quinta-feira, abril 28, 2011

Farófias

O líder do PSD já escreveu um livro, sobre ele uma jornalista escreveu noutro, já negociou um orçamento e vários PEC, já deu dezenas de entrevistas, já apareceu nas revistas del corazon, e o que sabemos das suas ideias? É um rapaz simpático, consegue manter o penteado e não dá sinais de usar laca, canta bem e quanto ao resto sabemos o mesmo que Fernando Nobre, nada. Aliás, desde que Fernando Nobre disse que nada sabia do seu programa os portugueses tiveram a oportunidade de saber que sabe fazer farófias. Enfim, enquanto as suas ideias não nos iluminam o espírito sempre podemos ir adoçando a boca.

Bem, sejamos simpáticos, os pilares do PSD até já foram aprovados em conselho nacional, mas parece que os abandonaram. Pelo meio o Diogo Leite Campos veio mostrar ao país como um professor de direito fiscal pode ser um desastre intelectual quando circula fora dos códigos, inventou o cartão dos tesos e desapareceu.

Alguém conhece uma ideia de Pedro Passos Coelho que tenha sobrevivido uma semana? Além de serem poucas têm sido levadas pelo vento, já foi contra o PEC por ser austeridade a mais, depois disse que o reprovou por ser austeridade a menos, já disse que era contra um aumento do iva e também já defendeu que a melhor solução seria um aumento do mesmo iva.

Mas ainda mais grave de não se perceber o que Pedro Passos Coelho, isso no pressuposto optimista de que pensa, é já não percebermos quem é que no PSD pensa. Por exemplo, no domínio económico quem é que pensa no PSD, o licenciado bem sucedido Carrapatoso, o professor Nogueira Leite, o catedrático a tempo parcial 0% Eduardo Catroga, o conselheiro João Duque ou o eng. (há quem diga que é economista) Moedas? Bem, pensam todos, o Moedas aparece quando é necessário falar inglês, o João Duque usa a sua beleza para os momentos mais mediáticos, o Catroga escreve as cartas das perguntas, o Nogueira Leite diz piadas e o Carraptoso entretém-nos com baboseiras intelectualmente nulas.

Depois deles todos se pronunciarem vem o Relvas com a aquele ar de quem está à procura da câmara de filmar do terceiro anel dizer que tudo o que eles disseram são apenas ideias e que nada garante que o que disseram vai ser considerado no programa. Depois dos pilares todos eles parecem estar a rebocar as paredes, cada um tem a sua colher de pedreiro e vão atirando colheradas para a parede, se a comunicação social não reagir negativamente a argamassa pega à parede, se forem ridicularizadas o Miguel Relvas recolhe a argamassa e envia-a para o monte.

E o que diz Passos Coelho de todas estas ideias? Faz uma comunicação urbi et orbi para se antecipar à homilia do Cardeal e à bênção papal, mostra-nos a mulher e diz que quer fazer mais filhos e diz que sabe fazer farófias. Os Carrapatosos fazem ideias, o Relvas faz a selecção das ideias e o líder à falta de tempo para fazer filhos entretém-se fazendo farófias!

Até agora o pensamento político de Pedro Passos Coelho sintetiza-se numa única palavra, farófias.