se esta segunda-feira à noite em Viseu, quando o secretário-geral do PS, José Sócrates, discursava sobre a sua moção política ao congresso do partido. » [CM]

Parecer:

Ou será que o Bloco de Esquerda já anda disfarçado de geração à rasca.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Louçã se já mandou os seus putos armarem-se em enrascados.»

ESPANHA: ROUBAM UM MILHÃO EM MEIO A FREIRAS EM CLAUSURA

«A polícia espanhola está a investigar o roubo de um milhão e meio de euros. Até aqui tratar-se-ia de uma mera ocorrência, não fossem as queixosas, nada mais nada menos, que as freiras do Convento de Santa Lucía, em Zaragoza, que vivem em regime de clausura.

A investigação foi aberta na passada semana, após a queixa das próprias freiras, que denunciaram, a 28 de Fevereiro, o desaparecimento do elevado montante, composto na sua maioria por notas de 500 euros e que estava escondido em sacos de plástico dentro de um armário do Mosteiro.

O estranho roubo deu azo a outra questão que a polícia já está a investigar: de onde veio tanto dinheiro? Esta comunidade religiosa dedica-se, entre outras áreas, à restauração de velhos livros e pergaminhos. Foi também a escolhida por Isabel Guerra, conhecida como a ‘freira pintora’, cujas obras têm uma enorme procura e a preços altos, para se refugiar.» [CM]

Parecer:

Umas freiras muito abonadas e com preferência por notas de 500 euros.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

O RUI RIO NÃO QUERIA MAIS NADA?

«Nas condições actuais, o dinheiro europeu previsto para o TGV não pode ser simplesmente transferido para financiar a expansão do Metro do Porto, ao contrário do que pretende o Rui Rio.

A explicação é da Comissão Europeia, que esclarece que o TGV e o Metro do Porto são financiados por fundos diferentes e geridos por programas nacionais diferentes que não permitem uma simples reorientação das verbas.

"Actualmente, a expansão do Metro do Porto está prevista no programa da Região Norte co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e não pelo Fundo de Coesão", diz Johannes Hahn, o comissário europeu responsável pela política regional. Que acrescenta que este Fundo, em Portugal "é gerido através do programa de Valorização do Território (que) tem objectivos diferentes do desenvolvimento de sistemas de transportes, como é o Metro do Porto". » [Expresso]

Parecer:

Para este Rui Rio se o dinheiro for gasto na sua cidade deixa de haver crise.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se a merecida gargalhada.»

TÍTUOS RIDÍCULOS "HOMENS DA LUTA" TRAVAM MAIS UMA LUTA

«A vitória dos Homens da Luta no Festival da Canção já causou amargos de boca: a contestação à vitória de Jel e companhia começou ainda no Teatro Camões, com apupos ao grupo, depois vieram as críticas. Os dois humoristas têm agora de lutar contra uma petição online que os quer afastar do Festival da Eurovisão da Canção, em Maio na Alemanha.

Mas não precisam de muito esforço. Apoiantes da dupla de humoristas contra-atacaram e lançaram uma "petição contra a petição". Em menos de 24 horas já tinham alcançado cerca de 5 mil assinaturas. Enquanto isso, a "petição para a suspensão imediata da canção vencedora" (ver caixa ao lado) ultrapassa em pouco uma centena.» [Expresso]

Parecer:

Há muito tempo que o festival não dava tanta luta.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Deixem os homens fazerem a sua figura triste à escala europeia, até porque já ninguém leva este país a sério.»

E OS JUROS CONTINUAM A SUBIR

«Os juros da dívida pública portuguesa estão hoje em alta em todas as maturidades, com os investidores a continuarem a exigir mais para comprar Obrigações do Tesouro a cinco anos, face aos títulos a 10 anos.

A “yield” das obrigações do Tesouro a cinco anos sobe 4 pontos base para 7,608%, tendo ficado um novo recorde nos 7,617%. Os títulos a cinco anos persistem com um juro mais elevado do que na maturidade a 10 anos, onde, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg, os juros sobem 3 pontos base para 7,584%.

Este é já o 14º dia consecutivo que o juro que os investidores exigem para comprar obrigações do Tesouro a cinco anos se situa acima dos 7%, reflectindo a pressão elevada dos mercados na dívida portuguesa.» [Jornal de Negócios]

Parecer:

Terão de subir até aos 20% para substituit o incompetente Teixeira dos Santos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se a Sócrates.»

SANEAMENTO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

«Ernesto Paiva, que desde 1996 coordenava a Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, foi chamado na quinta-feira pela directora regional de Educação do Centro, que, diz, lhe anunciou que estava demitido daquele cargo.

Motivo: ter subscrito um abaixo-assinado crítico do actual modelo de avaliação de professores, na qualidade de docente da Escola Secundária Infanta D. Maria. O afastamento e a razão invocada pela DREC estão a provocar a indignação de vários directores de escolas, que admitem tomar uma posição pública sobre o assunto.

Militante socialista, Ernesto Paiva diz estar "magoado e desiludido com a administração", que "ignorou anos de trabalho que ela própria avaliou com a cotação máxima ". "Sei que exercia um cargo de nomeação, mas sempre entendi isso como um factor que aumentava a minha responsabilidade no sentido de aplicar as orientações do Governo e a legislação em vigor de forma eficaz e com rigor técnico, sem olhar a cores partidárias ou a outros interesses que não fossem os da população. Nunca pensei estar impedido de ter uma opinião e de a manifestar", disse ao PÚBLICO. » [Público]

Parecer:

parece que ter um lugar de chefiam implica a perda da liberdade de expressão e a submissão total ao governo.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Porteste-se.»

RIO DE JANEIRO: MAIS DE 600 DETIDOS POR FAZEREM O SERVIÇO NA RUA

«É uma das maiores pragas durante o Carnaval, disse a secretaria da Ordem Pública da cidade do Rio de Janeiro, que anunciou já ter detido 606 pessoas apanhadas em flagrante a urinar na rua.

É um número recorde e quase o dobro das 360 detenções do Carnaval passado. As autoridades dizem que o acréscimo se deve ao “aumento da fiscalização” mas também ao “maior número de blocos e foliões” nos desfiles deste ano.

“Não vamos dar trégua ao chichi na rua durante os desfiles de blocos que seguem até domingo. É inaceitável a complacência com aqueles que praticam um acto tão desrespeitoso à cidade e ao cidadão”, declarou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.» [Público]

ANDRE DU PLESSIS

CITROEN