quinta-feira, março 10, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Cardo na Cidade Universitária, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Porto [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

Cavaco Silva

Cavaco sonhava ficar na história como o não político que foi político, como o governante impoluto e como o grande presidente que o país teve, mas a história trocou-lhe as voltas, o seu modelo conduziu o país à ruína, o primeiro mandato foi tão miserável quanto o seu adjunto das escutas e conspirações políticas e como se tudo isto fosse pouco a campanha eleitoral estilhaçou a imagem do político impoluto deixando a nu um candidato incapaz de esclarecer as muitas dúvidas em torno de negócios menos claros.

Cavaco tornou-se num político ferido e o seu discurso de vitória acabou por ser dos momentos mais baixos da democracia portuguesa, mas passado tanto tempo ainda não recuperou e o discurso de tomada de posse mais não foi do que o discurso da vitória depois de devidamente recauchutado como convinha a uma cerimónia formal. Fala de crise mas ignora a crise mundial, fala de consensos mas ataca despudoradamente o governo e projecta-os para mais tarde, para quando ele tiver todos os poderes, o presidencial e o deum parlamento submisso e quase apela aos jovens para se manifestarem no sábado ao lado de Louçã e de Jerónimo de Sousa.

O discurso de Cavaco não promete nada de bom para o país, cheira a ódio, ambição e raiva, tresanda a ambição de mais poder pessoal, ignora o estatuto de todos os portugueses e mais interessado em resolver os problemas dos jovens tenta cavalgar na sua decisão.

Mas temos que admitir que o segundo mandato de Cavaco Silva vai ter um aspecto muito positivo, depois de concluído o país livrar-se-á desta figura que apareceu no meio da sua história e da qual sairá sem grande honra e glória. Só faltam cinco anos para que Cavaco se retire definitivamente para a Quinta da Coelha, para junto dos seus amigos dos negócios do BPN e beneficiando daquele que deverá ter sido um excelente negócio imobiliário.

AQUILO EM VISEU FOI UM HORROR

«Disse o jovem: "Eu fiz questão de dizer que era pacífico." Ele falava da manifestação de um grupo que desatou aos gritos de megafone na reunião do PS em Viseu, onde falava José Sócrates. Aquela frase ilustra um grave problema dos portugueses com as palavras. Em resposta ao megafone, Sócrates disse: "No Carnaval ninguém leva a mal." Outra vez o tal problema... Aquela manifestação não era pacífica, não é verdade que se seja pacífico quando se entra aos berros nas reuniões políticas dos outros. E também é falso que ninguém leve a mal, lá por ser Carnaval, quando se é invadido naquelas condições. Dito isto, apesar de não pacífico, é legítimo que uma reunião política com a presença do primeiro-ministro seja invadida por gritos de gente que se considera lesada pela actuação daquele político. E é também legítimo que esses invasores sejam expulsos pelos incomodados e, até, que sejam legalmente levados a tribunal pelo transtorno. Como os manifestantes usaram como arma um megafone e os contra-manifestantes, uns empurrões - ambos, portanto, nos limites do razoável - as minhas queixas sobre o sucedido em Viseu ficam-se pela já aludida impropriedade geral da língua. Agora, outra coisa, já li duas interpretações opostas: que invadir reuniões políticas dos outros é o começo do fascismo e que expulsar jovens manifestantes é próprio de totalitários. Aqui, já não aconselho só falar bem, mas um duche. Acalma. » [DN]

Autor:

Ferreira Fernandes.

UM BARÓMETRO INTERESSANTE

«O PSD seria Governo se as eleições Legislativas fossem hoje. A conclusão é do barómetro CM/Aximage, que revela que 37,9 por cento dos portugueses votariam nos social-democratas, enquanto 27,9 por cento mantinham o PS no poder.

Segundo indica o barómetro mensal, a distância entre o partido liderado por Pedro Passos Coelho e o PS não se intensificou, estando os dois partidos, à semelhança do que aconteceu em Fevereiro, separados por 10 pontos percentuais.

Ao nível de confiança para primeiro-ministro, o líder do PSD tem vindo a perder terreno nos último meses, mantendo-se, contudo, à frente de José Sócrates. Em Março, Passos Coelho reuniu a confiança de 35,8 por cento dos portugueses, quando em Fevereiro contava com 36,9% dos votos. O actual primeiro-ministo, por seu turno, conquistou 34,5 por cento dos votos, ao passo que no mês anterior tinha a confiança de 34,3 por cento dos portugueses.

Também uma sondagem CM/Aximage indica que a maioria dos portugueses considera que o PSD não deve apresentar uma moção de censura ao Governo (52,5%) e reprova a dissolução da Assembleia da República por parte de Cavaco Silva (58,3%) ainda antes do Verão. » [CM]

Parecer:

Se eu fosse Passos Coelho não me arriscaria a ir a eleições com estes resultados.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento a Cavaco Silva.»

ISRAEL LEVA TRANSSEXUAL AO FESTIVAL DA EUROVISÃO

«Uma das mais polémicas concorrentes do Festival da Eurovisão está de volta. A transexual Dana Internacional vai representar Israel com o tema ‘Ding Dong’ e tem como objectivo igualar o resultado que obteve em 1998, quando venceu com a canção ‘Diva’.

Nascida em 1972 com o nome de Yaron Cohen, Dana realizou em 1993 uma cirurgia de mudança de sexo. O facto de ser uma transexual a representar Israel no Festival da Eurovisão motivou protestos por parte das faixas mais conservadoras.» [CM]

Parecer:

Não quererão antes levar os nossos idiotas?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

REVISTA 'LIFE' DIVULGA FOTOGRAFIAS DE EVA BRAUN

«A revista 'Life' acabou de lançar fotos inéditas de Eva Braun. As imagens mostram um lado nunca visto da mulher do ditador nazi Adolf Hitler, que também aparece em algumas das imagens.

Eva Braun esteve sempre associada a uma das épocas mais obscuras do século XX. As fotografias agora reveladas mostram alguns dos momentos mais privados da mulher que morreu ao lado de Hitler quando o Exército Vermelho avançava sobre Berlim.» [CM]

ZEINAL BAVA ELEITO O MEELHOR CEO DO SECTOR NA EUROPA

«Zeinal Bava ganhou o prémio de melhor CEO (presidente executivo) atribuído pelos investidores com uma votação global de 21,91 por cento, à frente de Vittorio Colao, presidente do Grupo Vodafone, que com 17,98 por cento de votos conseguiu o segundo lugar. Em terceiro lugar do 'ranking' ficou o responsável da operadora Royal KPN, A.J. Scheepbouwer, com 15,73 por cento da votação dos investidores.

Já no 'ranking' avaliado pelos analistas o presidente executivo da Portugal Telecom voltou a vencer os restantes CEO"s dos grupos de telecomunicações europeus, com 16,30 por cento dos votos. Em segundo lugar os analistas elegeram Duco Sickinghe, CEO da Telenet Group Holding. O 'homem-forte' da Telefónica, César Alierta, conseguiu, neste caso, o terceiro lugar com 11,19 por cento dos votos.» [DN]

Parecer:

Cortem-lhe o vencimento!

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Sugira-se a Cavaco que concretize a sua proposta contra os ordenados elevados.»

A RESPOSTA CÍNICA DE SÓCRATES

«O primeiro-ministro, José Sócrates, lamentou hoje que "muitas vezes" o governo está "sozinho", insistindo na "necessidade de se unirem esforços".

O primeiro-ministro disse estar "muito de acordo com aquilo que o Presidente referiu como sendo a necessidade de se unirem os esforços de todos para responder à actual situação. Aliás, é isso que o governo tem feito". Mas lamentou que "muitas vezes o governo faz isso sozinho, tomando medidas difíceis que são necessárias tomar para responder a esta situação".» [i]

Parecer:

É evidente que Cavaco só alinha quando acha que poder surfar nos resultados ou em medidas simpáticas que não colidam com os seus valores antiquados e conservadores.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Aprove-se a resposta.»

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PORTO DESPEDE FUNCIONÁRIOS

«O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa está a despedir funcionários e decidiu cortar 5% nos salários de todos os seus trabalhadores já a partir deste mês.

Em entrevista à Agência Lusa, o presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, Joaquim Azevedo, confirmou os despedimentos e os cortes salariais, afirmando tratarem-se de medidas que visam dar à Universidade "uma situação que lhe permita ser sustentável".» [DN]

Parecer:

Terá despedido um conhecido professor que era blogger e vendeu os emails que trocou com os amigos?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se.»

SECRETÁRIO DE ESTADO RECONHECE QUE JUROS SÃO INCOMPORTÁVEIS A LONGO PRAZO

«A procura no leilão de Obrigações do Tesouro de hoje chegou maioritariamente de estrangeiros, segundo o Ministério das Finanças, o que não impediu o secretário de Estado do Tesouro de considerar que o leilão de hoje pagou taxas de juro incomportáveis a prazo.

Numa nota enviada ao PÚBLICO, as Finanças realçam que a dívida hoje leiloada foi contraída a pagar uma taxa de juro perto de 40 pontos-base (0,4 pontos percentuais) abaixo do que é praticado nos mercados secundários, mas mesmo assim o secretário de Estado do Tesouro, Carlos Costa Pina, considerou ser um valor incomportável a prazo.» [Público]

Parecer:

Só a longo prazo?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao secretário de Estado até quanto está disposto a pagar.»

HARDIBUDI