sábado, março 19, 2011

Umas no cravo e outras na ferradura

FOTO JUMENTO

Carriça [Troglodytes troglodytes] no Jardim do Campo Grande, Lisboa

IMAGENS DOS VISITANTES D'O JUMENTO

Graffiti [A. Cabral]

JUMENTO DO DIA

António Costa, n.º 2 do PS

Já começa a ser um hábito, sempre que aparecem nuvens no horizonte António Costa corre que nem um desalmado para longe do navio, já o fez por várias vezes e a mais ridícula foi quando mandou os trabalhadores da CML trabalhar apesar da tolerância decidida a propósito da Cimeira da Nato quando meses antes tinha dado uma tolerância adicional aquando da visita do papa.

É ridículo o número dois do PS criticar a conferência de imprensa do ministro das Finanças quando é mais do que evidente que esta só se realizou porque estava combinada com Sócrates. Compreende-se que António Costa queira despachar Teixeira dos Santos mas nesse caso não têm faltado oportunidades, foram muitas as situações em relação às quais Costa se calou e eram motivo para que Sócrates se decidisse a acabar com o pântano de incompetência que se instalou no ministério das Finanças.

«O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, criticou ontem à noite a forma “desastrada” e “desastrosa” como o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou as novas medidas de austeridade ao país.

“A comunicação do ministro das Finanças na passada sexta-feira ficará certamente para a história como a mais desastrada e desastrosa comunicação política que alguma vez foi feita em Portugal, se não mesmo no hemisfério Norte, de todos os pontos de vista”, afirmou o dirigente socialista, durante o programa da SIC Notícias ‘Quadratura do Círculo’.

António Costa esclareceu que as críticas se dirigiam não só ao “conteúdo”, mas “também à forma” do discurso de Teixeira dos Santos, que, segundo o autarca, criaram “a ideia generalizada de um conjunto de factos que agora temos vindo a perceber que não são reais”.

“Por exemplo, só domingo à noite, é que percebi que o famoso congelamento das pensões sociais não constava do conjunto de medidas anunciadas”, enunciou António Costa, considerando que o ministro das Finanças contribuiu para a crise política que Portugal atravessa.» [CM]

036

AUTISMOS

«Na terça-feira, o PR fez um discurso em que apresentou os soldados da guerra "do Ultramar" como exemplo, pela sua "coragem, desprendimento e determinação", para os jovens de hoje. A coragem, o desprendimento e a determinação de quem era obrigado, num regime ditatorial, a ir para uma guerra condenada pela ONU. O discurso inclui ainda uma saudação "de especial apreço" aos "militares de etnia africana que lutaram ao nosso lado" - vincando assim a divisão clara que existe na cabeça de Cavaco entre "nós", os "brancos" (de etnia europeia?!), portanto os portugueses, e os negros, que teriam então, de acordo com tal lógica, lutado do lado que não era o deles.

Qualquer que seja a opinião sobre o que Cavaco disse - sendo infelizmente possível que muita gente aplauda - é inegável ser a primeira vez que um PR da democracia apresenta a guerra colonial como uma gesta a imitar, e assume tão claramente o seu racismo (não há outra palavra, e tenho mesmo pena). Mas durante todo o dia ninguém nas TV, rádio e jornais online parece ter-se dado disso conta. A maioria das notícias que veicularam o discurso tinham aliás como título referências à actual crise política e ao facto de o PR não a comentar. Este silêncio noticioso explica em parte a quase total ausência de reacções institucionais (excepção para o BE, com Louçã a escrever uma crítica contundente no Facebook). As primeiras peças sobre o assunto só surgiriam na quarta - e isso apesar de desde o início da tarde de terça blogosfera, Twitter e Facebook terem explodido em censuras ao discurso.

Muito há a dizer sobre o que Cavaco disse; mas por mais grave que seja, e para mim é, a gravidade do autismo jornalístico assim exposto surge-me bem pior. Alheios a tudo o que não seja a superficialidade artificial da guerrilha político-partidária, os jornalistas são cada vez mais incapazes de perceber o que vêem e ouvem. Vão para os sítios com guião: "Vê se ele comenta não sei quê/responde a não sei quem." Pensamento zero. Interpretação e reflexão, nada. E isso, é preciso dizê-lo, contamina a actividade política e a sociedade em geral. Explica em parte que, perante mais um pacote de medidas gravosíssimas que incluem, incrivelmente, o congelamento das pensões mais baixas, não tenhamos tido, da parte do Executivo, uma fundamentação, quantificada e justificada (Quanto vale esse corte? Por que raio se corta aí e não noutro lado?) dessa proposta; explica que na sua entrevista o PM não tenha sido questionado sobre tal.

Não explica, claro, que não tenha ele próprio percebido que era sobre isso, e não sobre o que o PSD faz ou deixa de fazer, que o queríamos ouvir; não explica que não tenha começado por assegurar aos portugueses que entende a sua revolta e amargura (expressas nas manifs de sábado) e as tem em consideração.

É uma escolha, isto de fazer da política uma bulha de sound bites, insultos, perdigotos e claques. É isso que queremos?» [DN]

Autor:

Por Fernanda Câncio.

EUA: QUEIXOU-SE À POLÍCIA PORQUE O TRAFICANTE DE DROGA O ROUBOU NO PESO

«Antonio Recinos, de 35 anos, foi preso em East Hartford, no estado norte-americano de Connecticut, após ter feito queixa na polícia por ter sido enganado por um traficante de cocaína. Indignado com a fraude, Recinos ligou primeiro para o serviço de emergência mas, depois, acabou por procurar a polícia, a quem mostrou um saquinho com pó branco, confirmado como sendo cocaína. Pelos 30 euros pagos, Recinos esperava um pouco mais.» [CM]

REGRESSA O FANTASMA DA AD

«Os sociais-democratas rejeitam, para já, falar sobre coligações. E justificam que este é um assunto que «não está em cima da mesa». Mas a verdade é que a precipitação de eleições vem roubar ao PSD espaço de manobra e o tempo necessário para afirmar a sua imagem como alternativa.

E, ainda que consciente de que poderá ter de pagar um preço elevado ao CDS, que partirá para negociações com 21 deputados, Passos Coelho pode vir a ser obrigado a repensar a sua posição já anteriormente definida de que o PSD iria a eleições sozinho.

E, ao SOL, fonte da direcção do PSD admitiu que vão ficar a aguardar pelo Congresso do CDS, que se realiza este fim-de-semana em Viseu. Aí será apresentada e discutida uma moção da direcção do CDS, dedicada precisamente às relações com o PSD e às marcas que diferenciam os dois partidos.» [Sol]

Parecer:

A verdade é ao pé de Paulo Portas o líder do PSD parece um menino de coro.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Faça-se um sorriso.»

BPN PAGOU A FIGO E A SCOLARI ATRAVÉS DE SACO AZUL

«O ex-futebolista Figo e o ex-seleccionador nacional de futebol Scolari receberam centenas de milhares de euros da SLN, que detinha o BPN, através da offshore Jared, que funcionava como saco azul do grupo dirigido por Oliveira Costa, disse uma testemunha no julgamento.

Ouvido hoje como testemunha de acusação, o inspector tributário Paulo Jorge Silva, que participou na investigação, exibiu um documento apreendido durante uma busca em que Luís Figo e Luís Filipe Scolari aparecem numa vasta listagem de pagamentos feitos pelo grupo SLN (Sociedade Lusa de Negócios) através da offshore Jared Finance, que servia de saco azul para «fazer pagamentos por fora», conforme relatou o responsável das Finanças.

A tabela de pagamentos feitos através da conta da Jared no Banco Insular de Cabo Verde permite observar que Scolari recebeu quase 800 mil euros relativos à utilização da sua imagem pelo BPN, enquanto Luís Figo recebeu duas tranches - uma de quase 125 mil euros pela cedência de direitos de imagem e outra superior a 261 mil euros relativa ao contrato de imagem Figo-Real Madrid.

De acordo com o inspector das Finanças, estes pagamentos foram feitos através de contas que Figo e Scolari detinham em offshores, havendo o interesse de ambas as partes em não declarar as quantias recebidas. » [Sol]

Parecer:

Se fosse só o BPN...

O interessante desta notícia é o facto de se ficar a saber que o Figo também tinha a sua off-shore para possibilitar os pagamentos "por fora". Aliás, tal como sucede com muito boa gente da praça Figo tinha uma off-shore para os recebimentos tal como também tem uma fundação que dá muito jeito para as despesas.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Dê-se conhecimento à DGCI.»

PS RECUA

«A reunião do Grupo Parlamentar do PS com o primeiro-ministro, hoje, na Assembleia da República, afastou quase totalmente a possibilidade de os socialistas apresentarem uma resolução de apoio às medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Deputados socialistas adiantaram à agência Lusa que na reunião com José Sócrates, que durou cerca de duas horas, houve um acordo global em torno da estratégia a seguir pelo PS na próxima semana, no Parlamento, que passa por evitar a todo o custo que o PEC seja já alvo de uma votação, através de uma resolução.

Ora, se o PS avançasse por si com uma resolução de apoio ao Governo em relação ao PEC, de acordo com os mesmos deputados socialistas, estaria a abrir "um pretexto para ser depois responsabilizado pela eventual abertura de uma crise política".» [Expresso]

Parecer:

Isto começa a ser confuso.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Peça-se desculpa por esta interrupção, a crise segue dentro de momentos.»

AFINAL FOI SÓ "ESTAGNAÇÃO"

«O indicador coincidente da atividade económica estabilizou no mês passado, face a janeiro, tal como o indicador relativo ao consumo privado, segundo os números hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Segundo os dados estatísticos do supervisor bancário, o sentimento económico melhorou ligeiramente, tal como o indicador de confiança na Indústria, nos Serviços e nos Consumidores. » [i]

Parecer:

Não se confirmam as piores previsões, nem mesmo a do governador do Banco de Portugal.

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Pergunte-se ao governador do BdP se estamos em recessão como ele informou há alguns dias.»

COSTA DIZ QUE JÁ ESTÁ TUDO ESCLARECIDO

«O socialista António Costa defendeu hoje negociações para arrefecer o ambiente político e reafirmou que a comunicação do ministro das Finanças gerou "equívocos graves" que considera que hoje já estão esclarecidos.

Para o presidente da Câmara de Lisboa, "o que é importante na vida política nacional é que a temperatura baixe, que as pessoas esclareçam o que há para esclarecer, negoceiem o que tem de ser negociado, e encontrem uma solução que corresponda à defesa do interesse nacional". » [Jornal de Negócios]

Parecer:

O ministro enganou-se no que disse ou foi António Costa que fugiu depressa de mais?

Despacho do Director-Geral do Palheiro: «Lamente-se a postura fugidia de António Costa.»

"RESTOS DE COLECÇÃO"

Um blogue a visitar porque uns nunca viram e aos outros a memória falha, excelentes imagens de um Portugal esquecido. Vale a pena visitar o "Restos de Colecção".

TONY WONG